quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

"Travessia" parece exibir o mesmo capítulo todos os dias

 A situação da atual novela das nove da Globo está a cada dia pior. "Travessia" está com uma das piores médias do horário nobre da emissora e a audiência não aumentou nem com o início do "BBB 23". Aliás, pelo contrário, vem prejudicando os índices do reality. E o fato é que a história de Glória Perez, dirigida por Mauro Mendonça Filho, tem feito por merecer o desinteresse do público. 


A novela parece apresentar o mesmo capítulo todo santo dia. A autora se mostra perdida no desenvolvimento de seu roteiro e fica claro que precisou alterar os rumos por conta da rejeição do telespectador. O folhetim era para ter como mote central a disseminação das fake news e como podem destruir a vida de pessoas. No início, até houve o quase linchamento da mocinha por conta de uma mentira espalhada pela internet, situação baseada em um fato real ocorrido em 2014. Porém, Glória errou feio ao colocar algo tão sério e que tem grandes organizações por trás como fruto da irresponsabilidade de um adolescente. Para culminar, o contexto foi simplesmente apagado ao longo dos meses. 

A história virou uma eterna disputa entre Brisa (Lucy Alves) e Ari (Chay Suede) pela guarda do filho, uma criança chata e mimada. A impressão que causa é que o fim da batalha judicial implicará no término de conflitos do folhetim. Talvez por isso a escritora esteja demorando tanto para fechar o ciclo. Porque não há outro para começar.

Afinal, o caso esquecido das fake news será solucionado como? O autor foi Rudá (Guilherme Cabral). O que a protagonista vai fazer? Se vingar de um garoto que tem uma péssima relação com a mãe e o ex-padrasto? Ele será preso? Ou a questão se resolverá com um pedido de desculpas? 

A interminável briga de Brisa com Ari acaba resultando em cenas que andam em círculos a ponto dos embates perderem todo o impacto dramático. Até o texto das discussões são repetitivos, inclusive as reclamações e surtos de Núbia (Drica Moraes), um perfil que tem a intenção de ser uma vilã cômica, mas não atinge o objetivo da vilania e muito menos da comicidade. Já o outro drama da produção se resume ao ódio mútuo entre Guerra (Humberto Martins) e Moretti (Rodrigo Lombardi). A rivalidade até poderia render, mas se arrasta desde a estreia da trama. O folhetim está perto do capítulo 100 e são sempre as mesmas situações: Guerra foge de qualquer informação a respeito do inimigo para evitar que Chiara (Jade Picon) descubra que é filha de Débora (Grazi Massafera) com Moretti, enquanto o outro ameaça Oto (Romulo Estrela) para que não conte a polícia que foi contratado para hackear os documentos da licitação. E com Cidália (Cássia Kiss) investigando e enganando eternamente Dante (Marcos Caruso), que virou aliado de Sara (Isabelle Nassar), a amiga de Débora que só veio procurá-la depois de 20 anos e sem imaginar que Chiara é a tal 'criança' que procura. Não precisa assistir para saber o que vai acontecer porque não acontece nada. Fica nisso. 

O núcleo de Vila Isabel tinha tudo para fazer jus ao que Gloria costuma colocar em suas histórias: personagens populares que caem na boca do povo e protagonizam situações engraçadas. É visível que o 'Encanto da Vila' representa uma espécie de 'bar da Dona Jura' (Solange Couto), de "O Clone". Mas nada funciona ali. Betty Gofman interpretando uma senhora que aparenta ter mais de 70 anos beira o ridículo, enquanto o conflito de Joel (Nando Cunha) com o robô Haroldo promove cenas constrangedoras. Nem mesmo o dono do bar, Nunes (Orã Figueiredo), é um perfil atrativo porque se resume a um sujeito amargurado e ranzinza. É impressionante como a repetição também se faz presente nos diálogos, cujos temas são sempre a atenção que o robô desperta nos clientes, fofoca sobre a disputa de Brisa pela guarda do filho e a rampa para pessoas com deficiência que só foi colocada depois que  Nunes sofreu um acidente. Aliás, as cenas da advogada da mocinha são as mesmas. Gloria sempre foi boa no merchandising social em suas obras, mas já cansou ver Juliana (Tabata Contri) não conseguindo embarcar em ônibus porque o elevador de cadeirantes está quebrado ou então em táxi porque o motorista não quer. 

A trama envolvendo o casal Laís (Indira Nascimento) e Monteiro (Ailton Graça) é mais uma que parece repetida diariamente. No início, o par enfrentava uma péssima relação com a filha que vivia na balada. Agora encaram a rebeldia do filho que é viciado em jogos de computador. Indira e Aílton estão ótimos em cena, mas estão limitados a um roteiro que não sai do lugar e nunca despertou atenção do telespectador. A tão falada tecnologia que a autora abordaria em sua novela se baseia em um adolescente que não sai da internet, um robô garçom que parece vindo dos nos 1990 e fake news que desaparecem? Difícil de acreditar.  

