segunda-feira, 24 de outubro de 2022

"Todas as Flores": o que esperar da nova novela do Globoplay?

 A nova novela de João Emanuel Carneiro estava prevista para substituir o remake de "Pantanal" e tinha o título de "Olho por Olho". No entanto, em uma mudança de planos, a Globo resolveu transferir a trama para o Globoplay e assim sair na frente da HBO Max, serviço de streaming da HBO que planejava lançar um folhetim em breve (agora o projeto está suspenso). Com a alteração, a história ficou mais curta: 85 capítulos. E haverá um pausa no final do ano por causa da estreia do "BBB 23" em janeiro. A primeira parte ficará com 45 capítulos. Para não dividir as atenções, a plataforma exibirá os 40 restantes a partir de abril, após o término do reality. 


Uma das premissas de "Todas as Flores" é evidenciar o paradoxo entre 'essência' e 'aparência'. O bairro da Gamboa e a empresa Rhodes & Co. Tailleur são os principais universos que representam esse antagonismo ao transitar por mundos que contrastam o 'ser' (uma vida simples, desprovida de ganância ou posses) e o 'ter' (uma vida de status social, riqueza e consumo), respectivamente. A novela conta com muitas locações reais no bairro da Gamboa, que fica localizado na região portuária do Rio de Janeiro e é um dos principais redutos do samba carioca. Entre as locações do bairro e arredores que podem ser vistas na novela, destacam-se a Pedra do Sal, o Largo São Francisco da Prainha, a Ladeira da Conceição e o Porto Maravilha. 

A equipe da novela usou como referência os casarões antigos do bairro, com fachadas pequenas e interiores compridos, para reproduzir o interior dos lares de Judite (Mariana Nunes) e Seu Darci (Xande de Pilares) nos Estúdios Globo. Diversos elementos que compõem a personalidade ou profissão dos personagens estão espalhados pelos cenários como parte do trabalho da produção de arte assinada por Moa Batsow.

Na casa de Judite, é possível encontrar itens de costura, como botões, linhas e fitas. Já na casa do mestre de bateria Seu Darci, há discos de expoentes do samba e referências ao bloco de carnaval Filhos da Gamboa. Já para compor o cenário da Rhodes & Co. Tailleur, a equipe de cenografia se inspirou em grandes marcas europeias, americanas e asiáticas. 

  Na cidade cenográfica da novela, localizada nos Estúdios Globo, constam a fachada e o primeiro pavimento da empresa, com jardim interno que funciona como lounge e espaço para eventos, além de salões com expositores e produtos à venda, departamento de perfume, boate, provador, bar, enoteca, delicatessen e recepção que dá acesso à torre da empresa. O departamento de perfume conta com um amplo acervo das essências da marca e foi desenvolvido pela equipe de produção de arte. 
  
A equipe de Fabio Rangel projetou o complemento do prédio da empresa, que ficou a cargo da computação gráfica modelá-lo e produzi-lo em 3D. Esses demais espaços ficam montados de forma permanente nos Módulos de Gravação dos Estúdios Globo, totalizando 717 m² de cenários construídos: escritórios da diretoria, sala de reuniões, sala de criação, sala de costura e laboratório de criação de fragrâncias. Mais de 3 mil frascos de vidros com essências preenchem o cenário que Maíra (Sophie Charlotte) trabalha como perfumista e ficam distribuídos por seis estações de trabalho. 
  
Todo o projeto da empresa foi desenvolvido considerando a acessibilidade, uma vez que a Rhodes oferece um laboratório de oficina olfativa para pessoas com deficiência visual. Piso tátil, placas informativas e escritas em braille foram instaladas pelos espaços. Os personagens também aparecerão em cena usando aplicativos de acessibilidade no celular e no computador, e também rotuladora braille. Além desses espaços, as equipes de produção de arte e cenografia também desenvolveram o cenário de Zoé (Regina Casé) de forma que imprimisse toda a extravagância da personagem, com muitos elementos em vermelho e dourado que remetem a “realeza”, animal print, objetos decorativos em formato de felinos, lustres grandiosos e até pilastras no apartamento. 
  
"Todas as Flores" é um conto de fadas moderno, um thriller contemporâneo regado por histórias de amor, vingança e superação. Maíra (Sophie Charlotte) foi criada pelo pai em Pirenópolis, em Goiás, acreditando que a mãe tivesse morrido. Uma mentira que seu pai contou para proteger a filha do desprezo da mãe, que a rejeitou quando soube que a filha nasceu com uma deficiência. Muitos anos depois, Maíra se depara com uma desconhecida a sua porta. É Zoé (Regina Casé), sua mãe. Sem revelar sua verdadeira intenção, Zoé reaparece pedindo perdão à filha por tê-la abandonado. Como em um sonho que se transforma em pesadelo, Maíra vivencia as mais fortes emoções de sua vida. No mesmo dia em que descobre que sua mãe está viva, seu pai morre. Sem desconfiar de nada, Maíra embarca para o Rio de Janeiro, onde será usada pela mãe para garantir a sobrevivência de sua irmã caçula, Vanessa (Letícia Colin). E o que seria um recomeço feliz ao lado da sua família se transforma em uma longa e perigosa jornada para Maíra. 

