sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Sem adaptações relevantes, sucesso do remake de "Pantanal" se deu pela força da história e dos personagens emblemáticos de Benedito Ruy Barbosa

 O remake de "Pantanal" teve um tratamento diferenciado da Globo. Houve um intenso trabalho de divulgação bem antes da produção estrear e enquanto estava no ar foi assunto de todos os programas de entretenimento da grade. Também investiu bastante na novela que teve um clima de superprodução. O esforço valeu a pena. A obra baseada fielmente na história escrita por Benedito Ruy Barbosa na Rede Manchete em 1990, que chegou ao fim nesta sexta-feira (07/10), teve uma boa repercussão e audiência satisfatória. Fez sucesso. Aumentou oito pontos a média geral da faixa em comparação com a antecessora, "Um Lugar ao Sol", que não recebeu o mesmo tratamento.


A fotografia e o elenco foram os grandes trunfos da trama adaptada por Bruno Luperi, neto do autor. A direção de Rogério Gomes impressionou na primeira fase, enquanto a de Gustavo Fernandez manteve a qualidade na segunda. As imagens --- com direção de fotografia de Walter Carvalho --- encheram os olhos e pareciam pinturas. A preocupação em gravar várias cenas sempre ao entardecer, aproveitando os breves minutos do pôr-do-sol diante do verde e das águas do Pantanal, teve um resultado deslumbrante e deve credenciar a obra para concorrer ao Emmy Internacional. 

A primeira fase foi impecável. Com poucos personagens e um bom ritmo, sem pecar pela lentidão ou uma correria desnecessária, a trama logo conquistou o telespectador através dos personagens emblemáticos criados por Benedito há 32 anos e pelos atores que aproveitaram a curta chance que tiveram.

Renato Góes esbanjou carisma como Zé Leôncio, Bruna Linzmeyer se destacou como Madeleine, Malu Rodrigues brilhou como Irma e Letícia Salles se mostrou uma grata revelação na pele da dedicada Filó. Irandhir Santos fez uma breve aparição nos primeiros capítulos como Joventino e sua atuação visceral fez diferença. Já Enrique Diaz e Juliana Paes foram os responsáveis pelas sequências mais dilacerantes da história. Gil e Maria Marruá eram um casal repleto de dores e perdas. Os intérpretes viraram os maiores destaques da produção, principalmente Juliana diante de tantas cenas difíceis e catárticas, como o momento em que sua personagem 'virou' onça.


A mudança de fase gerou um receio por conta da catástrofe ocorrida em "Velho Chico", escrita por Luperi e Edmara Barbosa em 2016, que apresentou uma primeira fase primorosa e decepcionou na segunda com parte de um elenco que não manteve as características dos personagens mais jovens. Todavia, desta vez tudo deu certo na passagem de bastão. Que escalação precisa. Os atores até se pareceram fisicamente, vide a incrível semelhança entre Letícia Salles e Dira Paes como Filó, Bruna Linzmeyer e Karine Teles como Madeleine e Malu Rodrigues e Camila Morgado como Irma. Houve um certo estranhamento inicial com o Leôncio de Marcos Palmeira porque o protagonista solar de Renato Góes deixou de existir e virou um sujeito amargo. Mas logo foi aceito diante do show do ator. Foi o melhor momento de Palmeira na televisão. 


E a melhor escalação do remake foi Alanis Guillen. A Juma Marruá tinha que ser dela. A atriz foi uma grata revelação em "Malhação - Toda Forma de Amar", de 2019, e conseguiu compor uma personagem totalmente diferente da colega Cristiana Oliveira, a Juma de 1990, ao mesmo tempo que manteve uma leve essência da mulher-onça de 32 anos atrás. A sua linguagem corporal, as expressões faciais, enfim, muitas vezes a intérprete parecia um felino, ora assustado ora com 'reiva'. Alanis foi tão boa que divertia em determinados momentos diante de tanta ingenuidade ou falta de modos da filha de Maria Marruá. Aliás, sua química com Jesuíta Barbosa foi incontestável. O casal funcionou e a música tema ("Amor de Índio", cantada por Almir Sater) encantou. O ator também merece ser elogiado. Seu Jove foi bem diferente do interpretado por Marcus Winter em 90, que era machista, cômico e às vezes agressivo. Uma das raríssimas mudanças do remake. E Jesuíta convenceu na pele de um mocinho sensível, introspectivo e progressista. O ator ainda tinha cenas de grande delicadeza com Osmar Prado. 


