quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

O que a televisão e o streaming reservam para o telespectador em 2023?

 Após um 2022 que marcou a volta da rotina com o avanço da vacinação contra a covid-19, o ano de 2023 promete bastante investimentos na área da cultura, incluindo várias produções no streaming. Duas novas novelas das seis e das sete se aproximam na Globo, assim como uma grande novela das nove. Muitas séries no Globoplay e uma nova produção para o público infantil no SBT. enfim, há várias novidades e outras continuações de temporadas . Vamos a elas. 




"Vai na Fé": 

É a primeira novela que Rosanne Svartman escreve sozinha. Seus dois folhetins anteriores de imenso sucesso ("Totalmente Demais" e "Bom Sucesso") foram desenvolvidos em parceria com Paulo Halm. Agora a autora contará a história de Sol, interpretada por Sheron Menezzes, mulher batalhadora que já foi dançarina de funk e vende quentinhas para sobreviver. Ela acaba voltando para seu passado quando começa a trabalhar como dançarina do cantor decadente Lui Lorenzo (José Loreto). A trama terá muita música, além de um elenco repleto de atores negros, incluindo os protagonistas. As chamadas já despertam interesse e a estreia é dia 16 de janeiro. A faixa das sete da Globo está precisando de um bom folhetim após a fraca "Cara e Coragem".



"BBB 23": 

Após a completa decepção do "BBB 22", as expectativas para a vigésima terceira edição do reality mais famoso do país não são muito altas. Até mesmo por conta de alguns nomes já divulgados pela imprensa do time 'camarote'. Mas é até melhor não ter muita ansiedade e se surpreender positivamente do que exagerar na animação e logo se frustrar, como foi o caso da temporada passada. Tadeu Schmidt segue no comando, o que é um boa notícia. 



"8 presidentes 1 juramento":

A minissérie documental, dirigida por Carla Camurati, conta sobre o processo da democratização do Brasil e a trajetória de cada presidente que o país teve até agora. A produção estreou nesta segunda (02) e tem cinco episódios. Uma excelente aula de história sobre o duro processo que foi o fim da ditadura e o início da democracia. 



"Amor Perfeito": 

O título da próxima novela das seis, que substitui "Mar do Sertão", ainda não é certo, mas é o que vem sendo divulgado até agora. Mais uma novidade em se tratando de parcerias. Duca Rachid escreve ao lado de Júlio Fisher e não de Thelma Guedes, sua conhecida dupla nos sucessos "Cama de Gato" e "Cordel Encantado" e nas fracas "Joia Rara" e "Órfãos da Terra". Julio foi coautor da fracassada e controversa "Sol Nascente". A sinopse da nova história se passa em 1940 e terá 161 capítulos. A mocinha será Marê (Camila Queiroz, após seu polêmico encerramento de contrato com a Globo), uma moça forte e destemida. Ela se apaixona por Orlando (ator não escalado), mas o romance é atrapalhado por Gilda (Mariana Ximenes), madrasta da protagonista. A vilã acaba tramando para que a enteada seja acusada pelo assassinato de seu pai, o que provoca a prisão de Marê. Só que a mocinha está grávida do rapaz e tem seu filho na cadeia. A criança é deixada na porta da Irmandade de Clérigos de São Jacinto, onde é criada por sacerdotes aposentados ---- essa parte é inspirada no clássico "Marcelino Pão e Vinho", livro de José María Sánchez Silva. Estreia em março. 




"Terra Vermelha": 

O título dado como certo agora é dúvida. A trama de Walcyr Carrasco estreia em maio o lugar de "Travessia". Como o título é homônimo do livro do escritor paraense Domingos Pellegrini, há o impasse para a utilização. Alguns nomes já são cogitados para a substituição, como "Terra Mãe" ou "Terra Bruta". A história terá Glória Pires vivendo a grande vilã, casada com o personagem de Tony Ramos. Cauã Reymond será enteado da vilã e filho do personagem de Tony. A história se passa em Mato Grosso do Sul e fala sobre uma mulher preta chamada Aline (ao que tudo indica interpretada por Bárbara Reis) que perdeu seu marido, assassinado durante uma tentativa de ocupar terras. O agronegócio será a temática central. Tatá Werneck viverá uma atendente de hostel que ganha muito dinheiro em uma plataforma de conteúdos adultos e esconde a verdade do noivo, vivido por Jhonatan Azevedo. Já Débora Falabella interpreta uma mulher que sofre violência doméstica do marido e cuida do filho, que tem albinismo e sofre bullying na escola. Susana Vieira entrou no lugar de Fernanda Montenegro para viver uma mulher que sabe sobre todo o passado sombrio da vilã vivida por Glória. As informações ainda estão muito soltas, mas são promissoras. 



"Fuzuê":

A novela que marca a estreia de Gustavo Reiz na Globo. O autor trabalhou a Record por muitos anos, onde escreveu o remake de "Dona Xepa", "Milagres de Jesus", "Escrava Mãe" e "Belaventura". A trama estrearia em 2022, mas a pandemia atrasou a grade. A história girará em torno de uma famosa loja no Centro do Rio de Janeiro, na região do comércio popular. A loja tem o nome de "Fuzuê" e é de propriedade de um ex-feirante, Nero Braga, que conseguiu crescer aos poucos e é muito querido por todos. Porém, um grupo de empresários descobre que no terreno da loja existe um grande tesouro e os ricaços farão de tudo para demolir o estabelecimento. Gloria Pires chegou a ser confirmada como a protagonista, mas sua ida para "Terra Vermelha" deixou tudo em dúvida sobre a substituta. Nicolas Prattes foi anunciado como o mocinho Miguel, rapaz que é reprimido pelo pai e complexado, mas é um advogado bem-sucedido. 



Nova novela de Lícia Manzo: 

Ainda não se sabe nada sobre a nova trama da autora, que escreveu os sucessos "A Vida da Gente" e "Sete Vidas", além de "Um Lugar ao Sol", exibida ano passado. Lícia entregou a sinopse para a faixa das 18h e, caso aprovada, substitui "Amor Perfeito" no segundo semestre. 



Segunda parte de "Todas as Flores": 

Após uma primeira parte eletrizante de 45 capítulos, João Emanuel Carneiro volta com sua história em abril, com mais 40 capítulos para fechar o ciclo da novela exclusiva do Globoplay. As gravações foram encerradas em dezembro de 2022 e agora a trama terá a vingança de Maíra (Sophie Charlotte) contra Zoé (Regina Casé) e Vanessa (Letícia Colin), além da continuação da saga de Diego (Nicolas Prattes). Promete. 



"A Infância de Romeu e Julieta": 

É a primeira parceria do SBT com a Prime Video, plataforma de streaming. A trama é a adaptação da famosa peça de William Shakespeare, mas sem a tragédia, garantiu o diretor de teledramaturgia Ricardo Mantoanelli. A história se passa no bairro Castanheiras, onde duas famílias, com propostas diferentes para a região, vivem em constante conflito. Até que Romeu conhece Julieta e os clãs rivais têm a nova oportunidade de trazer paz e união àquela comunidade. O mocinho é interpretado por Miguel Ângelo e a mocinha por Vitória Seixas. Sendo a Globo a única emissora do país que vem se preocupando com a questão da representatividade em seus folhetins, não deixa de ser um avanço a produção do SBT escalar um Romeu negro. Além deles, há no elenco nomes como Bianca Rinaldi, Karin Hills, Lu Grimaldi, Lucas Salles, entre outros. A novela substituirá "Poliana Moça". 



"Minha Mãe cozinha melhor que a sua":

Comandado por Leandro Hassum, Paola Carosella e João Diamante, o reality culinário estreia em janeiro nas tardes de domingo na Globo. A cada semana o duelo acontece entre três duplas de celebridades, sejam elas mães ou filhos, que irão para a cozinha preparar aquela receita de família que faz sucesso no almoço de domingo. Só que todo o processo é cronometrado, e ainda supervisionando de perto pela mãe, que não poderá interferir na disputa, apenas auxiliar no passo a passo. O programa é apresentado por Hassum e João, enquanto Paola será uma das integrantes do júri. É a estreia da chef na Globo, após muitos anos no "Masterchef" na Band. O roteiro é dirigido por Boninho e Angélica Campos, com produção de Mariana Timoner.



