sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Retrospectiva 2022: as melhores atrizes e os melhores atores do ano

 Com mais de cento e setenta cenas na retrospectiva de melhores cenas da televisão, obviamente não faltou ator talentoso na telinha. Portanto, chegou a hora de listar as melhores atrizes e os melhores atores do ano que está perto do fim. Vários se destacaram, emocionaram e protagonizaram grandes momentos em novelas, séries e minisséries. Vamos a eles.


Melhores Atrizes: 


1- Alinne Moraes. 

 Bárbara foi uma das personagens mais complexas de "Um Lugar ao Sol". Embora algumas atitudes parecessem de uma vilã, a patricinha vivia uma avalanche de sentimentos e tinha uma relação tóxica com Christian/Renato. Alinne esteve irretocável em cena e sua parceria com Cauã Reymond, Ana Beatriz Nogueira e Ana Baird foi incrível. 



2- Alanis Guillen.

A Juma Marruá do remake de "Pantanal" tinha que ser dela. A atriz teve um trabalho de composição fantástico e fugiu do elevado risco de cair na caricatura. A menina-onça que vivia com 'reiva' foi defendida com brilhantismo e a atriz saiu gigante da novela. Um reconhecimento que estava merecendo desde sua estreia na última temporada de "Malhação"




3- Juliana Paes.

Que show. A atriz se entregou de corpo e alma na pele de Maria Marruá, uma das personagens mais emblemáticas de "Pantanal", que ganhou ainda mais impacto no remake. Juliana só protagonizou cenas difíceis e de intensa carga dramática. Arrebatou o público e virou o grande destaque da primeira fase da trama. 


4- Dira Paes. 

A experiente atriz fez de Filó um poço de carisma. A parceira de todas as horas de José Leôncio, em "Pantanal", teve ótimas cenas ao lado de Marcos Palmeira e sempre se destacava em cena. Mas foi no último capítulo que teve suas sequências mais emblemáticas com o velório do fazendeiro. 


5- Letícia Sabatella

"Nos Tempos do Imperador" foi uma novela das seis com vários problemas visíveis, mas a escalação da atriz para interpretar Teresa Cristina foi certeira. Letícia esteve segura na pele da imperatriz do Brasil e conseguiu passar toda a passividade daquela triste mulher diante das traições do marido com habilidade. Suas cenas com Selton Mello e Mariana Ximenes sempre foram merecedoras de elogios. 



 6- Giovanna Antonelli.

Após duas mocinhas insossas e muito mal desenvolvidas, finalmente a atriz ganhou um papel que a valorizou em "Quanto Mais Vida, Melhor!". Paula Terrare era uma empresária bem-sucedida, egocêntrica, arrogante, mas humana e engraçada. Um perfil que beneficia qualquer intérprete. E inegável que a personagem tinha uma energia bem parecida com a de Giovanna. A atriz se destacou em cena e agora brilha em "Travessia" revivendo a delegada Helô, personagem que caiu nas graças do público em "Salve Jorge", de 2013.


 7- Valentina Herszage.

A atriz já tinha brilhado em sua estreia na televisão em "Pega Pega", reprisada ano passado, onde viveu a problemática e frágil Bebeth. Depois emocionou na pele de Hebe Camargo na primeira fase da série "Hebe". E se destacou como uma das protagonistas de "Quanto Mais Vida, Melhor!". Flávia era a personagem central mais atrativa do roteiro de Mauro Wilson e Valentina soube explorar bem as dualidades daquela mulher que aparentava ser forte, mas por dentro não passava de uma menina carente de afeto. 


8- Larissa Manoela. 

A estreia da atriz na Globo não poderia ter sido melhor. Ganhou duas protagonistas em "Além da Ilusão". Elisa, que morreu tragicamente na primeira fase, e Dorinha, irmã da falecida, que brilhou ao longo de toda a novela. Foram muitas cenas difíceis e com uma carga dramática desafiadora. Após tantos papéis voltados para o público infantil e adolescente no SBT (e em vários filmes), Larissa mostrou que também sabe conquistar os adultos. 



9- Bruna Linzmeyer. 

A atriz deu um show como Madeleine na primeira fase de "Pantanal" e honrou o destaque da personagem no remake de Benedito Ruy Barbosa, adaptado pelo neto Bruno Luperi. Foram muitas cenas dramáticas e outras até cômicas. Sua química com Renato Góes foi irresistível. 


10- Malu Rodrigues.

Mais um bom nome da primeira fase de "Pantanal". A atriz é uma presença rara em novelas e esteve muito bem na pele da sonsa Irma, irmã de Madeleine. Sua parceria com Bruna foi acertada, assim como a boa sintonia que teve com os veteranos Leopoldo Pacheco e Selma Egrei. 


11- Deborah Bloch. 

Deodora era uma vilã apagada nos meses iniciais de "Mar do Sertão". Parecia uma figurante de luxo. Somente nas últimas semanas que a veterana tem recebido mais destaque e já estava na hora. Embora a novela das seis peque na ausência de história e se sustente apenas nas esquetes dos núcleos secundários, Deborah vem ganhando mais cenas e brilhando na trama. 


