sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Tudo sobre a terceira coletiva online de "Travessia", a nova novela das nove

 A Globo promoveu nesta quarta-feira, dia 21, a terceira coletiva online de "Travessia". Desta vez, o núcleo da delegacia foi o presente e participaram os atores Alexandre Nero, Giovanna Antonelli, Luci Pereira, Ana Lucia Torre, Indira Nascimento, Ailton Graça, Duda Santos, Yohama Eshima e Romulo Estrela, além da autora Gloria Perez. Fui um dos convidados e conto tudo sobre o bate-papo.


Perguntei a Gloria Perez como surgiu a ideia de trazer de volta o casal 'Steloísa' de "Salve Jorge" e se o fandom no Twitter ajudou na iniciativa. Também quis saber se a música-tema do par já foi escolhida por ela ou por Mauro Mendonça Filho, o diretor: "A volta do casal foi pensada por isso. E com certeza o público das redes me influenciou nisso. O fato deles não terem esquecido dos personagens fez diferença. Não esqueceram dos personagens. E eles cabiam perfeitamente nessa novela. O público guardou na memória esses dois. Teve até campanha no Twitter pela volta deles. Acho que a forma como shippam é isso de 'Steloísa', né? Mas trouxe a Creuza também, feita pela Luci Pereira. Então quis trazer o trio de volta. Porque não é casal, é trio. A Helô é uma delegada e por que não trazê-la de volta em uma novela que fala sobre crimes cibernéticos? A delegada Helô vai tratar de vários casos, entre eles um estupro no metaverso. Porque teve um caso na vida real. A mulher se sentiu abusada no metaverso e a justiça acolheu a questão dela. Sobre a música, a gente ainda não pensou nisso", respondeu a autora aos risos.

Giovanna Antonelli falou sobre a sua declaração a respeito da pausa que fará na carreira após 'Travessia' e como tem sido a volta da delegada Helô: "Depois de fazer uma novela durante uma pandemia que durou dois anos, que foi "Quanto Mais Vida, Melhor!", e ainda emendar com 'Travessia', nada mais natural do que eu fazer uma parada.

Até porque também trabalho em outras frentes. Sou empresária. Acho que a pausa é necessária para todo artista precisar se reciclar. Sobre a volta da Helô, não somos as mesmas pessoas. Mas a Helô é uma personagem justa, de caráter reto, tem senso de justiça. Eu como mulher me sinto representada por ela. O trio (Helô, Creuza e Stênio) traz muito humor. Mas temos temas importantes para a sociedade. Fui para os Estados Unidos estudar com dublês para a Helô. Vi algumas cenas antigas junto com o Nero. Tem sido muito bom gravar novamente com ele", contou a atriz. 

Ana Lucia Torre falou um pouco sobre sua personagem, embora ainda não tenha começado a gravar: "Depois de tantos anos de carreira é a primeira vez que trabalho com Gloria e tem sido uma alegria. Tia Cotinha conhece muito as três sobrinhas ---- Helô, Leonor (Vanessa Giácomo) e Guida (Alessandra Negrini). Não se deixa levar por elas, pelo contrário, é incisiva. Ela vai ser uma tia acolhedora, mas tem limites fortes. Não sei se será uma tia fofinha. Não no sentido de maltratar, mas não passa a mão na cabeça. Por enquanto é o que eu sei sobre ela. Como ainda não comecei a gravar, sinto aquele friozinho na barriga", confessou a veterana. 

Indira Nascimento comentou sobre o êxito de sua estreia em 'Um Lugar ao Sol', folhetim de Lícia Manzo, e como será seu novo papel em 'Travessia': "A Janine foi uma experiência incrível. Até porque ficaria poucos capítulos e acabou durando bem mais, o que me ajudou bastante. É a primeira vez que vou fazer uma novela de obra aberta. Trabalhar com Giovanna, Aílton, que são pessoas que admiro tanto, é incrível. Tive logo no início a ideia de me aproximar das advogadas pretas. Tive muitas reuniões online e depois fiz vários encontros presenciais para saber como elas se relacionam. Tem algo também que atravessa a Laís sobre a família que também me atravessa", observou a atriz. Gloria complementou: "Esse é um núcleo que vai viver algo bem atual que é a dependência tecnológica".

Aílton Graça analisou seu personagem, o Monteiro: "Meu personagem é muito apaixonado pela esposa, que é a Laís, e pelos filhos. Ele não se adapta aos tempos modernos. Ele é um professor que não quer dar aula virtual e acaba tendo que conviver com os novos tempos. Mas ele é focado em uma relação familiar que não é mais usual que é sentar a mesa para conversar, enfim... Trabalhar com a Gloria é sempre uma alegria, ao mesmo tempo que você não sabe para onde a história vai. Tem sido muito bom", gargalhou o ator.

Luci Pereira respondeu sobre a diferença entre Creuza e sua personagem vivida em 'A Força do Querer', também escrita por Gloria: "Nazaré era dona de um bar, tinha uma outra história. A Creuza, como eu já fiz, foi um presente eu voltar com essa personagem. Ontem estava gravando com a Giovanna as primeiras cenas e parecia que eu não tinha saído da personagem. Já é meu quinto trabalho com Gloria e se ela tivesse me chamado só para passar na cena eu aceitaria. É uma alegria para mim. Creuza vai estar de novo fazendo de tudo para juntar Stênio e Helô. Ela vai voltar e ver os dois separados. Aí vai mexer os pauzinhos para juntá-los. Até hoje as pessoas falam da Creuza pra mim. Ninguém me chama de Luci. Principalmente na minha rua. É só 'Donelô'. As pessoas não esquecem. Sempre me perguntam sobre a Giovanna e o Nero, até sobre a vida particular deles. Eu sou amiga pessoal deles, mas não falo nada, né.", contou aos risos e arrancando gargalhada de Nero. Gloria ainda deu um spoiler: "E Creuza agora vai querer ser influencer digital. Vai querer dar receitas pela web". 

