segunda-feira, 17 de outubro de 2022

"A Fazenda 14" é um verdadeiro circo dos horrores

 É verdade que o reality mais famoso da Record nunca primou pela ética e muito menos transparência. Quem acompanha desde a primeira edição sabe bem. A falta de nível, situações que aparentam de todas as formas uma manipulação e o elenco recheado de nomes controversos sempre foram a maior identidade do formato, ainda que qualquer reality show tenha sua dose de baixaria ao longo do percurso. Porém, em "A Fazenda 14" tudo vem dando errado desde o início. O pouco (e bem pouco, quase nada) de 'credibilidade' que o programa tinha foi jogado na lata do lixo. 

Até na primeira semana o reality demonstrou que não teria um bom caminho pela frente. Isso porque em uma dinâmica com jornalistas convidados foi exposto que quase todos os participantes já haviam se comunicado sobre a entrada no jogo e até combinaram estratégias. Como houve um vazamento antecipado dos nomes pela imprensa, vários já entraram em contato uns com os outros para planejar o que fariam. Eles mesmos já deixaram escapar isso várias vezes. Pétala, por exemplo, disse que Thomaz chegou a propor para fazerem um casal. 

Ainda na primeira semana, antes mesmo da primeira eliminação, já houve um barraco generalizado onde as protagonistas foram Deolane e Deborah. E o nível de xingamentos foi tão pesado que parecia um ódio antigo e não que surgiu na casa. 'Cadela', 'cachorra' e 'putinha' foram só algumas entre muitas ofensas proferidas pela dita advogada.

A briga das duas ficou muito forçada para um início de confinamento, onde os ânimos teoricamente nem eram para estar tão aflorados. Mas Deolane também discutiu com Kerline, que a chamou de 'senhora' durante o embate, a deixando muito mais furiosa. E foi a partir deste fato que o nível de desconfiança sobre a nova temporada cresceu. Afinal, Adriane Galisteu, durante a formação da roça, se intrometeu e deixou claro que Kerline tinha dado uma declaração 'grave', pois se tratava de 'etarismo'. Ali a apresentadora expôs a sua torcida, algo que disfarçou melhor ano passado. Até porque vale lembrar que Nego do Borel foi expulso da edição passada acusado de estupro e Adriane não se posicionou para os competidores, apenas para o público. Agora ela fez questão de falar para os participantes que entendia a indignação de Deolane. O 'senhora' foi mais grave do que aquilo que aconteceu em 2021? 

Porém, Adriane, desde então, não palpitou mais sobre os embates dos jogadores. Só que, diante de tudo o que vem acontecendo na fazenda, deixa a situação ainda mais sem sentido. Uma sucessão de acontecimentos graves vem ocorrendo e nada da apresentadora se posicionar e até enquadrar os participantes. Praticamente todo dia tem um barraco diferente e, ao contrário do que muitos imaginam, não se trata de um bom entretenimento. São brigas pesadas, agressivas, com ofensas subterrâneas e até ameaças de morte. Por sinal, as ameaças viraram rotina na edição. Ninguém da produção toma qualquer providência e tudo parece uma grande besteira. Tiago Ramos e Bia Miranda já ameaçaram espancar Shay fora do reality, assim como Deolane ameaçou acabar com Deborah e ainda deu a entender que tem amigos 'perigosos'. Também chegou a dizer que beberia o sangue da inimiga. Vale observar que Deborah não é uma santa injustiçada. Quem a viu no "Power Couple Brasil" do ano passado sabe bem quem ela é. Já Iran Malfitano, em uma conversa com Thomaz, detalhou a forma mais eficaz de espancar e cegar um rival durante uma briga, sem deixar vestígios. Isso porque era o que ele tinha vontade de fazer com alguns ali. O caso de Iran precisa de um adendo: o ator já deu várias declarações absurdas, como o fato de dar tapas na boca da sua filha, de onze anos, quando 'necessário'. Ainda disse em forma de piada durante uma conversa com os amigos: 'Quando o estupro é inevitável, relaxa e goza'. Até hoje não admite que teve uma fala asquerosa.


Ler tudo isso está pesado demais? Ainda não acabou. Tiago tem um claro problema com bebida. Instável emocionalmente, se descontrola com facilidade e já teve inúmeros surtos sóbrio. Mas quando está bêbado tudo se potencializa. E em uma de suas bebedeiras, o participante chegou a pular uma cerca proibida pela produção e tocou o sino. Todo mundo que acompanha "A Fazenda" sabe que tocar o sino significa expulsão imediata da disputa porque confira desistência. Pular a cerca então é pior ainda. Mas nada aconteceu com ele. Ficou horas conversando com um suposto psicólogo e ninguém que estava no Playplus (serviço de streaming 24h) conseguiu ver o que estava acontecendo na casa porque o sinal ficou fora do ar até para ver os demais competidores. Nem os integrantes do programa escondem mais a indignação com o favorecimento descarado da produção. Parece não haver regras ali. É salve-se quem puder e dane-se. 

Deolane levantou recentemente a hipótese de agredir Shay na última festa da temporada porque o vencedor já estaria ganho. Vale ressaltar que Shay vendo sendo acusado pela advogada, Pétala, Moranguinho e Tiago de ser um tarado por andar de cueca branca pela casa e vê-las tomando banho. Por conta da situação, já brigaram e discutiram várias vezes. Em uma das discussões, Tiago mandou Shay falar o português corretamente. Isso porque Shay é iraniano. Mas Tiago é o maior inimigo das concordâncias verbais e não tem moral alguma para mandar alguém falar direito. Só que no caso do Shay se trata de xenofobia mesmo. E não foi o único. Moranguinho em outra briga falou: "Volta para o seu país, seu nojento". Mas faltou comentar a respeito de mais um peão: Vini. Um dos piores da edição, o ex-'De Férias com o Ex' já proferiu uma avalanche de frases problemáticas e entre as muitas já ditas comparou Alex, que é gay, com uma gazela. 