12- Isadora Cruz. 

A atriz teve uma pequena personagem em "Haja Coração" e não conseguiu mostrar o seu talento. Agora, na pele de sua primeira protagonista em "Mar do Sertão", vem mostrando o quanto é competente e carismática. Embora Candoca seja uma mocinha cansativa e repleta de frases prontas, Isadora tem uma baita química com Sérgio Guizé (Zé Paulino) e emociona em cena. 







Melhores Atores: 






1- Antônio Calloni. 

É até difícil descrever o trabalho do veterano em "Além da Ilusão". Matias era o personagem mais difícil de ser interpretado na novela das seis e o ator dominou o papel desde o primeiro capítulo. O juiz que assassinou sua própria filha por engano e acabou desenvolvendo esquizofrenia teve uma gama de cenas pesadas. O nível emocional do intérprete necessitava estar sempre nas alturas. Calloni brilhou em todos os momentos e conseguiu até mergulhar na comicidade em algumas situações inusitadas. É o melhor ator do ano. 



2- Renato Góes.

O ator viveu seu melhor momento na televisão como José Leôncio na primeira fase do remake de "Pantanal". Difícil imaginar outro ator no papel. Ele brilhou em todas as cenas e teve química com todas as atrizes com quem contracenou. Fez muita falta na segunda fase na novela. Agora está ótimo na pele do mimado Tertulinho, o vilão de "Mar do Sertão". 


3- Osmar Prado.

Que ator. O Velho do Rio tinha mesmo que ser dele no remake de "Pantanal". Um personagem tão marcante da carreira do saudoso Cláudio Marzo foi defendido com brilhantismo por Osmar, que protagonizou muitas cenas repletas de delicadeza e pureza na trama adaptada por Bruno Luperi. 


4- Marcos Palmeira.

Não é exagero afirmar que Zé Leôncio foi o melhor personagem da carreira do ator, que sempre ficou muito à vontade em cena na pele de tipos rurais. O ator honrou o protagonismo no remake de "Pantanal" e dava para ver o quão estava realizado naquele papel. Foram várias cenas merecedoras de elogios. Marcos ainda exerceu uma desconhecida veia cômica durante algumas situações vividas pelo fazendeiro. 


5- Jesuíta Barbosa. 

O ator não mereceu as críticas iniciais ao seu trabalho. Houve um grande estranhamento com o Jove do remake de "Pantanal" porque em nada se parecia com o vivido por Marcos Winter na trama de 1990. Foi uma das raríssimas mudanças do enredo. Mas Jesuíta cumpriu muito bem a missão e viveu um jovem progressista, tímido e introspectivo com talento. Apenas a caracterização que mereceu críticas. 



6- Mateus Solano. 

Que o ator é sempre um destaque nas novelas não é surpresa. Mas que superou expectativas em "Quanto Mais Vida, Melhor!" é um fato. O cirurgião Guilherme era um tipo abusivo e grosseiro. Parecia até um vilão da novela das sete. Mas aos poucos o personagem foi sendo exposto com boas camadas criadas pelo autor Mauro Wilson e Solano esteve muito bem em cena. Porém, o intérprete cresceu muito quando os protagonistas trocaram de corpos. Impagável seu desempenho como Flávia, incluindo uma performance e tanto no pole dance. Gênio. 



7- Vladimir Brichta. 

Outro gênio que cresceu muito quando os protagonistas trocaram de corpos em "Quanto Mais Vida, Melhor!". Brichta representou Giovanna Antonelli com mais perfeição do que a própria Antonelli. Brincadeiras à parte, Paula Terrare no corpo do jogador Neném foi uma das melhores coisas da deliciosa novela das sete. 



8- Irandhir Santos. 

É um baita ator que sobressai com qualquer personagem. Até com um papel ruim como foi Zé Lucas de Nada no remake de "Pantanal". O filho mais velho de Zé Leôncio era sem rumo na obra original e seguiu da mesma forma no remake porque Bruno Luperi se recusou a mudar uma vírgula sequer do roteiro do avô, Benedito Ruy Barbosa. Quem saiu prejudicado foi Irandhir, mas ainda assim protagonizou cenas emocionantes e brilhou em cena. Sua participação no início da primeira fase da novela, na pele de Joventino, foi arrebatadora. 



 9- Cauã Reymond. 

O ator viveu o melhor papel de sua carreira em "Um Lugar ao Sol". Vale lembrar que Cauã já tinha vivido gêmeos na minissérie "Dois Irmãos", baseada na obra homônima de Milton Hatoum, em 2017, e ganhou merecidos elogios. Mas foi na pele de Christian, gêmeo que assume o lugar do irmão Renato, que o intérprete viveu seu grande momento na televisão. Não é fácil interpretar um tipo tão rico dramaticamente quanto o protagonista da história de Lícia Manzo e Cauã fez parecer até simples. Vale uma menção especial ao seu minucioso trabalho de composição para viver o problemático Renato, mesmo por tão poucos capítulos. Parecia outra pessoa, sem exagero. 


