segunda-feira, 10 de outubro de 2022

"Travessia": o que esperar da nova novela das nove?

 A missão de Gloria Perez não é fácil: manter os excelentes índices alcançados pelo remake de "Pantanal". Mas a autora já tem experiência em substituir grandes sucessos, assim como imensos fracassos. Com "Salve Jorge", folhetim massacrado por crítica e público, falhou ao ocupar o lugar do fenômeno "Avenida Brasil", em 2013. Já com "A Força do Querer", em 2017, sua melhor novela até hoje, conseguiu reerguer a faixa das nove, que antes fracassava com a audiência pífia de "A Lei do Amor". Agora a escritora vem com "Travessia" e promete prender o telespectador com uma dramaturgia clássica. 


Ari (João Bravo/Chay Suede) e Brisa (Mariah Yohana/Lucy Alves) cresceram juntos no interior do Maranhão, às margens dos Lençóis. Ele, filho adorado de dona Núbia (Drica Moraes), uma comerciante local que destinou todas as economias para dar ao menino condições de galgar um futuro melhor. Ari estudou, se formou em arquitetura e, incentivado por Dante (Marcos Caruso), seu professor desde menino e mentor, se dedica à defesa do patrimônio histórico maranhense. Já Brisa é uma jovem que cresceu órfã e tirou desta ausência forças para se tornar uma mulher determinada e batalhadora. Ela pulsa a cultura de seu estado: dança em todas as rodas de Tambor de Crioula e se apresenta em grupos de Bumba Meu Boi, quando não está jogando nas sete para garantir o próprio sustento. 

Na infância, Ari e Brisa eram sinônimo de implicância mútua. Mas, aos poucos, o coração falou mais alto e eles engataram um romance despretensioso, no início. As coisas aceleram quando eles descobrem que estão esperando um bebê. Quando começa a história de "Travessia", Ari e Brisa ---- e o filho Tonho (Vicente Alvite) ---- já moram juntos há alguns anos e estão prestes a oficializar o casamento.

Quem não gosta nada disso é Núbia. Para ela, o filho 'estudado' e promissor merecia coisa melhor do que gastar com esse casamento o tempo e o dinheiro que poderia estar usando para ser um homem bem-sucedido na capital São Luís, onde se formou. Brisa não entende, já que é ela quem topa qualquer trabalho para garantir o sustento da família, enquanto Ari se aprimora em sua tese de doutorado. 

Os lamentos de Núbia sobram para Adalgisa (Priscilla Vilela), sua amiga e fiel escudeira. E ela cumpre bem a função de manter a comerciante informada sobre todas as fofocas da região. Brisa, por outro lado, encontra apoio em Tininha (Gabrielly Mota/Camila Rocha), sua amiga de infância, que sabe acolher e encorajar Brisa na medida certa. É ela quem conhece as reais aflições da amiga, que só deseja viver uma vida bem feliz ao lado de seu amado e de seu filho. 

A ideia da festa de casamento de Ari e Brisa parece simples, não fosse uma oportunidade que pode virar a vida do casal: uma chance de Ari viajar para o Rio de Janeiro. Lá, ele poderá investigar mais de perto os passos da construtora Guerra, que está planejando derrubar um dos casarões históricos do Maranhão e construir no lugar um moderno shopping center --- projeto que está decidido a combater. E ainda poderá reencontrar o professor Dante, que está n cidade para um tratamento de saúde. Dante é paara Ari uma referência. E o professor, por sua vez, vê o jovem como seu sucessor na luta pela preservação do patrimônio maranhense.

Mas a viagem, que tinha tudo para ser promissora, vira um imbróglio. Brisa, que apoia e confia nos planos de Ari, topa adiar a data do casamento. Só que ele demora tempo demais em terras fluminenses e passa a dar cada vez menos notícias. A maranhense estranha o comportamento e decide ir atrás do 'namorido'. Quando está na rodoviária de São Luís, prestes a embarcar, se vê em meio a uma grande confusão: as pessoas acusam Brisa de ser uma sequestradora de crianças. Trata-se de uma 'deep fake'. Um vídeo foi editado de maneira despretensiosa e irresponsável, do outro lado do mundo, e o rosto da criminosa foi trocado pelo seu. O material viraliza nas redes sociais e, a partir deste momento, atravessa de maneira transformadora a vida da jovem. 

