quinta-feira, 30 de março de 2023

Trio de sucesso de "Salve Jorge", Creusa, Helô e Stênio mereciam conflitos melhores em "Travessia"

A atual novela das nove de Glória Perez segue enfrentando muitos problemas de desenvolvimento. "Travessia" teve um início turbulento e com forte rejeição do público e da crítica. A trama está entrando em seu sexto mês de exibição e pouca coisa mudou desde então. A sensação de falta de história é constante. E a dificuldade na criação de conflitos bem estruturados ficou evidente até no núcleo protagonizado por Helô (Giovanna Antonelli), Stênio (Alexandre Nero) e Creusa (Luci Pereira), que foi usado como chamariz antes da estreia da produção.


Os três personagens roubaram a cena em "Salve Jorge", escrita por Glória e exibida em 2013. A novela também foi massacrada por público e crítica na época. Além do enredo fraco e das situações absurdas, a trama ainda sentiu o peso de substituir o fenômeno "Avenida Brasil". No entanto, o trio foi um dos poucos acertos e caiu nas graças do telespectador. A química da delegada com o advogado foi arrebatadora. O casal ofuscou os mocinhos ---- Theo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa) ---- e os dois acabaram virando os protagonistas morais do folhetim. O amor que a empregada, Creusa, sentia por seus patrões deu um toque especial ao enredo e o trio teve uma sintonia perfeita. 

O anúncio do retorno dos personagens em "Travessia", dez anos depois, despertou curiosidade, além de ter feito a alegria do 'fandom Steloísa', criado por várias telespectadoras fãs do casal há dez anos e que até hoje se mantém ativo nas redes.

Também era a chance da autora criar novos dramas para o trio, já que na época os principais conflitos eram as idas e vindas do par, incluindo a relação pouco amistosa com a filha, Drika, interpretada por Mariana Rios. Aliás, a herdeira do par é totalmente ignorada na atual novela. E não faz falta. A verdade é que a personagem era bem deslocada em "Salve Jorge" porque um dos muitos problemas da produção era o excesso de atores, o que implicava em várias figurações de luxo. E nem se Glória quisesse conseguiria trazê-la de volta porque a atriz hoje em dia é contratada da Record, onde trabalha como apresentadora. Mas, ao menos uma única menção a ela era necessária. 

Já os novos conflitos de Helô e Stênio não são nada novos. O que o público tem visto há mais de cinco meses são as mesmas idas e vindas que aconteciam há 10 anos. É uma delícia ver Giovanna Antonelli e Alexandre Nero em cena. A química dos atores segue apaixonante, tanto nos instantes de briga quanto nos de reconciliação, e já protagonizaram muitas cenas ótimas. Porém, o público e os fãs do casal mereciam mais. Os dois não têm dramas próprios. Helô virou uma delegada especializada em crimes digitais e está desde a primeira semana envolvida no interminável embate entre Moretti (Rodrigo Lombardi) e Guerra (Humberto Martins). Ainda serviu de 'escada' para a disputa, também infinita, entre Brisa (Lucy Alves) e Ari (Chay Suede) pela guarda do filho. Recentemente, foi a salvadora de Laís (Indira Nascimento) porque desvendou o mistério do desaparecimento do filho da amiga. E Stênio? A situação do advogado consegue ser pior. O personagem tem como principal função ser o conselheiro de Moretti e apagar os incêndios (que estão mais para brasas) que seu cliente provoca. 

O único conflito que a autora criou para o casal foi uma trama bastante inverossímil envolvendo mafiosos que nunca despertou o menor interesse. Os bandidos interpretados por Cláudia Mauro e José Rubens Chachá estão há tempos vigiando a dupla e a breve sequência de ação exibida há algumas semanas não teve impacto algum. O pior é que nem Creusa tem um drama para chamar de seu. Glória colocou a personagem como madrinha de Brisa, a mocinha. Ou seja, seria um bom gancho para uma relação mais próxima e um aprofundamento da personagem, que em "Salve Jorge" não tinha família, enredo, nada. Era só a empregada engraçada. Infelizmente, agora segue sendo apenas a empregada bem-humorada. As cenas da ótima Luci Pereira com Giovanna e Alexandre são sempre boas por conta do entrosamento dos intérpretes. Mas a veterana merecia uma trama própria. A escritora contou na coletiva que Creusa viraria uma influenciadora digital por conta de suas receitas. Provavelmente, por conta da rejeição da novela e das modificações que Glória precisou fazer, essa parte acabou esquecida.

