quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Retrospectiva 2022: as melhores cenas do ano

 Com a voltas das gravações em virtude do avanço da vacinação contra a covid-19, as novelas retornaram ao ritmo normal. No entanto, no início do ano várias produções ainda enfrentavam as restrições por conta da variante ômicron e algumas já entraram no ar finalizadas, como "Nos Tempos do Imperador", "Quanto Mais Vida, Melhor!" e "Um Lugar ao Sol". Já ao longo de 2022 tudo foi voltando ao ritmo normal. E foram muitas cenas merecedoras de elogios. Vamos a mais uma retrospectiva: 




Paula desabafa com a filha em "Quanto Mais Vida, Melhor!":

Giovanna Antonelli e a grata revelação Nina Tomsic emocionaram no momento em que Paula contou para a Ingrid que antes dela teve uma filha que faleceu. Um raro momento de fragilidade da personagem egocêntrica da novela das sete que ainda culminou em uma nova briga no desfecho da sequência. As duas atrizes brilharam. 


Passagem de tempo em "Um Lugar ao Sol":

Apenas três meses se passaram, mas Lícia Manzo conseguiu transformar a passagem em uma aula de sensibilidade com a exibição de vários momentos da novela das nove enquanto Ravi (Juan Paiva) narrava a metáfora das formigas. A autora é a que melhor consegue criar passagens de tempo. 

Nascimento do filho de Dolores e Nélio em "Nos Tempos do Imperador":

Muito delicada e bem dirigida a cena em que o filho do casal mais cativante da novela veio ao mundo pelas mãos de Pilar. Ao som de "Ave Maria", a sequência destacou as ótimas atuações de Daphne Bozaski, João Pedro Zappa e Gabi Medvedovski. 


Cecília e Rebeca discutem em "Um Lugar ao Sol":

Lícia Manzo é uma autora mestra em criar boas brigas, onde as palavras machucam mais que qualquer tapa. Foi o que aconteceu quando Rebeca descobriu que a filha participou de uma armação para arrumarem uma campanha para ela. Cecília jogou na cara da mãe verdades sobre a negação da idade, o que resultou em uma cena ótima protagonizada por Fernanda Marques e Andréa Beltrão. 


Rebeca e Felipe transam em "Um Lugar ao Sol":

Uma cena de sexo que transbordou sensibilidade ao mesmo tempo que apresentou tomadas ousadas. Andréa Beltrão e Gabriel Leone protagonizaram um lindo momento, cuja direção de Maurício Farias fez toda a diferença. Tudo muito delicado. 


Tonico tenta matar Nélio em "Nos Tempos do Imperador":

O embate entre o vilão e os mocinhos que roubaram a cena na novela das seis resultou em um grande capítulo e com uma sequência de tirar o fôlego. Alexandre Nero, João Pedro Zappa e Daphne Bozaski se entregaram totalmente e a tensão da cena foi muito bem exposta pela direção da equipe de Vinícius Coimbra. O momento teve uma clara inspiração em "Além do Tempo", trama de Elizabeth Jhin exibida em 2015, quando ocorre a passagem de tempo emblemática com a queda dos mocinhos do penhasco e posterior reencarnação com mais de 150 anos. A queda de Nélio impactou o público. 


Ilana perde uma das filhas em "Um Lugar ao Sol":

Mariana Lima emocionou na cena em que sua personagem descobre que perdeu uma das gêmeas em seu parto precoce. O momento em que Ilana desabafou com Rebeca, sua melhor amiga, foi sensível e contou com a grande atuação da atriz e também de Andréa Beltrão. 


Rebeca descobre caso de Túlio em "Um Lugar ao Sol":

A cena em que a ex-modelo coloca o marido contra a parede depois que constatou seu caso com Rute foi de lavar a alma. Rebeca não se separou de Túlio, mas deu um grito tão prazeroso quando chamou a amante de 'piranha' que virou meme nas redes sociais. Andréa Beltrão deu um show. 


Isabel descobre o caso do pai em "Nos Tempos do Imperador":

O momento mais aguardado da trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão. O flagra que Isabel dá em Tonico lendo as cartas que Pedro escrevia para Luísa resultou em uma grande cena protagonizada por Giulia Gayoso. Vale destacar ainda Selton Mello, Mariana Ximenes e Letícia Sabatella. 


Jornal de Tonico é incendiado em "Nos Tempos do Imperador":

Enquanto o grande vilão da novela assobiava o Hino de Independência do Brasil, após ter imprimido vários exemplares de jornal denunciando o caso de Pedro II e Luísa, um ser encapuzado incendeia o local. Uma cena muito bem dirigida pela equipe de Vinícius Coimbra.


 

Vitória e Clemência se beijam em "Nos Tempos do Imperador":

Maria Clara Gueiros e Dani Barros protagonizaram uma cena delicada e que resultou no melhor plot twist da novela na reta final. Ao invés de focar no clichê saturado da rivalidade feminina por um homem, os autores fizeram as personagens se apaixonar. Foi a terceira vez que uma novela das seis exibiu um beijo entre iguais, após "Orgulho e Paixão" e "Órfãos da Terra". 


Paula chama Tuninha de mãe em "Quanto Mais Vida, Melhor!":

A sequência lindamente interpretada por Giovanna Antonelli e Jussara Freire resultou na revelação de vários enigmas da novela das sete, entre eles o laço que une a empresária e sua governanta. As atrizes emocionaram e o capítulo foi um dos melhores da trama. 


Neném salva Paula em "Quanto Mais Vida, Melhor!": 

A empresária foi para o topo do prédio da Terrare, mesmo local de onde seu finado marido caiu, e pensou em se suicidar. O jogador do futebol chegou a tempo de evitar e a cena primou pelo bom trabalho da direção da equipe de Allan Fiterman e ótimas atuações de Giovanna Antonelli e Vladimir Brichta. 


Joy morre em "Um Lugar ao Sol":

A personagem era uma das mais odiadas da novela de Lícia Manzo e sua morte era bastante aguardada. E a sequência, brilhantemente dirigida pela equipe de Maurício Farias, teve todo o impacto necessário, literalmente. A queda da pichadora do viaduto em que estava pichando impressionou pelo realismo e fechou a participação da talentosa Lara Tremourox com uma grande cena. Destaque também para a emoção de Juan Paiva, que expôs a dor de Ravi com muita entrega. 


Inácia chora a perda da filha em "Um Lugar ao Sol":

Yara de Novaes deu um show na forte cena em que Inácia se desespera com a morte da filha durante o velório na novela das nove. Isso porque teve uma forte discussão com Joy horas antes. A atriz teve uma participação pequena na trama, mas sempre se destacou em suas aparições. 


Lota recebe a notícia da morte do filho em "Nos Tempos do Imperador": 

Paula Cohen protagonizou sua melhor cena na novela das seis quando sua personagem recebeu as vestimentas de Bernardinho (Gabriel Fuentes), que acabou assassinado durante a guerra entre Brasil e Paraguai. A atriz passou a dor daquela mãe com muita entrega. 

Lota mata Tonico em "Nos Tempos do Imperador":

O mistério sobre a identidade do assassino do grande vilão durou apenas um capítulo e meio. Mas o manjado artifício foi bem realizado pelos autores que surpreenderam com a cena em que Lota mata Tonico com um tiro, se vingando da morte do filho Bernardinho. Paula Cohen deu um show e Alexandre Nero encerrou sua participação de forma grandiosa. 


Cena final de "Nos Tempos do Imperador":

Uma grata surpresa a última sequência da novela das seis. Selton Mello interpretando um professor nos dias atuais, realizando um sonho de Pedro II,  e tendo alunos do tradicional Colégio Pedro II foi uma ótima sacada dos autores, que ainda fizeram uma justa homenagem ao Museu Nacional, incendiado em 2018 e que até hoje ainda não teve sua reconstrução concluída. Selton Mello brilhou. 


Julia discute com a mãe em "Um Lugar ao Sol":

Regina Braga e Denise Fraga são atrizes que não têm uma presença constante na televisão. Por isso é tão raro ter o privilégio de vê-las juntas em cena. Mas Lícia Manzo presenteou o público e a cena em que Julia e Ana Virgínia discutem após a mãe de Felipe (Gabriel Leone) ter atropelado Bárbara (Alinne Moraes), enquanto dirigia bêbada, foi lindamente defendida pelas intérpretes. 