 Criada e escrita por João Emanuel Carneiro com direção artística de Carlos Araujo, a obra é escrita com Vincent Villari, Eliane Garcia e Daisy Chaves. A direção geral é de André Câmara com direção de Antônio Pilar, Carla Bohler, Fellipe Barbosa, Guilherme Azevedo e Oscar Francisco. A produção é de Betina Paulon e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim. A obra conta em seu elenco com Sophie Charlotte, Regina Casé, Letícia Colin, Humberto Carrão, Mariana Nunes, Fabio Assunção, Caio Castro, Thalita Carauta, Nicolas Prattes, Ana Beatriz Nogueira, Cassio Gabus Mendes, Zezeh Barbosa, Douglas Silva, Mary Sheila, Naruna Costa, Mumuzinho, Moira Braga, Camila Alves, Cleber Tolini, Amanda Mittz, Nilton Bicudo, Suzy Rêgo, Yara Charry, André Loddi, Xande de Pilares, Chico Diaz, Heloisa Honein, Jhona Burjack, Luis Navarro, Micheli Machado, José Dumont, Kelzy Ecard, Duda Batsow, Ângelo Antônio, Bárbara Reis, Valentina Bandeira, Leonardo Lima Carvalho, Rodrigo Vidal, Samantha Jones, Luiz Fortes, entre outros.

Como uma de suas principais temáticas, "Todas as Flores" traz novas perspectivas sobre a deficiência visual para dentro e fora das telas. Na trama, há personagens como a protagonista Maíra (Sophie Charlotte) e seus amigos Gabriela e Márcio, com deficiências visuais, que terão suas diferentes histórias reveladas ao público. E por trás das câmeras, profissionais cegos ou com baixa visão, como a bailarina e preparadora Moira Braga; a psicóloga e educadora Camila Alves; a assistente de direção Nathália Santos; e o operador de áudio Marcelo Edward enriquecem o trabalho com suas expertises profissionais e bagagens pessoais. Além destes profissionais, a trama conta com atores cegos no núcleo de Maíra e ainda com a participação de um cão guia. "Todas as Flores" contará com a tecnologia de audiodescrição e vai oferecer a novela com e sem o recurso, no Globoplay.

Com valor de produção equivalente ao de uma novela das nove, a obra foi lançada de forma inédita: como já mencionado, dividida em duas partes. A primeira de outubro a dezembro de 2022 e a segunda, de abril a junho de 2023. E terá liberação de cinco capítulos semanais, possibilitando ao público assistir quando e onde quiser. Os primeiros cinco, disponibilizados na quarta-feira passada, foram promissores. Dramalhão clássico com ótimos mocinhos e vilãs deliciosamente exageradas. "Todas as Flores" é a segunda novela Original do Globoplay; a primeira, "Verdades Secretas II", foi o conteúdo mais consumido da plataforma em 2021.

18 comentários:

Anônimo disse...

Deveria estar no lugar de Travessia

Gabriella disse...

ESTOU AMANDO!

Anônimo disse...

Tudo que tem Letícia Colin é garantia de sucesso

Fatyma Silva disse...

Muito boa, "Todas as Flores"
Melhor se fosse no horário de Travessia!

Feliz semana, Sérgio!
Um Abraço.

Anônimo disse...

Que seja bem sucedida do início ao fim, seguindo uma trajetória consistente e presenteando o público com grandes interpretações por parte do elenco escalado.

Guilherme

Adriana Helena disse...

Uma novelão, uma série incrível com atores fora de série!!
Amei sua resenha Sérgio e eu estou chateada com Travessia, não consigo acompanhar como Pantanal... Creio ser uma das órfãs da novela...rsrs
Todas as Flores é maravilhosa!!
Beijos e uma linda semana!

Anônimo disse...

Todas as Flores deveria ter ido para a própria Globo no lugar de Travessia, que já azeda baixa audiência e vi o primeiro capítulo ontem no Tela Quente, porque eu não tenho Globoplay e é muito bom a nova novela do João Emanuel. Isso vai parecer fora de tópico do post, mas tem uma amiga minha chamada Maria Júlia Santana da Silva que igual à você também assiste e gosta da Globo (no caso dela, a maior parte sendo programação infantil e as sessões de filmes da emissora), inclusive ela recomendou seu blog no canal dela no YouTube e ela faz fanarts de versões humanizadas de canais e estúdios da televisão, e ela fez um da Globo (como um homem, do fato do locutor principal da emissora é o Dirceu Rabelo. Ela também fez uma versão feminina humanizada da Globo)

Anônimo disse...

Os cinco primeiros capítulos achei muito bom. Quem traiu o Diego não foi o Luis Felipe e sim o Olavo. Ele vai querer se vingar do cara errado. Acho que o irmão do Diego vai ser sequestrado pelo grupo da Zoe. Agora comentar de outra novela desse diretor que é a Favorita. Como eu odeio a Flora e ela é maior vilã da teledramaturgia Brasileira. Eu adora a Lara e o Halley juntos. Silverinha mereceu por tudo que fez pq se vendeu para a Flora dizendo que a Donatela o tratava pior e era justamente ao contrario.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Sergio,
Venho agradecer por ler
lá no meu Blog.
Bem como por publicar aqui
no seu maravilhoso espaço
que é com certeza de utilidade
para quem ama assistir televisão.
Bjins de afeto.
CatiahoAlc./Reflexod'Alma

Sérgio Santos disse...

Idem, Gabi!

Sérgio Santos disse...

Amo Leticia, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt boa, Fatyma!

Sérgio Santos disse...

Isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Vc sempre querida, Dri!!!!

Sérgio Santos disse...

Puxa, anonimo, adorei saber disso.Me diga o nome do canal dela nno Youtube!

Sérgio Santos disse...

Esse plot da vingança errada será bem interessante, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, amiga.

Anônimo disse...

É o mesmo nome dela, Maria Júlia Santana da Silva