segunda-feira, 22 de maio de 2023

Letícia Colin deu um show como Vanessa em "Todas as Flores"

 A segunda parte de "Todas as Flores" estreou em abril exclusivamente no Globoplay e faltam poucos capítulos para o seu desfecho. A trama de João Emanuel Carneiro, dirigida por Carlos Araújo, sempre teve como maior atrativo seu enredo central, repleto de personagens controversos e muita vilania, pontos onde o autor costuma se destacar. E um dos êxitos do escritor foi a criação de Vanessa, vivida brilhantemente por Letícia Colin. 


A vilã é digna de uma novela mexicana. Caricata, maniqueísta e com vários tons acima, a patricinha esnobe é aquele tipo que cai facilmente nas graças do público por conta da liberdade de dizer atrocidades em forma de deboche. A personagem é tão perversa que acaba deixando a mãe, Zoé (Regina Casé), a outra grande vilã da novela, mais 'leve'. Não por acaso, a interesseira está sempre humilhando a mãe e vomitando superioridade justamente por se gabar de ser mais fria. É uma dupla ótima e um dos maiores trunfos do enredo. 

Embora seja uma vilã exagerada, a atriz consegue utilizar o excesso a seu favor, sem parecer artificial. Até porque um tipo caricato costuma ser tão desafiador para um intérprete quanto um complexo ou com mais camadas. Ao contrário do que muitos pensam, a caricatura está longe de ser algo ridículo. O desafio é justamente escapar da armadilha e Letícia consegue sem esforço. Aliás, foi perfeita a escolha da direção da novela em trocar os papéis.

Vale lembrar que Sophie Charlotte seria Vanessa e Colin a Maíra. Ainda bem que a equipe percebeu que estava na hora de Letícia viver uma malvada, após uma longa sequência de mulheres íntegras ou mergulhadas em dramas profundos. Até porque Sophie também está impecável na pele da mocinha, apesar dos absurdos que tomaram conta do enredo. 

Letícia Colin viveu seu melhor momento na televisão em "Novo Mundo", de 2017, onde roubou a cena como Leopoldina. Ganhou uma grande personagem e soube aproveitar a maior oportunidade que teve na Globo até agora. Revelada na série "Sandy e Júnior", em 2001, a atriz se destacou em "Malhação", na pele da atrapalhada Kailane, em 2002, e chegou a ser apresentadora do infantil "TV Globinho" (2003). Foi para a Band em 2005, onde participou de "Floribella", novela infantil de sucesso da emissora. Em 2007, se transferiu para a Record, integrando o elenco de três novelas e uma minissérie: "Luz do Sol", "Chamas da Vida" (onde brilhou como Vivi, menina que sofria constantes abusos), "A História de Ester" e "Vidas em Jogo". Já em 2013 voltou para o canal que a lançou, participando da fracassada "Além do Horizonte", onde está até hoje. 

Além dos bons trabalhos já mencionados, esteve ótima como Elisa, em "Sete Vidas", e roubou a cena com a prostituta Rosa, na problemática "Segundo Sol". Um dos poucos êxitos da trama de João Emanuel Carneiro era justamente a personagem tão bem defendida por Letícia e sua química com Chay Suede era arrebatadora. Recentemente, a atriz foi vista na pesada série "Onde Está Meu Coração", exibida pelo Globoplay em 2021 e que fez parte da grade da Globo entre janeiro e abril, toda terça, após o "BBB 23". Seu desempenho na pele da médica Amanda, viciada em crack, impressionou. Foram muitas cenas difíceis e angustiantes. Vê-la em um tipo tão diferente em "Todas as Flores", após um papel tão dramático, apenas comprovou o que todos já sabiam sobre sua versatilidade. 

Letícia Colin é uma das profissionais mais talentosas de sua geração e Vanessa entrou para a galeria de grandes trabalhos de sua carreira. Uma pena que a vilã tenha perdido a relevância na reta final de "Todas as Flores". Mas, ainda assim, a atriz sobressai sempre que surge em cena e tem aproveitado com habilidade a veia cômica da personagem cada vez mais utilizada pelo autor.  

13 comentários:

Anônimo disse...

A Vanessa e Maira pioraram muito na segunda fase. Enquanto o Rafael melhorou muito em relação a primeira fase!!

Anônimo disse...

Independentemente dos rumos que a segunda parte de "Todas As Flores" tomou, as interpretações de muitos nomes do elenco se mostraram irretocáveis. De fato Vanessa representa um dos melhores momentos da carreira de Letícia Colin.

Guilherme

Andressa Mattos M. disse...

Ela é incrível demais!!!

Jovem Jornalista disse...

Realmente uma atriz e tanto.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Marly disse...

Acho que ser ator reconhecido atualmente é mais difícil do que foi para as gerações passadas. Mas nós estamos justamente comprovando quem de fato tem talento (ou não). Esta atriz, Letícia Colin, está tratando de garantir o próprio lugar "ao sol".

Beijo

Adriana Helena disse...

Uma atriz muito talentosa e que me encantou desde o seu primeiro trabalho!
Ahh e ela também canta não é amigo? Vi no Masked singer...
Um grande abraço e uma semana maravilhosa!!!

Sérgio Santos disse...

Isso é mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ela é incrível, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Amo, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Baita atriz, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Fato, Marly!

Sérgio Santos disse...

Canta sim, Dri, mas nao foi no The Masked nao.

Pedrita disse...

eu adorei o desfecho da personagem, foi muito coerente. beijos, pedrita