quarta-feira, 10 de maio de 2023

Em pleno 2023, Globo censura beijo de Clara e Helena em "Vai na Fé"

 O título desta crítica é bastante desanimador. É incontestável que a única emissora do país que se preocupa, de verdade, com a diversidade é a Globo. Todas as demais ignoram o tema e parece que praticamente nada mudou nos últimos 20 anos. Já na líder é visível a mudança ao longo dos anos, tanto na questão dos elencos das novelas quanto nos programas de entretenimento e esporte. Mas de nada adianta tais práticas e tais discursos, se há corte de um beijo entre duas mulheres em uma novela das sete. 


Aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, em "Vai na Fé", justamente o folhetim atual de maior sucesso da Globo. Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) formam um dos vários excelentes casais da história de Rosane Svartman. Na verdade, as duas ainda não são um par. A relação vem sendo construída com o maior cuidado através da amizade que surgiu entre a aluna e a sua personal trainer. Clara vive um casamento abusivo com o vilão Theo (Emílio Dantas) e descobriu na amiga uma espécie de porto seguro. É através dos diálogos das duas que as fragilidades da personagem acabam expostas com muita sensibilidade. 

Rosane é uma autora que não faz nada superficial. Há sempre uma boa construção para os pares serem formados e não por acaso emplaca vários em suas novelas, incluindo as duas bem-sucedidas temporadas de "Malhação" ---- "Intensa" e "Sonhos". Com Clara e Helena, não tem sido diferente. E o início da mudança de 'chave' no relacionamento se deu semana passada, quando as amigas saíram para jantar fora. Dois rapazes debocharam e passaram cantadas baratas na dupla.

Para dar uma resposta direta sobre a relação que tinham, Clara deu um beijo em Helena na frente deles. A personal ficou balançada e não escondeu a satisfação. A cena foi ao ar normalmente e a repercussão nas redes sociais explodiu. Uma avalanche de elogios e de torcida pelo casal. 

O relacionamento entre aluna e professora ficou abalado desde o beijo usado para espantar os dois babacas. Há um clima no ar somado ao natural constrangimento mútuo. No capítulo desta quarta, Helena foi até o apartamento de Clara avisar que a academia do condomínio estava interditada, mas não tinha problema porque as duas poderiam ir para uma ali perto. A esposa de Theo sugeriu que a aula fosse no próprio apartamento porque o marido não estava em casa e nem o filho, Rafael (Caio Manhente). Helena concordou. E no momento da aula, houve um clima e uma tensão sexual no momento em que a personal segurou a cabeça de Clara e as duas se olharam (em uma clara alusão ao icônico momento do beijo protagonizado por Peter Parker e Mary Jane, no filme "Homem-Aranha", de 2002). No entanto, houve um corte brusco e não teve beijo algum. Só que a censura da cúpula da emissora destruiu o sentido da cena, já que as duas agiram como se tivessem beijado. "Eu tive vontade", se justificou Clara. E pelo que deu a entender, o beijo foi um impulso de uma das duas. Ou de Clara ou de Helena. Mas não deu para saber de quem porque o corte acabou com o momento. 

A atriz Regiane Alves escreveu no Twitter assim que percebeu a censura: "Devagar e sempre... Um passo de cada vez para construção de um futuro onde todas as formas de amor possam ser aceitas e celebradas". A bonita mensagem camuflou a evidente decepção da intérprete, que gravou a cena juntamente com Priscila. A diretora da sequência, Juh Almeida, também comentou em sua rede social: "É luta atrás de batalha. Nem toda guerra a gente vence!", deixando claro que a decisão do corte veio da emissora e não da equipe. A censura foi tão escancarada que o Gshow, site oficial da emissora, noticiou o beijo das duas no site ontem, dia 9. Mas hoje já tinham retirado a matéria. 