Nicole conta a Santiago sobre doença de Bárbara em "Um Lugar ao Sol":

Ana Baird e José de Abreu emocionaram na cena em que Nicole resolveu abrir o jogo com o pai e contou sobre a terceira tentativa de suicídio de Bárbara. E impressiona como Lícia Manzo consegue desenvolver dramas densos com uma habilidade rara. A discussão sobre a bipolaridade da personagem de Alinne Moraes foi importante. 


Afrânio morre sem dizer a verdade em "Além da Ilusão":

Lima Duarte fez uma participação luxuosa de três capítulos na novela das seis de Alessandra Poggi. A cena em que o personagem morre sem dizer para Heloísa o paradeiro da filha que arrancou dos braços da mãe foi brilhantemente interpretada por ele e Paloma Duarte. A atriz teve o privilégio de contracenar com o avô e ainda expôs a fúria de Helô com muita entrega. 


Heloísa faz um escândalo no velório do pai em "Além da Ilusão":

Paloma Duarte já começou a novela roubando a cena e deixando claro que dominaria a trama ao longo dos meses. A cena em que Heloísa chega bêbada ao velório do pai e joga a cachaça que tomava em cima do corpo de Afrânio foi excelente. 


Elisa e Dorinha se despedem em "Além da Ilusão":

A cena do último encontro teve toda a sensibilidade necessária. Larissa Manoela e Sofia Budke emocionaram quando Elisa contou para a irmã que fugiria com seu amor e aquele momento era o do adeus. As atrizes tiveram uma curta e ótima parceria. 


Matias mata a própria filha em "Além da Ilusão":

Muito impactante a cena em que o juiz atirou contra Elisa na trama das seis. O vilão tentou matar Davi (Rafael Vitti), mas se desequilibrou por conta de uma dor no joelho e acabou atingindo a filha. A cena teve uma brilhante direção de Luiz Henrique Rios e atuação de encher os olhos de Antônio Calloni. 


Violeta chora a morte da filha em "Além da Ilusão":

Malu Galli é uma atriz que dispensa maiores comentários. Sempre se destaca em seus papeis e não foi diferente com Violeta. Dilacerante a cena em que a personagem descobre o assassinato da filha e chora nos braços da irmã. Paloma Duarte também merece elogios. 


Matias chama Dorinha de assassina em "Além da Ilusão":

Um pai que mata a filha já é monstruoso, mas o juiz da novela das seis conseguiu ser ainda pior culpando a caçula de ter ajudado na morte de Elisa. Dorinha entrou em estado de choque e foi consolada por Augusta, a governanta. Antônio Calloni, Olívia Araújo e a pequena Sofia Budke brilharam. 


Bárbara desabafa com Ana Virgínia em "Um Lugar ao Sol":

A complexidade da melhor personagem da novela de Lícia Manzo foi aumentando cada vez mais ao longo da trama. E Alinne Moraes deu um show quando Bárbara foi pela primeira vez se consultar com Ana e acabou discutindo com a psiquiatra. Vale destacar também o talento da Regina Braga. 


Morte castiga os protagonistas em "Quanto Mais Vida, Melhor!": 

O segundo encontro com a Morte foi bem diferente do clima lúdico do início da novela das sete. Com um clima mais sombrio, Paula, Neném, Guilherme e Flávia receberam o recado que estavam fazendo tudo errado e por isso voltariam com algo diferente. Mal sabiam que trocariam de corpos. A cena teve um ótimo trabalho da equipe de efeitos especiais, com destaque para o flashback de cada um ser exibido através dos olhares. 


Augusta flagra Davi em "Além da Ilusão":

Cena bem dirigida pela equipe de Luiz Henrique Rios, onde a trilha sonora também fez toda diferença. O instante em que a governanta vai servir um lanche para o jovem acidentado e constata que ele é Davi resultou em um show de Olívia Araújo. 



 
Protagonistas trocam de corpos em "Quanto Mais Vida, Melhor!":

Que espetáculo a direção de Allan Fiterman. O diretor imprimiu todo o clima necessário para a maior virada da novela de Mauro Wilson. Ao som de Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas, o quarteto central foi dormir e acordou com tudo virado do avesso. Mateus Solano, Valentina Herszage, Giovanna Antonelli e Vladimir Brichta brilharam. 

Todas as cenas que marcaram a troca de corpos em "Quanto Mais Vida, Melhor!":

Muito injusto selecionar apenas algumas. Simplesmente genial o desempenho de Giovanna Antonelli, Vladimir Brichta, Mateus Solano e Valentina Herszage no histórico capítulo que expôs a troca de corpos na novela das sete. Foi impossível parar de rir durante os 40 minutos de trama. Os atores copiaram os trejeitos dos colegas de forma precisa.


Gabriela e Ilana se beijam em "Um Lugar ao Sol":

O primeiro beijo das personagens não foi selinho ou algo frio. Foi beijo mesmo, sem maiores cuidados com os conservadores. Já estava na hora de uma novela em horário nobre exibir algo assim. Natália Lage e Mariana Lima esbanjaram química e a cena teve toda a sensibilidade que só Lícia Manzo é capaz de fazer. 


Flávia e Guilherme se beijam em "Quanto Mais Vida, Melhor!":

Mais uma cena com brilhante direção da equipe de Allan Fiterman. Trabalho impecável de iluminação na cidade cenográfica dos Estúdios Globo e com Valentina Herzsage e Mateus Solano brilhando como de costume. Flávia propôs a Guilherme imaginarem seus corpos originais durante aquele momento e ele topou a fantasia. Foi bonito. 


Elenice constata sua perda de memória em "Um Lugar ao Sol":

A cena da consulta da personagem durou seis minutos e teve todo o impacto necessário. Elenice iniciou os testes da médica de forma grosseira e impaciente, mas ao longo das perguntas não conseguiu evitar o constrangimento durante vários momentos em que travou nas respostas. Que espetáculo de Ana Beatriz Nogueira. Os silêncios falaram. Destaque também para Fernando Eiras, além de Ana Kutner em uma ótima participação especial. 


Felicidade consegue sua licença maternidade em "Além da Ilusão":

A novela das seis de Alessandra Poggi tratou muito bem das questões trabalhistas, ainda sendo iniciadas em 1944. Delicada e bonita a cena em que Felicidade conseguiu se manter no emprego e adquiriu seu direito graças ao ato revolucionário de Olívia. Carla Cristina Cardoso e Débora Ozório emocionaram. Tudo ao som de "Tu Vens", clássico de Alceu Valença, cantado por Mariana Nolasco. 

Elenice descobre que sofre de Alzheimer em "Um Lugar ao Sol":

Que espetáculo de cena. Ana Beatriz Nogueira deu um banho de interpretação no momento em que a médica diz a Elenice que foi constatado o Mal de Alzheimer. O impacto do momento também foi exposto com a direção de Maurício Farias em um ângulo quase direto no rosto da personagem. 


Roney mata Stephany em "Um Lugar ao Sol":

Cena forte, impactante e que retratou a realidade de milhares de mulheres no país. Lícia foi corajosa ao colocar um final sem romantismo e expondo como a justiça age no país, negligenciando o pedido de ajuda de tantas mulheres. O grito de Érica quando ouviu o tiro arrepiou. Fernanda de Freitas deu um show e vale destacar também Danilo Grangheia e Renata Gaspar. 


Julia apoia Felipe em "Um Lugar ao Sol":

A descoberta de um tumor no intestino serviu para amadurecer a personagem brilhantemente defendida por Denise Fraga. Linda a cena protagonizada pela atriz e Gabriel Leone, quando Júlia deixa a condição de filha vulnerável e se torna a mãe de Felipe. Uma delicadeza que só Lícia Manzo sabe construir.


Rebeca se aceita como é em "Um Lugar ao Sol": 

Após ter lutado contra a idade a trama toda, a personagem vivida lindamente por Andréa Beltrão finalmente aceita seus 50 anos e exige fazer um ensaio fotográfico sem maquiagem e mostrando suas imperfeições. A sequência ainda marcou pela maior característica que Rebeca teve ao longo da novela: a quebra da quarta parede. 


Christian se revela a Elenice em "Um Lugar ao Sol":

Com uma dose elevada de sadismo, o protagonista contou para a mãe que se chamava Christian dos Santos e tinha roubado o lugar de Renato. Isso porque Elenice estava com o Mal de Alzheimer e ninguém acreditaria nela. Ana Beatriz Nogueira e Cauã Reymond brilharam no gancho mais impactante da novela. 


