quinta-feira, 9 de março de 2023

Tudo sobre a primeira coletiva online de "Amor Perfeito", a próxima novela das seis

 A Globo promoveu nesta terça-feira, dia 7, a primeira coletiva online de "Amor Perfeito", a próxima novela das seis, escrita por Duca Rachid, Júlio Fisher e Elisio Lopes Jr., dirigida por André Câmara. Participaram os três autores, o diretor e os atores: Camila Queiroz, Diogo Almeida, Babu Santana, Bernardo Berro, Ana Cecília Costa, Lucy Ramos, Bruno Montaleone, Iza Moreira, Chico Pelúcio e Carmo Dalla Vechia. Fui um dos convidados e conto sobre o bate-papo. 

Júlio Fisher comentou sobre o ponto de partida para a criação do enredo: "A primeira ideia da novela foi o livro "Marcelino Pão e Vinho", porém, só o livro, assim como o filme, não tem estrutura de folhetim. Então a partir desta semente criamos um folhetim. Fizemos a mãe do Marcelino e tudo o que cerca essa mãe. No livro, ele sabe que a mãe dele morreu. E nós decidimos não fazer por aí. Deixamos a mãe viva. É como se a gente encontrasse um fóssil de dinossauro e fosse reconstruindo. A irmandade e o Grande Hotel funcionam como os grandes polos. O hotel carrega o glamour da década de 40 e vai ser o foco de disputa entre a Marê (Camila Queiroz) e a Gilda (Mariana Ximenes). O hotel atrai a elite da época que vai para se aproveitar da natureza com suas águas termais. O ano de 1942, que ambienta a novela, é muito feliz porque o Brasil ainda não entrou ativamente na Segunda Guerra. A gente vai tentar transmitir a pulsação dessa época.", adiantou o autor.

 Duca Rachid complementou o colega: "A ideia inicial foi puramente afetiva porque 'Marcelino Pão e Vinho' foi o primeiro filme que vi e com a minha avó, que era analfabeta. Isso me marcou muito. Enxerguei um potencial dramatúrgico também. Eu li o livro acho que com sete ou oito anos. Todas as minhas histórias passam por escolhas afetivas. E é um projeto antigo que eu e o Júlio fizemos quando ainda estávamos escrevendo 'O Sítio do Pica-Pau Amarelo', em 2003.

A gente vai ver muita coisa do livro, mas muita história que tivemos que construir. O Hotel funciona como a arena da disputa e a Irmandade como a arena do amor. A gente tentou retratar um Brasil mais real e descobrimos uma elite negra que sempre existiu no Brasil e foi apagada por uma narrativa hegemônica do sul e sudeste. A gente vai falar de racismo, mas os personagens não estão lá só para serem afetados pelo racismo. Tentamos recuperar esse valor negro que sempre existiu no Brasil." 

O autor Elisio Lopes fez questão de enfatizar: "Nossa cidade do interior de Minas, fronteira com a Bahia, serve como caracterização que dialogo com o livro, mas que traz para gente uma diversidade que estava ali, mas não estava sendo retratada. Até porque é muito difícil achar registros, até pela questão econômica porque até para tirar uma foto precisava de muito dinheiro. E o grande objetivo da novela é falar do amor, do amor diverso, do amor entre mãe e filho, e o que consiste a diversidade de raças. E também falamos da terceira idade através dos padres porque são todos idosos e eles se dedicam ao menino. A gente queria essa coisa geracional da criança com os idosos como se fosse um novo arranjo familiar.", observou o escritor.

André Câmara falou de sua estreia como diretor artístico: "O desafio de fazer uma novela é muito grande. Fazer 'Amor Perfeito' está significando um grande presente. Tem algo peculiar. Já li várias sinopses de novela, mas essa tem uma singularidade. Os personagens são apresentados como pretos e brancos. Nunca vi isso em sinopses e os pretos eram sempre colocados em condições desiguais dos brancos. Pensando em como jogar luz nesse povo que sempre viveu nas sombras, principalmente nas décadas de 30 e 40, usamos nosso desejo estético baseado na série 'Bridgerton'. Colocá-los elegantes e sem mexer no cabelo. Só que a série ignorava a questão do racismo e da escravização e nós não podemos fazer isso. Mas ao mesmo tempo não colocamos os personagens sofrendo racismo e abaixando a cabeça. Eles respondem na hora. Aí pegamos referência em Tarcila do Amaral, por exemplo. O desafio é grande, mas só está começando. Estamos gravando os primeiros 15 capítulos e temos mais 150 pela frente!", se animou o diretor. 