A indignação do público foi imediata nas redes sociais. Um festival de críticas tomou conta das redes, principalmente o Twitter, onde a novela é um sucesso de comentários positivos. A decisão da Globo foi um balde de água fria em quem achava que essa polêmica imbecil em torno de beijos entre duas mulheres ou dois homens já fosse uma página virada, ao menos na emissora. Que a censura se mantenha na Record, que é comandada por bispos da Universal, é algo esperado. Mas na líder que se diz tão aberta e tem realizado cada vez mais ações em torno da diversidade? Do que adianta produzir especiais como o "Falas de Orgulho" e ter matérias em seus telejornais sobre a importância da comunidade LGBTQIA+ se em pleno 2023 executivos da empresa optam pelo corte de um beijo de um casal lésbico que está em processo de construção? É de uma hipocrisia assustadora. 

"Vai na Fé" é a melhor novela atual e o maior sucesso da Globo. Merecidamente. Rosane Svartman e sua equipe vêm conduzindo de forma primorosa uma história envolvente e repleta de personagens carismáticos, além de ter um grande elenco. A emissora não tinha o direito de interferir em uma obra que vem sendo tão bem aceita pela audiência. Foi um desrespeito com a autora, os roteiristas, as atrizes que gravaram, os diretores e, principalmente, com o público. Um retrocesso inadmissível. Alguém precisa avisar aos executivos da empresa que o canal já é odiado por todos os conservadores de extrema direita do Brasil. Não precisa fazer nada para agradá-los porque não vai adiantar. Só de birra, Rosane deveria escrever umas 5 cenas de beijo por semana depois que Clara e Helena começarem a namorar. Vamos ver se a cúpula da empresa vai conseguir cortar todas. No aguardo. 

29 comentários:

Anônimo disse...

Você arrasa!!

Anônimo disse...

Muito triste isso que ocorreu hoje! Logo depois botam lui e sol se beijando. É tirar uma com a cara do público. Falta de respeito com todos envolvidos na cena também.

Vitória disse...

Parabéns pela nota, não vão nos calar. Abaixo a CENSURA

Anônimo disse...

Esperei a semana toda pelo beijo delas, uma grande palhaçada o que fizeram.

Anônimo disse...

Falou tudo! que retrocesso, muito triste tudo isso! O que era pra ser um momento de emoção, alegria e representatividade. Virou um momento super homofóbico por parte da direção da globo!

Anônimo disse...

O que aconteceu hoje a noite foi uma vergonha para a televisão brasileira. Gostaria muito de saber quem tomou a decisão de última hora de cortar o beijo da cena. Pois ele estava previsto e foi anunciado. Atitude desprezível, desleal e baixa com uma parte do público da novela. Estou prestes a cancelar minha assinatura no GloboPlay. Vou aguardar o desenvolvimento de Clarena. Caso o desrespeito e os cortes continuem, não irei mais investir um centavo em uma emissora que boicota o amor entre duas mulheres. Chega gente, estamos em 2023! Repito mais uma vez, atitude desprezível da Rede Globo.

Anônimo disse...

Que retrocesso absurdo! Que coisa vergonhosa. Toda a minha solidariedade ao público e as atrizes envolvidas.

Anônimo disse...

Mais cortes vão vir por aí, afinal se estava no roteiro o beijos, elas iriam conversar mais tarde sobre ele. Olha, que vergonha. De verdade. Estaríamos presenciando o nascimento de queerbating?

Anônimo disse...

Esse final foi perfeito, agora precisam nos dar varias cenas, pq foi extremamente triste isso, um grande retrocesso. Qual o problema de 2 mulheres se beijarem? Mds sabe?!
E obrigada de vdd por esse texto e por vc estar ajudando a comunidade a espalhar o problema q isso foi, a questao nao eh apenas o beijo, eh algo mto maior. Nao tem como defender a globo q se diz aberta e diversificada, e faz algo do tipo.

Anônimo disse...

Esperando dias para essa cena do beijo e acontece isso.
Um absurdo!!

Anônimo disse...

Extremamente necessária a sua análise, Sérgio. Se com esse corte da cena do beijo de Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) do capítulo de "Vai Na Fé" de horas atrás os executivos da Globo indignaram não apenas a comunidade LGBTQIAPN+, imagine como procederão às vésperas da exibição do especial "Falas De Orgulho"? Parece que esses executivos querem que o espaço a essa comunidade lhe seja concedido por caridade, e não por respeito.

Guilherme

Anônimo disse...

Estava aguardando a cena e fou decepção aquele corte. 💔

André Luiz Soares Vargas disse...