Paco fala sobre a filha em "Um Lugar ao Sol":

Uma cena de quase dez minutos protagonizada brilhantemente por Otávio Muller. Um monólogo teatral televisionado. A sequência em que Paco apresentou sua peça sobre a vivência com a filha, Mel, que sofre de Síndrome de Down foi emocionante. O texto delicado de Lícia Manzo somado ao trabalho do ator resultou em uma das melhores cenas da última semana. Destaque ainda para Samantha Quadrado e Ana Baird. 


Christian tortura Elenice em "Um Lugar ao Sol":

Cauã Reymond e Ana Beatriz Nogueira protagonizaram uma cena aflitiva quando Christian conta com toques de crueldade que Renato foi assassinado e assim ele tomou o seu lugar. Fez questão de expor cada detalhe de forma sádica. 


Gabriela e Ilana se casam em "Um Lugar ao Sol":

Cena delicada e com um texto muito bonito de Lícia Manzo celebrando o amor. Natália Lage e Mariana Lima emocionaram e foi significativo a autora colocá-las como o único casamento do final. Até porque formaram o melhor casal da história, ainda que formado tardiamente. 


Ravi e Christian sofrem grave acidente em "Um Lugar ao Sol":

Que direção brilhante da equipe de Maurício Farias. A cena lembrou muito a sequência impactante do acidente de Ana e Manuela em "A Vida da Gente", da mesma autora: o carro capota, as vítimas seguem conscientes, até vir um outro veículo e causar a tragédia. Cauã Reymond e Juan Paiva brilharam minutos antes em um momento de intensa discussão entre os personagens. 


Ravi e Christian se reconciliam em "Um Lugar ao Sol":

A única cena que valeu a pena no decepcionante último capítulo da trama de Lícia Manzo. Ali a autora mostrou o que sabe fazer de melhor: emocionar. Juan Paiva e Cauã Reymond protagonizaram um momento delicado e que expôs o amor de irmãos que sempre os uniu. 


Ceci passa o bastão para Joventino em "Pantanal":

Paulo Gorgulho fez uma participação afetiva no primeiro capítulo do remake do sucesso de 1990. O ator viveu Zé Leôncio e Zé Lucas na trama original e protagonizou uma linda cena onde seu personagem passa o berrante para Joventino. Irandhir Santos, que, assim como o colega, vive dois personagens na nova trama (Joventino e Zé Lucas), também emocionou. 

Joventino controla Marruá em "Pantanal":

A estreia do remake do sucesso de Benedito Ruy Barbosa, adaptado pelo neto, Bruno Luperi, foi linda. A sequência de quase três minutos em que o personagem faz uma impressionante performance para conquistar a confiança do boi matriz foi de tirar o fôlego. Irandhir Santos é um ator magistral que enche a tela. Nem precisou de texto. Sua expressão corporal foi o bastante. Que sequência bem realizada. 


Joventino volta com todos os Marruás em "Pantanal". 

Que cena forte e delicada ao mesmo tempo. Após ter conquistado a confiança do líder, o personagem conseguiu controlar todos os bois e a sequência de Irandhir Santos montado em um cavalo e tocando o berrante foi de arrepiar. 



Gil perde o filho em "Pantanal":

Enrique Diaz deu um banho de emoção na cena em que Chico (Tulio Starling) foi assassinado durante uma disputa por terras. A dor do pai perdendo o filho foi dilacerante e o ator se entregou. Um dos destaques da primeira fase.



Maria Marruá se desespera com a morte do filho em "Pantanal":

A mãe que tinha enterrado dois filhos se viu obrigada a sepultar o terceiro. O sofrimento daquela mulher tão maltratada pela vida foi exposto com uma total dedicação de Juliana Paes. Que atriz extraordinária. Impossível não ter chorado junto com aquela mulher dilacerada por dentro. 


Maria encara onça em "Pantanal":

Juliana Paes merece todos os elogios, assim como a equipe de efeitos visuais. Realmente pareceu que a atriz estava cara a cara com uma onça prestes a devorar sua presa. Uma imagem espetacular que gerou todo o impacto necessário para o nascimento da lenda em torno de Maria Marruá. 


Guilherme e Flávia transam em "Quanto Mais Vida, Melhor!":

Mateus Solano e Valentina Herszage esbanjaram química na cena da primeira vez do casal, ainda que de corpos trocados. Poderiam mostrar mais umm pouco da cena? Poderiam. Os fãs nas redes sociais queriam. Mas foi uma bonita cena em alto mar e no barco que o doutor das galáxias batizou de Pink. Ao som de Together, da Sia. 


Maria entra em trabalho de parto em "Pantanal":

A personagem mais sofrida da novela foi ter seu filho sozinha no meio do rio. A cena foi forte e contou com uma entrega total de Juliana Paes. Destaque para o momento em que a mãe corta o cordão umbilical com os dentes, igual a qualquer animal selvagem. A hora que Maria escolhe o nome da filha, segundos depois de abandoná-la em uma canoa, também arrepiou. 


Maria vira onça para defender Juma em "Pantanal":

Foi apenas um simbolismo, mas com todo o impacto necessário para o aguardado momento em que Maria teve seu instinto materno provocado pelo Velho do Rio, que "se transformou" em uma sucuri. A equipe de efeitos especiais deu um show e vale destacar também Osmar Prado e Juliana Paes. Cenão! 

Matias lembra que é o pai da filha de Heloísa em "Além da Ilusão":

Que show de Antônio Calloni e Paloma Duarte. Matias teve um lapso de consciência e relembrou o passado traumático de Heloísa, que foi abusada por ele quando tinha 17 anos e acabou engravidando. A sequência foi longa e brilhantemente interpretada pela dupla. Deu para sentir todo o horror que Heloísa sentia do cunhado. 


Madeleine abandona Zê Leôncio em "Pantanal":

Bruna Linzmeyer foi um dos destaques da primeira fase e o momento em que sua personagem decidiu largar o marido emocionou. Madeleine levou o filho e não escondeu a quantidade de dúvidas que tinha sobre aquela sua decisão. A atriz brilhou. 


Gil é assassinado em "Pantanal": 

A despedida do grande Enrique Diaz foi digna de seu talento. Forte a cena de Gil levando um tiro certeiro de um capataz. E que entrega de Juliana Paes. A atriz demonstrou toda a dor de Maria Marruá, que nem tinha se recuperado da perda do terceiro filho e se viu perdendo também seu marido. 


Maria Marruá 'vira' onça em "Pantanal":

Ao contrário da primeira cena, a transformação da mulher em bicho foi mais explícita graças aos ótimos efeitos especiais. Após a perda do marido, Maria se viu sozinha em casa e dominada pelo sofrimento e ódio. O olhar esverdeado e a ótima sequência do 'tropeço' que a faz virar onça graças a um corte de cena arrepiaram. 


Antero falece diante do neto em "Pantanal":

Uma cena claramente inspirada no filme "O Poderoso Chefão". O avô viciado em jogos fez uma última partida de poker com o neto e acabou falecendo em seus braços. Leopoldo Pacheco emocionou e a despedida do personagem pouco antes da primeira fase ser encerrada foi muito bonita. Destaque também para Guilherme Tavares que se destacou como Joventino criança. 


Mariana se despede de Antero em "Pantanal":

Que atriz é Selma Egrei. E que presente tê-la nas duas fases do remake. A cena em que Mariana deu seu último adeus ao marido foi emocionante e Selma demonstrou com delicadeza o arrependimento de sua personagem por não ter dançado com o marido. Bonito e triste. 


A mudança de fase em "Pantanal":

Renato Góes e Letícia Salles saíram de cena enquanto Zé Leôncio e Filó transavam no rio, sendo substituídos por Marcos Palmeira e Dira Paes. A clássica sequência em que o personagem pergulha jovem e sai da água envelhecido. Um clichê que sempre funciona e serviu para marcar a mudança de fase do remake. 


Maria Marruá é baleada em "Pantanal":

Que show de efeitos sonoros. Enquanto Maria ia pra cima do capataz e o unhava como um bicho feroz, rugidos de onça eram ouvidos. Quando a personagem levou um tiro certeiro do assassino foi possível escutar o agonizar do felino. Juliana Paes e Erom Cordeiro brilharam. 


Maria morre e Juma se desespera em "Pantanal":

Alanis Guillen demonstrou com precisão a dor daquela filha que perdeu a única pessoa que tinha em sua vida. O momento que Juma encontra o corpo de Maria e desaba em lágrimas foi dilacerante. A personagem tinha mesmo que ser da atriz. Que acerto! 


