sexta-feira, 19 de maio de 2023

Brilhante em "Vai na Fé", Sheron Menezzes merecia uma protagonista há tempos

 O capítulo desta quinta-feira (18/05) de "Vai na Fé" foi um dos melhores da novela das sete de sucesso de Rosane Svartman. E só não pode ser classificado como o melhor porque a história fica no ar até agosto, então muitos outros tão bons quanto ainda certamente virão. Mas o capítulo marcou uma das revelações mais esperadas do enredo: a identidade do pai biológico de Jenifer (Bella Campos). O impacto dramático da notícia colocou Sheron Menezzes diante de uma sucessão de cenas difíceis, todas defendidas com uma entrega visceral. 


A sequência em que a protagonista descobriu através de Ben (Samuel de Assis) que tinha sido abusada no passado por Theo (Emílio Dantas) foi a mais impactante e emocionante da produção até agora. Começou com a incredulidade da personagem, depois passou pelo horror do choque e finalizou com um choro dilacerante de desespero. Quase cinco minutos de intensa carga dramática. Todos os momentos interpretados brilhantemente por Sheron Menezzes. Deu para sentir a dor daquela mulher e foi impossível não ter se emocionado junto com ela. Vale também elogiar Samuel de Assis, um ótimo ator que tem honrado o protagonismo ao lado de sua parceira. 

Sol é uma mocinha que nunca teve medo dos obstáculos da vida e, mesmo diante de vários dramas que a assolam, procura manter a fé em sua religião e no amor pela família. No entanto, um trauma no passado se manteve presente em lembranças dolorosas: o término com o seu grande amor e uma relação sexual que virou a sombra de uma culpa devastadora.

Solange e Benjamin eram perdidamente apaixonados, mas uma armação provocou o rompimento e a mocinha ainda acabou embebedada por Theo, o melhor amigo de seu então namorado, o que resultou em um momento de vulnerabilidade. O resultado do exame de DNA expôs que aquele abuso originou Jenifer. 

Nunca uma novela retratou de forma tão corajosa um tema tão importante e que segue presente na vida de milhares de mulheres. Ainda mais em um folhetim das sete. Mas Rosane foi tão habilidosa que conseguiu colocar a história de forma clara, ao mesmo tempo que implícita por boa parte do tempo. Somente quando Ben descobriu o que aconteceu com sua ex-namorada, através de Bruna (Carla Cristina Cardoso), que o crime praticado pelo vilão foi dito com todas as letras: estupro. E a autora ainda abordou o drama com outro fato ainda inédito na teledramaturgia: a vítima não sabendo que foi vítima. Sol passou a vida se culpando por ter aceitado a bebida de Theo, mesmo nunca tendo gostado de álcool. Nunca cogitou ter sido vítima de um abuso, apesar do incômodo e angústia que sempre sentiu com as horríveis recordações que aquele fatídico dia provocou. 

Ou seja, a protagonista tem um arco dramático dificílimo de ser representado. Uma atriz mediana fracassaria quando mais exigida. E Sheron sempre foi uma profissional de talento, mas nunca teve a oportunidade de ser a mocinha de uma novela. Primeiro, por conta da falta de chances que atrizes negras têm no audiovisual. E segundo, pelas repetições em torno das escalações em tramas que queriam expor representatividade: Taís Araújo e Camila Pitanga eram as únicas opções. As demais raramente eram lembradas ou sequer cogitadas. Somente nos últimos anos essa questão vêm sendo mudada na Globo. Antes tarde do que nunca. Até porque quase todas concorrentes seguem ignorando os novos tempos e parecem presas ao passado. 

Rosane fez questão de dizer que Sol foi escrita especialmente para Sheron depois da ótima parceria que tiveram em "Bom Sucesso", novela de grande sucesso escrita com Paulo Halm, onde a atriz viveu a vilã Gisele e formou uma ótima dupla com Armando Babaioff, intérprete do canalha Diogo. A personagem caiu tanto nas graças do público que teve um final feliz. O papel, aliás, detinha o título de melhor da carreira de Sheron na televisão. Não detém mais por razões óbvias. Veio a mocinha de "Vai na Fé". Mas é preciso citar também vários outros bons trabalhos da atriz desde que estreou na Globo, em "Esperança", exibida em 2002. "Celebridade", "Como uma Onda", "Belíssima", "Caras & Bocas" e "Aquele Beijo" foram algumas novelas que contaram com seu talento, ainda que em personagens pequenos. Já "Lado a Lado", de 2012, e "Novo Mundo", de 2017, merecem uma menção especial porque foram tramas onde a atriz conseguiu um bom destaque na pele da interesseira Berenice e da doce Diara, respectivamente. 

"Vai na Fé" é uma novela de inúmeras qualidades e uma delas é ter Sheron Menezzes como protagonista. Dá gosto de vê-la em cena brilhando e feliz em sua melhor fase da carreira. Merecia há tempos.

24 comentários:

Yasmin disse...

QUE SHOW A SHERON ESTÁ DANDO!!!!

Teresa Isabel Silva disse...

Não conhecia!
Obrigada pela partilha!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Fatyma Silva disse...

A Sheron é maravilhosa, merecido papel em Vai Na Fé.
👏👏👏👏!

Sérgio, Desejo-lhe um bom final de semana com paz, saúde e muitas alegrias.

Um abraço

Pedrita disse...

exato, como samuel de assis q é galã aos 40. a invisibilidade. sim, pq até a mãe da lumiar está menos rígida com theo. mostrar q um abusador não é o tempo todo ruim. q engana as pessoas, é fundamental. beijos, pedrita

Ane disse...

Que bom que as coisas estão mudando
e mais atrizes negras estão sendo valorizadas!

Beijos e bom fim de semana! ✔
Ane/De Outro Mundo

J.P. Alexander disse...

Gracias por la recomendación.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Concordo. Sheron Menezzes disputará os prêmios de melhor atriz do ano... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anonimo disse...

Oi que bom podermos ver outras atrizes negras com papeis de protagonista nas novelas que nao seja a batidissima tais araujo, atencao nada contra a tais e a camila pitanga mas sempre achei muito esquisito so elas serem escaladas pra esse tipo de papel .

Lulu on the sky disse...

Realmente a cena dela foi emocionante. Agora o Theo merece uma punição e não pode passar pano para um abusador e psicopata como ele.
Big Beijos

Maria Rodrigues disse...

Parece ser uma interessante novela.
Abraços e boa semana

Anônimo disse...

Sheron Menezzes finalmente ganhou o papel que merecia há tempos em folhetins da Globo, e defende Sol, protagonista de "Vai Na Fé", de forma magistral. Há uma novela não mencionada no texto, mas cujo elenco Sheron também integrou: "Além Do Horizonte" (2013), em que viveu Keila, e contracenou com Marcello Novaes, intérprete do vilão Kléber.

Guilherme

Monique Larentis disse...

Acho ela uma super atriz cheia de talento!

www.vivendosentimentos.com.br

Sérgio Santos disse...

Está, Yasmin!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Merecido mesmo, Fatyma!

Sérgio Santos disse...

Verdade, Pedrita!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ane.

Sérgio Santos disse...

Abçs, JP.

Sérgio Santos disse...

Merece concorrer, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Exato, nada contra elas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Merece, Lulu.

Sérgio Santos disse...

É incrivel, Maria.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Monique.