Babu Santana expôs seu ânimo com o novo papel: "O Severo vai ser um disciplinador. Ele tende a ser um pouco mais cômico e até comentei que a minha dificuldade em me tornar mais duro porque é um ambiente muito doce. É um personagem diferente de tudo o que eu já fiz. Voltei a frequentar algumas missas. E já somos uma família. Tony Tornado foi um presente que a novela me traz porque sempre foi uma referência para mim. É uma família. E o Severo, por mais que seja disciplinador, é um cara do bem. Tem uma bondade muito grande, mas a sua vida foi dura e acredita na disciplina. É um dos personagens mais complexos que recebi na minha carreira em se tratando de novela.", contou o ator. 

Bernardo Berro analisou seu personagem: "Padre Donato é um personagem encantador de poder abraçar. Enxergo ele como uma mãe postiça do Marcelino. É um trabalho muito prazeroso vivenciar essa troca todo dia com os atores. É uma experiência muito legal construir com eles. Donato é muito emotivo e baba pelo menino. Mesmo sabendo da vocação, sente o laço familiar de uma forma diferente. A gente começa a ver como ele chegou nesse lugar que está hoje. E na irmandade ele é um filho cuidando de pais e quando chega o menino vira o pai cuidando do filho. É uma casa que representa muitos amores diferentes. É um cuidando do outro e ajudando o outro. Tá sendo uma experiência incrível trabalhar com Levi (Asaf, intérprete de Marcelino) que é um menino doce. Já trabalhei com muita criança em teatro musical e ele tem 9 anos. Com essa idade muita criança já perde a essência de ser criança, mas ele não perdeu. E espero que não deixemos perder!", se emocionou o intérprete.  

Chico Pelúcio também analisou o seu papel: "Padre Diógenes tem como característica principal uma certa ranzinzice. Cria uma relação com os padres em que ele critica e reclama das coisas que fazem, mas traz dentro de si um desejo, uma vontade muito grande de viajar na ficção. Ele ouve novelas no rádio e se empolga, tem um amor pelo cinema. Está dentro de uma irmandade que alimenta duas situações fundamentais: desmistificar esse formato de família que sempre foi muito opressor e agora temos várias formas de família. O menino tem uma família, um amor paterno não biológico. E a outra característica é a convivência pelas diferenças. Somos de diferentes ordens religiosas, mas que convivem ali por objetivos comuns que é tornar aquela cidadezinha mais fraterna e amorosa. Eles vão contra as injustiças e as mazelas que acontecem na cidade.", contou o ator. 

Camila Queiroz estava animada para viver sua nova mocinha: "Para Marê é uma gravidez inesperada. Ainda mais falando em anos 30. Imagina só engravidar de um homem que não é o seu marido. E todo o processo de descobrir a gravidez na cadeia, a prisão injusta, perdeu o seu pai, enfim, vou acabar dando muito spoiler. O filho é roubado dela logo no parto. É uma busca. Tem o laço deles que nunca é rompido e nove anos depois vai atrás desse filho quando sai da cadeia. O que ela sente por ele é muito forte. Tem aquela coisa de descobrimento, um amor inexplicável e a maior coisa que existe dentro dela. Gravei uma única cena com o Levi até agora. Foi algo mais lúdico e ele estava querendo brincar. Me imaginei como seria eu criança com 9 anos na Rede Globo. Esse encontro vai ser o mais aguardado por todos e vai se dar de maneira diferente do que todos estão esperando. É uma novela que vai emocionar em todos os núcleos.", afirmou a atriz. 

Ana Cecília Costa é uma figura frequente nas tramas de Duca e adiantou um pouco sobre sua personagem: "Veronica não tem uma referência de mãe. A família dela é o filho fruto da relação com o Alsemo, vivido pelo Paulto Betti, que é o prefeito. E é uma mulher fogosa. Ela ama muito o marido e os dois têm uma química sexual muito forte. É uma mulher quente, uma mulher meio estilo Jorge Amado. Em novela, a gente constrói a personagem com a caracterização e gravando. Agradeço demais a possibilidade de estar interpretando ela. É uma personagem que representa muito o amor e a coragem dela é admirável por estar vivendo a sexualidade dela. E a sua relação com o filho muda quando ele descobre que ela tem um amante." 

Lucy Ramos falou sobre os conflitos de sua personagem: "Um dos maiores sonhos da Livia é construir uma familia gigante. E o marido topou essa ideia porque também tinha esse desejo. Mas depois de várias tentativas e exames, eles não conseguiram engravidar. E o marido determinado dia apareceu com um bebê. Aí a alegria surgiu naquela família. A adoção resolveu aquela questão. A realização dela em ser mãe, independente de ser adotado ou não. Mas o marido dela é muito bravo, truculento. E quando ela se depara com a situação de poder perder o bebê dela...", deixou no ar a atriz.

