quarta-feira, 17 de maio de 2023

Dupla formada por Vanessa e Zoé é o maior trunfo de "Todas as Flores"

 A segunda parte de "Todas as Flores" estreou no dia 5 de abril, exclusivamente no Globoplay, no mesmo esquema da primeira parte, exibida ano passado: cinco capítulos por semana, todos disponibilizados na quarta-feira. A novela de João Emanuel Carneiro foi um sucesso no segundo semestre de 2022 e repete o êxito agora. Um dos acertos é justamente o que o escritor tem de melhor: a habilidade de boas vilãs. Vanessa e Zoé são perfis muito bem desenvolvidos e interpretados. 


Letícia Colin e Regina Casé iniciaram a trama fazendo uma dupla perfeita. A 'vilã filha' complementava a 'vilã mãe' e vice-versa. A primeira cena de Zoé é digna de uma malvada clássica: assassinando uma pessoa. No caso, o ex-marido, interpretado por Chico Diaz. A perua foi buscar Maíra (Sophie Charlotte), a filha que abandonou no passado, para forçar uma aproximação e assim conseguir um transplante de medula para curar Vanessa de uma leucemia. Como o pai da mocinha tentou impedir, acabou sufocado pela ex com um travesseiro enquanto tinha uma crise. 

Logo depois, o telespectador conheceu Vanessa e ficou claro de imediato que a filha era muito pior que a mãe. A frieza, o deboche, a arrogância foram expostos sem qualquer pudor, ainda mais por conta da irmã ter deficiência visual. E nada mudou nem depois que Vanessa foi curada graças ao transplante.

Pelo contrário, o ódio por Maíra foi aumentando cada vez mais porque Zoé, por conta de uma ironia do destino, acabou se afeiçoando pela herdeira que tinha renegado no passado. E a fúria da personagem explodiu de vez quando descobriu que a irmã, que tanto desprezava, estava envolvida com Rafael (Humberto Carrão), seu então noivo e alvo para um golpe do baú clássico. 

Maíra expôs, ainda que involuntariamente, o lado humano de Zoé. O afeto genuíno da filha, que na época não suspeitava da perversidade da mãe, fez a vilã se desarmar e até repensar em tudo o que fez ao longo da vida. E o 'tudo' reflete muitos crimes, incluindo o maior de todos: ser integrante de uma quadrilha que trafica bebês e exerce trabalho escravo. Por um breve momento, a personagem chegou a cogitar desistir de tudo e ficar com o único homem que amou: Humberto (Fábio Assunção). Porém, enquanto a parte mais sensível da mãe era aflorada pela mocinha, a crueldade da irmã era cada vez mais desnudada. Vanessa chantageou Zoé para internar Maíra na fundação que recebe todos os adolescentes traficados e ainda sumir com a criança que a protagonista esperava de Rafael. 

A parceria de Regina Casé e Letícia Colin é genial. As atrizes tiveram uma sintonia imediata em cena que só evoluiu ao longo da trama. As cenas foram ficando cada vez melhores e mais inspiradas. Isso porque João Emanuel Carneiro dedica o seu melhor texto a elas. Há uma avalanche de perversidade, mas também muito humor e elevadas doses de sarcasmo. As duas estão o tempo todo se ofendendo e proferindo absurdos, o que deixa os momentos com uma comicidade deliciosa. Humor que inexiste nos núcleos secundários dedicados a ele, vale ressaltar. A clássica expressão 'É cobra comendo cobra' representa a essência da relação de mãe e filha. Até porque Zoé é bem mais pragmática, enquanto Vanessa transborda passionalidade ---- e na reta final vem se descontrolando emocionalmente em virtude de seu amor por Pablo (Caio Castro). Os temperamentos divergentes vêm provocando cada vez mais embates, o que proporciona ótimas cenas que mesclam tensão e, sim, diversão. 

"Todas as Flores" tem um enredo central bastante atrativo, ainda que os absurdos tenham tomado conta da narrativa na segunda parte. E o maior trunfo da atual história de João Emanuel Carneiro é a dupla formada por Vanessa e Zoé. Enquanto as bem construídas vilãs brigam, Letícia Colin e Regina Casé brilham. 

20 comentários:

Anônimo disse...

Segunda fase da novela foi mais fraca e acho que o Vanessa ficou sem rumo nessa parte.

Monique Larentis disse...