Por sinal, Velho do Rio está na lista de perfis memoráveis da trama. O 'veio' que se transformava em sucuri e provocava curiosidade em todos os personagens não poderia ter sido interpretado por ator melhor. Inicialmente, Antônio Fagundes foi escalado para o papel, mas recusou por questões salariais após o término de seu contrato com a Globo. Com todo respeito ao veterano, que com certeza brilharia em cena, a entidade tinha que ser de Osmar, que dominou a novela desde sua primeira aparição. Foram inúmeras sequências emocionantes protagonizadas pelo ator e várias até cômicas por conta do deboche sobre quem não conseguia vê-lo. Alanis e Jesuíta foram os parceiros mais constantes de Osmar e o trio funcionou junto. Vale destacar ainda um dos momentos mais sensíveis do remake: a montagem feita com uma cena antiga do saudoso Cláudio Marzo, que viveu o Velho em 1990, com uma saudação emocionada de Osmar, como se um tivesse passado o bastão para o outro. A imprensa não tinha vazado a cena e foi uma surpresa quando apareceu na tela. 


Já o grande destaque da novela foi Maria Bruaca. Isabel Teixeira tinha feito uma participação na controversa "Amor de Mãe", em 2019, mas foi com o papel da esposa que era maltratada pelo marido que a atriz viveu seu auge. Com longa carreira no teatro, Isabel se mostrou uma grata surpresa para muita gente que não conhecia seu trabalho. A personagem tem um arco que raramente falha na teledramaturgia: a da mulher humilhada que sofre violência doméstica e dá a volta por cima. Um assunto ainda muito atual, infelizmente. A intérprete copiou vários trejeitos de Angela Leal, sua colega que viveu a Bruaca em 1990,  e conseguiu emocionar e divertir o público. Foram várias cenas maravilhosas e sua parceria com Julia Dalavia (Guta), Murilo Benício (Tenório) e Paula Barbosa (Zefa) foram muito acertadas, assim como sua química com Juliano Cazarré (Alcides). A sua atuação a consagrou como melhor atriz coadjuvante do ano. Até virou meme por conta da cena em que Maria disse para Alcides: "Ocê tá armado? Fivela de respeito". 


Murilo Benício foi mais um nome que brilhou. Seu Tenório teve uma composição totalmente distinta do colega Antônio Petrin. O veterano se destacou na trama de 1990 e construiu um vilão assustador e repugnante. Dava medo. Já Benício imprimiu uma dose de cinismo no grileiro. E um tom mais suave. O primeiro Tenório era um lobo que aterrorizava, já o segundo era o lobo em pele de cordeiro. Murilo mais uma vez provou que se destaca em qualquer papel e foi possível constatar sua versatilidade porque coincidentemente esteve no ar com dois outros personagens de sucesso em sua carreira: o 171 Dodi, na reprise de "A Favorita" no "Vale a Pena Ver de Novo", e o mocinho Danilo, na recém-iniciada reexibição de "Chocolate com Pimenta". Vale destacar ainda como grandes acertos Bella Campos (Muda) e Guito (Tibério), duas gratas revelações do remake, além das talentosas Selma Egrei (como Mariana) e Aline Borges (como Zuleica). 


E é impossível não citar Trindade na lista dos trunfos do remake. O violeiro, que tinha pacto com o cramulhão, foi vivido por Almir Sater em 1990 ---- que agora interpretou o chalaneiro Eugênio ---- e em 2022 acabou brilhantemente interpretado por seu filho, Gabriel Sater. O personagem caiu nas graças do público e as cenas em que o peão incorporava o diabo eram sensacionais. Aquele realismo fantástico que dava um charme para a história. Sua sintonia com Camila Morgado transformou o casal 'Trirma' em um sucesso, mesmo com poucas cenas de romance. Mas foi justamente o Trindade que expôs o maior equívoco do remake: a fidelidade tacanha de Luperi ao enredo original. O neto se recusou a mexer mais de duas vírgulas no texto do avô e sua covardia implicou na saída do violeiro da história. Isso porque Almir precisou sair da obra de 1990 para protagonizar "Ana Raio & Zé Trovão", na mesma Manchete. Só que Gabriel deu várias entrevistas dizendo que queria ficar até o final e assim ter um desfecho diferente. Não foi ouvido. Nem ele e nem o público. O autor alegou que não mudou porque a novela era uma obra fechada, mas não era verdade. Várias cenas de "Pantanal" eram gravadas enquanto a produção ainda estava no ar. Por sinal, o encerramento dos trabalhos só aconteceu na penúltima semana de folhetim. Bruno apenas teve medo de assumir que não quis mesmo mexer em nada. 