 10- Juan Paiva.

Ravi era o co-protagonista de "Um Lugar ao Sol". A voz da consciência de Christian. E Juan brilhou a cada capítulo. O ator, assim como seu parceiro Cauã, viveu o melhor momento de sua carreira, ainda que esteja no início de sua jornada como ator. Grata revelação de "Totalmente Demais" (2016), Juan emocionou na pele do sofrido Ravi, que apresentava um certo déficit de atenção e era apaixonado por insetos. 



11- Alexandre Nero. 

Tonico Rocha era um vilão que mesclava momentos cômicos com instantes de pura crueldade m "Nos Tempos do Imperador". E Alexandre Nero dominou o personagem logo que surgiu em cena. Não demorou até virar um dos maiores trunfos da problemática novela das seis. Agora o ator mais uma vez se destaca em cena na pele do advogado Stênio, papel que interpretou com brilhantismo em "Salve Jorge", de 2013, e voltou em "Travessia", repetindo sua bem-sucedida parceria com Giovanna Antonelli. 


12- José de Abreu. 

O ator esteve muito bem em "Um Lugar ao Sol" na pele de um tipo não muito comum em sua carreira: um empresário rico e íntegro. Santiago foi muito bem defendido e um dos destaque do folhetim de Lícia Manzo. Agora está em "Mar do Sertão", onde convence como o temido Coronel Tertúlio, um tipo que mescla vilania com momentos de delicadeza. 





13- Sérgio Guizé.

Zé Paulino é o vingador mais inútil da teledramaturgia. O mocinho voltou para se vingar em "Mar do Sertão" e até hoje não fez absolutamente nada. Mas isso é culpa do autor Mário Teixeira e não do ator. Guizé está muito bem na pele do protagonista que aparenta uma certa dureza, mas na verdade esconde sua fragilidade.











Melhores Atrizes Coadjuvantes: 



1- Isabel Teixeira. 

Roubou a cena no remake de "Pantanal" na pele da sofrida Maria Bruaca. A atriz homenageou Angela Leal, que viveu a personagem na versão original em 1990, e copiou os trejeitos e a forma de falar da colega. O resultado foi o melhor possível e Maria caiu nas graças do público assim que surgiu em cena. Um divisor de águas na carreira de Isabel, apenas em seu segundo trabalho na televisão, após uma longa trajetória no teatro. 





2- Malu Galli. 

A atriz engrandece qualquer elenco e não foi diferente em "Além da Ilusão". Ainda mais na pele de uma personagem que representava uma potência. Violeta era a mãe da mocinha e passou por muitos momentos trágicos em sua vida. Malu a defendeu com maestria e virou um dos maiores destaques da novela de Alessandra Poggi. 






3- Paloma Duarte. 

A volta da atriz às novelas, após um longo tempo de hiato, foi em grande estilo. Heloísa foi a mulher mais sofredora de "Além da Ilusão" e Paloma protagonizou uma sucessão de cenas de intensa carga dramática. A personagem também tinha um lado sarcástico que realçava o talento da intérprete. Foi um dos grandes acertos da novela das seis. 





4- Débora Ozório. 

Finalmente a atriz ganhou a oportunidade de mostrar seu talento com um papel de maior destaque. Olívia era praticamente a segunda mocinha de "Além da Ilusão" e Débora brilhou em vários momentos. A personagem era a filha tão procurada de Heloísa e foram muitas cenas bonitas já na reta final da história. Feminista e ativista política, a garota ainda tinha uma importante função social na trama. 




5- Bárbara Paz. 

A atriz já virou uma especialista em interpretar vilãs desequilibradas. E em "Além da Ilusão" foi mais um papel do tipo. Mas Bárbara não caiu na repetição e conseguiu construir outras facetas para Úrsula, uma mulher fria e sedenta por dinheiro. Sua parceria com Danilo Mesquita foi bem-sucedida, assim como as cenas de embates ao lado de Malu Galli. 




6- Andréa Beltrão. 

Um dos maiores trunfos de "Um Lugar ao Sol". Lícia Manzo criou uma espécie de Helena, perfil típico do Manoel Carlos, mas sem o contexto machista do autor. Rebeca era uma ex-modelo que não sabia lidar com o envelhecimento e a atriz esteve irretocável em cena, após 20 anos longe das novelas. Não poderia ter voltado em um folhetim melhor. Difícil imaginar a personagem sendo vivida por outra atriz. 





7- Ana Beatriz Nogueira. 

A atriz e Lícia Manzo fizeram uma parceria bem-sucedida em "A Vida da Gente" e repetiram o êxito em "Um Lugar ao Sol". Elenice era a típica perua de classe média alta que ama esbanjar virtudes, mas não passa de uma picareta sem qualquer escrúpulo. A personagem trouxe uma leve comicidade para o enredo e Ana esteve à vontade no papel. Vale destacar sua participação luxuosa em "Todas as Flores" como Guiomar, uma empresária íntegra e doce, um perfil raro em sua carreira.



