domingo, 29 de janeiro de 2023

"Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua!" combina com as tardes de domingo

 A Globo estreou neste domingo uma nova produção em sua grade vespertina. Com direção geral de Angélica Lopes, direção artística de LP Simonetti e gênero de Boninho, "Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua!" é baseado no formato original da emissora portuguesa, RTP1. A atração também já foi vista no SBT, em forma de quadro do programa da Eliana, e em um quadro do "É de Casa", comandado por Patrícia Poeta. Outro formato muito parecido foi o "Duelo de Mães", comandado por Ticiana Villas Boas na Band.


A premissa é simples: utilizar a lembrança gostosa de cozinhar em família durante um almoço de domingo para competir. A maior novidade do formato é a estreia de Paola Carosella na Globo, após muitos anos de trabalho como jurada no "Masterchef BR" na Band. A chef de cozinha, por sinal, segue como integrante de júri, mas agora acompanhada de João Diamante. Leandro Hassum é o apresentador. O primeiro programa contou com as participações de Vitão, Mumuzinho, Mayana Neiva e suas respectivas mães. 

A cada semana, três diferentes duplas de mães e filhos famosos vestem o avental e partem para a aventura na cozinha, competindo entre si em duas provas. Mas aqui, diferente dos almoços de domingo, quem coloca a mão na massa são os filhos.

As mães podem até ajudar, mas há consequências que podem custar caro. Ao longo da dinâmica, Hassum comanda a brincadeira, dá pitacos aos competidores e pergunta a opinião do júri. Ao final dos desafios, Paola e Diamante provam os pratos e definem os eliminados. A cada domingo, apenas uma dupla sai como grande campeã. 

Duplas no palco. No cenário, geladeiras já abastecidas e um kit básico na bancada. As mães encaram um mini-game que define um ingrediente extra para cada uma das duplas. Feito isso, é hora da primeira prova: “O que tem na geladeira”. Os competidores têm um minuto para planejar seus pratos e o relógio começa a correr. Dentro do tempo de prova, eles precisam apresentar um prato delicioso que agrade as exigências dos jurados. As mães podem orientar, mas se resolverem partir para a ação, o cronômetro do competidor duplica de velocidade, comprometendo o tempo final. Paola e Diamante fazem a degustação, escolhem os melhores e definem a primeira dupla eliminada.   
   
A segunda prova é a “Memória Afetiva”. A equipe do programa foi até os lares de brasileiros em busca de receitas de família, aquelas que são passadas de geração em geração. Famílias anônimas contam suas histórias e revelam os segredos desses pratos – e as duas duplas que seguem na disputa precisam preparar o almoço. Dessa vez, o mercado está aberto, mas eles têm pouco tempo para buscar novos itens para a sua cozinha. E a qualquer momento pode acontecer o 'Fogo na Cozinha", uma “pequena” dificuldade a mais, como, por exemplo, pilotar o fogão usando apenas uma das mãos ou ter de cozinhar ninando um bebê chorando.  
   
Ao fim, é eleita a família campeã! Mas, na divisão do prêmio final, as três duplas ganham uma quantia em dinheiro para doar a um dos projetos parceiros do “Para Quem Doar”, plataforma criada pela Globo em abril de 2020 para conectar pessoas com organizações de todas as regiões do país que trabalham para combater e amenizar diferentes impactos sociais na vida da população em situação de risco e vulnerabilidade.  
  
O reality entretém. Paola está ótima como de costume e João também foi uma boa escolha. Já Hassum parece desconfortável por não saber muito bem o que fazer enquanto os participantes estão cozinhando. Sua única saída é tecer breves comentários fazendo piada com a falta de prática dos filhos na reprodução dos pratos. Mas isso nem é culpa do humorista. O formato transforma a figura do apresentador em algo desnecessário. E a duração foi outro incômodo: uma hora de vinte minutos. Acabou deixando a atração arrastada em alguns momentos. Uns quarenta minutos já eram suficientes. 
 
"Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua!" terá dez episódios e o programa combina com as tardes de domingo. Não é uma produção incrível, mas não compromete e cumpre sua função. Não deixa de ser uma boa opção para o telespectador que costuma ter como opções na concorrência os desgastados "Domingo Legal", no SBT, e "Hora do Faro", na Record. 

16 comentários:

chica disse...

Talvez seja legal! Até iniciei a ver, depois saí e deixei! abraços, linda semana,chica

Maria Rodrigues disse...

Parece ser um programa bem interessante.
Abraços e boa semana

Marly disse...

A Paola é sempre simpática e competente. O assunto é do meu interesse e o nome do programa é divertido. Então vou ver se acompanho, rsrs.

Beijão

Anônimo disse...

Pelo texto, percebe-se que "Minha Mãe Cozinha Melhor Que A Sua!" não é um grande reality show culinário, mas ao menos consegue ser mais interessante que "Mestre Do Sabor".

Guilherme

Lulu on the sky disse...

Ainda não vi esse programa, mas a Eliana tinha um formato parecido.
big beijos

Anônimo disse...

não viu o programa nem leu o texto né, porque o Sérgio falou nele que já foi um quadro da Eliana kk...

Jovem Jornalista disse...

Parece ser um bom entretenimento para as tardes dominicais. Gostei bastante da ideia!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Fá menor disse...

Uma boa opção, sim! :)

Sérgio Santos disse...

É legal, Chica.

Sérgio Santos disse...

Bjs, MARIA.

Sérgio Santos disse...

Vc vai gostar, Marly!

Sérgio Santos disse...

Vc me conhece bem, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Sim, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo kkkkk

Sérgio Santos disse...

Abçd, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Sim, Fá!