Adoro as atrizes. O globoplay é tão bom, traz essa oportunidade de revermos novelas que gostamos tanto.

www.vivendosentimentos.com.br

J.P. Alexander disse...

Gracias por la recomendación

Adriana Helena disse...

Tomara que a segunda temporada seja tão maravilhosa quanto a primeira!
Adorei saber das nuances Sérgio, como você escreve lindamente!!
Abraços e um final de semana maravilhoso!!!

Marly disse...

O fato é que a gente adora uma boa vilã e quando depara com duas, que se saem muito bem nos papéis que interpretam é a glória, rsrs.

Beijo e bom fim de semana

Anônimo disse...

Essa dupla é maravilhosa mesmo, as vilãs são muito bem escritas pelo Jec e Regina Casé e Letícia Colin estão impecáveis, mas essa segunda parte tá bem fraca em comparação com a primeira parte da novela: Maíra prometeu vingança, mas ficou burra, teve a ideia de se infiltrar na quadrilha pra recuperar seu filho(????) e foi presa por isso, bem feito pra ela kkkkkkkkk, a mocinha ficou capítulos sumida na prisão, se apagou Até mesmo a Vanessa perdeu a função depois que foi desmascarada pelo Rafael e expulsa da casa dela, o que salva são as cenas com a Zoé e o Humberto.Mauritânia era uma personagem maravilhosa na primeira parte, mas se perdeu e até ficou meio irreconhecível quando se apaixonou e se envolveu com o sobrinho postiço.Os únicos personagens que cresceram nessa segunda parte foram o Humberto, Débora(atriz maravilhosa)e o Rafael, Nicolas Prattes continua ótimo como Diego e os núcleos paralelos continuam insuportáveis!

Welton disse...

O comentário acima foi escrito por mim, me atrapalhei na hora de escrever meu nome!

Welton disse...

Aconteceu algo curioso que o Jec fez com os seus mocinhos nessa novela: enquanto que a Maíra na primeira parte apesar de boazinha, era inteligente, destemida, tinha presença, enquanto que o Rafael era o típico mocinho clichê idiota enganado pela noiva vilã cuja única trama era ser apaixonado pela Maíra, já nessa segunda parte Rafael cresceu na história, se tornou inteligente(ok que o Jec poderia ter desenvolvido melhor essa inteligência dele rs), se fez de dissimulado para Vanessa(a cena dele a chamando de vadia e desmascarando ela foi maravilhosa), ajudou a acabar com a quadrilha, construiu um laço interessante com o Diego, enfim o personagem me surpreendeu nessa segunda parte movimentando a história, enquanto que a Maíra regrediu e virou uma mocinha burra, idiota e que só toma atitudes imbecis, e a vingança dela contra a Zoé é Vanessa?Até agora NADA, que decepção, a vingança da Maíra não seria a história central dessa segunda parte da novela?A verdade é que o Jec não sabe construir mocinhas carismáticas e com presença, são sempre ofuscadas pelas vilãs, ele errou com a Bel, Tóia, Luzia e errou novamente no desenvolvimento da Maíra, a Preta de Da cor do Pecado, Donatela de A Favorita e a Nina de Avenida Brasil foram exceções de boas protagonistas construídas por ele(isso se a gente relevar a burrice dela de não ir juntando provas contra a Carminha enquanto ficou 100 capítulos naquela mansão se passando por Nina e a burrice dela ou do Jec de ter ignorado a tecnologia).

Anônimo disse...

Depois de Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves) na fraca "Segundo Sol" (2018), estávamos carentes de vilãs bem construídas por parte de João Emanuel arneiro. Zoé (Regina Casé) e Vanessa (Letícia Colin) são o maior atrativo de "Todas As Flores" e a parceria entre as intérpretes foi gloriosa. Na minha humilde opinião, Zoé fica engraçada quando tenta bancar a fofa com Maíra (Sophie Charlotte), e as personagens interpretadas por Letícia Colin obtêm destaque principalmente quando berram ou gritam, como por exemplo, em "Onde Está Meu Coração".

Guilherme

Jovem Jornalista disse...

Concordo em gênero, número e grau! Resenha incrível.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Voltou a ter rumo no ultimo bloco, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sim, Monique. Mas essa é inédita.

Sérgio Santos disse...

Abçs, JP.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Dri.

Sérgio Santos disse...

É isso, Marly.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Welton.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Welton...

Sérgio Santos disse...

Essas duas de Segundo Sol foram as piores vilãs dele, Guilherme....

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson.