quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

O que esperar do "BBB 23"?

 A vigésima terceira edição do "Big Brother Brasil" estreou nesta segunda-feira, dia 16. Após o imenso sucesso do "BBB 20" e "BBB21", o reality da Globo enfrentou sérias dificuldades ano passado. O fracasso do "BBB 22" diminuiu consideravelmente a expectativa para a nova temporada e talvez seja até melhor para Boninho. Afinal, a chance de surpreender acaba sendo maior. 


A 23ª temporada do BBB já começou de um jeito diferente: pela primeira vez, uma casa de vidro deu as boas-vindas a quatro candidatos antes mesmo do início oficial do reality. De lá vieram mais dois participantes, além dos 20 integrantes já anunciados para a temporada. Divididos novamente entre Pipoca e Camarote, eles são as 22 pessoas responsáveis por protagonizar uma nova história de 100 capítulos, cuja premiação final ainda é desconhecida, mas anunciada como a maior de toda a história do programa. O valor pago como recompensa ao vencedor pode aumentar durante a temporada, algo que acontece no "Power Couple", mas que, teoricamente, também sempre aconteceu em "BBB". Afinal, quem ganhou carro, apartamento e quantias em dinheiro, e no final acabou campeão ou a campeã teve os valores dos prêmios somados ao um milhão e meio de reais. 

 Já a dinâmica deste ano recebe mais alguns elementos extras que esquentam a disputa. A chegada do “Poder Coringa”, uma espécie de “card do poder”, dá vantagem a um jogador toda semana. Funciona como um leilão: antes das compras, um benefício diferente no jogo aparece à disposição dos confinados. São várias as possibilidades, mas apenas um participante pode usufruir do poder.
Dentro do confessionário, cada confinado determina quantas estalecas – poucas, muitas, todas? – está disposto a pagar para arrematar o privilégio. Ao final dos lances, o resultado é divulgado para todos. Na estratégia, vale de tudo: corrida para ver quem entra antes no confessionário, blefe sobre ter dado mais ou menos estalecas, segredo sobre o lance... Resta saber até onde os participantes vão em busca do poder.
 
E a posição mais privilegiada do "Big Brother Brasil" ganha um upgrade na edição 23. Nesta temporada, o líder da semana tem à disposição os privilégios já conhecidos pelo público – dorme em um aposento exclusivo, define quem é Vip e quem é Xepa, indica alguém direto ao paredão, fica imune aos votos da casa e tem uma festa em sua homenagem – e uma pitada a mais de mordomia. Em seu quarto, agora também se encontra uma grande central de controle. Nela, o todo-poderoso pode acessar, de maneira limitada e pré-determinada, diversos comandos que possibilitam uma visão privilegiada do jogo. Dentre eles, assistir ao que acontece no restante da casa com áudio; descobrir o total de votos que recebeu até então; e a possibilidade de despertar os participantes na hora que desejar. 
 
Uma grande novidade também está reservada para o dia de eliminação. Quem deixa o "Big Brother Brasil", em geral, ainda tem muita coisa a dizer. Por isso, "no BBB 23", o participante que sai do jogo tem uma última chance de abrir o verbo. Pela primeira vez, o eliminado pode deixar um recado em vídeo para alguém que ainda está na disputa. E melhor: o vídeo é endereçado e exibido na tela da casa, diante de todos os confinados. Se vai ser uma bomba, um conselho, um alerta, um veneno ou até mesmo uma informação duvidosa que pode prejudicar o jogo do rival. Os quadros ‘CAT BBB’ e ‘Big Terapia’ retornam na 23ª temporada. E há uma estreante no time: toda semana, um vídeo inédito da ilustradora Rafaella Tuma vai mostrar o que está em alta na rotina dos participantes. Brincando com situações vividas pelos confinados e também com o que repercute fora da casa. 

As mudanças na casa ficaram ótimas e muito mais bonitas que as realizadas ano passado. Centro de todos os encontros e principal ponto de reunião do grupo de confinados, a sala tem tudo que um bom viajante pode querer. Na decoração deste cômodo, itens que remetem ao local perfeito para o planejamento de uma nova jornada, além de lembranças trazidas dos mais variados destinos. Já os quartos apresentam a oposição entre deserto e fundo do mar. Em um deles predominam os tons terrosos, e os elementos rochosos e arenosos são protagonistas da decoração e das estampas ---- um claro deboche ao que aconteceu no "BBB 22" porque o quarto é o mesmo do antigo 'Lollipop', local que ficou marcado pelo azar dos participantes, todos odiados e eliminados pelo público. No outro, conchas, algas e animais marinhos preenchem as roupas de cama, chão e paredes do cômodo. Os aposentos do líder seguem no andar de cima, mas agora com um upgrade: a chegada de uma central de controle que conta com bancada de comandos, leitor biométrico e sensor touch ---- uma pena que Boninho tenha insistido no quarto no segundo andar ao invés de voltar com o que ficava do lado de fora da casa.
 
O confessionário virou um espaço que promove uma viagem lúdica aos participantes e representa a ponte entre as duas realidades do reality: a de dentro e a de fora da casa. Luzes coloridas posicionadas em forma de espiral, a famosa cadeira ao centro e formas geométricas do chão ao teto dão a sensação de adentrar uma realidade paralela. A cozinha foi a que menos mudou, mas está bonita. Quem for Vip, vai usufruir de um cômodo que lembra o aconchego de uma casa de serra, com direito a uma lareira artificial e a móveis e cores amadeiradas predominando no ambiente. Já a Xepa vai preparar a comida em uma cozinha típica de casa de praia, com tons azuis e verdes na paleta de cor e um destaque à parte na mesa de refeições, cujo tampo faz alusão a uma grande prancha de surf. Os fogões dos dois grupos continuam posicionados frente a frente, garantindo a troca de olhares entre quem cozinha com maior ou menor variedade de alimentos a cada semana.  
 