Bruno Montaleone falou rapidamente sobre o desafio de estar em um folhetim das 18h: "Interpretar personagem de época exige que a gente conheça os costumes. E a Globo faz uma preparação para gente muito legal. É muito importante que a gente tenha cuidado de contar essa história de forma muito real. Tinha muito medo de fazer uma novela das seis, mas a gente recebe muita ajuda. Quero aproveitar para falar que estou muito feliz e a nossa novela está muito bonita!", contou o ator que interpreta Ivan, filho do prefeito e da primeira-dama (Zezé Polessa). 

Diogo Almeida falou de seu mocinho: "Tenho recebido muitas mensagens carinhosas. Me sinto acolhido e abraçado. Sou da área da saúde também. Sou psicólogo, além de ator. E tenho relação próxima com médicos e médicas. Já até pensei em cursar medicina. Venho fazendo pesquisas sobre médicos das décadas de 30 e 40. Até fiz plantão com alguns amigos para vivenciar um pouco. Orlando é um médico que fez residência em ortopedia. Todos que estão envolvidos nesse trabalho me ajudam muito na construção desse personagem. E não conhecia a Camila Queiroz. Venho sendo testado para o personagem desde agosto de 2022. E agora falo que sou o protagonista da novela das seis e sempre sonhei em estar nesse lugar. Acreditei muito que estaria. Quando estava fazendo os testes falei para a Camila que imaginava como seria a Marê porque eu contracenava com um papelão. E fiquei feliz em saber que era a Camila. Ela é muito generosa. Respeitamos o espaço de cada um. Uma amizade que estamos construindo. Ainda não gravamos com o Levi que é uma fofura. Mas queremos muito levar o Levi com a gente nessa viagem. Eu acredito que a novela já é um sucesso!", se empolgou o ator em sua estreia na televisão. 

Carmo Dalla Vechia fez um rápido comentário sobre a repetição da parceria com a autora e de deu papel na nova trama: "A Duca eu posso falar porque fiz todas as novelas dela. São histórias de uma profundidade grande. O meu personagem ser homossexual na década de 40 é de muita importância. Um assunto é vem à tona de forma muito bonita na novela. Porque o preconceito que ele vai sofrer segue atual.", resumiu o ator que vive o advogado Érico.

Iza Moreira finalizou a coletiva comentando sobre o amor platônico de sua personagem: "Estou muito feliz em representar Tânia Batista. É uma menina. Trabalha como camareira no Grande Hotel e é muito doce. Ela vai viver o amor por um noviço e eu acredido em amores impossíveis. O que me faz acreditar neles é acreditar que ainda existem possibilidades. O amor deles é o genuíno do primeiro amor. E eu, Iza, acredito na verdade do amor que ele sente por ela. Com o Paulo (Mendes, intérprete do noviço Luís) conseguimos encontrar o tom da inocência.", contou a atriz. 

"Amor Perfeito" estreia no dia 20 de março, substituindo "Mar do Sertão". 

16 comentários:

Marly disse...

Esse povo está buscando inspiração lá longe, no passado remoto, rsrs. Isso porém pode ser muito bom, já que boas obras são atemporais. E o tal Marcelino fez um sucesso grande, na época.


beijo

J.P. Alexander disse...

Genial te mando un beso.

Chaconerrilla disse...

Estou muito empolgada para acompanhar esta novela! Espero não me decepcionar. hahahaha!

Anônimo disse...

De acordo com as palavras ditas pelos participantes desta coletiva, "Amor Perfeito" desperta a sensação de que será uma obra luxuosa em vários aspectos. Resta saber se a partir do próximo dia 20 a novela honrará o luxo prometido.

Guilherme

Maria Rodrigues disse...

Como sempre uma completa e interessante análise.
Abraços e bom Domingo

Fatyma Silva disse...

Amor perfeito, parece que vai ser uma boa novela!
Sérgio, tenha um bom fim de semana.
Um abraço

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Fico incomodado com a repetição de alguns atores que mal saíram do vídeo.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

forças pra Camila, mas sinto cheiro de flop...

Sérgio Santos disse...

O livro é mt bom, Marly!

Sérgio Santos disse...

Bjs, JP.

Sérgio Santos disse...

Idem, chaconerrilla...

Sérgio Santos disse...

Concordo, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Maria.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Fatyma.

Sérgio Santos disse...

Tá tendo muito isso, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Será, anonimo?