Juma enterra a mãe em "Pantanal":

Maria Marruá enterrou sozinha o marido e Juma fez o mesmo com sua mãe. Cena triste e bem interpretada por Alanis Guillen, principalmente quando Juma prometeu aprender a virar onça e nunca mais confiar em ninguém, repetindo a promessa que Maria fez e acabou não cumprindo. 


Jove conta a Zé Leôncio que é vegetariano em "Pantanal":

A cena não existiu na versão original de 1990. E Bruno Luperi foi muito feliz na adaptação para o mundo atual, 32 anos depois. Realmente sempre era a cara de Joventino ser vegetariano e a situação rendeu um dos momentos mais hilários da novela das nove. Marcos Palmeira e Jesuíta Barbosa brilharam. 


Juma enfrenta onça em "Pantanal":

O enfrentamento na verdade foi uma linda declaração de amor. Juma deixou claro para a onça que rodeava sua casa que sabia a identidade do felino: Maria Marruá. Alanis Guillen emocionou na cena e foi bonito ver a personagem praticamente pedindo um bênção para sua mãe. A equipe de efeitos especiais também merece elogios porque a atriz contracenou com o nada e o animal foi inserido por computação.


Protagonistas cantam em "Quanto Mais Vida, Melhor!":

Não foi uma novidade na trama porque a história contou com vários momentos em que os quatro personagens centrais cantam trechos de alguma música. Porém, sempre tristes e distantes um do outro. Foi a primeira vez em que Flávia, Guilherme, Paula e Neném cantaram juntos em um instante de felicidade pela gravidez de Flávia. Não por acaso, foi a cena que marcou a destroca dos corpos. Delícia de novela. 


Juma fica com reiva em "Pantanal":

A primeira vez que a personagem se deixou levar pela 'reiva' foi quando um caçador tentou estuprá-la. Para se defender e ainda proteger Muda, Juma pulou em cima do sujeito e arrancou sua orelha com uma dentada. A cena foi muito bem dirigida pela equipe de Gustavo Fernandez e interpretada lindamente por Alanis Guillen. Deu um arrepio.


Tenório e Guta têm uma conversa franca em "Pantanal":

O que começou com um embate entre pai e filha se transformou em um bonito momento familiar. Guta confrontou o pai sobre seus negócios escusos e acabou ouvindo sobre todo o passado sofrido de Tenório, onde até Maria Bruaca entrou na conversa e contou sobre o que o marido fez por seu falecido pai. Murilo Benício, Isabel Teixeira e Julia Dalavia brilharam em uma cena de quase dez minutos. 


Guilherme enfrenta Celina em "Quanto Mais Vida, Melhor!": 

Após ter sido interditado pelos pais, o médico se revoltou e jogou várias verdades na cara da mãe. Era um momento que o público aguardava bastante e Mateus Solano se destacou na entrega, assim como os sempre talentosos Ana Lucia Torre e Tato Gabus Mendes. 



Jove tira fotos de Juma em "Pantanal":

Que delicadeza. A cena de quase três minutos sem texto, apenas com o flerte entre Joventino e Juma no rio, foi emocionante e repleto de química entre Jesuíta Barbosa e Alanis Guillen. Ainda resultou no primeiro beijo do casal. Para culminar, a linda "Amor de Índio" como trilha do casal, cantada por Gabriel Sater. Um primor de sequência. 


Olívia e Tenório se beijam em "Além da Ilusão":

Débora Ozório e Jayme Matarazzo tiveram uma boa parceria na novela das seis de Alessandra Poggi. E o clássico da moça que se apaixona por um padre sempre funciona. A autora pelo menos foi mais ousada que Manoel Carlos em 2002, com "Mulheres Apaixonadas", pois fez o casal se beijar pela primeira vez com Tenório sendo padre. Foi uma linda cena, logo após o 'The End' da exibição de um filme no cinema da cidade. 


Jove ensina Juma e ler e ela se declara em "Pantanal":

Mais uma cena delicada do casal. O momento em que Jove escreveu na areia a palavra 'amor' e pediu para Juma ler resultou em uma bonita declaração da jovem. "Há diferentes tipos de amor. o de filha para mãe e outros". "Tem o amor que sinto por ocê", finalizou Juma. Alanis e Jesuíta brilharam. 


Olívia vai embora em "Além da Ilusão":

A menina não aguentou o sofrimento de amar um padre e acabou viajando. A cena da mãe lendo a carta da filha e se desesperando foi muito bem interpretada por Patrícia Pinho, uma atriz conhecida pelos papéis cômicos e que emocionou na novela das seis como Fátima. 


Lorenzo volta da guerra em "Além da Ilusão":

Bonita cena da mãe em prantos recebendo o filho de volta. Roberta Gualda teve um papel pequeno na novela das seis, mas aproveitou todas as oportunidades que teve. O grito da Giovanna vendo Lorenzo na rua foi dilacerante. Guilherme Prattes também convenceu. 


Juma conhece a água quente em "Pantanal":

As cenas de Juma no Rio de Janeiro renderam momentos impagáveis, mas um em especial chamou a atenção pela inocência. Foi divertido e bonito ao mesmo tempo a personagem se queimando com a água quente do chuveiro ("Tá cuspindo fogo nieu") e depois ficando encantada com tudo aquilo. Alanis Guillen maravilhosa. 


Duelo de viola entre pai e filho em "Pantanal": 

Almir Sater e Gabriel Sater protagonizaram um lindo momento no remake de Bruno Luperi. Almir viveu o peão Trindade na versão de 1990 e agora seu filho ganhou o personagem, enquanto ele interpretou o condutor da chalana. A cena em que os dois se encontraram e fizeram um duelo musical foi emocionante. Ali a ficção deu espaço para a vida real. 


Juca desmascara Odete em "Quanto Mais Vida, Melhor!": 

Fábio Herford foi valorizado na novela das sete e o carismático Juca foi um dos personagens mais cativantes. Após meses em uma total passividade, o pai da Flávia descobriu a verdade sobre sua esposa e teve uma discussão feia com Odete. Fábio brilhou e vale destacar Luciana Paes, outro talento. 


Quim homenageia amigo e morre em "Pantanal":

Os personagens já tinham ido embora na primeira fase e a morte em nada influenciou no roteiro, mas que delicadeza a cena em que Quim tocou uma moda de viola para seu grande amigo Tião e, enquanto flashbacks eram exibidos, partiu para ficar ao seu lado. Renato Teixeira fez uma participação curta, mas emblemática. O pai interpretou Quim na segunda fase, papel que foi de seu filho, Chico Teixeira, na 1ª fase. 



Madeleine desmascara Irma em "Pantanal": 

Que cenão de Camila Morgado e Karine Teles. O ato falho de Irma implicou na descoberta de Madeleine sobre sua transa com Leôncio há 20 anos. A briga das irmãs foi defendida com talento pelas duas atrizes que honraram a importância daquele momento. 


Velho do Rio ensina Jove a conquistar Marruás em "Pantanal":

Osmar Prado arrepiou na cena em que o avô ensinou ao neto o que dominou anos atrás. O flashback com Irandhir Santos no primeiro capítulo teve todo o impacto necessário para expor a entidade que o personagem virou. Espetáculo. 



Flávia descobre que Paula é sua mãe em "Quanto Mais Vida, Melhor!":

Valentina Herszage e Giovanna Antonelli corresponderam às expectativas da cena mais aguardada da novela das sete. A revelação só aconteceu na penúltima semana e as atrizes deram um banho de interpretação no embate em que a filha vomitou tudo o que estava guardado há anos para sua mãe. 


Paula se declara para Ingrid em "Quanto Mais Vida, Melhor!":

Após anos sendo uma mãe negligente, Paula teve um lindo arco de redenção e a cena em que a empresária diz 'eu te amo' para a filha emocionou. Era tudo o que Ingrid queria a novela toda. Giovanna Antonelli e Nina Tomsic brilharam. 


Maria Bruaca conhece a liberdade em "Pantanal":

A cena na verdade foi uma simbologia. A personagem que passou a vida toda sendo humilhada pelo marido criou coragem para exercer suas próprias vontades depois que descobriu a traição de Tenório. Isabel Teixeira deu um show ao longo da trama e emocionou muito nesta sequência em que Bruaca conheceu o rio pela primeira vez. 