"Encantados": 

A elogiada série de Thais Pontes e Renata Andrade estreia a sua segunda temporada no Globoplay e a primeira, disponibilizada na plataforma de streaming no final do ano passado, na Globo. A trama protagonizada por Luiz Miranda e Vilma Melo, onde 90% do elenco é composto por atores negros, é deliciosa e aborda de maneira divertida e delicada a rotina de uma turma de trabalha em um supermercado de dia e o transforma em quadra de escola de samba à noite. 



"Rensga Hits": 

A série ---- criada por Carolina Alckmin e Denis Nielsen (com redação final de Renata Corrêa) ----  protagonizada por Alice Wegmann, que aborda o universo do feminejo, fez um baita sucesso no Globoplay (produzida em parceria com a Glaz entretenimento) e a primeira temporada estreia na Globo em 2023. Já a segunda vem sendo gravada e deve ir para a plataforma de streaming no segundo semestre. Porém, de acordo com o divulgado, terá outros ritmos no enredo e não apenas sertanejo. 



"Aruanas": 

A segunda temporada da elogiada série, produzida pelo Estúdios Globo e Maria Farinha Filmes, estreou no Globoplay ano passado. Agora a trama vai para a grade da Globo. Criada e escrita por Estela Renner e Marcos Nisti, a nova saga tem Verônica (Taís Araújo) morando fora do país e brigada com Natalie (Débora Falabella), que segue trabalhando ao lado de Luísa (Leandra Leal) e agora tentam fazer uma parceria com o advogado Theo (Daniel de Oliveira), filho de um influente político. Natalia acaba indo conhecer a cidade de Arapós, no interior de São Paulo, após o convite do prefeito da cidade, Enzo (Lázaro Ramos), e acaba testemunhando o protesto suicida de Mauro (Lima Duarte), o que inicia uma saga perigosa. 



"As Aventuras de José e Durval":

A série sobre a vida de Chitãozinho e Xororó é exclusiva do Globoplay, mas nunca se sabe quando a Globo a colocará em sua grade.  A dupla sertaneja de sucesso é interpretada por Rodrigo Simas e Felipe Simas, também irmãos na vida real. Andreia Horta vive a mãe dos personagens e a emissora divulgou a produção no CCXP com direito a um breve show da dupla homenageada. Estreia em 2023 na plataforma.




"Justiça 2":

Manuela Dias, após a controversa "Amor de Mãe", tem trabalhado no roteiro da continuação de sua minissérie de sucesso, exibida em 2016. A trama contava a história de quatro protagonistas presos que tinham sua vidas cruzadas ao longo dos capítulos. A produção foi muito elogiada na época. A "continuação" será com novos personagens sem qualquer ligação com a primeira parte. A única que permanece é Kellen, vivida por Leandra Leal. Nada se sabe sobre a história, apenas que será ambientada em Goiânia. 




"As Five":

A segunda temporada da série protagonizada por Lica (Manoela Aliperti), Tina (Ana Hikari), Benê (Daphne Bozaski), Ellen (Heslaine Vieira) e Keyla (Gabi Medvedosvki) estreia em fevereiro no Globoplay. Na verdade, as gravações da terceira temporada já foram finalizadas juntamente com a segunda ano passado. Não se sabe nada sobre o enredo, escrito por Cao Hamburger, mas a primeira temporada despertou questionamentos sobre situações que não convenceram o público que acompanhou "Malhação - Viva a Diferença". Resta aguardar para ver se os erros serão corrigidos ou ignorados. 


"Musa Música": 

A série é escrita por Rosane Svartman e já está toda gravada até porque a autora agora precisa se voltar para sua nova novela das sete. A trama conta a história de uma jovem (Thabata Almeida, ex- "The Voice Kids") que quer transformar seu bairro por meio da arte e tem ajuda de vários deuses da mitologia grega para realizar seu sonho. Só que uma dessas deusas da música (Bel Lima, ex- "Canta Comigo") se apaixona por um ser humano, vivido por Nicolas Prattes. A série terá duas versões diferentes: uma mais adulta para o Globoplay e outra mais infantil que será exibida no Gloob, canal a cabo da Globo. No canal infantil, a série ganhará um núcleo com crianças que terá mais destaque. A autora declarou que a produção tem um quê da "Ribalta", casa de artes que era o principal cenário da bem-sucedida temporada de "Malhação Sonhos", exibida em 2014 e escrita por ela em parceria com Paulo Halm. Serão 26 episódios. Estreia prevista para julho.