É a partir do medo de Luperi que todos os problemas do remake se mostraram. O neto de Benedito Ruy Barbosa já tinha provocado um incômodo quando manteve a morte trágica de Madeleine sem uma justificativa plausível. Em 1990, Ítala Nandi deixou a produção para a realização de um filme e Benedito não a perdoou até hoje, segundo a atriz. O plano do veterano era causar um acidente, mas a mãe de Jove seria salva pelo Velho do Rio. Por qual motivo, então, o neto não realizou o desejo do avô na época? Karine Teles estava excelente com um primeiro papel de destaque em uma novela. A personagem era controversa e movimentava a história. Bruno fez questão de dizer em várias entrevistas que teve total liberdade para a condução da obra. Se teve mesmo, não há como negar: foi covarde. Mas muitos chegaram a mencionar que seria uma alteração muito brusca no roteiro. Não seria se a irmã de Irma ficasse desaparecida e voltasse na reta final. Só que a fidelização limitada ainda estava apenas no começo. Muitos outros erros estavam por vir. 


Uma das marcas da versão original foi a barriga (período de enrolação onde nada de relevante acontece na história). A produção teve 216 capítulos e muitos deles tinham cenas repetitivas, situações que andavam em círculos e várias imagens de paisagens lindas e voos de tuiuiús para preencher o tempo. Embora sempre muito elogiada, o maior defeito da trama nunca caiu no esquecimento. O remake durou bem menos tempo: teve 167 capítulos. Ou seja, 43 capítulos a menos. Pela lógica, a narrativa arrastada seria amenizada. Mas não foi. Isso porque Luperi não criou um único conflito novo na história. Ele manteve absolutamente tudo igual. Então, obviamente não adiantou ter menos dias no ar porque a obra original teve muito mais que 43 capítulos de enrolação. O neto manteve até as idas e vindas insuportáveis de Juma e Jove por conta da tapera da onça. Também persistiu no erro do arco dramático de Zé Lucas de Nada (Irandhir Santos), que nunca teve uma função clara na história porque foi criado em 1990 por causa da exigência do público pela permanência de Paulo Gorgulho, intérprete do Leôncio na primeira fase, na produção. Custava ter criado um drama interessante para o papel tão bem defendido por Irandhir? A mísera alteração feita foi em torno da gravidez de Érica (Marcela Fetter). Há 32 anos, a patricinha inventava a gravidez para dar um golpe do baú. Agora engravidou e sofreu um aborto. Só que a alteração deixou o contexto pior porque Zé a abandonou no altar pela 'mentira', sendo que, dias antes, garantiu apoiá-la em todos os instantes. Algo que nada acrescentou ao roteiro. 


A preguiça do autor foi tão grande na adaptação que muito telespectador desavisado achou que a história se passava em 1990. Na obra original, Jove leva a televisão para a fazenda. Para manter tudo idêntico, o filho de Leôncio fez a mesma coisa no remake, só que levou internet junto. Depois de meses. Como pode um sujeito milionário não ter qualquer modernidade em sua fazenda por mais antiquado que seja? Virou piada nas redes sociais Filó e Muda não terem uma máquina de lavar e precisarem fazer tudo em um tanque debaixo de um sol escaldante. Parece bobagem, mas foram erros primários. E o texto original era seguido tão à risca que várias conversas e situações ficaram anacrônicas. Como levar a sério o drama de Juma e Jove? Qual o problema da menina querer morar na tapera e não na fazenda do sogro? Bastava fazer uma reforma no lugar e pronto. O diálogo sobre prevenir uma gravidez que Juma teve com Filó, onde a camisinha sequer foi citada, beirou o ridículo. O único método que a companheira de Leôncio insinuou foi o chamado 'coito interrompido'. E Zefa com medo de engravidar de Tadeu durante a transa e ele dizendo que não tinha problema porque seria mais um peãozinho vindo? Ainda é preciso mencionar a representação de todas as figuras femininas no enredo: todas donas de casa sem qualquer profissão e que passam o dia inteiro esperando os homens chegarem do trabalho. Ok, é uma realidade em muitos lugares do país. Mas a trama não teve uma exceção sequer? Realmente parecia novela de época. 