Madeleine morre em "Pantanal": 

Uma pena que a personagem não teve a evolução que merecia. Bruno Luperi poderia ter deixado a personagem viva no remake. Porém, a cena da queda do avião foi impactante e emocionante, principalmente por conta do retrospecto da vida de Madeleine antes da morte. Karine Teles brilhou no derradeiro instante em que o filme passou pela cabeça da mãe de Jove, que se foi pensando nos momentos com o filho. 


Irma recebe a notícia da morte da irmã em "Pantanal": 

Camila Morgado expôs com total entrega a dor de Irma quando soube que Madeleine não tinha sobrevivido ao acidente de avião. O choro desolador foi defendido com maestria por uma atriz que sempre se destaca em seus trabalhos. 



Jove se desespera com a morte da mãe em "Pantanal":

Jesuíta Barbosa protagonizou uma forte e triste cena. O choro de Joventino emocionou e o ator sensibilizou naquele momento em que o personagem abraçou a tia, desnorteado e sem chão em virtude do choque daquela notícia trágica a respeito do falecimento de Madeleine. 


Jove conta a Juma que sua mãe morreu em "Pantanal": 

Jesuíta Barbosa sensibilizou quando contou para sua amada que tinha acabado de perder Madeleine. O choro do filho que ficou sem sua mãe foi dilacerante, assim como a empatia de Juma que também viveu a mesma dor e acolheu Jove. Alanis Guillen também emocionou. 


Maria Bruaca acaba com Tenório em "Pantanal":

Isabel Teixeira protagonizou uma cena melhor que a outra na novela e essa foi uma delas. A atriz brilhou quando Maria jogou na cara de Tenório que sabia da outra família do marido e que a partir daquele momento não seria mais sua bruaca. Libertador. 


Mariana descobre sobre a morte da filha em "Pantanal": 

A cena não teve texto, mas Selma Egrei disse tudo. Que momento forte da mãe sabendo sobre a morte trágica da filha, ainda mais depois de tantas discussões que teve com Madeleine. Uma cena silenciosa, mas lindamente interpretada pela veterana. 



Nascimento da filha de 'Flagui' em "Quanto Mais Vida, Melhor!": 

O quarteto central se reuniu para o parto de Flávia, realizado por Paula e acompanhado por Guilherme e Neném. A cena foi emocionante e lindamente protagonizada por Valentina Herszage, Vladimir Brichta, Giovanna Antonelli e Mateus Solano. 



A escolha da Morte em "Quanto Mais Vida, Melhor!": 

O melhor gancho da novela de Mauro Wilson foi o do penúltimo capítulo. Aliás, o capítulo foi todo voltado para a sensibilidade com lindas cenas de despedidas e no final o momento de tensão máxima com Cora ameaçando Roni com uma arma, enquanto o quarteto central também fica na mira. Cenão de tirar o fôlego. 


Levi esfaqueia Tibério em "Pantanal": 

Que cena espetacular. Enquanto Tibério e Levi se enfrentavam por Muda, Trindade tocava sua viola freneticamente como se fosse o Diabo embalando o momento macabro. No instante em que Levi enfia a faca no rival, a viola tem suas cordas arrebentadas. Destaque para a direção da equipe de Gustavo Fernandez e pra atuação de Leandro Lima, Guito, Bella Campos e Gabriel Satter. 

Tenório larga a batina em "Além da Ilusão":

Não foi necessário texto. A sequência em que o ex-padre surgiu na frente de Olívia com uma mala e sem a batina foi tocante. Jayme Matarazzo e Debora Ozório transbordaram química na hora do beijo tão esperado dos personagens, sem qualquer pecado. 




Morte leva Neném em "Quanto Mais Vida, Melhor!": 

O jogador de futebol conseguiu mudar seu destino, mas a cena do personagem sendo levado pela Morte, conformado e até feliz em poder salvar a filha, foi emocionante e lindamente protagonizada por Vladimir Brichta e A Maia. A sequência delicada foi ao ar depois do impactante instante em que Neném levou um tiro de Cora. 


Nedda se despede de Roni em "Quanto Mais Vida, Melhor!": 

Elizabeth Savalla deu um show no triste momento da mãe dando adeus ao filho, que teve morte cerebral após um grave acidente de moto. A emoção de Nedda foi transmitida de forma genuína pela veterana. Grande cena. 


Jorge Vercillo canta em "Quanto Mais Vida, Melhor!":

A participação especial de Jorge foi a surpresa do último capítulo. "Final Feliz" era o tema de Deusa e Odaílson e nada mais justo que o cantor da música aparecer para embalar a última cena do casal. Foi divertido e criativo. Destaque para Evelyn Castro e Thardelly Lima que roubaram a cena ao longo de toda a trama. 


Elenco se despede de "Quanto Mais Vida, Melhor!": 

A última cena de uma novela com o elenco dançando e se abraçando é um clichê que nunca falha. E novamente funcionou. Emocionante os atores reunidos e cantando "E Eu", de Jesus Lumma, em uma bonita mensagem de esperança, tão necessária no momento que vivemos. Fechou o ciclo da trama de Mauro Wilson com chave de ouro. 


Leôncio descobre que Lucas é seu filho em "Pantanal": 

Marcos Palmeira e Irandhir Santos brilharam em uma cena onde o texto detalhou passo a passo até a descoberta do laço sanguíneo que os unia. Destaque para Irandhir que demonstrou com precisão a raiva de Zé Lucas através dos lábios tremidos, a emoção com os olhos lacrimejados e a tentativa do personagem disfarçar tudo isso fingindo uma calma inexistente. 


Trindade incorpora o demo em "Pantanal":

O personagem alertou Joventino sobre a chegada de uma tempestade, enquanto revirava os olhos e falava com um tom de voz diferente. Era porque o diabo tinha tomado seu corpo naquele instante. A cena teve todo o impacto necessário graças ao bom desempenho de Gabriel Sater e da equipe de direção que deu um show de imagens e ótima trilha incidental. 


Levi é devorado por piranhas em "Pantanal": 

Leandro Lima se destacou na pele do peão e fechou sua participação com uma cena muito bem atuada e dirigida. Levi tentou sequestrar Muda, acabou baleado por Juma, fugiu de Tibério e acabou caindo no rio ensanguentado, sendo comido pelas piranhas. Uma sequência de tirar o fôlego. 



Velho do Rio se choca com queimadas em "Pantanal": 

A sequência impactante mesclou imagens reais usadas em documentários com o choque do Velho do Rio diante de tanta devastação. A primeira situação inédita do remake e que serviu como um alerta importante para um problema sério que muitos ignoram. E destaque para o show de Osmar Prado. 


Fátima conta a Heloísa a verdade em "Além da Ilusão":

A catarse mais esperada da novela das seis. O momento em que Fátima contou a Heloísa que Olívia era sua filha perdida rendeu um show de emoção de Paloma Duarte, que mesclou gargalhadas e choro durante a revelação. Patricia Pinho também brilhou e foi uma das melhores sequências da trama. 


Heloísa conta a Leônidas que está grávida em "Além da Ilusão":

Outro lindo momento protagonizado por Paloma Duarte na novela das seis e no mesmo capítulo. Logo após ter descoberto sobre sua filha, a personagem foi atrás de seu amor e o impediu de deixar a cidade. A emoção de Leônidas com a notícia que seria pai foi bonita e Eriberto Leão se destacou. 


Heloísa e Olívia se encontram em "Além da Ilusão":

As duas já eram amigas, mas o encontro como mãe e filha teve toda a emoção necessária para o momento. Debora Ozório e Paloma Duarte emocionaram o público em uma das sequências mais sensíveis do folhetim das seis. Lindas. 


Maria Bruaca se insinua para os peões em "Pantanal":

Que timing cômico perfeito de Isabel Teixeira. A cena foi impagável e uma das mais engraçadas da novela. Bruaca empolgada com os peões que trabalham com Zé Leôncio, deixando Guta chocada e Tibério, Trindade e Zé Lucas constrangidos, foi de rolar de rir. 



Tenório chora em "Pantanal":

Um raro momento de fragilidade do vilão. A cena não existiu na obra original e Luperi acertou em cheio ao criá-la. Tenório ouviu uma música que descreve toda a sua trágica infância e se manteve frio o quanto pôde. Depois não segurou mais as lágrimas em seu carro. Murilo Benício deu um banho de interpretação e o texto não foi necessário. 


Juma é batizada em "Pantanal":

A cena teve um breve texto proferido pelo padre, enquanto Juma se banhava no rio. A fotografia foi a grande protagonista da cena somada ao trabalho corporal de Alanis Guillen. Destaque também para a ótima participação de Cacá Amaral na pele do padre que realizou o casamento de Juma com Joventino. 