8- Denise Fraga. 

Como foi bom ter visto a atriz de volta aos folhetins. Júlia era uma alcóolatra que sentia imensa dificuldade em colocar rédeas em sua vida e encarava com timidez sua relação com o filho, Felipe. Denise protagonizou ótimos momentos com Gabriel Leone e Regina Braga, principalmente na reta final. 




9- Olívia Araújo. 

Augusta foi muito bem defendida pela atriz em "Além da Ilusão", que se destacou muito na primeira fase e na segunda virou a maior aliada do protagonista. Uma das suas melhores cenas foi quando a governanta se chocou assim que viu que Davi estava vivo. 



10- Camila Morgado. 

A atriz conseguiu imprimir veracidade a Irma, uma personagem que cobiçava tudo o que era da irmã no remake de "Pantanal". Aos poucos foi ganhando cada vez mais cenas e caiu nas graças do público quando o romance de sua personagem com Trindade começou. Camila e Gabriel Sater transbordaram química e formaram um lindo par, destruído pelo autor Bruno Luperi que preferiu copiar e colar a história da obra original. 


11- Karine Teles. 

Mais uma vítima de Bruno Luperi no remake de "Pantanal". Madeleine caiu como uma luva para a atriz por conta da semelhança com Bruna Linzmeyer na primeira fase. E a personagem era complexa com boas camadas. Karine viveu seu maior destaque na televisão, mas não teve a oportunidade de aproveitar o momento por causa da morte precoce de Madeleine em um acidente de avião, que o autor preferiu copiar da obra original. 




12- Selma Egrei. 

Mariana era a típica rabugenta carismática no remake de "Pantanal". Prática e sem papas na línguas, a personagem ganhou uma intérprete que sempre se destaca. Selma esteve ótima e formou uma boa dupla com Camila Morgado, além de ter se destacado também na primeira fase com cenas ao lado de Leopoldo Pacheco. 



13- Ana Lucia Torre. 

Celina era a típica sogra insuportável de "Quanto Mais Vida, Melhor!". E nada melhor do que uma atriz do nível de Ana Lucia Torre para innterpretá-la. A vilã também tinha uma dose de humor, o que favoreceu Ana. Foram muitas cenas divertidas ao lado de Mateus Solano, Valentina Herszage e Tato Gabus Mendes. Agora a veterana tem brilhado em "Travessia", na pele da querida Tia Cotinha. 



14- Julia Lemmertz. 

Carmem Wolinguer era aquela vilã exagerada clássica de uma novela das sete. E como Julia se destacou em "Quanto Mais Vida, Melhor!". A personagem inicialmente parecia sem muita importância, mas foi ganhando cada vez mais cenas. A rivalidade com Paula Terrare era um dos êxitos da novela das sete e a parceria com Giovannna Atonelli deu tão certo a ponto do público nas redes sociais torcerem para um romance. 


15- Luciana Paes. 

Mais um ótimo nome de "Quanto Mais Vida, Melhor!". Odete era uma cretina adorável e a atriz virou um dos destaques da novela das sete. Não por acaso, foi a responsável pela virada na reta final da trama por ter sido a responsável pelo afastamento de Paula e Flávia, que eram mãe e filha. 




16- Daphne Bozaski.

Dolores virou a mocinha de "Nos Tempos do Imperador". Isso porque sua trama sempre foi a mais atrativa e bem desenvolvida da novela das seis. A típica menina sofredora e tímida, de baixa autoestima, que se vê obrigada a casar com um homem asqueroso, mas encontra o amor nos braços de um rapaz tão introspectivo quanto ela. Daphne encantou em cena e sua parceria com João Pedro Zappa (Nélio) foi linda. 


17- Evelyn Castro. 

Após o sucesso que fez no canal "Porta dos Fundos" e no humorístico "Tô de Graça", no Multishow, a atriz finalmente ganhou um papel fixo em uma novela. E a empregada Deusa foi defendida com muito talento em "Quanto Mais Vida, Melhor!". Cheia de boas tiradas, a personagem divertia em muitos momentos e Evelyn brilhou na história sem fazer muito esforço. Sua parceria com Thardelly Lima, o motorista Odaílson, era genial. A atriz agora se destaca em "Encantados", série do Globoplay, onde interpreta a influencer Maria Augusta. 


18- Alexandra Richter. 

A atriz foi um dos acertos de "Além da Ilusão" e divertiu na pele da inconsequente Julinha, perua viciada em jogos que se metia em vários problemas. Sua parceria com Paulo Betti funcionou e o núcleo era o responsável pelas cenas mais leves da trama. Sempre bom ver Alexandra em cena. 




19- Caroline Dallarosa. 

Arminda era a personagem mais engraçada de "Além da Ilusão" e muito graças ao talento cômico que a atriz já tinha demonstrado na última temporada de "Malhação", quando viveu a estourada Anjinha. A dupla formada ao lado de Alexandra Richter resultava em momentos impagáveis, onde muitas vezes a mãe parecia a filha. 