O primeiro capítulo ----- que apresentou uma abertura como se fosse um filme, recurso já usado por Mauro Mendonça Filho em "Verdades Secretas" (2015) e "O Outro Lado do Paraíso" (2017) ----- teve uma correria desnecessária e parece que está virando regra na Globo esse tipo de introdução, vide o que foi feito recentemente com "Mar do Sertão", folhetim das seis. A parte mais atrativa envolveu a trama de Débora, vivida por Grazi Massafera. Foi uma participação curta, mas brilhante. A atriz dominou a cena na pele de uma mulher interesseira que de repente se viu sem marido, sem amante, sem dinheiro e grávida. Mas não havia a necessidade de matar a personagem logo na estreia. Daria tranquilamente para estender a participação até o terceiro ou quarto capítulo. Também não deu para entender o foco tão voltado para o nascimento de Chiara (Jade Picon), deixando de lado a trama de Brisa. A passagem de tempo prejudicou a narrativa porque o público já viu que a mocinha e Ari (Chay Suede) tiveram um filho, mas ninguém teve tempo para ver a relação dos dois. Mostraram os personagens crianças na pele dos ótimos João Bravo e Mariah Yohana (cópia de Lucy) e logo depois já cresceram. Outro ponto que causou incômodo foi a pressa na criação da fake news envolvendo a heroína. Não deu para entender bem o motivo dos adolescentes e nem de criar empatia por ela. Tudo rápido demais. No entanto, é um dramalhão que costuma despertar interesse e a autora tem experiência. 

"Travessia" é criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, direção de Walter Carvalho, Andre Barros, Mariana Richard e Caio Campos. A produção é de Claudio Dager e Tatiana Poggi; e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. A estreia teve a pressa como personagem principal. Aguardemos os próximos capítulos. 

23 comentários:

Anônimo disse...

Virou padrão as novelas da Globo começarem nessa correria...

Andressa Mattos M. disse...

A Globo se preocupou mais em ficar falando da Jade Picon do que do enredo. O primeiro capítulo nao deu pra entender que história a autora quer contar.

Anônimo disse...

"Travessia", como todo folhetim que não se acanha em sê-lo, tem os tradicionais elementos com poder de fisgar o público exigidos pelo formato televisivo, e não é novidade para ninguém o fato de Gloria Perez ter o diferencial de apostar em temáticas nunca exploradas pelos colegas de profissão. Mas Gloria não deveria seguir o exemplo de Mário Teixeira na atual novela das 18h15min, "Mar Do Sertão", de apressar acontecimentos na narrativa para dar a impressão de agilidade, pois além da possibilidade de surgir a "barriga" na obra em questão, descaracteriza a linguagem do formato na intenção de conferir a ele nuances de séries ou filmes.

Guilherme

Fatyma Silva disse...

Acho que ñ gostei do primeiro capítulo de Travessia,🤔!
Vou tentar me acostumar aos pouco...

Tenha continuação de boa semana, com saúde e paz, Sérgio!

Um abraço

Recomenzar disse...

Me alegro que te guste mi blog el tuyo me gusta

Lulu on the sky disse...

A Cássia Kis parece ser uma vilã maravilhosa que iremos odiar. Achei um pouco confuso o primeiro capítulo.

MARILENE disse...

Gosto de ler suas postagens, Sérgio, para me inteirar do que acontece no mundo das novelas, pois estou bem distante dele rss. Abraço.

Adriana Helena disse...

Querido Sérgio...
Eu vou te confessar aqui que fiquei com saudade da calmaria da novela Pantanal, onde as paisagens e os diálogos eram mais serenos, por conta da natureza linda do lugar...
Com certeza ,a trama nova deveria ter investido mais em mostrar a natureza dos lençóis do Maranhão do que ficar naquela correria da estreia matando a personagem da Grassi que estava impecável! Se nem as séries do HBO estão correndo com os capítulos ( Vide A Casa do Dragão- que está uma calmaria pura) imagine então as novelas? Queremos serenidade e calmaria, já basta a vida real que é pura correria..rsrs
Beijos amigo!!!

Marly disse...

Boa noite, Sérgio,

Eu li hoje que esta novela já começou num ritmo acelarado. Disseram que - logo no primeiro capítulo - a personagem da G. Massafera foi pedida em casamento, traiu o noivo e engravidou do amante.
Isso me deixou com vontade de acompanhar este folhetim, rsrs.

Beijão e bom feriado!

Jovem Jornalista disse...

Vou assistir. Parece ser uma trama e tanto.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Outsiders disse...

A história da protagonista de Travessia é inspirada no caso real da dona de casa Fabiane Maria de Jesus que foi l1nchada por uma notíc1a f4lsa. Essa novela vai ser mais relevante pra sociedade no combate e conscientização sobre as f4ke new5 do que qualquer outra iniciativa.

Sérgio Santos disse...

Infelizmente, annonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Andressa.

Sérgio Santos disse...

É exatamente isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Fatyma... bjs

Sérgio Santos disse...

Abçs, Recomenzar.

Sérgio Santos disse...

Idem, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Marilene.

Sérgio Santos disse...

Foi uma mudança brusca de narrativa mesmo, Dri.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Marly... kkkk

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Sim, Outsiders.

Anônimo disse...

A trama chiara e Ari é chata prefiro o oto e a brisa ali eu senti a química.. não entendi MT bem a história do Moretti com as irmãs.