segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Fracassada e sem credibilidade, "A Fazenda 14" virou uma chacota nacional

 Pior do que está não fica. A frase conhecida por um humorista que se candidatou a deputado poderia ser aplicada em "A Fazenda 14". Mas o reality da Record consegue sempre surpreender negativamente, o que anula a expressão que virou uma espécie de meme nas redes sociais. No caso da décima quarta edição do formato dirigido por Rodrigo Carelli sempre dá para piorar. Se a temporada já estava com a mão no troféu da pior de todos os tempos, agora o título foi finalmente oficializado. 

Como já mencionado em um texto anterior, até na primeira semana o reality demonstrou que não teria um bom caminho pela frente. Isso porque em uma dinâmica com jornalistas convidados foi exposto que quase todos os participantes já haviam se comunicado sobre a entrada no jogo e até combinaram estratégias. Como houve um vazamento antecipado dos nomes pela imprensa, vários já entraram em contato uns com os outros para planejar o que fariam. 

É verdade que "A Fazenda" nunca primou pela ética e muito menos credibilidade. Várias situações deixam evidente a manipulação descarada da produção e um dos principais elementos que proporcionam a interferência é o chamado "Poder do Lampião", onde há sempre um poder secreto que é lido no dia da formação da roça.

O público nunca é informado do conteúdo justamente para a equipe mexer no jogo da forma como desejar, beneficiando um ou outro participante que rende mais barracos ou polêmicas. 

No entanto, na atual edição, Rodrigo Carelli foi vítima da própria soberba. Como vários participantes escalados eram surtados e rendiam discussões calorosas praticamente todos os dias houve um excesso de protecionismo que deixou qualquer pessoa minimamente sensata revoltada. O chamado Grupo A sempre foi beneficiado pela produção porque eram os responsáveis pelos ataques e barracos. Liderados por Deolane Bezerra, que ameaçava espancar rivais do lado de fora do programa alegando ter amigos "poderosos", os integrantes do grupo podiam fazer o que quisessem que nada acontecia. Várias agressões foram causadas no programa e as punições inexistiam. Tiago Ramos, que se mostrou um completo desequilibrado e que ficava ainda pior com bebida alcoólica, chegou a empurrar Bárbara Borges e Tati, mas ficou por isso mesmo. Vini empurrou Thomaz e também seguiu pleno no jogo. Somente quando a situação saiu totalmente de controle, durante outra briga repleta de surtos, que Tiago foi expulso juntamente com Shay, que ameaçou revidar a agressão sofrida. Vale lembrar também a normalização da produção com a ameaça de morte que Lucas fez a Shay, dando a entender que andava armado do lado de fora do reality. 

Em meio a tanto protecionismo descarado, a produção ainda resolveu subitamente a eliminação de duas pessoas em uma roça. Isso depois que a roça já estava formada, claro. Nada ali é realizado com qualquer cuidado. E o objetivo era eliminar dois integrantes do chamado Grupo B, já que o Grupo A sempre foi o mais odiado do público e todos iam sendo eliminados em sequência quando dois deles enfrentavam algum do B. Mas tanta omissão e manipulação não teria como ficar impune. O irônico é que os responsáveis pelo 'castigo' da equipe de Rodrigo Carelli foram justamente os mais beneficiados por ele. Isso porque Deolane, Pétala, Moranguinho e Bia juravam que diante de tanto favorecimento estavam com o jogo na mão. Mas não sabiam que só eram favoritas mesmo da produção que trabalha com o método 'quanto mais barracos melhor'. Já sem saber o que fazer para melhorar os péssimos índices de audiência, Carelli inventou uma roça falsa na semana passada. E ele já imaginava que as grandes rivais da temporada estariam na disputa. Deolane e Bárbara Borges, juntamente com a Pétala, disputaram a preferência popular e Babi ganhou o direito de assistir a tudo no chamado 'rancho'. No sábado, a participante voltou e deixou Deolane, Moranguinho, Bia e Pétala em estado de choque. O quarteto viu que não era favorito e sim detestado. Foi o bastante para Deolane dizer que tinha combinado com sua família para tirarem ela de lá caso não fosse ganhar o programa. Dito e feito. As irmãs Bezerra fizeram um circo em frente ao local do reality na madrugada de sábado para domingo (04/12), juntamente com uns fãs da dita advogada que foram lá gritar "Liberem a Deolane". Até de cárcere privado acusaram a produção (?). Um show de vergonha alheia nunca visto na história dos realities nacionais. A desculpa era que elas tinham que avisar que a mãe estava hospitalizada e muito doente. Mas em meio ao tumulto, as irmãs riram, fizeram publicidade e tiraram fotos com os fãs. Obviamente era apenas um código muito do mal feito para tirá-la do reality já que ela perderia a final para Babi depois que viu a inimiga triunfar na roça falsa. Caso Deolane tivesse vencido a disputa, as irmãs teriam ido até a fazenda dar aquele show? A resposta é óbvia. Tanto que Adriane Galisteu foi desrespeitada por Morango, Pétala e Bia quando anunciou a 'desistência' de Deolane por conta da saúde da mãe. As três não acreditaram e Pétala até questionou dizendo que não teria lógica a mãe da advogada estar mal em um hospital e as filhas dela na porta da sede com carro de som e soltando fogos (assustando os animais da sede). Realmente, não faz sentido mesmo. 