20- Patricia Pinho. 

Após várias participações em programas de humor, onde viveu tipos caricatos e esbanjou talento, a atriz ganhou uma personagem densa em "Além a Ilusão" e mostrou que também sabe brilhar no drama. Fátima não teve muita importância o início da novela, mas foi ganhando destaque porque a filha, Olívia, era a herdeira perdida de Heloísa. Patricia protagonizou muitas cenas dramáticas que emocionaram o telespectador. 


21- Carla Cristina Cardoso. 

Após o perfil cômico de "Bom Sucesso", a atriz estava irreconhecível em "Além da Ilusão", onde viveu uma personagem de forte carga dramática. Felicidade raramente sorria e representava o oposto do significado de seu nome. Carla esteve muito bem em cena e foi ótimo vê-la fora de sua zona de conforto. 


22- Mariah da Penha. 

Com ela não tinha lorota. Manuela era a clássica fofoqueira de bordão presente em tantos folhetins. E Mariah conseguiu se destacar em "Além da Ilusão", mesmo na pele de mais uma empregada em sua carreira. A personagem divertia em vários momentos com sua cara de pau e nenhuma papa na língua. 



23- Giovanna Cordeiro. 

Um dos grandes acertos de "Mar do Sertão". Xaviera é uma personagem carismática que gera identificação no público e a atriz está perfeita no papel que alterna momentos de pura comicidade com outros carregados de drama. Giovanna merece muitos elogios. Tem sido um prazer vê-la em cena. 



24- Eli Ferreira. 

Uma atriz que merecia um papel de destaque há tempos. Veio em "Mar do Sertão", mas uma pena que o caráter da elegante Laura tenha sido modificado para o enredo andar. Ainda assim, Eli está ótima em cena e merece mais reconhecimento. Talento tem de sobra. 




25- Titina Medeiros. 

Uma atriz que faz falta na televisão e está ótima como Nivalda em "Mar do Sertão". A dobradinha com Welder Rodrigues é impagável e dá pra ver o quanto os dois se divertem em cena. Muitas vezes nem Titina consegue segurar o riso em cena. As cenas mais engraçadas da trama são com eles. 







Melhores Atores Coadjuvantes: 


1- Murilo Benício. 

Tenório foi o clássico vilão lobo em pele de cordeiro. Passou boa parte do remake de "Pantanal" com uma postura mais passivo-agressiva até que na reta final expôs o monstro que sempre foi. A interpretação de Murilo foi bem diferente da atuação do ótimo Antonio Petrim em 1990. O ator novamente mostrou o quão talentoso é. 



2- Gabriel Sater. 

Uma grata surpresa do remake de "Pantanal". O cantor já tinha participado do remake de "Meu Pedacinho de Chão", em 2014, mas era um papel bem menor. Na pele do Trindade, Gabriel mostrou que atua tão bem quanto canta e fez do peão que tinha pacto com o cramulhão um dos personagens mais queridos da novela. 



3- Enrique Diaz. 

O ator teve uma participação marcante na primeira fase do remake de "Pantanal". Gil era um sujeito sofrido e infeliz por conta da trágica perda dos três filhos. Enrique emocionou ao lado de Juliana Paes. Agora, em "Mar do Sertão", o ator está hilário na pele do cínico Timbó, sujeito que não tem onde cair morto mas está sempre se virando como pode. 



4- Danilo Mesquita. 

Joaquim foi o primeiro vilão do ator, que já estava acostumado a interpretar rapazes passivos e bonzinhos. Veio em boa hora o ovo perfil. Danilo se destacou em "Além da Ilusão" e fez do interesseiro um dos melhores personagens da trama. O ator ainda se destacou na reta final com o processo de regeneração do canalha que no fundo tinha um bom coração. 



5- Guilherme Silva.

Onofre foi mais um vilão de "Além da Ilusão" que acabou regenerado E o processo de mudança foi bem construído pela autora, o que beneficiou o ator. O personagem utilizava da fofoca e da maledicência para atacar seus inimigos e causava vários escândalos na cidade. Aos poucos foi mudando por amor aos seus. Guilherme honrou o papel que tinha um bom destaque na história. 


6- Marcello Novaes. 

O ator experimentou um tipo que não tinha comicidade e nem vilania, algo raro em sua carreira. E convenceu. Eugênio era um empresário bem-sucedida e foi bem defendido por Marcelo, que teve uma química arrebatadora com Malu Galli. O casal virou o mais amado de "Além da Ilusão". 



7- Fábio Herford. 

Juca era o sujeito mais adorável de "Quanto Mais Vida, Melhor!". O pai de Flávia protagonizou muitos momentos delicados ao lado da filha e Fábio mereceu o destaque que teve na trama de Mauro Wilson. O ator esteve muito bem ao lado de Luciana Paes e Valentina Herszage. 



8- Tato Gabus Mendes. 

