Nesta sexta-feira, dia 17, a Globo promoveu um evento no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, sobre o documentário da GloboNews, coprodução com o Globoplay e a rádio Globo, sobre os cem anos de rádio no Brasil. Fui um dos convidados e a produção merece ser prestigiada.
Há 100 anos, desde as comemorações do centenário da Independência do Brasil, o rádio faz parte das nossas vidas informando, divertindo e emocionando. Com direção do jornalista e cineasta Kleyton Cintra, o longa “100 anos de Rádio no Brasil” mostra a trajetória desse importante meio de comunicação no país e traz depoimentos de artistas como Fernanda Montenegro, Dóris Monteiro, Gilberto Gil e Maria Bethânia, que contam como ele foi fundamental para impulsionar as suas carreiras.
Fernanda Montenegro lembra a época das radionovelas e as suas primeiras experiências como atriz. Já Gil ressalta o efeito multiplicador do rádio. Bethânia e Doris falam das músicas que escutavam e como isso as incentivou a seguirem a carreira de cantoras.
“Durante a entrevista com esses artistas, eu percebia a gratidão deles ao falar do rádio, o amor que eles têm pelo rádio. A existência deles é graças ao rádio. Eu percebia os olhinhos de cada um brilhando ao contar suas histórias, suas experiências. O rádio merece essa grande homenagem. É o precursor de tudo isso. A televisão existe por causa do rádio. E ele se transformou. Hoje, temos o rádio no podcast, nos aplicativos, na televisão. Ele está em tudo”, destaca Kleyton Cintra.O documentário também relembra as transmissões esportivas no rádio e os grandes narradores do passado e do presente. Edson Mauro, José Carlos Araújo e Washington Rodrigues explicam a relação histórica entre o rádio, o esporte e o jornalismo em geral. A produção ouviu ainda historiadores e pesquisadores sobre as curiosidades da chegada do rádio no país.
O documentário “100 anos de Rádio no Brasil” vai ao ar neste domingo, dia 18, às 23h, na GloboNews. Também ficará disponível no Globoplay.
18 comentários:
Acabei de ver na Globonews. Muito bom.
Que legal e eu como sou adoradora do rádio, na certa vou querer ver!
Aproveito pra desde já desejar FELIZ NATAL e que 2023 seja cheio de saúde, amor e muitas alegrias!
abração,chica
Uma efeméride importante, é certamente um extraordinário documentário.
Que a Magia e Luz do Natal 🎄 lhe traga um mundo infinito de Alegrias, Saúde, Paz e Amor.
Feliz Natal 🎄 e um Bom Ano Novo 🎉
Abraços
Maria
Que bacana esse evento Sérgio.
big beijos
Ah, vou querer ver. Faço parte do time que valoriza o rádio e reconhece que ele foi praticamente o começo de tudo, que se relaciona à popularização da cultura.
Beijo
Bons tempos os da rádio! Por cá, tocava todo o dia, quando não tínhamos outro meio de entretenimento!
Beijos e Bom e Santo Natal!
Que maravilha ser um dos convidados de honra para participar de um evento tão incrível como este Sérgio! Parabéns!
Realmente 100 anos de rádio é um documentário que ficará para a história!!
Ahh e desde já lhe desejo um lindo e Feliz Natal querido amigo!
Foi maravilhoso ter a sua companhia neste ano de 2022, que para mim foi um dos mais difíceis da minha vida...Nem sei como sobrevivi e cheguei até aqui!!
Um grande e caloroso abraço!!
É sem dúvidas nobre, digna e justa a homenagem a este importante meio de comunicação que marcou significativamente a vida de várias pessoas, traduzida em um abrangente documentário sobre o seu centenário.
Guilherme
Fiquei com muita vontade de assistir. Tomara que apareça na 'Globoplay' em breve.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
É ótimo, Andressa.
Vale a pena, Chica.
Pra voce tb, Maria.
Mt bom, Lulu.
E foi mesmo, Marly.
Que legal, Fá!
Dri, espero que voce esteja melhor. Beijão!
Fato, Guilherme.
Já está disponível, Emerson.
Postar um comentário