quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Tudo sobre a coletiva presencial de "Travessia", a nova novela das nove

 A Globo promoveu na última terça-feira, dia 4, a coletiva presencial de "Travessia", a nova novela das nove, escrita por Gloria Perez e dirigida por Mauro Mendonça Filho. Foi a primeira festa promovida para a imprensa de uma novela desde o início da pandemia do novo coronavírus. Foi uma retomada em grande estilo com a presença de vários profissionais da imprensa e de todo o elenco e equipe da trama. A experiência de imersão na novela contou com visita aos cenários de estúdios e cidade cenográfica, apresentações de Tambor de Crioula e um pocket show de Mart`nália, já que um dos bairros na história será Vila Isabel. Fui um dos convidados e conto tudo o que rolou. 


Um tour pelos cenários fixos da construtora de Guerra (Humberto Martins) e do apartamento onde moram o empresário e sua filha, Chiara (Jade Picon), foi o start da ação. Na construtora, jornalistas, afiliadas e influenciadores foram recepcionados pelos responsáveis pela cenografia, direção de arte e produção de arte da trama, Cleo Megale, Alexandre Gomes, Nininha Medicis, respectivamente, que descreveram o processo de conceituação e construção dos espaços. No apartamento, a atriz Jade Picon deu as boas-vindas aos convidados, acompanhada, ainda, pela figurinista Nathalia Duran, que mostrou alguns looks dos personagens, e pelos responsáveis pela caracterização do elenco, Fernando Torquatto e Rachel Furman, que adiantaram algumas das tendências de maquiagem que a novela apresentará. 

De lá, todos seguiram para a cidade cenográfica onde está montada a venda de Núbia (Drica Moraes), sendo remetidos automaticamente ao interior do Maranhão. Drica Moraes e a protagonista Lucy Alves recepcionaram os convidados com docinhos típicos do estado, como o 'Doce de espécie'.

Os jornalistas puderam conhecer a venda e todos os seus detalhes e bater um papo com as atrizes. Mas tinha tanta gente reunida no lugar que não deu para ficar por muito tempo. Foi preciso sair logo e ter cuidado para não danificar nenhum dos objetos tão bem trabalhados pela equipe de produção. 

A experiência seguiu até o boêmio bairro de Vila Isabel, construído na cidade cenográfica da novela, onde todos foram recebidos ao som do ritmo do Tambor de Crioula. O grupo do Mestre Cacau Amaral entoou o Tambor, que fez mais de uma apresentação ao longo da noite, contando com uma participação de atores e atrizes na roda e nos instrumentos. O bar chamado de "Encanto da Vila" será o principal local de encontro dos personagens e é claramente inspirado no clássico "Petisco da Vila", que está há mais de 50 anos no bairro. Além das comidas de boteco, iguarias da culinária portuguesa e maranhense também foram servida, remetendo aos locais onde a trama se passa, além do Rio de Janeiro. Ali estiveram presentes os atores e atrizes de todos os núcleos da trama, a autora Gloria Perez e o diretor artístico Mauro Mendonça Filho, que conversaram com os presentes sobre "Travessia". Para fechar a noite, a cantora Mart`nália, que integra a trilha sonora da obra, fez um pocket show, animando os convidados ao som de clássicos como "Água de Chuva no Mar" e sucessos de Martinho da Vila como "Ex-Amor" e "Mulheres". 


Jade Picon foi a mais assediada da coletiva e sempre tinha uma multidão de gente em volta. As perguntas sempre foram em torno de sua reação com as críticas e a respeito do desafio de estrear como atriz em um papel tão grande. Seu entrosamento com Humberto Martins, que interpreta seu pai na trama, era visível, tanto que em determinado momento avisou ao ator que teria que gravar com ela no dia seguinte, algo que ele não sabia e se surpreendeu. Lucy Alves estava realizada em protagonizar uma trama em pleno horário nobre e comentou sobre o ótimo desafio de interpretar a mocinha Brisa. Vanessa Giácomo foi um poço de simpatia e que prazer conhecê-la pessoalmente. Não escondeu seu entusiasmo com a Leonor, sua nova personagem, e em contracenar novamente com Alexandre Nero e Giovanna Antonelli, seus parceiros de "A Regra do Jogo", folhetim exibido em 2015. Aliás, Nero e Gio foram queridos com todos e tiveram que responder muitas vezes sobre a volta do casal Stênio e Helô, após dez anos da exibição de "Salve Jorge", da mesma Gloria Perez. A sintonia dos atores foi vista a todo momento na festa. Foi uma coletiva animada. 


"Travessia" é criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, direção de Walter Carvalho, Andre Barros, Mariana Richard e Caio Campos. A produção é de Claudio Dager e Tatiana Poggi; e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.



Vídeo da querida Vanessa Giácomo convidando vocês para a estreia da novela. 


10 comentários:

Anônimo disse...

Boas coletivas, sejam presenciais ou online, sempre devem servir de chamariz para obras que, num futuro não muito distante, venham a ser consagradas na história das artes cênicas. E nesse quesito nenhuma emissora se compara à Globo.

Guilherme

Anônimo disse...

AI QUE FOFA A VANESSA COM VOCÊ!!!!

Teresa Isabel Silva disse...

Mais uma vez não conhecia, por isso agradeço a partilha!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Maria Rodrigues disse...

Deve ser bem interessante visitar os cenários, onde decorrem ou vão decorrer as filmagens.
Bom fim de semana
Abraços

Anônimo disse...

E o Arthur Aguiar, Sérgio?

Sérgio Santos disse...

Fato, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Foi mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Teresa.

Sérgio Santos disse...

É demais, Maria.

Sérgio Santos disse...

Sem surpresa, anonimo....