Daniel era um personagem que funcionava como uma escada para as atrocidades ditas por Celina, sua esposa, mas mesmo assim Tato se destacou e teve bons momentos em "Quanto Mais Vida, Melhor!" ao lado de Ana Lucia Torre e Mateus Solano. 




9- Welder Rodrigues. 

A melhor surpresa de "Mar do Sertão". O ator, conhecido pelos seus personagens na peça "Os Melhores do Mundo" e em participações nos extintos "Zorra Total" e "Tá no Ar", estreia em novelas da melhor forma possível. O corrupto prefeito Sabá Bodó é o perfil mais hilário da novela das seis e absolutamente todas as cenas protagonizadas por Welder divertem, o que é algo raríssimo na dramaturgia. 



10- Thardelly Lima. 

Após o sucesso no filme "Bacurau" (2019), onde viveu um prefeito corrupto, Thardelly ganhou o motorista Odaílson em "Quanto Mais Vida, Melhor!" e protagonizou cenas impagáveis na novela das sete. O paraibano de alma tijucana foi um perfil que caiu no gosto do povo e fez sucesso nas redes sociais. Sua parceria com Evelyn Castro era perfeita. Agora brilha na pele do agiota Vespertino em "Mar do Sertão", um perfil que em nada lembra o anterior e ainda tem uma gargalhada característica. Baita ator. 


11- Juliano Cazarré. 

O ator protagonizou grandes cenas ao lado de Isabel Teixeira no remake de "Pantanal". Alcides e Maria Bruaca viraram um casal querido pelo público e as fortes sequências do estupro praticado por Tenório na reta final destacaram o talento de Juliano. 





Revelações Femininas: 


1- Suzy Lopes. 

A atriz estreou na televisão em "Quanto Mais Vida, Melhor!" na pele da maldosa Valdirene e movimentou a reta final da novela das sete formando um triângulo com Evelyn Castro e Thardelly Lima. Agora Suzy vem se destacando na pele da fofoqueira Cira em "Mar do Sertão" e já protagonizou várias sequências impagáveis. A personagem também é uma 'devoradora' de homens, o que promove muitas situações divertidas. 




2- Letícia Salles.

Sua estreia foi com o pé direito. A atriz ganhou um personagem de destaque na primeira fase de "Pantanal". A apaixonada Filó. E parecia veterana. Difícil ter acreditado que era o primeiro trabalho da atriz na televisão. Letícia brilhou e encantou o público, que não queria a saída da intérprete com a mudança de fase. Está escalada para "Vai na Fé", próxima novela das sete. 


3- Bella Campos. 

Não fala nada, Muda. A atriz estrearia na nova temporada de "Malhação", que acabou cancelada pela Globo. Mas não ficou muito tempo sem papel porque ganhou uma das personagens mais comentadas do remake de "Pantanal". E se saiu muito bem. Bella esteve ótima como Muda e agora será Jenifer em "Vai na Fé", próxima novela das sete. Tem tudo para brilhar mais uma vez. 


4- Larissa Nunes. 

Letícia sofreu em "Além da Ilusão". Sofreu porque ficou longe de seu amor, depois porque foi enganada pelo melhor amigo que virou marido e depois porque foi enganada pelo seu antigo amor. Um maremoto de lágrimas. E Larissa emocionou em todas as cenas. Não foi um papel fácil. 


5- Carol Romano.

Mariana era uma vilã adorável e a estreia da atriz em "Além da Ilusão" foi com pé direito. Seu talento foi reconhecido pela autora que foi escrevendo cada vez mais cenas para a personagem, que ganhou um bom destaque na novela das seis e protagonizou uma impagável final no último capítulo. 


6- Fernanda Marques. 

A atriz deu um show em "Um Lugar ao Sol". Cecília era um perfil enriquecedor para qualquer atriz, mas desafiador também,. Isso porque representava a típica jovem que se achava a certa e não pensava duas vezes antes de se colocar contra a mãe. Fernanda se mostrou segura e fez uma ótima parceria com Andréa Beltrão. Vai longe. 



7- Mariana Sena. 

Lorena é uma mulher que sabe o que quer e não pensa antes de falar. A melhor amiga da protagonista de "Mar do Sertão" vem sendo defendida com talento por Mariana, que tem uma boa sintonia com Isadora Cruz e Theresa Fonseca. O trio cresce quando está junto em cena. 




8- Theresa Fonseca. 

Outra grata surpresa de "Mar do Sertão". Labibe tem traços de comicidade que não são fáceis de utilizar e a atriz consegue tirar de letra. Para culminar, formou um ótima dupla com Pedro Lamim, intérprete do príncipe Maruan, e o casal funciona. 




9- Giovanna Figueiredo. 

Jessilaine demorou muito para deslanchar em "Mar do Sertão". Eram pouquíssimas cenas, o que impossibilitava a atriz de se destacar. Mas bastou ganhar mais relevância na novela das seis para Giovanna mostrar como é talentosa. Não é fácil sobressair com feras do humor como Titina Medeiros e Welder Rodrigues, que interpretam os pais da personagem, mas a atriz consegue e forma um delicioso trio. Merece ainda mais momentos na produção. 