Já os poucos acertos de "Travessia" eram vistos em dois casais: Brisa e Oto esbanjam química e a construção da relação dos mocinhos foi bem desenvolvida, enquanto Stênio (Alexandre Nero) e Heloísa (Giovanna Antonelli) mantiveram a mesma sintonia vista em "Salve Jorge", de 2013, da mesma autora. Ver Creusa (Luci Pereira) de volta é outro ponto positivo. Porém, até os êxitos da história estão perdendo o rumo. Brisa e Oto têm protagonizado cenas repetitivas na praia e não dá para entender a protagonista não pedir ajuda para o namorado sobre a mentira que se alastrou pela internet e quase provocou sua morte. O caso que envolve o advogado e a delegada é bem parecido. As sequências de idas e vindas caíram na repetição e a inserção de dois mafiosos (vividos por Cláudia Mauro e José Rubens Chachá) para perseguir Helô deixa explícito o improviso da autora para uma tentativa de movimentação que ainda não surtiu qualquer efeito. 

E vale mencionar outra situação que parecia promissora, mas infelizmente também não se desenvolve: o debate sobre assexualidade. A entrada de Caíque (Thiago Fragoso) fez bem para Leonor (Vanessa Giácomo), que estava perdida entre uma rivalidade maçante com a irmã (Guida - Alessandra Negrini) e uma obsessão por Moretti. Mas a personagem perdeu a relevância depois que descobriu que seu novo namorado é assexual e terminou a relação. O pior é que os dois estão sempre se encontrando na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, e dizendo o mesmo texto que expõe um certo constrangimento entre eles. Até mesmo Guida, que parecia que tinha crescido na história com o início de uma vingança contra Moretti, teve sua trajetória prejudicada com a recente falsa denúncia de agressão contra o ex. Nem deu para entender a intenção da escritora porque a personagem foi enforcada e ameaçada de morte, mas resolveu mentir na delegacia dizendo que tinha sido espancada. Qual o intuito? Bastaria dizer a verdade porque se enquadraria na Lei Maria da Penha.

"Travessia" só termina em maio. Tem mais quatro meses de folhetim pela frente e Gloria Perez não parece ter carta alguma na manga para reverter a preocupante situação que sua novela se encontra. É uma pena porque o elenco é repleto de talentos. Tomara que ao menos o roteiro tenha uma evolução porque ficar pior do que está é quase impossível. 

34 comentários:

Anônimo disse...

É exatamente esta a sensação que "Travessia" causa nos telespectadores, Sérgio: tédio. Lamentável saber que o atual folhetim das 21h15min da Globo em poucos dias chega ao centésimo capítulo sem quaisquer atrativos, e os poucos acertos não são suficientes para movimentar o enredo por cerca de mais quatro meses. Gloria Perez vem provando com essa novela que recidivas podem ocorrer na trajetória de um autor, haja vista as diferenças entre "Salve Jorge" (2012) e "A Força Do Querer" (2017).

Guilherme

Anônimo disse...

Sérgio a Brisa é filha do Guerra na sua opinião?

chica disse...

Não assisto, por isso não posso opinar. Mas deve ser estranho isso! abração, lindo fds! chica

Camila Nere disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila Nere disse...



Sérgio, eu assisto regularmente à Travessia , duas coisas me chamaram a atenção. O início da novela foi muito acelerado , a história do Moretti, Débora e Guerra se fosse a Glória de outra época teria rendido bem mais. Uma coisa que eu percebi revendo Caminho das Índias , é como a novela começa morna e a história começa a se movimentar na reta final. Por isso, estranhei a rapidez como a Glória apresentou alguns plots , não é do perfil dela. Aliás , essas histórias aceleradas no início é o que vem matando as novelas. Sou da teoria que as novelas atuais até têm histórias, porém os autores não estão sabendo desenvolver. Essa praga de querer agilidade de série, vem fazendo mal às novelas. É óbvio que não precisa ser arrastado , porém falta os autores fazerem o público primeiro se apegar aos personagens, antes de qualquer coisa. Sinceramente, eu discordo que o público queira essa agilidade toda, o público que ver uma boa história e bem contado. Não é atoa que as reprises de novelas antigas fazem tanto sucesso.
Falando sobre Travessia, eu discordo quando falam que essa novela não tem história, acho que até tem, porém a Glória não desenvolveu nenhuma. A impressão que eu tenho é que Travessia é um rascunho de roteiro , dá para ver as histórias que poderiam render ali se fossem desenvolvidas , mas por algum motivo a Glória não fez. A trama da fake news da Brisa poderia render bastante e amarrar com outros núcleos, como o da Helô que sinceramente ela e o Stênio e a Creusa , são três chatos .A Glória tentou repetir uma fórmula que deu certo em Salve Jorge, mas esqueceu que precisava evoluir na história deles.
Quanto a questão Brisa e Oto, sinceramente o fandom desse casal vem me irritando bastante, se depender deles , eles vão viver eternamente de pegação e sem desenvolvimento de conflitos que é a base de qualquer casal de novela. Aliás sou da teoria que o autor nem sempre tem que ouvir o público e mudar toda rota , acredito que ele deva ouvir as observações do público e ajustar a história, mas sem deixar de seguir seu planejamento, porque vai acabar se perdendo e o público nem sempre está certo sobre o que é melhor para história. Acho sim , importante o diálogo entre o autor e o público, o problema é quando se tornam mimados e não aceitam ser contrariados e é o que percebo dessa galera mais nova que acompanha novelas , são pessoas que não estão acostumados a não terem o que querem . Talvez se a Glória, ao fazer os ajustes depois de receber os feedbacks do público, tivesse mantido o que ela tinha planejado fazendo algumas alterações, a história poderia ter andado mais. Não estou isentando a Glória dos seus erros , que são muitos . Outra coisa a direção não casou com o texto da novela. Um diretor na linha mais farofa , pelos menos tornaria a novela mais divertida e com carisma. Até porque as novelas da Glória podem ter mil defeitos, mas sempre teve carisma. E o núcleo de Vila Isabel é a prova disso , zero carisma. Acho que ele simboliza muito bem os erros da Glória.