A total recusa em modificar o roteiro de Benedito Ruy Barbosa era tão evidente que até a inserção de um tema atual foi realizada de forma superficial e desconexa por Bruno Luperi. As queimadas vêm devastando o Pantanal e virou um dos maiores problemas do Brasil atual. Imagens chocantes de animais mortos e da vegetação destruída, captadas de reportagens reais de 2020, foram exibidas juntamente com a cena em que o Velho do Rio se desesperava diante do fogo, sem ter como impedir. Seria um excelente novo drama para a novela. Mas só durou aquele instante. Os demais personagens fizeram breves comentários sobre as queimadas e pouco se importaram. Não modificou a rotina de ninguém ---- afinal, para modificar seria necessário criar novas cenas que não existiam na obra original. E da forma como tudo foi abordado, causou a impressão de que o fogo se deu de forma espontânea e não por algum garimpeiro ou empresário do agronegócio interessado na invasão de terras. Um tema tão importante abordado da pior maneira possível. Aliás, e a população indígena? Era a chance de inseri-la na história e assim corrigir o erro da produção de 1990, que chegou a ser criticada na época por conta dessa ausência.


Outro problema na narrativa que se manteve intacto foi a falta de conflitos depois que Levi (Leandro Lima) foi devorado pelas piranhas. A novela tinha um ótimo ritmo até a morte do vilão. Depois mergulhou em um marasmo e nunca mais saiu. Não por acaso, a repercussão nas redes sociais sofreu uma diminuição significativa desde então. E o drama usado para movimentar o roteiro era a paixão sem qualquer nexo que Zé Lucas passou a nutrir por Juma, o que deixou o conjunto maçante. Para piorar, foram longos meses de especulações sobre a morte de Tenório. Alcides e Muda elaboraram mil planos que não chegavam a lugar algum. Por sinal, Muda era uma das melhores personagens, mas perdeu a relevância depois que se casou com Tibério. E até mesmo Juma e Jove sumiram do enredo depois que se casaram. Os mocinhos ficaram avulsos até a última semana de folhetim. Um erro crasso da obra original que precisava ser alterado. 


Mais um problema que não passou batido foi o desenvolvimento de Zaquieu (Silvero Pereira). Luperi fez pequenas mudanças no texto em cima da homofobia sofrida pelo personagem. Em 1990, Leôncio debochava dele junto com os peões e em 2022 o fazendeiro os repreendeu. Mas ficou nisso. Porque na narrativa não houve alteração, o que ocasionou uma péssima impressão. Afinal, o ex-mordomo de Mariana deixou de ser afeminado para conseguir ser aceito naquele lugar. Ainda se apaixonou por Alcides e a situação não rendeu nada na história, apenas reforçou o estereótipo do gay que não consegue ser amigo de hetero sem se interessar. Também assumiu a autoria do assassinato de Tenório para provar que era 'peão macho'. Situações dignas de anos 90 e não de dias atuais. Ficou perceptível que o autor não conseguia mexer em quase nada da obra original e quando conseguia ignorava o andamento da mudança. Ou seja, mudava uma situação e não criava novas cenas necessárias para a conclusão da 'novidade'. O maior exemplo foi a mudança da morte de Roberto (Cauê Campos). Na trama de 32 anos atrás, o filho mais novo de Tenório foi devorado por uma sucuri. Agora foi assassinado pelo assassino contratado pelo pai para matar a família de Leôncio. Ok, uma novidade válida e que funcionaria como um duplo castigo para o vilão. Isso se ele soubesse o que aconteceu. Morreu sem saber porque o neto de Benedito se recusou a escrever novas cenas envolvendo o choque do grileiro. Nem ele e nem a família descobriram o que aconteceu, de fato, com o garoto. Para piorar, a resolução de todo o enredo envolvendo o passado trágico dos pais de Juma, Muda e Alcides foi ignorado. Zuleica, Renato (Gabriel Santana), Guta e Marcelo (Lucas Leto) nunca souberam o que o poderoso homem fez. E o CPF de Zuleica que Tenório usava indevidamente e estava confiscado pela Polícia Federal? Ela também nunca soube. 