"Fim": 

Série exclusiva do Globoplay baseada no livro homônimo de Fernanda Torres lançado em 2013. A própria escritora adaptou a história para a televisão. A trama é sobre cinco amigos que moram em Copacabana, no Rio de Janeiro, e passa pelas trajetórias de vida deles, da juventude até a morte. Há quatro casais que atravessam quatro décadas. Marjorie Estiano interpreta Ruth, esposa do personagem vivido por Fábio Assunção, um dos cinco protagonistas. A produção é centrada em cinco homens, mas joga luz sobre o feminino e a chamada 'família tradicional brasileira'. Outros nomes do elenco são David Júnior, Heloísa Jorge, Emílio Dantas, Débora Falabella, Bruno Mazzeo e Laila Garin.   



"Betinho - no fio da navalha":

Em 2023, faz 30 anos que Herbert de Souza convocou o Brasil para a luta pelo direito à alimentação. O sociólogo morreu há 25 anos e o Globoplay produziu uma série que conta a sua vida. Júlio Andrade emagreceu sete quilos para viver Betinho e o trabalho de caracterização impressiona. Hoje, os doadores garantem pelo 'Ação da Cidadania' um mês de alimentação para 150 mil pessoas. A série mostra a construção desse legado do homem que enfrentou a epidemia da fome e da AIDS. Ele precisava de transfusões por causa da hemofilia e, em uma delas, o sangue estava contaminado com HIV. A história promete emocionar. 





"Rio Connection": 

Ambientada no Rio dos anos 70, a série conta a história de criminosos europeus que se estabeleceram no Brasil, um ponto crucial da rota do tráfico de heroína para os Estados Unidos. Após três mafiosos importantes serem perseguidos por autoridades americanas e italianas, os traficantes encontram o Rio como o ambiente propício para fortalecer um lucrativo e perigoso negócio, desta maneira tropicalizando a máfia tradicional. Ana (Marina Ruy Barbosa) é uma cantora de boate que, aos poucos, acaba se envolvendo no mundo do tráfico de drogas e conhecendo os mafiosos Giovanni Nicola (Nicolas Prattes), Lucien Sarti (Aksel Ustun) e Tommaso Buscetta (Valerio Morigi). Criada por Mauro Lima, a série, que estreia no Globoplay em 2023, é toda gravada em inglês e voltada para o mercado internacional. 



"Os Outros": 

Escrita por Lucas Paraizo (o autor da série "Sob Pressão"), a trama, dirigida por Luisa Lima, aborda questões como intolerância e conflitos em uma sociedade polarizada. A série já está com toda a primeira temporada (ambientada em um condomínio da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro) gravada e a estreia no Globoplay é em 2023. Porém, a segunda temporada já está sendo gravada para 2024. Na história, Adriana Esteves é uma contadora e faz par com Thomás Aquino, que interpreta um vendedor de eletrodomésticos. Maeve Jhinkings vive uma cabeleireira, mulher do personagem de Milhem Cortaz, que interpreta um vendedor de automóveis e motorista de aplicativo. A produção acompanha dois casais do subúrbio que se mudam para um condomínio de classe média. Drica Moraes será a síndica e Guilherme Fontes, o  marido dela. Eduardo Sterblitch é um policial que mora no local. 


"Codex 632": 

Baseada no livro de sucesso "O Codex 632", a série é uma coprodução Globoplay, RTP e SPi. Inspirada no best seller do jornalista José Rodrigues dos Santos, a trama é composta por seis episódios de 45 minutos. As gravações se dividiram entre Portugal e Brasil, tendo como principais cenários Rio de Janeiro e Lisboa. A adaptação é de Pedro Lopes, com direção artística de Artur Pinheiro, direção de fotografia de Miguel Manso, realização de Sérgio Graciano e produção executiva de José Amaral. Baseado em documentos históricos genuínos, "O Codex 632" concentra-se na enigmática mensagem encontrada entre os papéis que um velho historiador deixara no Rio de Janeiro antes de morrer. Tomás de Noronha, professor de História da Universidade Nova de Lisboa e perito em criptanálise e língua antigas, é contratado para decodificar a estranha cifra. Mas o mistério se revela para além de sua imaginação, lançando-o inesperadamente na pista do mais bem guardado segredo dos Descobrimentos: a verdadeira identidade e missão de Cristovão Colombo. 