10- Nina Tomsic.

"Quanto Mais Vida, Melhor!" lançou vários talentos e Nina se saiu muito bem na pele de Ingrid Terrare, filha da egocêntrica Paula. Sua dobradinha com Giovanna Antonelli funcionou e suas cenas com Jussara Freire e Valentina Herszage também mereceram elogios. A personagem contou com boas camadas e a atriz esteve segura. Vale destacar também sua ótima participação na série "Filhas de Eva". 

11- Sara Vidal.

Após uma pequena participação em "As Aventuras de Poliana", no SBT, em 2018, na pele da personagem de Milena Toscano na adolescência, a atriz fez sua estreia na Globo em "Quanto Mais Vida, Melhor!". Bianca era uma personagem difícil e a atriz se destacou na novela das sete. Agora a atriz tem brilhado em "Mar do Sertão" na pele de Rosinha. Pena que tenha poucas cenas. 


12- Vitória Bohn.

Lou viveu um relacionamento abusivo em "Cara e Coragem" e depois se livrou do sujeito quando encontrou um novo amor. Não foram conflitos que renderam, mas Vitória convenceu em cena e se mostrou um bom nome revelado na fraca novela das sete de Claudia Souto. Que esteja em alguma produção melhor no futuro. 


13- Isabelle Nassar.

A atriz estreou recentemente em "Travessia" a pele de Sara, amiga de Débora (Grazi Massafera) que entrou na história de Gloria Perez para infernizar Moretti (Rodrigo Lombardi). Isabelle está segura em cena e tem protagonizado bons momentos ao lado de Marcos Caruso (Dante). 






Revelações Masculinas: 


1- Guito.

O cantor nunca tinha atuado na vida quando pediu para entrar para o elenco do remake de "Pantanal" porque era fã da novela e sabia todas as falas. E sua estreia foi ótima. Se saiu muito bem como ator e virou um dos destaques na pele do peão Tibério. Acabou escalado para a próxima novela das seis, onde viverá um padre.




2- Matheus Dias.

Não foi sua estreia na televisão. Começou com um papel pequeno em "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz", de 2016, e fez uma participação em "Cidade dos Homens", de 2017/18, mas foi em "Além da Ilusão" que ganhou um personagem de maior importância e brilhou na pele de Bento, jornalista que acabou na guerra por conta da mentira do melhor amigo. Merece mais oportunidades. 


3- Pedro Lamin. 

Mais um ator que não estreou na televisão em 2022. Fez participações em novelas como "Sete Vidas" e "Verdades Secretas", mas com personagens bem pequenos. Agora, em "Mar do Sertão", está podendo mostrar seu talento interpretando o príncipe Maruan e conseguiu imprimir um toque de ingenuidade que favorece momentos cômicos na trama. 



4- Matteus Cardoso. 

O ator apareceu muito pouco os primeiros meses de "Mar do Sertão". Somente agora tem conseguido mais cenas e vêm se destacando na novela das seis na pele de Joel Leiteiro. Merecia muito mais destaque e é um nome que merece atenção dos autores para futuros trabalhos. 



5- Lukete e Juzé.

Uma grata surpresa de "Mar do Sertão" é o encerramento de cada capítulo embalado pelos repentistas. A dupla funcionou logo na estreia e ganhou mais tempo de tela. Palmito e Totonho contam tudo o que vai acontecer no dia seguinte e divertem o público. 







Melhores Atores Mirins:


1- Theo Matos.

Cirino é a criança mais sapeca de "Mar do Sertão". E a mais carismática por conta do talento de Theo. O menino mal aparecia nos primeiros meses de novela, mas nas últimas semanas ganhou deliciosas cenas ao lado de Debora Bloch, José de Abreu e Giovanna Cordeiro. A naturalidade na hora de dizer o texto impressiona. Nasceu para isso. Vai longe! 


2- Miguel Venerabile.

Joca puxou a malandragem do pai, Timbó, e o menino sempre se destacou em "Mar do Sertão". Miguel transborda carisma e está sempre à vontade em cena. Dá para ver que se diverte. Suas cenas ao lado de Enrique Diaz, Clarissa Pinheiro e Giovanna Cordeiro são sempre ótimas. 



3- Guilherme Tavares.

O menino surpreendeu na primeira fase de "Pantanal" e conquistou o telespectador na pele de Joventino. Foram poucas aparições, mas o ator conseguiu se destacar sempre que apareceu. A cena do menino amparando o avô, que falece em seus braços, foi emocionante. Agora o ator brilha em "Cara e Coragem". Tem futuro. 


4- Enzo Diniz. 

Manduca é a criança que mais aparece em "Mar do Sertão" por ser filho dos protagonistas, Candoca e Zé Paulino. E o ator convence em cena ao lado de Isadora Cruz e Sérgio Guizé. Mas suas melhores cenas são ao lado de Giovanna Cordeiro e Miguel Venerabile. 