A última semana foi marcada pelo marasmo. A única sequência relevante foi a morte de Tenório, assassinado por Alcides com uma zagaia e levado pelo Veio do Rio em forma de sucuri para as águas. Cena incrível. O penúltimo capítulo nem parecia de reta final. Praticamente nada aconteceu. A famigerada disputa pela sela de prata também frustrou. Se arrastou pela novela inteira e a cena não durou nem 50 segundos no final. Mas o último capítulo foi marcado pela emoção. Belíssima a sequência em que Tadeu descobriu que não era filho biológico de Leôncio, fugiu e acabou encontrando o Velho do Rio. José Loreto e Osmar Prado totalmente entregues, assim como Dira Paes e Marcos Palmeira quando os três se reconciliaram. O momento do casamento também foi bonito, mas os atores da primeira versão que participaram não tiveram nem um texto sequer. Um desperdício Cristiana Oliveira não ter contracenado com Alanis Guillen. Seria o encontro das Jumas. Aliás, Juma mal apareceu, assim como Jove.  Nem pareciam protagonistas. Mas as cenas finais entraram para a história da teledramaturgia, assim como aconteceu há 32 anos. Que lindo e delicado o momento em que Zé Leôncio finalmente viu a foto de seu pai, tirada por Jove, e faleceu. O encontro de pai e filho protagonizado por Marcos Palmeira e Osmar Prado foi avassalador. E nada mais justo do que Leôncio virar o novo Veio do Rio para Joventino finalmente descansar. O breve instante do velório, entoado por berrantes de todos os filhos de Zé (uma adaptação sugerida por Irandhir Santos), foi emocionante, assim como a passagem de tempo de sete anos. E a última cena, com Filó querendo ver o Veio e seus netos, conversando com o espírito do avô, coroou a história de forma arrebatadora. Literalmente: 'os filhos dos filhos dos nossos filhos verão'. Já a mensagem final de Benedito Ruy Barbosa teve o impacto necessário, ainda mais pelo atual momento que o país passa.


"Pantanal" foi um novelão que marcou a história da teledramaturgia. Mas teve seus erros, como qualquer folhetim. O remake era a oportunidade para consertar os problemas e deixar o resultado impecável ou pelo menos quase perfeito. Uma pena que Bruno Luperi tenha jogado a chance que caiu em suas mãos no lixo. Preferiu o comodismo do 'copia e cola'. Ainda assim, entretanto, a produção mereceu o sucesso e foram vários os acertos da história criada por Benedito Ruy Barbosa. Fez a alegria dos nostálgicos, apresentou a obra a um novo público e marcou a carreira de vários atores que brilharam na pele de personagens que nunca cairão no esquecimento. O saldo é, sem dúvida, para lá de positivo. Deixará saudades, apesar dos pesares. 

21 comentários:

Rafael disse...

O Luperi deve tá se revirando com a reprise de Rei do Gado, porque certeza que ele já tava dando CTRL+C no texto do vovô ☠

Anônimo disse...

É inegável o sucesso da versão que a Globo produziu do clássico de 1990 da Rede Manchete, e muito dele se dá pelas belíssimas imagens do Pantanal e pelo elenco e trilha sonora criteriosamente selecionados, além da impecável direção de Rogério Gomes e Gustavo Fernandez, mas não custava nada Bruno Luperi ter seguido o exemplo de Angela Chaves em "Éramos Seis" (2019) e feito adaptações significativas na história para que esta não fosse uma cópia fiel, pois um investimento massivo foi realizado na concretização desse projeto para que nele fossem mantidas várias coisas já problemáticas há 32 anos e a divulgação de "Um Lugar Ao Sol" (2021) ocorresse de forma tacanha.

Guilherme

chica disse...

Uma novela que teve grande sucesso na original e agora! Trabalho bem feito! abração, lindo fds! chica

Parapeito disse...

Faz muito anos , que vi o " primeiro" Pantanal.
Cá em Portugal fez grande sucesso.
Eu não tenho por hábito voltar a ver a mesma telenovela com novos artistas.
Tentei ver a Escrava Isaura, mas sem Lucelia Santos e Rubens de Falco não me cativou :)
Brisas doces

Fatyma Silva disse...

Eu não assisti a primeira novela Pantanal!
Agora não perdi nem um capítulo, gosto de todos atores e amo a natureza.
Parabéns a toda a equipe 👏👏👏

Bom fim de semana, Sérgio!
Um abraço

Marly disse...