E não tem como ignorar outros acontecimentos deploráveis. Tiago já tentou agredir Shay várias vezes e em uma das tentativas deu um forte empurrão em Bárbara Borges. Em qualquer reality sério haveria uma expulsão imediata. Vale lembrar que na mesma "A Fazenda" já ocorreu expulsão por agressão bem mais leve que essa. Também teve mais ameaça de morte na edição. Lucas ameaçou Shay: "É bom você ter medo. Você vai ver lá fora. Eu não posso porque eu ando com uns negocinhos diferentes na cinta", disse o ator fazendo um gesto de arma com a mão. Shay chegou a pedir ajuda para a produção, mas nada aconteceu. 

Já no último domingo, dia 16, Adriane Galisteu leu um comunicado para os participantes à tarde falando sobre o motivo do cancelamento da última festa (a ameaça de Tiago dizendo que faria uma desgraça) e que dois parentes de participantes foram pegos pela produção perdidos nos arredores da fazenda tentando passar recado sobre o jogo. Isso menos de uma semana depois de Naldo, marido de Moranguinho, ter mandado um helicóptero para sua 'amada' com pétalas sendo jogadas do alto. A apresentadora também culpou a imprensa por ter noticiado que a festa tinha sido cancelada por pressão dos patrocinadores em virtude do caos que a temporada se encontra e do amontoado de críticas de público e jornalistas. Segundo ela, foi 'fake news'. No entanto, o Tiago já tinha feito a ameaça no dia anterior e poucas horas antes de iniciar a festa a produção chegou a mandar roupas para o elenco. Só que logo depois exigiu que devolvessem. Não deu para entender. Mas não acabou. No fim da noite, Thomaz ameaçou se matar tomando uma grande quantidade de remédios. A câmera foi cortada e o Playplus ficou fora do ar por um longo tempo. Mas quando voltou deu para ver Deolane falando: "Quem quer se matar, se mata". Se era encenação ou não de Thomaz, não tem como saber. Só que a situação gera gatilhos em muita gente e tudo o que vem acontecendo já deixou de ser entretenimento faz tempo. A perda de controle da produção de Rodrigo Carelli lembra muito o que aconteceu no "Power Couple Brasil" deste ano, onde as regras e a transparência inexistiram. 


Não por acaso, a audiência de "A Fazenda 14" está um fiasco. Os números vêm caindo semana após semanas e está obtendo uma média de 7 pontos com um mês de programa no ar. É o pior início de temporada até então. Os resultados são comparáveis aos de "A Fazenda Verão", uma edição especial com anônimos, exibida em 2012, que foi o maior fracasso de todas as edições (média de 6,6 pontos). Até então, "A Fazenda 8" é a segunda mais fracassada de todas com média de 7,7 pontos. Caso persista pelo caminho que tem trilhado, a atual temporada vai ocupar o segundo ou talvez o primeiro lugar de fracasso do reality. E merecidamente. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Bela análise, Sérgio. É exatamente isso que está acontecendo e cada dia mais pesado. Tenho medo do que pode ocorrer até chegarmos no último dia da fazenda. Aliás, vale salientar que está triste para os reality show em 2022. BBB desse ano foi um fracasso, com participantes chatíssimos. Power Couple começou bem, teve aquela briga entre os pais do MC Gui e o Cartolouco que foi o único ponto alto da edição, mas dps descambou de vez com um favoritismo claro, infelizmente. Ilha Record sem comentários, foi tão insignificante que nem lembro quem ganhou. Agora A Fazenda 14 merece o prêmio de pior reality de 2022, o que está acontecendo lá dentro é um absurdo dos maiores. A frase ontem da Deolane sobre a tentativa do Thomáz me deixou mal. São participantes subterrâneos e pior que parece que só o Twitter enxerga isso pq as páginas de fofoca do Instagram (todas compradas, diga-se de passagem) adoram ovacionar as atrocidades que Deolane e sua turminha fazem e dizem. Triste! Que em 2023 seja um melhor ano para reality’s show por aqui.

Fatyma Silva disse...


Não acompanho!
Não gosto, acho os participantes despreparados para um reality!
Queremos "PAZ" não violência!


Boa semana, Sergio!
Um abraço.

Ane disse...

Nunca vi este reality e depois de sua
análise é que não vou ver mesmo.
Prefiro ver outras coisas.

Ane :-*
De Outro Mundo

Anônimo disse...

Sérgio, há algum tempo prometi a mim mesmo parar de comentar sobre reality shows, então a pergunta que farei agora será a derradeira a respeito deste formato televisivo: você acha que os participantes mais escandalosos principalmente na qualidade das cordas vocais são encontrados na Globo, na RecordTV, no SBT ou na MTV?

Guilherme

Jovem Jornalista disse...

Ainda bem que eu não tenho acompanhado essa edição. Chega de tanto barraco, não é mesmo?!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

ainda bem que eu não assisto muito A Fazenda porque só assisti pouco do reality e também fato do reality nunca prima pela ética, principalmente pelo diretor do reality fazer suas manipulações, vergonhoso isso e aliás Sérgio poderia pelo menos remover um comentário do outro anônimo quer a Deolane seja eliminada do reality que comentou aqui, soltou palavreado que inclui o palavrão de parte privada

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo. Eu larguei.

Sérgio Santos disse...

FFaz bem, Fatyma.

Sérgio Santos disse...

Guilherme, desculpa a demora na resposta. Mas Record sem duvida....

Sérgio Santos disse...

ABÇS, Emerson!

Sérgio Santos disse...

Removi, anoimo!