Decepção.... o beijo é uma das mais lindas expressões entre duas pessoas q se amam .
Torço pelas duas. Kkk.
Talentosas e lindas.

Anônimo disse...

Depois do ocorrido de ontem, dificilmente terá cenas entre elas, ficará subentendido o amor delas, talvez um selinho no último capítulo. Triste...

Maria Santana disse...

Ótimo texto, triste demais essa censura em 2023..

Anônimo disse...

Fiquei muito frustrada com o corte da cena de Clarena isto me fez relembrar nos tempos de Clarina que inventaram uma doença pro Cadu para Clara ficar com o marido doente e não ficar com a Marina.

Anônimo disse...

Globo VTNC

Marly disse...

A verdade, pura e simples, é que nos últimos anos, desde que resolveram "dar marcha à ré" no mundo, nos levando gradativamente à idade média, os que têm poder no planeta vêm insistindo na regressão dos costumes e na supressão dos direitos. Uma lástima!

Beijão

Anônimo disse...

"Rosane é uma autora que não faz nada superficial. Há sempre uma boa construção para os pares serem formados (...)"

Você sinceramente acha que o casal Vini x Yuri tem sido bem construído?

Anônimo disse...

Sérgio vc dizer que a Globo só foi hipócrita
agora é bizarro. Sem entrar em lado político e tal de quem é bom ou ruim. Eu votei no governo atual. É um absurdo o que o jornalismo da globo faz na hora de divulgar a notícia. Eu como jornalista formado fico bem triste de ver como eles fazem. A Globo não erra só com Vai na Fé. Babilônia foi uma novela ruim, mas a Globo aceitou que o público preconceituoso mudasse os rumos da historia!

Anônimo disse...

Qualquer pessoa com dois neurônios concorda que não, mãããs...

Anônimo disse...

vergonhoso que a TV Globo fez ao censurar um beijo das duas personagens que são mulheres de Vai na Fé em pleno 2023, isso me faz lembrar que a Disney fez com o filme de Nimona na Blue Sky Studios onde eles fizeram intervenção executiva no filme porque Ballister Coração Negro e Ouropelvis são gays e tem uma cena do filme onde eles dizem eu te amo. a Disney cancelou o filme que seria o primeiro filme LGBTQIA+ da Blue Sky, como também fecharam o estúdio depois das tentativas da própria Disney de intervir o filme. a Netflix felizmente salvou Nimona depois e finalmente irá vir na luz do dia em nesse ano. eu torço que Clara e Helena fiquem juntas porque a censura que a TV Globo fez no beijo delas é horrível

Maria Júlia Santana da Silva disse...

Essa censura é inaceitável, principalmente em um ano como 2023, a Globo foi muito errada cortar o beijo delas. Solidarizo com as atrizes e a equipe da novela

Anônimo disse...

A Globo exibiu beijos gays em Orgulho e Paixão e Órfãos da Terra durante o governo Bolsonaro. Nunca tiveram medo dos conservadores durante uma gestão de um governo retrógrado. E agora que mudou de governo vem essa censura descarada??? Nada a ver!

Anônimo disse...

Que retrocesso da globo e falta de respeito! Queremos beijos de clara e helena

Anônimo disse...

E ainda há quem cometa o despautério de dizer em redes sociais, mascarando o próprio preconceito sob o título de conservadorismo, que manda no mundo e tudo é pautado no próprio gosto desde sempre, ameaçando abandonar a novela e prever a queda de audiência caso o beijo de Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) seja exibido em "Vai Na Fé".

Eis aqui o link em que o(a) infeliz deu esta declaração vergonhosa, e que o(a) autor(a) dela não se acovarde a apagando. E que, de preferência, seja banido(a) de quaisquer redes sociais em que possua contas ativas. A página do Twitter em que tal violência foi praticada chama-se "Chuca do space" (@falachuca), e essa violência não é direcionada apenas à novela, mas também a muitas outras coisas e pessoas.

https://twitter.com/ZAMENZA/status/1662241790815076352

Guilherme

Sérgio Santos disse...

Obrigado a todos pelos comentários!!!!

Sérgio Santos disse...

Que absurdo isso, Guilherme...

Anônimo disse...

Parabéns a rede Globo