Duda Santos faz sua estreia na televisão e falou sobre o desafio de surgir no horário nobre: "Minha personagem é a Isa, filha de Monteiro e Laís. Ela será muito amiga da mãe. É uma história próxima a que eu tenho em casa. É minha primeira novela e estou muito feliz em estar com a Gloria, a Indira, o Aílton... Fiquei nervosa, claro. O que eu estou fazendo aqui? Mas aos poucos fui me sentindo em casa. A gente teve preparações, todo mundo junto. Eu estou muito feliz", se animou a intérprete. 

Yohama Eshima interpretará o braço direito da delegada Helô e ressaltou a temática da novela: "A Gloria trouxe um assunto importantíssimo. Os crimes digitais, além de assustadores, é algo novo para mim. Essa semana mesmo encontrei uma policial que trabalha com isso e me passou várias fichas de casos que pegou. Ela ainda me disse a importância de abordar isso na televisão brasileira. A Yone vem junto com a Helô representando esse movimento de alerta", contou. 

Alexandre Nero comparou a relação de Stênio e Helô em 'Salve Jorge' e agora em Travessia': "Acho que a semente é a mesma. Aquela coisa típica deles do gato e rato segue ali. Vai ter muito humor. E também aquele afeto e carinho. E a Gloria deixou entendido que quem pediu o divórcio foi a Helô. Então o Stênio não queria a separação. A Giovanna transita muito bem pelo humor  e pelo drama. Stênio tem pavor de arma, ao contrário da Helô. Ela é o homem da relação, digamos assim. Esse é o grande barato desses dois. A passagem de tempo é inevitável. Os personagens são os mesmos, mas como qualquer pessoa tem suas mudanças. É um personagem mais rico com o amadurecimento. Estou bastante curioso para saber onde a Gloria vai colocar ele. Alexandre não é a mesma pessoa dez anos depois, assim como Giovanna e Gloria. Me corrija se eu tiver errado, Gloria", se divertiu o ator. "Em Salve Jorge o casal ficava muito restrito a relação deles. Não iam para outras áreas. Mas agora estão andando em vários núcleos e a parte profissional deles é bem explorada", complementou a escritora. 

Romulo Estrela analisou seu protagonista: "Fazer uma novela da Gloria é muito gratificante. Estou muito feliz. Estou muito realizado. E nessa novela tive a oportunidade de gravar na minha cidade natal. Saí de São Luís, no Maranhão, para trabalhar como ator. É uma etapa da minha carreira que brindo. Estou muito grato. Otto é um hacker. Não dá para achar que a atividade dele é uma coisa boa. Ele trabalha na dark web. Não distancio ele desse lugar, mas como todos nós ele tem dois lados. A gente sempre empresta um pouco da nossa característica para os personagens. Mas ele é muito misterioso. Eu não sou tanto. É discreto e reservado. É um cara do mundo, nômade. Não pensa em ter família ou ficar com alguém. Com a Brisa (Lucy Alves, intérprete da mocinha) ele chega a pensar nisso. Pensa em se abrir um pouco para aquela mulher. Eles se parecem em alguns aspectos. Brisa luta por tudo o que ela quer e está sempre na atividade. Ele também. Os dois se conhecem de uma maneira muito inusitada", contou o ator. "A atração dos dois se dá através do inusitado. O Otto também tem alguma coisa romântica que ele não sabia que tinha. Surge quando ele encontra a Brisa", acrescentou Gloria. 

"Travessia" estreia no dia 10 de outubro e a coletiva foi deliciosa. Ficou perceptível a animação do elenco. 

8 comentários:

Anônimo disse...

As camadas dos personagens de "Travessia", as quais esperamos serem bem exploradas, serão sem dúvida o maior trunfo do folhetim.

Guilherme

chica disse...

Muito bem relatado tudo que viste e ouviste por lá! Legal! abração, tudo de bom,chica

- R y k @ r d o - disse...

Acredito que seja uma bela novela
.
Bom fim de semana … cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Com a volta do casal Stenio e Heloisa, a TV Globo, durante a pandemia, poderia ter reprisado Salve Jorge ao invés de Império... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Marly disse...

Por tudo que já foi dito sobre esta novela eu vou fazer um esforço para a assistir.

Beijão

Maria Rodrigues disse...

Pela sua excelente análise, deve ser uma uma novela muito interessante.
Abraços

Lulu on the sky disse...

Sérgio, que bacana a oportunidade de participar dessa coletiva. Eu tenho uma pergunta que se houve outra coletiva, ou você tiver contato com a Glória Perez faça a pergunta a ela ok?
A delegada Helô tinha problema com vício em compras, porém não foi abordado profundamente em Salve Jorge. Vai ser mostrado em Travessia?
Big Beijos

Fatyma Silva disse...

Olá Sérgio!
Por tudo que vejo sobre a novela, vai ser muito boa!
Tenha uma feliz semana.

Um abraço e boa noite!