"A Fazenda 15":

Após o retumbante fracasso e o show de horrores que foi "A Fazenda 14" é até difícil de acreditar que a Record manteve o reality para 2023. O bom senso pedia que a decisão fosse igual a tomada com o cancelamento do "Power Couple Brasil", que foi outro conjunto de cenas lamentáveis e um fiasco de audiência. Mas Adriane Galisteu anunciou no dia da final da décima quarta temporada, que consagrou Bárbara Borges como campeã, a continuação do reality na grade da emissora. A expectativa é nula. 


"Beleza Fatal": 

Chamada inicialmente de "Segundas Intenções", a novela escrita por Raphael Montes (autor da série "Bom Dia, Verônica") e dirigida por Joana Jabace, recém-saída da Globo, terá o seu processo de gravações finalmente iniciado. A produção causou um alvoroço na Globo que logo se apressou em produzir "Verdades Secretas 2" para o Globoplay e assim ser a pioneira no streaming a lançar um folhetim inédito. Mas a emissora nem precisava ter corrido tanto. Houve um longo atraso por conta da fusão da WarnerMedia e Discorvery, que agora virou o conglomerado Warner Bross.Discovery. A alta cúpula nos Estados Unidos já aprovou a sinopse e a novela está totalmente escrita. A produção, aliás, está sendo chamada de uma 'telessérie' por ser mais curta. A escalação de Camila Pitanga para viver a protagonista segue confirmada. 




O telespectador estará bem servido de opções. Que todas, ou a grande maioria, tenham bastante qualidade. Aguardemos. 

36 comentários:

Anônimo disse...

Como já havia declarado no ano passado, minha aposta é em "Vai Na Fé", com orgulho de ser novela e chances de conquistar o público e a crítica. Walcyr Carrasco também deve emplacar mais um fenômeno com o folhetim que substituirá a irregular "Travessia". Faço votos de que a sinopse da futura novela das 18h15min de Lícia Manzo seja aprovada, e se mostre uma ótima opção para esta faixa após "Éramos Seis" (2019). As estreias de algumas séries e novelas da Globoplay na televisão ao longo do ano poderão também ser vistas como acertos e entretenimento de qualidade.

Guilherme

Chaconerrilla disse...

Estou ansiosa por "Vai na fé", "Amor perfeito" e "Fuzuê". Tomara que me surpreendem positivamente!

Anônimo disse...

Gente que overdose de Nicolas Prattes é essa?

Anônimo disse...

Olá, vim retribuir sua visita no meu blog, gostei muito que esteve por lá.
Sobre seu blog e post, achei bem interessantes, pois eu sou bem "por fora" desses assuntos, quase não assisto TV, muito menos novelas, quando eu ligo a TV é pra ouvir músicas no youtube, principalmente para ver clipes, que eu amo muito. Mas teve uma época que eu era bem ligada em novelas, você vai lembrar, vou citar o nome delas: O Cravo e a Rosa, Coração de estudante, Cabocla, Sinhá Moça, Chocolate com Pimenta, Pequena Travessa, Chiquititas, Pérola Negra.
Meu Deus, eu amava novelas nessa época. Gostava muito tbm do Programa Fantástico, Video Game e todos os desenhos (Xmen evolution e super choque principalmente). É, fiz uma retrospectiva né? Espero que tenha gostado.
Um feliz 2023 pra vc tbm e volte sempre no meu blog (como vc o achou?) fiquei curiosa, rsrs. abraços!

chica disse...

Bah, quanta coisa e alguns parece que serão tri legais! Não quero perder as comédias, ando preferindo coisas levinhas... abração,chica

Pedrita disse...

ansiosa pelo bbb, já estamos em contagem regressiva. e amor perfeito. quero muito ver a segunda parte da maravilhosa todas as flores. beijos, pedrita

Jovem Jornalista disse...