A volta de personagens marcantes na teledramaturgia não é algo raro. Normalmente, é o próprio criador que traz a sua criatura para uma outra história. Mas também há vezes em que escritores fazem homenagens e colocam personagens de seus colegas para alguma breve participação. É um recurso mais comum do que se imagina. Os mais lembrados são Dona Armênia (Aracy Balabanian) e suas 'filhinhas' que foram criados por Silvio de Abreu em "Rainha da Sucata" (1990) e retornaram em "Deus nos Acuda" (1992), do mesmo autor, que fez a mesma coisa com o icônico Jamanta (Cacá Carvalho) ----- personagem de sucesso de "Torre de Babel" (1999) que retornou em "Belíssima" (2005). Recentemente também houve outra situação, mas com escritores diferentes: Rosane Svartman trouxe de volta William (Diego Montez), perfil criado por ela e Paulo Halm em "Bom Sucesso" (2019), no primeiro capítulo de "Vai na Fé", ao lado de Alexia Máximo (Deborah Secco), uma das protagonistas de "Salve-se Quem Puder" (2020), de Daniel Ortiz. 

Portanto, o retorno de Helô, Stênio e Creusa em "Travessia" não foi uma novidade. Pode até ser classificado como um clichê. Só precisava ser melhor trabalhado em respeito aos atores e ao público que tanto gosta do trio. Glória Perez resolveu homenagear seus personagens de "Salve Jorge", mas esqueceu de criar um enredo melhor para eles. Pena. 

20 comentários:

Anônimo disse...

Essa novela errou em tudo.

Anônimo disse...

Esses três intérpretes talentosíssimos de perfis marcantes mereciam funções mais atrativas do que arrumar a bagunça de personagens de outros núcleos que não honram a própria importância na atual novela das 21h15min.

Guilherme

Marly disse...

Eu lamento essa oportunidade (quase) perdida. No fundo torço pela Gloria Perez. E torço ainda mais pela dramaturgia brasileira e pelas obras culturais brasileiras, em geral.

Beijo e bom fim de semana

J disse...

Uma opinião impopular: sempre achei esse casal bastante repetitivo, até mesmo em Salve Jorge. Os atores tinham(e ainda tem) uma química absurda, mas as cenas deles eram sempre as mesmas. A personagem da Giovanna Antonelli rendia muito mais nas cenas em que combatia o tráfico humano. Trazendo o casal de volta em outra novela, a Glória Perez tinha a chance de fazer a trama deles ganhar novos contornos, mas isso não aconteceu. Uma pena! Antes não tivessem voltado.

CÉU disse...

Não conheço essa novela, mas ela há de chegar a Portugal. Conheço o nome de alguns atores e atrizes,
Pelo que li, há atrizes fazendo papéis de pouca importância.
Está errado.

Beijos e bom outono, Sérgio.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Discordo de sua visão. Salve Jorge foi uma novela muito boa. Gostei bastante. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Helô e Stênio são carismáticos e mereciam um tratamento melhor em Travessia sim. Dá pra perceber que eles amadureceram nesse hiato de 10 anos, mas a história da máfia que envolve o casal é desnecessária, lenta e fraca. De resto as inúmeras recaídas deles ficaram repetitivas e simplesmente não evoluem. Pelo jeito só vão ficar juntos na última semana mesmo. Só pra variar.
Obs.: Estou gostando da participação do querido Paulo Tiefenthaler (Zezinho) em Travessia, mas pra variar essa história dele com o Moretti está lenta e repetitiva.

Jovem Jornalista disse...

Tenho a mesma sensação. Uma pena.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...

Eu, como fã fervorosa do trio, e, principalmente, do casal, sinto uma grande frustração com o que temos. Tantos anos esperando para uma nova parceria de atores magníficos e com tanta química/entrosamento, arrisco dizer que a mais intensa dos casais da teledramaturgia que já vi até hoje, pra recebermos um enrendo apoiado em mesmices e sem desenvolvimentos minimamente esforçados. Apesar de tudo, o carinho que teremos por eles continuará, e as poucas migalhas ainda serão reassistidas e afetuosamente apreciadas, mas certamente atrapalhadas por memórias da frustração sentida por todas nós, Steloisas/GNs.
Um fraterno abraço a tds,
Nanda

Sérgio Santos disse...

Pena, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mereciam, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Eu idem, Marly!

Sérgio Santos disse...

Entendo, J.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ceu!

Sérgio Santos disse...

Ok, Fabio. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Está mesmo, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Pena, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Frustração é uma boa análise sobre o que sentimos, Nanda.

Anônimo disse...

Essa novela é um fiasco já devia ter terminado péssima um pra frente e pra tas q não dá em nada horrivel

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.