O casamento duplo em "Pantanal":

Destaque para o momento em que Juma chegou para se casar com Joventino e depois com o toque do berrante pelo Velho do Rio. Vale mencionar ainda o texto emocionante proferido com brilhantismo por Osmar Prado e Cacá Amaral, quando Velho e o padre falaram sobre a presença de Deus. Um show de sensibilidade do início ao fim do primeiro bloco do capítulo. 


Violeta descobre que Matias é pai de Olívia em "'Além da Ilusão":

Um clichê que dificilmente falha. Olívia foi baleada durante uma manifestação e precisou de doação de sangue de um parente próximo. Como Heloísa estava grávida, só sobrou Matias. Assim que Violeta soube sobre o melhor plot da trama. A cena rendeu um show de Malu Galli e Paloma Duarte, duas atrizes que agigantam qualquer papel. 


Heloísa impede Joaquim de matar Davi e Isadora em "Além da Ilusão":

Paloma Duarte em mais uma ótima cena juntamente com Danilo Mesquita, Mariah da Penha, Larissa Manoela e Rafael Vitti. De tirar o fôlego o momento em que a tia de Dorinha surge com uma espingarda e desarma Joaquim, impedindo que a sina trágica da família seja mantida. 


Olívia descobre que perdeu o útero em "Além da Ilusão":

Uma cena curta, mas forte. O anúncio do médico deixou a menina e sua mãe desnorteadas. O tiro que Olívia levou na manifestação perfurou o útero e foi preciso retirá-lo. O choque de não poder mais ter filhos foi muito bem defendido por Debora Ozório e Patricia Pinho. 



Bruaca é expulsa de casa e Guta chora em "Pantanal":

O diálogo de mãe e filha foi forte e brilhantemente protagonizado por Isabel Teixeira e Julia Dalavia. O texto reforçando que as leis foram criadas pelos homens e para os homens teve o impacto necessário. O choro de Bruaca e o desespero da Guta emocionaram. 



Bruaca atira em Tenório em "Pantanal":

Após ter sido expulsa pelo marido, a personagem apontou uma arma para o vilão e o momento de fúria de Maria Bruaca foi defendido com uma entrega visceral de Isabel Teixeira. Destaque também para Murilo Benício, que deu show em todos os momentos da trama. Uma sequência de cinco minutos que foi uma aula de entrega cênica.


Bruaca canta em "Pantanal": 

Que primor de cena. Isabel Teixeira e Almir Sater emocionaram na sequência em que Maria canta 'Meu Primeiro Amor' junto com Eugênio e no final joga sua aliança no rio. Uma aula de sensibilidade cênica do início ao fim. De arrepiar. 



Protesto em "Filhas de Eva":

A sequência em que Dora protesta contra um político que proibiu a amamentação em lugares públicos sensibilizou pela união de várias gerações de mulheres. A avó junto com a filha e a neta. Renata Sorrah, Vanessa Giácomo, Giovanna Antonelli e Debora Ozório nem precisaram de texto. A cena, ao som da música de abertura da série ('You Are My Sunshine', de Jasmine Thompson), foi a mais bonita da trama. 


Bruaca e Guta se reencontram em "Pantanal":

Mais uma aula de sensibilidade de Isabel Teixeira que protagonizou uma cena linda ao lado de Juliaa Dalavia, quando Maria viu sua fiflha chegando de barco e foi correndo abraçá-la, ao mesmo tempo que se negou a ir embora com ela. Um momento muito tocante. 



Isadora faz Matias confessar o crime em "Além da Ilusão":

Uma cena forte e muito bem interpretada por Larissa Manoela, que precisou interpretar Dorinha fingindo que era Elisa, sendo que tinha interpretado Elisa na primeira fase. Um desafio. Mas tirado de letra. E como Antônio Calloni é gigante. Que espetáculo a sequência da confissão de Matias, que admitiu que matou sua filha por acidente.


Violeta e Isadora choram em "Além da Ilusão":

Chocada com a confissão do marido, a mãe foi se consolar nos braços da filha e desabou emocionalmente após uma instante tão pesado. Malu Galli e Larissa Manoela honraram a densidade daquele momento e brilharam, ainda que a cena não tenha sido longa. 



Matias abraça Isadora em "Além da Ilusão": 

Após o desabafo de Dorinha, que expôs para o pai a sua crueldade em ter acusado uma criança de ter contribuído para o assassinato da irmã, os dois se abraçaram em um momento comovente, ainda que Matias só tenha tomado aquela atitude por conta da mensagem que Elisa (na verdade Isadora) deu horas antes. Antônio Calloni e Larissa Manoela brilharam. 


Violeta e Heloísa fazem as pazes em "Além da Ilusão":

A reconciliação das irmãs foi interpretada com brilhantismo por Malu Galli e Palomaa Duarte. Não foi uma surpresa. As duas roubaram a cena ao longo da novela das seis e viraram os maiores trunfos do roteiro. As desculpas de Violeta e o choro de Heloísa resultaram em uma cena linda. 


Heloísa provoca surto em Matias em "Além da Ilusão":

Mais um show de Paloma Duarte e Antônio Calloni. Que dupla boa foi essa. Os atores se destacaram no momento em que Heloísa, com ódio por Matias ter ameaçado seu filho novamente, contou a verdade sobre Isadora ter se disfarçado de Elisa para o pai confessar o crime. 


Homenagem a Claudio Marzo em "Pantanal": 

 A cena foi a maior surpresa do remake. A cena não foi descoberta por nenhum veículo de fofoca e os telespectadores foram surpreendidos com uma linda homenagem ao veterano que viveu Zé Leôncio e o Velho do Rio na obra original, exibida em 1990. A cena do encontro dos velhos foi impactannte. Não precisou de texto. Usaram a imagem de Claudio da novela "Desjo Proibido", a última que contou com seu talento, exibida em 2008. Foi lindo, poético e delicado. O veterano, falecido em 2015, merecia. Destaque ainda para Osmar Prado, sempre gigante. 


Heloísa descobre que roubaram seu filho em "Além da Ilusão": 

A personagem reviveu o trauma do passado, quando teve a filha tirada de seus braços. Mas foi com seu segundo filho. A cena dilacerante foi interpretada por uma entregue Paloma Duarte, que foi um dos maiores nomes da novela das seis. 


Matias devolve o filho de Heloísa em "Além da Ilusão":

A melhor cena da última semana de novela. Simplesmente genial o momento em que Matias surge com o bebê no colo, entrega a Heloísa, diz a Leônidas que era mentira da Úrsula e mostra a barriga falsa e depois vai se pentear diante do espelho. Uma sequência que teve um humor involuntário delicioso. Antônio Calloni magistral. 



Úrsula tira o bebê dos braços de Heloísa em "Além da Ilusão":

O grito que Heloísa deu assim que Úrsula retirou o bebê de seus braços foi dilacerante. Paloma Duarte em uma entrega absurda e destaque também para Bárbara Paz. Foi uma cena relativamente rápida, mas de muita intensidade dramática. 


Úrsula é desmascarada em "Além da Ilusão":

A cena em que Margot revelou para Joaquim que Úrsula não era sua mãe biológica foi lindamennte interpretada por Marisa Orth. E a revelação resultou em um acerto de contas do vilão e da vilã. Joaquim não escondeu o horror que sentiu da mãe, que tirou a máscara. Bárbara Paz e Danilo Mesquita brilharam. 


Úrsula humilha Joaquim em "Além da Ilusão":

Danilo Mesquita e Bárbara Paz honram a importância da última cena deles juntos na trama. Úrsula ridiculariozu Joaquim depois que ele foi visitá-la na cadeia. Uma cena forte, onde os atores choraram o tempo todo. Que dupla boa os dois fizeram. 



Estela cumpre o desejo de Catarina em "Filhas de Eva":

A cena da eutanásia foi a mais forte e ao mesmo tempo emocionante da série. Estela cumpriu o desejo da amiga e tirou sua vida antes que ela definhasse em uma cama de hospital. A despedida foi linda e brilhantemente intepretada por Renata Sorrah e Cecília Homem de Mello. 