Melhores Atrizes Mirins: 


1- Sofia Budke.

A atriz se destacou na primeira fase de "Além da Ilusão", onde viveu Isadora criança. As cenas de Dorinha não eram fáceis porque a personagem perdeu a irmã, Elisa (Larissa Manoela), assassinada e acabou sendo culpada pela tragédia por Matias (Antônio Calloni), pai delas e autor do crime. 



2- Vivi Sabino.

Madá não teve muitas cenas em "Além da Ilusão", mas em suas poucas aparições Vivi esbanjou carisma e se destacou ao lado de Carla Cristina Cardoso. Uma escalação acertada da novela das seis. Que venham outras oportunidades. 



3- Alice Camargo. 

A doçura de Sossô é transmitida com facilidade pela atriz, que está muito bem em "Cara e Coragem". Suas cenas com Paolla Oliveira, que vive Pat, a mãe da menina, e Carmo Dalla Vechia, que interpreta o pai, Alfredo, mostram o talento de Alice. 



Foram 86 nomes mencionados e ainda há vários que brilharam no streaming, como Júlio Andrade, Pablo Sanábio e Marjorie Estiano em "Sob Pressão"; Alice Wegmann em "Rensga Hits"; Regina Casé, Letícia Colin, Sophie Charlotte, Fábio Assunção, Nicolas Prattes e Humberto Carrão em "Todas as Flores"; Luis Miranda e Vilma Melo em "Encantados", Marcelo Mello Jr. em "Arcanjo Renegado", enfim. Que ano que vem o público tenha mais uma avalanche de boas atuações para contemplar na dramaturgia. 

16 comentários:

Lois Racca disse...

Sempre perfeito em seus textos. O Matias do Calloni foi o personagem mais difícil, tanto de assistir quanto interpretar, ele deu um show e minha admiração por ele só aumentou. Sérgio vc tem um olhar pra televisão que me representa. Parabéns

Anônimo disse...

Neste penúltimo texto de retrospectiva do blog do ano de 2022, ficou constatado o excelente desempenho não apenas de atores e atrizes consagrados das mais diversas emissoras de TV, mas também de vários estreantes nelas.

Guilherme

J disse...

Faltou aí o Caio Blat, que está ótimo como o Pajeú de Mar do Sertão.

Marly disse...

Fui surpreendida pelo aparecimento da Alanis Guillen, que eu desconhecia, mas é bom saber que o desempenho de outras atrizes (em trabalhos que ainda não vi) foi também excelente. Ah, e por falar em excelente, desejo que o ano de 2023 seja excelente para você, Sérgio!

Beijo

Maria Rodrigues disse...

Excelente retrospectiva.
Sérgio, que o Novo Ano lhe traga um universo de alegrias, sonhos realizados, muita saúde e uma infinidade de momentos felizes.
Feliz Ano Novo 🎉

Vinicius disse...

Muito boa a lista,mas,faltaram vários como,Fernanda Marques, joao Pedro zappa,Mariana Lima,Natália lage,Eriberto Leão,ricky Tavares etc

Pedrita disse...

alinne moraes, q personagem q amamos odiar. calloni arrasou e gostei muito da novela ter a ousadia de falar a luta anti manicomial. cauã incrível. fez varios personagens pq ele imitando mal o irmão era um terceiro. ravi tb foi gigante. amo a malu galli. e q novela a frente do seu tempo nao só o da novela de época. paloma tb arrasou. com suas dores e segredos. adoro débora ozório, arrasou tb. o da barbara paz foi outro q adoramos odiar. andrea beltrao tb maravilhosa. ana beatriz nogueira nos divertiu em um lugar ao sol e emocionou em todas as flores. amo olívia araújo e amei o personagem complexo que ela teve. daphne foi gigante com a dolores. adorava alexandra e caroline em alem da ilusao. o nucleo da carla cristina era demais. mariah da penha é tudo. a personagem e seus bordões. o personagem de danilo mesquita, outro q aprendemos a odiar. q personagem pra guilherme silva, q entrega. larissa arrasa em coisa mais linda. pena q cantou pouco em além da ilusão. grande cantora. amo os repentistas. sofia arrasou como dorinha. tb adoro vivi sabino. amo tb o menino de todas as flores. arrasou. beijos, pedrita

Chaconerrilla disse...

Senti falta do Jayme Matarazzo entre os melhores atores coadjuvantes. Acho que ele brilhou muito como o padre Tenório e ele e Olívia formaram o melhor casal da novela!

Sérgio Santos disse...

Que honra, Lois. Voce sempre querida aqui e no Twitter.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Verdade, J.

Sérgio Santos disse...

Pra voce taambém, Marly!

Sérgio Santos disse...

Te desejo o mesmo, Maria.

Sérgio Santos disse...

Fernanda está na lista, Vinicius, já os outros estavam na do ano passado.

Sérgio Santos disse...

Concordo com tudo, Pedrita!!!

Sérgio Santos disse...

Ele entrou no ano passado, chaconerrilla. Bjsss