É um ano que promete! Ansioso por assistir!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Marly disse...

São muitas estreias e parece que veremos coisas boas, neste ano. De cara, já me senti 'fisgada' por 'Vai na fé' e '8 presidentes e um juramento'

Beijo e bom fim de semana

J.P. Alexander disse...

Geniales estrenos, te mando un beso.

Welton disse...

Estou com expectativas boas pra segunda parte de Todas As Flores(pra mim a melhor novela de 2022), Vai na Fé, Terra Vermelha(apesar de não curtir tanto o Walcyr na faixa das 21 horas, prefiro ele na faixa das 18 horas, 19 horas e 23 horas, achei O Outro Lado do Paraíso bem ruim apesar de ter sido um fenômeno de audiência, Amor á Vida teve seus bons momentos como a grande cena da Paloma descobrindo que seu próprio irmão Félix havia abandonado sua filha na caçamba de lixo, algumas tramas boas e alguns personagens bons como o icônico vilão Félix que virou protagonista e se redimiu em virtude da chatice do casal protagonista, Márcia, Valdirene, César, Pilar, Edith, Aline, Linda, tinha suas qualidades, mas tinha seus defeitos como um excesso de personagens onde grandes atores foram mal aproveitados e temas importantes sendo abordados de maneira superficiais, já A Dona do Pedaço eu gostei, pra mim foi a melhor novela do Walcyr na faixa das 21 horas).

Welton disse...

Fiquei com receio da protagonista de Vai na Fé por ser evangélica a Globo querer ridiculizar o evangelho como já fez em várias outras novelas, nem todos os evangélicos são chatos, doidos e fanáticos, acho que todas as crenças e religiões merecem respeito, mas ao que parece isso não vai acontecer, a autora é muito talentosa e fez outros sucessos na faixa das 7!E amei Sheron Menezes como protagonista, ela é talentosa demais e já merecia uma protagonista a tempos e também estou com grandes expectativas pra personagem da Carolina Dieckman!

Welton disse...

E tô com zero expectativas pro BBB 23 e muito menos pra Fazenda 15!

Anônimo disse...

O Nicolas em 90% das coisas kkkkk. mas amamos ver, o kingo é talentoso

Fá menor disse...

Só espero que em 2023 as televisões não nos impinjam tantas mentiras.

Abraços

Anônimo disse...

E a Vitória Strada, está escalada para alguma novela? Ela é uma excelente atriz, e não entendo pq nao dão um papel p ela.

Lulu on the sky disse...

Olá Sérgio,
Achei fraco esse enredo de Vai na Fé não sei se vai emplacar. De qualquer forma, vou assistir BBB23, embora ache que o Mion seja a cara do programa e não o Tadeu.
Estou com pesquisa de público no blog se quiser responder, eu agradeço.
big beijos

Juvenal Nunes disse...

As estreias de que fala não estão previstas, para já, na televisão portuguesa.
Abraço televisivo.
Juvenal Nunes

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Estou na expectativa para Fuzuê... Parece ser uma novela clássica das sete... Abs e Feliz 2023! Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Tb torço muito pra sinopse da Licia, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, anonimo.Gravou muita coisa.

Sérgio Santos disse...

Oi, Larissa. Muito obrigado. Achei por uma amiga. kkkk

Sérgio Santos disse...

Verdade, Chica.

Sérgio Santos disse...

Depois do fiasco do BBB 22 confesso que nao estou animado, Pedrita. bjssss

Sérgio Santos disse...

Tb, Emerson.

Sérgio Santos disse...

O documentário foi excelente, Marly.

Sérgio Santos disse...

Bjs, JP.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Welton! Tenho boas expectativas.

Sérgio Santos disse...

Pra esses dois realities eu tb nao to nao, Welton.

Sérgio Santos disse...

Ele é talentoso mesmo, anaonimo.

Sérgio Santos disse...

Vai, Maria.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Fá.

Sérgio Santos disse...

Por enquanto nada divulgado da Vitoria, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu adoro o Tadeu, Lulu. E to ansioso pra Vai na Fé. bjssss

Sérgio Santos disse...

Abçs, Juvenal.

Sérgio Santos disse...

Parece mesmo, Fabio.