Cena final d "Filhas de Eva": 

A série escrita por Adriana Falcão, Jô Abdu, Martha Mendonça e Nelito Fernandes feez bonito na grade da Globo. Teve uma ótima audiência e merecida. A trama foi muito bem conduzida e a cena final expôs a delicadeza da trama. Lindo o encontro de Lívia, Estela, Dora, Cleo e Zezé na Lagoa Rodrigo de Freitas, RJ, brindando ao novo momento na vida delas. Giovanna Antonelli, Renata Sorrah, Vanessa Giácomo, Analu Prestes e Debora Ozório ótimas. 


Davi se afoga em "Além da Ilusão": 

Rafael Vitti dispensou dublê na cena em que Davi se afoga no meio de um truque de ilusionismo por conta de uma armação de Úrsula. O ator ganhou o quadro "Truque Vip", do "Domingão do Faustão", anos atrás e já tem experiência com a situação. A cena ficou muito realista e o plot twist de Joaquim salvando a vida de Davi foi ótimo. 


Matias se despede em "Além da Ilusão":

A cena da tentativa de suicídio do vilão foi lindamente interpretada por Antônio Calloni e o texto a respeito da solidão e culpa sentidas por Matias foi desolador. Uma sequência que foi um monólogo do ator que emocionou o telespectador. 


Mariana conversa com o esqueleto da avó em "Além da Ilusão":

Um final bem-humorado para a vilã cômica da trama das seis. Carol Romano foi uma grata revelação da novela e o desfecho de Mariana expôs a verdade sobre a tão falada avó da menina: era um esqueleto que ficava na sala lhe fazendo companhia para ouvir radionovelas. Ótima cena. 


Joaquim encontraa o pai em "Além daa Ilusão":

Um final emocionante para o vilão que, graças ao 'empurrão' de Margot, foi atrás de seu pai biológico. A cena do encontro foi delicada e Danilo Mesquita expôs toda a emoção de seu personagem com aquele momento tão importante. Destaque também para a breve participação de Antônio Fragoso como o pai do rapaz. 


Matias ressurge em "Além da Ilusão": 

A grande surpresa do último capítulo. Matias sobreviveu e passou a viver nas ruas como mendigo. E passou a habitar o túmulo de Elisa, sempre lembrando dos bons momentos que teve com a filha. A cena do personagem dançando em cima do túmulo de Elisa ao som de "Rosa", cantada por Marisa Monte, foi um primor de delicadeza. Que trabalho impecável de Antônio Calloni. 


Irma chora a partida de Trindade em "Pantanal":

Camila Morgado demonstrou o vazio e a dor que sua personagem sentiu com o adeus de Trindade, que se despediu e foi embora por causa do cramulhão ---- e porque Bruno Luperi se recusou a mudar o roteiro original. Um choro amargo e doído. 



Trindade e Eugênio cantam em "Pantanal": 

Gabriel Sater se despediu da novela em uma linda cena ao lado do pai, Almir Sater, que viveu o Trindade na versão original m 1990. Os dois  cantando "Tocando em Frente", um dos maiores suceesso de Almir, resultou em uma sequência delicada e com uma fotografia de encher os olhos. 



Povo comemora a chuva em "Mar do Sertão": 

A novela das seis de Mário Teixeira teve um bom começo e foi linda a cena dos personagens no sertão comemorando e dançando com a chegada na chuva. Uma sequência relativamente curta, mas delicada e muito bem dirigida pela equipe de Allan Fiterman. 



Zé Paulino e Tertulinho sofrem acidente em "Mar do Sertão":

Sérgio Guizé e Renato Góes brilharam na cena em que os personagens sofrem um grave acidente de carro em uma ribanceira, onde Tertulinho consegue se salvar, mas Zé acaba caindo junto com o carro e a carga com um cavalo. Momento tenso e que marcou a virada da trama. 


Timbó chora a morte de Zé Paulino em "Mar do Sertão":

Enrique Diaz está irretocável na pele do personagem mais cativante da novela das seis. E o momento em que Timbó chora a morte do amigo durante a missa teve uma mistura de comicidade e emoção. Ao mesmo tempo que sensibilizou também divertiu pelo choro nada discreto, que lembrava um jumento. 


Roberto briga com Tenório em "Pantanal":

A discussão entre pai e filho, que culminou em um tapa que Tenório deu em Roberto, foi brilhantmente interpertada por Murilo Benício e Cauê Campos. O rapaz vomitou várias verdades na cara do grileiro. Os atores se destacaram na cena que marcou a despedida do filho mais novo do vilão da trama. 


Velho do Rio chora a morte de Roberto em "Pantanal":

Emocionante o monólogo de Osmar Prado em uma cena cuja fotografia foi de encher os olhos. O 'veio' lamentou a partida do rapaz na beira do rio e disse bonitas palavras com o corpo de Roberto em seus braços. 


Tenório chora a morte do filho em "Pantanal": 

Um dos raros momentos de fragilidade do vilão e que foi lindamente exposto por Murilo Benício. O castigo de um pai que perdeu o filho logo após uma discussão séria e sem direito a perdão. O choro doído comoveu quem assistiu. 


Zuleica fica em estado de choque em "Pantanal": 

Aline Borges retratou com precisão a dor dilacerante de uma mãe que perdeu o filho caçula. Os olhos lacrimejados e a expressão de completa perda de rumo emocionaram. A melhor cena da atriz na novela das nove. 



Xaviera se comove com família de Timbó em "Mar do Sertão":

Tocante, sensível e triste a cena em que Teresa oferece uma sopa para Xaviera e a visitante percebe que é só aquilo que eles têm para comer. Uma cena que representou a realidade de mais de 33 milhões de brasileiros. Clarissee Pinheiro e Giovana Cordeiro emocionaram, assim como as crianças: Miguel Venerabile e Enzo Diniz. 


Velho do Rio aterroriza Solano em "Pantanal":

Osmar Prado e Rafael Sieg protagonizaram uma ótima cena onde os efeitos especiais  o jogo de câmeras fizeram toda diferença. Uma sequência muito bem dirigida pela equipe de Gustavo Fernandez e que expôs toda a tensão que aquela situação exigia. 


Juma mata Solano em "Pantanal":

A aguardada cena em que Juma vira onça, de fato, frustrou parte do público porque a transformação não aconteceu. Apenas o olhar de Juma mudou. Mas a cena foi ótima e brilhantemente encenada por Alanis Guillen que representou um felino com exatidão. Sua postura corporal foi um dos maiores trunfos para a tão emblemática personagem. O bote da 'onça' e as unhadas na jugular de Solano impactaram.


Maria Marruá nasce em "Pantanal":

A sequência do parto de Juma teve uma fotografia de encher os olhos de uma interpretação arrebatadora de Alanis Guillen. Osmar Prado foi outro gigante em cena e foi emocionante o Velho do Rio fazendo o parto. Vale destacar ainda o show de Camila Morgado durante a visão de Irma que acompanhou o parto através do 'cramulhão'.


Jove conhece a filha em "Pantanal":

Jesuíta Barbosa protagonizou uma cena de grande senensibilidade ao lado de Alanis Guillen. Bonito demais Jove vendo o rostinho de Maria e com Juma emocionada ao seu lado lembrando da falecida mãe. E vale destacar que os atores estavam olhando para um boneco, o que reforçou ainda mais o quanto foram convincentes.



Trindade ajuda Irma no parto em "Pantanal":

Foi a última aparição do querido personagem. O violeiro apareceu em uma visão para sua amada e ajudou a fazer o parto de seu filho. Gabriel Sater e Camila Morgado emocionaram em um momento de pura delicadeza, ainda que o final do personagem tenha sido um dos maiores equívocos do remake devido ao comodismo do autor em manter tudo igual ao enredo original. 

Tenório flagra Maria e Alcides em "Pantanal": 

Que show de Murilo Benício, Isabel Teixeira e Juliano Cazarré. O aguardado flagra teve toda a tensão necessária para o momento e o ódio de Tenório, o desespero de Maria e o susto de Alcides foram brilhantemente expostos por três atores de talento. 


Tenório aterroriza Alcides e Maria em "Pantanal": 

Murilo Benício, Isabel Teixeira e Juliano Cazarré foram os donos do capítulo e a cena em que Tenório estupra Alcides causou impacto. No entanto, seria melhor Luperi ter deixado a castração da versão original, já que não mudou quase nada no remake e resolveu mexer em um momento tão emblemático. Tudo ficou subentendido, o que gerou reclamações, mas a cena foi muito bem interpretada. 

Leôncio diz que sempre soube a verdade em "Pantanal": 

Marcos Palmeira e Dira Paes emocionaram na cena em que Zé conta a Filó que já sabia que Tadeu não era seu filho biológico. A sequência demonstrou bem a cumplicidade dos personagens e da relação forte que construíram ao longo dos anos. 