Aliás, nunca uma produção de reality foi tão desrespeitada. E tudo isso só aconteceu porque erraram a mão desde a primeira semana. Uma equipe jamais pode ser tão subserviente quanto a de Rodrigo Carelli foi ao longo dos meses. A própria Adriane, que teve uma apresentação tão boa na edição passada, errou a mão na atual temporada. Acabou vítima de seus próprios equívocos e também não consegue se impor mais depois de tanta passada de pano. Foram tolerantes a tudo o tempo todo. Quando a corda arrebentou não tiveram qualquer condição de segurá-la. As irmãs da Deolane ainda abriram um precedente patético porque agora qualquer familiar de participante poderá romper o contrato mesmo sem o conhecimento do contratado caso o filme dele esteja queimado com o público. Porque essa saída vergonhosa só aconteceu por um motivo: medo de perder a final para a maior inimiga, o que de fato ia acontecer. Deolane gritou tanto (literalmente) ao longo da temporada que era a gostosona do pedaço, não tinha medo de nada, que na hora do vamos ver fugiu da raia tendo as irmãs como cúmplices. O pior é que as asseclas da participante cogitaram desistir também depois que perderam a mulher que tanto bajularam ao longo dos meses. Pétala, Morango e Bia ficaram sem chão e exigiram sair. Afinal, como vão viver agora sem a mestra? Pena que tenham desistido de desistir, já que o piti do trio faz jus ao atual momento do país onde, assim como o presidente, ninguém sabe mais perder. (atualização: Pétala pediu para sair nesta segunda-feira, dia 5, e também desistiu do reality porque ficou sem a ídola para bajular na casa).

"A Fazenda 14" foi o reality das ameaças, da violência e das brigas repetitivas. O resultado foi um fracasso histórico: a média é de 7 pontos, a segunda pior da história do reality show da Record. Perde apenas para "A Fazenda de Verão", exibida em 2013 e apenas com anônimos, que marcou 6,7 pontos de média. Ou seja, apenas por três décimos que não empata com o maior fiasco do formato. Só a nível comparativo, a edição de 2020 (com Jojo Todynho campeã) marcou 13 pontos de média e foi um sucesso, enquanto a de 2021 (com Rico campeão) obteve 9,2 pontos e já apresentou uma queda significativa. Deolane diz que carregou a temporada nas costas. Sendo uma das edições mais fracassadas de todos os tempos, ela realmente pode ter razão. 

16 comentários:

Anônimo disse...

Não suporto mais nem vr a foto dessas irmãs nojentas!!!!

Fatyma Silva disse...

Não suporto essa tal fazenda!
É pra ser uma competição e não uma guerra.

Sérgio tenha dias abençoados, feliz semana.

Um abraço

Anônimo disse...

Gosto da Fazenda mas essa edição é de longe a pior, essa e a 9 foram péssimas, a nona por que os participantes eram fracos e desconhecidos e essa são desconhecidos também porém barraqueiros e estranhos demais, não dá nem vontade de assistir.

Marly disse...

Vou confessar, não vejo reality show. No entanto, como a gente acaba por ler a respeito (porque a cobertura midiática desses programas é enorme) percebi que eles bem que oferecem muita matéria para estudos psicológicos e sociológicos.Nessa tal Fazenda parece que extrapolaram todos os limites de bom senso, boa educação etc.

Beijão

Adriana Helena disse...

Sérgio, nesta questão eu nem posso opinar porque não faço ideia por não assistir e nem saber do conteúdo. Mas manipulações não são bem vindas em qualquer setor!!
Abraços e uma ótima semana!

Anônimo disse...

Assisti praticamente todas As Fazendas, BBB assistia aqueles do início dos anos 2000 apenas,assisti Casa dos Artistas.
O que tá acabando com o formato na minha opinião, e não sei se acontece no BBB tb ,mas é o jogo da discórdia.
Cara,vc tem que escolher os participantes que causem,que rendam mas isso tem que acontecer naturalmente. A partir do momento que criaram esse monte jogo de discórdia acabaram com o formato.
Até no Faro tem discórdia toda semana.
Eles deveriam fazer isso muito ocasionalmente e não nessa frequência frenética.

Sérgio Santos disse...

Te entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Fatymaa.

Sérgio Santos disse...

Nao dá mesmo, anonnimo.

Sérgio Santos disse...

Extrapolaram, Marly....

Sérgio Santos disse...

Sorte a sua, Dri!

Sérgio Santos disse...

Bom ponto, anonimo.

Fá menor disse...

Tantas vezes querem inovar, a tantos níveis, que acabam sempre fazendo borrada. E assim vai o mundo!

Bjs e tudo de bom!

Anônimo disse...

Perfeito texto, Sérgio! Eu gosto de um bom jogo, detesto pombo que caga no tabuleiro… a produção perdeu muitas oportunidades de salvar esse jogo!

Anônimo disse...

Parabéns, pela qualidade do seu texto: muito bem redigido e sensato, uma exceção em meio a tanta informação ruim que circula por aí. Grato!

Maxh disse...

Finalmente alguém me explicou com clareza e didatismo as loucuras de A Fazenda. Eu não assisti a nenhum episódio, portanto não seria capaz de opinar até então.