O banheiro da nova casa remete a uma gruta, com pedras e folhas dando charme ao ambiente. Vale lembrar que o consumo consciente segue sendo regra e o desperdício de água, seja na hora do banho ou em qualquer outra ocasião, pode colocar todo mundo no “tá com nada”. A área externa tem muros que reúnem paisagens de diferentes destinos em um só lugar, indo dos arranha-céus de grandes metrópoles à calmaria das áreas residenciais, com direito a um painel com grafite exclusivo produzido por artistas que fazem parte da equipe da TV Globo. E o antigo 'ofurô' virou um inédito bar molhado. Também no gramado, a academia, desta vez, representa um farol. Para facilitar o planejamento de jogo dos participantes, além de aparelhos de musculação, o cômodo conta com poltronas para acomodar aliados e o já tradicional painel tático que possibilita montar e visualizar diferentes estratégias para o game. As paredes têm uma textura que remete à ferrugem, lembrando a aparência da grande estrutura à beira-mar.
 
A escolha do grupo 'camarote' decepcionou nas redes sociais pela ausência de nomes mais conhecidos. A grande maioria é anônima para o grande público, mas não é algo ruim. Até porque o "BBB" só começou com entrada de famosos na vigésima edição e as 19 anteriores foram sustentadas por competidores desconhecidos sem qualquer problema. E o fato dos selecionados não serem tão famosos pode ser muito bom para não terem medo de 'cancelamento', algo que as pessoas com uma carreira sólida na mídia têm pavor. Porém, Boninho só falhou nos perfis escolhidos. Muitos têm o mesmo biotipo e até a mesma profissão ou trabalham na mesma área. Há dois biomédicos, um enfermeiro e uma médica. Qual a necessidade? E muitos 'malhados', os chamados 'padrões'. Não há ninguém com mais de 50 anos. Idoso então nem pensar. O ponto positivo foi o maior número de participantes negros: dez entre pipocas e camarotes. O time completo é composto por: Aline Wirley (cantora); Cezar (enfermeiro); Bruna Griphao (atriz); Gustavo (fazendeiro); Fred (jornalista); Larissa (professora de Educação Física); Ricardo (biomédico); Domitila Barros (modelo); Antonio 'Cara de Sapato' (lutador de MMA); Sarah (psicóloga); Fred Nicácio (médico e fisioterapeuta); Key Alves (jogadora de vôlei); Marília (maquiadora); Cristian (empresário); Marvvila (cantora); Bruno (atendente de farmácia); Tina (analista de marketing e modelo); Paula (biomédica); Gabriel (modelo); Gabriel Santana (ator), Amanda (médica) e MC Guimê (cantor). 

A entrada dos participantes teve a novidade de todos entrarem em duplas escolhidas por meio de votação popular: um camarote com um pipoca. E todos seguirão assim até segunda ordem. Uma dupla líder, uma dupla anjo e uma dupla 'eliminada'. Só que a questão da eliminação foi uma mentira da produção. Apenas um é eliminado e o outro fica em um quarto secreto para voltar depois. Ou seja, um paredão verdadeiro junto com um falso. Outra inovação para movimentar o início do jogo. E já teve um Jogo da Discórdia nesta terça-feira. Portanto, Boninho está se mexendo para evitar a repetição do fracasso do ano passado. Tomara que funncione e o "BBB 23" surpreenda. 

16 comentários:

Anônimo disse...

Nao to mito animado nao.

chica disse...

Fico sabendo de tudo aqui...É o que me resta: não vejo novelas, nem muito menos o BBB... Tuuuuuuuuuuuuudo de bom! abração, chica

Pedrita disse...

eu adoro, então estou amando. mas jogos com pessoas tudo pode acontecer. eu adoro as casas e amei a do ano passado. a área externa ser simulação de prédios não curti. gosto de paisagem q foge da realidade. mas as cadeiras q iluminam são demais. eu amei a decoração da xepa e o quarto com peixinhos. eu concordo com uma amiga, gostaríamos q fosse como antigamente só desconhecidos. então gostamos q o camarote não era taõ conhecido. e eu amo a griphao. então gostei. sim, excesso da área médica seria o mesmo excesso de muitos famosos q se conhecem. criam guetos q não me agradam tb. beijos, pedrita

Jovem Jornalista disse...

Muitas novidades. Espero que essa edição seja melhor que a anterior. Gostei muito do post.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Marly disse...

Parece que vai bombar. E isso porque o povo fica na expectativa de torcer pelo futuro ganhador do prêmio colossal, rsrs.

Beijo

Margarida Pires disse...

Pelos comentários que já vi melhoroooooouuuuu!
Um beijinho!
🌼🌼🌼Megy Maia

Fá menor disse...

Não sou fã destes grandes irmãos, sempre de olho grande em cima :)
Mas pronto, há gostos para tudo! :)

Boa semana!

Fatyma Silva disse...

Bom dia Sérgio!
Muito bom ler essa matéria, mas esse ano parece que vai ser diferente, as polêmicas já começaram 🤔.
Tenha ótima semana!
Abraço

Sérgio Santos disse...

Atté que nao tta ruim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Marly.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Margarida.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Fá.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Fatyma.