Alcides mata Tenório em "Pantanal": 

Juliano Cazarré, Silvero Pereira e Murilo Benício brilharam na cena mais esperada da novela das nove. O momento em que Tenório atira em Zaquieu e logo depois é atingido pela zagaia de Alcides teve uma direção impecável e grandes atuações, além de uma fotografia espetacular. 


Veio do Rio agarra Tenório em "Pantanal": 

Que belo trabalho da equipe dos efeitos especiais. A cena da sucuri araggrando o vilão e estraçalhando seus ossos, enquanto o carrega para o rio, foi impactante. Veio do Rio finalizou o trabalho iniciado por Alcides. Uma cena que não existiu na versão original. 



Eugênio larga sua chalana em "Pantanal":

Uma cena que mesclou tristeza e beleza. Eugênio constata que o rio está cada vez mais raso e sua chalana encalha. A destruíção da natureza acaba aposentando o seu trabalho como chalaneiro e a imagem do personagem caminhando sobre as águas emocionou. Almir Sater brilhante e que belo trabalho da direção. 


Tadeu encontra o avô em "Pantanal":

José Loreto e Osmar Prado emocionaram no momento em que Tadeu encontra o Veio do Rio e escuta que ele é filho, sim, de Zé Leôncio. Mas filho do amor. A delicadeeza da cena e a beleza da fotografia complementaram a atuação grandiosa dos atores. 



Tadeu, Leôncio e Filó se entendem em "Pantanal": 

Mais uma cena que primou pela sensibilidade no último capítulo. O abraço de Tadeu com seus pais, após uma sucessão de desentendimentos bobos, foi bonito e lindamente interpretado por Marcos Palmeira, Dira Paes e José Loreto. 



Zé Leôncio vê a foto do pai em "Pantanal": 

Após um longo tempo reclamando que não conseguia ver o tal Veio do Rio, Leôncio finalmente viu a imagem do pai na foto tirada por Jove. A emoção de Marcos Palmeira foi genuína e valeu a espera da tão aguardada cena. Logo depois o fazendeiro falece com um sorriso nno rosto. 


Leôncio encontra o pai em "Pantanal": 

A cena mais linda do último capítulo. Que entrega de Marcos Palmeira e Osmar Prado. O abraço emocionado que Leôncio deu em seu paai sensibilizou o público e foi um dos maiores trunfos do final da trama. Uma cena impecável. 


Veio do Rio desaparece em "Pantanal": 

A passagem de bastão de Joventino para Leôncio foi poética e de uma beleza estética impressionante. Após muito trabalho como Veio do Rio, o espírito mergulhou nas águas e foi para outro plano, deixando seu chapéu e suas vestimentas para o filho. Osmar Prado e Marcos Palmeira extraordinários. 



O toque dos berrantes em "Pantanal": 

A cena foi uma sugestão do ator Irandhir Santos e o resultado foi primoroso. A sequência da trama de 1990 era uma salva de tiros durante o velório de Leôncio. Mas agora os três filhos do fazendeiro tocaram berrantes enquanto navegavam em um lindo cortejo. Cena arrepiante. 


Mensagem final em "Pantanal": 

"O homem é o único animal que cospe na água que bebe. O homem é o único animal que mata para não comer. O homem é o único animal que derruba a árvore que lhe dá sombra e frutos. Por isso, está se condenando à morte". Foi exatamente a mesma mensagem de 1990, mas agora narrada por Benedito Ruy Barbosa. Emocionante e necessário. 



Débora é flagrada por Guerra em "Travessia": 

A participação de Grazi Massafera na novela de Gloria Perez foi muito breve, mas marcante. Durou apenas um capítulo, o da estreia. Mas foram várias cenas bem defendidas pela atriz e a melhor delas foi o momento em que sua personagem foi flagrada pelo marido com o amante. O estado de choque de Débora quando viu que Guerra quase a matou foi muito real. 



Leonor queima o vestido de Guida em "Travessia":

Uma cena típica de dramalhão mexicano. Vanessa Giácomo e Alessandra Negrini brilharam no momento em que Leonor queimou o vestido de noiva da irmã quando viu que o noivo era seu ex. A situação ainda rendeu um embate repleto de mágoa e muito bem defendido pelas atrizes. 



Xaviera e Timbó enganam Fubá Mimoso em "Mar do Sertão": 

Em uma sequência claramente inspirada no clássico "O Auto da Compadecida", Xaviera fingiu ser Nossa Senhora da Conceição Aparecida para enganar o matador de aluguel devoto da santa. Recebeu a ajuda de Timbó e Anita. A cena ficou divertida e bonita ao mesmo tempo. Destaque para Enrique Diaz, Giovanna Cordeiro, Julia Mendes e Marco França. 


Ari e Brisa discutem em "Travessia": 

Chay Suede e Lucy Alves protagonizaram a melhor cena juntos na novela das nove. Ao menos até agora. O acerto de contas entre a mocinha e seu ex teve troca de ofensas e provocações e respeito da guarda do filho. Os atores defenderam tão bem o texto que pareceu uma briga real. 



Pastora Dagmar chora em "Mar do Sertão": 

Emocionante a cena em que Dagmar não se aguenta diante das críticas que padre Zezeo faz sobre a irresponsabilidade da mãe de Lorena (Mariana Sena), que a abandonou, e chora copiosamente. É evidente que a pastora é a mãe da personagem. Nanego Lira e Heloísa Jorge protagonizaram uma excelente cena. 



Sabá Bodó finge um infarto ao ser preso em "Mar do Sertão": 

Welder Rodrigues é um dos maiores acertos da novela das seis e o ator sempre rouba a cena quando aparece. Impagável a sequência em que o ex-prefeito finge um infarto assim que sua filha, Jessilaine (Giovana Figueiredo ótima), decreta sua prisão. Destaque também para Titina Medeiros como Nivalda. 


Timbó acha petróleo em "Mar do Sertão": 

Uma sequência que representou uma situação típica de desenho animado: um personagem achado petróleo enquanto escava a terra uma uma pá minúscula. Ao mesmo tempo, o realismo da 'chuva' negra que caiu em cima dos personagens impressionou. Também vale destacar os atores que brilharam: Enrique Diaz, Clarisse Pinheiro, Isadora Cruz, Sérgio Guizé e Matteus Cardoso. 







Foram 170 cenas marcantes na teledramaturgia em 2022. É bom ressaltar que na lista estão apenas cenas de tramas que passaram na televisão. Ainda há outra gama de boas sequências em produções do streaming, como "Sob Pressão" e "Todas as Flores". Que ano que vem o telespectador seja novamente presenteado com grandes momentos. 

14 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

Seu trabalho é impressionante, Sérgio. As suas retros das cenas são sempre as melhores.

William O. disse...

Li todas com prazer. Seu post é um presente pra quem ama novela.

Anônimo disse...

Foram ao todo 170 cenas que marcaram o ano de 2022 na teledramaturgia brasileira, embora nem todas as cenas mencionadas no texto sejam provenientes de obras de excelente qualidade e apuro em sua totalidade. Mas faz parte, todo ano tem. Mais que os dois anos anteriores, por razões óbvias, mas sempre com força de vontade para produzir conteúdo da melhor qualidade a ser exibido na televisão e nas plataformas de streaming.

Guilherme

Juvenal Nunes disse...

Agradeço a partilha da opinião informativa, mas ainda mão me foi possível visualizar as cenas referidas.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

Kayron Kaic disse...

Obrigado, Lícia Manzo por tantas cenas lindas. Obrigado, Sérgio, pelo excelente texto.

Pedrita disse...

saudade de um lugar ao sol. nelio e dolores, poesia pura. como amei além da ilusão. augusta uma grande personagem. gostava da quarta parede em um lugar ao sol. beijos, pedrita

Camila Nere disse...

Vendo as cenas de ULAS, apesar dos problemas e dos erros da Lícia. A novela teve boas cenas. Na parte de Pantanal eu só senti falta da cena da Filó indo para o altar . Acho muito bonita aquela cena. E ainda tem o flashback da Filó e o Zé Leôncio mais novos.

Sérgio Santos disse...

Ficho honrado, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Faço pra voces, William!

Sérgio Santos disse...

Isso aí, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Abraço, Juvenal.

Sérgio Santos disse...

E eu que agradeço, Kayron.

Sérgio Santos disse...

Idem, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Camila.