segunda-feira, 15 de maio de 2023

"A Infância de Romeu e Julieta" é um acerto da parceria entre SBT e Prime Video

 O SBT deixou claro com "Poliana Moça" que não sabe fazer novela para adolescentes. O intuito da trama, que se tratava da continuação de "As Aventuras de Poliana", era mostrar os dilemas da juventude através da protagonista crescida, mas apresentou um roteiro tão infantil quanto o anterior e ainda afugentou o público que já não estava mais interessado no produto baseado em uma produção que teve 564 capítulos. Agora a mesma Íris Abravanel, a única autora da emissora, resolveu voltar ao enredo para crianças, sem pretensões de atingir outra faixa etária, com "A Infância de Romeu e Julieta", que estreou semana passada. 


A história é baseada no clássico de William Shakespeare, mas sem a tragédia no final por razões óbvias. E foi uma boa ideia criar uma novela infantil tendo como premissa um casal tão conhecido mundialmente. Também merece elogios a escolha de um ator negro para interpretar Romeu, o que implicou na escalação de outros intérpretes negros para a composição da família do protagonista. O SBT está muito atrasado na questão da diversidade, já que nunca teve qualquer preocupação a respeito em suas novelas ou programas da emissora. Mas antes tarde do que nunca. Miguel Ângelo é carismático e não faz feio em cena. Já Julieta ficou a cargo de Vittória Seixas.

Castanheiras é um bairro dividido em dois lados, apelidados pelos próprios moradores, de Vila e Torre. No primeiro, encontram-se sobrados coloridos, estabelecimentos menores e familiares. No segundo, condomínios de prédios imponente e um boulevard luxuoso. As famílias Campos e Monteiro são as mais antigas da região, mas não se suportam e vivem cada uma de um lado. Os Campos no lado Vila das Flores e os Monteiro no Residencial Verona, do lado Torre. Apesar de existirem zonas neutras no bairro, os moradores de cada lado evitam passar no lado oposto, e o centro divisor do bairro, A Praça da Árvore, vira ponto de encontro para os conflitos. 

Romeu é o neto mais velho e herdeiro preferido do bem-sucedido Leandro Monteiro (Guilherme Sant`anna), dono de uma holding que gerencia várias empresas, inclusive a construtora responsável pela mudança e modernização de Castanheiras no lado Torre. Julieta, ou Juli, menina descolada e skatista, é a única neta do rigoroso Hélio Campos (Luis Guilherme), treinador e idealizador do CEC, Centro Esportivo Castanheiras, local onde todas as crianças do bairro praticam atividades físicas e participam de competições esportivas. Hélio e sua esposa, Clara (Lu Grimaldi), também lideram a associação do bairro, que luta para manter a história de Castanheiras e seu aspecto original, entrando em conflito direto com Leandro. Romeu é muito bom nos esportes e sonha em poder jogar junto com os amigos no CEC, mas não tem permissão da sua família para isso. Ele apenas pode jogar tênis em seu condomínio, que é tradição entre os Monteiro. 

Campos e Monteiro são conhecidos como grandes inimigos, dos patriarcas até os filhos, mas ninguém sabe como tudo realmente começou. Romeu e Julieta ainda são novos e não têm muitas informações sobre essa trajetória conturbada. Por isso não nutrem rancor. É somente na festa de dez anos do CEC que eles se conhecem por acaso num momento mágico e fantasioso. A conexão é imediata e os dois querem saber mais um do outro, mas se frustram ao descobrirem que são justamente das famílias rivais. Além de seus avôs, suas mães também não podem se encontrar que a briga é certa. Vera Monteiro (Bianca Rinaldi) é responsável pela prisão de Mariana Campos (Juliana Schalch) no passado e, por isso, as duas viraram concorrentes nos negócios, tendo seus mercados localizados um em frente ao outro. Para piorar, os melhores amigos de Romeu (Alex, Karen, Rosalina e seu primo Nando) não se dão nada bem com os de Juli (Téo, Lívia e o apaixonado Patrick).

A história é simples, mas cativante. A cidade cenográfica é colorida e bem lúdica, o que ajuda no clima da produção. Ter a grande Lu Grimaldi em um dos principais papéis é um acerto, assim como a talentosa Juliana Schalch, que tem uma boa química com João Baldasserini, o intérprete de Daniel. Outro bom nome do elenco é André Mattos na pele do porteiro Fausto, o clássico fofoqueiro do bairro. Karin Hills vivendo uma perua fútil e arrogante, a vilã Gláucia, também foi outro êxito de escalação. O conjunto vem se mostrando harmonioso e atrativo. 

"A Infância de Romeu e Julieta" é a primeira produção do SBT com a Prime Video. A plataforma de streaming disponibiliza cinco capítulos por semana em um único dia, assim como o Globoplay faz com "Todas as Flores". A medida certamente afeta a audiência da emissora de Silvio Santos ---- ainda está longe do objetivo de alcançar dois dígitos na média ----, mas a divisão de custos compensa a queda nos números e tem tudo para firmar a parceria para futuras produções. Ao menos neste início, está tudo caminhando bem. 

9 comentários:

Jovem Jornalista disse...

Legal estar disponível na Amazon. Depois vou dar uma chance pra ela.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...

Poliana Moça foi mt ruim mesmo.

Anônimo disse...

Não acho que foi tão ruim assim. Tinha momentos que davam raiva, sim, mas gostei da novela.

Anônimo disse...

Embora Íris Abravanel seja praticamente a única autora da emissora, a responsável pelos roteiros de "Carinha De Anjo" (2016) foi Leonor Corrêa. E por enquanto, "A Infância De Romeu E Julieta" tem de fato se mostrado acertada, não apenas nos aspectos apontados no texto, mas também na duração em termos de meses em exibição, sem ultrapassar um ano. Independentemente da qualidade das novelas infantojuvenis do SBT até então produzidas, elas rendem ótimos compilados de momentos de "patadas" em vídeos no YouTube, conhecidos como "mitagens", e na minha humilde opinião, os de "Chiquititas" (2013) são os melhores. Até tenho procurado saber a ordem de transmissão dos mais conhecidos, risos.

Guilherme

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Mt ruim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nossa, é mesmo, Guilherme...

Fá menor disse...

Parece ser interessante.