Sim, este remake teve uma divulgação grandiosa. Mas a novela tem também os próprios méritos, porque sempre tem cativado os espectadores, não é verdade?

Beijão

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Já publiquei no meu blog o balanço final com os pontos positivos e negativos do remake de Pantanal. Abraços, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

MARILENE disse...

Uma avaliação impecável, como sempre. Abraço.

Lulu on the sky disse...

Perfeita a sua avaliação Sérgio. Em pleno 2022, o autor poderia ter atualizado melhor a temática da novela. Elenco maravilhoso. Todos os prêmios para Osmar Prado e Isabel Teixeira.
Beijos,
www.luluonthesky.com

Recomenzar disse...

Una maravilla tu blog

Ramon Siqueira disse...

Sérgio, quanto tempo!!!
Meu querido, não há dúvidas que Pantanal foi o grande destaque de 2022 e eu fico muito feliz que tenha sido assim. Não sou da época do fenômeno exibido em 1990 na Manchete (sou de 1997 rsrs) e a reprise do SBT em 2008 eu vi poucas cenas. Mas o pouco que vi, fiquei fascinado. Uma verdadeira fortaleza da teledramaturgia brasileira e mereceu todo o apogeu conquistado na época de sua exibição original.
O que dizer da protagonista do ano vulgo Alanis Guillen, eu me rendi por completo por seu talento único. Ela conquistou o Brasil de uma maneira avassaladora e já cravou seu nome na história. Simples assim, sua Juma foi intensa e emblemática do início ao fim e muitas cenas antológicas da trama foram protagonizadas por ela. Foi a escalação mais precisa em anos e tudo valeu a pena. Alanis confirmou a fortaleza que é. Essa onça com reiva se eternizou de novo no imaginário popular.
Juliana Paes, para mim, viveu seu auge na carreira como a Maria Marruá. Foi minha primeira paixão da novela e deu gosto de acompanhar os momentos da mãe onça enquanto sua intérprete entregava atuação a todo segundo. Sua melhor personagem na carreira junto com a Bibi. Os fatos são esses é apenas 15 capítulos provam isso.
Osmar Prado já é o ator do ano, sem sombra de dúvidas, seu “Véio” do Rio foi surreal, como é maravilhoso vê-lo atuar. Minha infância é esse homem que eu queria que fosse meu tio Margarido e quase 20 anos depois ele se mostra antológico como sempre! A melhor atuação masculina de 2022 e NINGUÉM tira!!
Isabel Teixeira é simplesmente GIGANTE, chegou como quem só queria contar uma história e SE TORNOU A DONA DA NOVELA! Como você falou, a melhor atriz do ano no geral mesmo, arrebatou o Brasil com sua Mary Bru e se tornou uma estrela de primeira grandeza da Globo e da teledramaturgia brasileira. Que venham mais e mais trabalhos para a lenda!!
Murilo Benício irretocável como Tenório. Dira Paes maravilhosa e impecável como Filó, assim como Letícia Salles na primeira fase onde foi apaixonante como a personagem e para mim, a melhor revelação do ano. Marcos Palmeira realmente viveu seu melhor momento na televisão como Leoncio. Jesuíta Barbosa entregou um Joventino totalmente diferente do primeiro e brilhou lindamente.
E a Madeleine de Karine Telles estava tão maravilhosa que não me conformo de sua morte sabendo que podia ser contornada nesse remake. Infelizmente Luperi perdeu uma oportunidade ímpar de concretizar algumas histórias originais do enredo e atualizar outras. Depois da morte do Levi, eu perdi o interesse pela novela, o que é uma pena. Situações poderiam ter sido melhor aproveitadas e não foi assim. Mas o saldo foi positivo pela força da novela e seus personagens que entraram para a história e assim, Pantanal mais uma vez se mostra uma sucesso retumbante! Os filhos dos filhos dos nossos filhos se despedirão ❤️

Sérgio Santos disse...

Certeza, Rafael....

Sérgio Santos disse...

Isso sim, Chica.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Brisas.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Fatyma.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Marly.

Sérgio Santos disse...

Abls, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Marilene.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, recomenzar.

Sérgio Santos disse...

Ramon, voce sumiu mesmo. Bom te ver de volta. Excelente comentário.