Anônimo disse...

Essa é a pior novela que eu já vi. Nenhum núcleo é interessante, não há humor, nenhum personagem é bem desenvolvido, a maioria dos personagens não tem história, um exemplo é o núcleo do bar.

Mais um defeito incorrigível é que é difícil entender a história. Por que Ari odeia Brisa? Por que Moretti odeia Guerra? Por que Cidália se mete na vida do Guerra?
Simplesmente não há motivação.

O tema da tecnologia é abordado de maneira péssima, como se fosse uma inimiga das pessoas. As cenas do menino viciado em jogo dão vergonha alheia. Um desserviço, pois a internet pode ser usada pra muita coisa boa, e se o menino é tão bom poderia ser jogador profissional, não é possível que a família seja tão desinformada e não saiba disso.

Não vejo luz no fim do túnel, não sei como a autora vai se virar pra dar um desfecho, tem que acabar logo.

Anônimo disse...

Só vejo pelo Globo play as cenas do Oto, Helô e Stênio. Gosto muito do Oto, mas sempre achei ele muito raso e misterioso. Ele tem um desenvolvimento mal feito, pois não se sabe nada da família do cara. Só o Caíque que apareceu como um amigo de infância do Oto, mas o mesmo não revela nada da família do cara. O pior que ele vai casar com a Brisa e vai ficar super estranho a família do Oto não ir na cerimônia. Também achei que demorou muito pra ele revelar pra noiva que era um hacker. Enrolação demais.
Tenho um carinho enorme pelo casal Helô & Stênio, mas apesar de estarem mais maduros não apresentaram nada de novo. E ficou claro que a Glória resgatou a história da máfia de forma improvisada.

Pedrita disse...

eu amo bbb então estou sendo "obrigada" a acompanhar o final do capítulo. inacreditável como está no mesmo lugar. os diálogos no bar são iguais todo dia, deixo no mudo a maior parte do tempo. os diálogos do "robô" então, tão década de 80, vc achou 90, talvez seja década de 20 hahahahaha. muito ruim. sim, devem ter alguns assexuais, mas o pouco q já vi são homens q dizem não gostar de sexo, ou ficam desqualificando as mulheres pra justificar a intimidade pq na verdade são gays, ativos ou não. então não gosto do tratamento q a autora dá a essa trama. beijos, pedrita

Anônimo disse...

o filho da Brisa é a versão de Travessia do filho chato do falecido Louro José, o Louro Mané do Mais Você, existe exemplos melhores de filhos dos personagens principais das novelas e até mesmo em filmes, séries e inclusive nos desenhos animados do que esses dois. podre ainda que Glória Perez infelizmente não irá matar a personagem da Cássia Kis dado que Cássia é uma pessoa nojenta dificilmente de trabalhar com ela em produções, homofóbica e principalmente de tudo, uma criminosa. espero que a nova novela do Walcyr Carrasco que estréia em Maio tire o gosto ruim que Travessia deixou

Marly disse...

Deve ser muito chato gastar tempo com uma obra que parece repetir-se o tempo todo. A resenha me lembrou de um filme dos anos 90, chamado Feitiço do Tempo, em que o protagonista vivia o mesmo dia, todo dia, rsrs. Mas lá pelo menos a repetição tinha um motivo.

Beijão e bom fim de semana

Marta Eunice disse...

Passei 20 dias sem assistir a novela. Qdo voltei tudo igual. Mas 10 dias tudo igual de novo. Larguei. Com tantas séries e minisséries entregando tudo em 6, 8 ou 10 episodios. Uma pena esperei muito recebi nada😅😅🤣🤣🤣😘

Ângela Fernandes disse...

Perfeito como sempre.

Anônimo disse...

É novela da Gloria Perez, né Sergio? Ela sempre enrola, faz os personagens não saírem do ponto de partida, deixa atores fazendo figuração de luxo. Só lembrar de AFDQ, a Ritinha passou quase a novela toda dentro de um quarto; o vício da Silvana era tratado como cômico e não saiu do lugar; Bruna Linzmeyer e Juliana Paiva fizeram figuração; Paolla e Pigossi tinham uma baita química, mas o desenvolvimento da história de Jeiza e Zeca que é bom, não teve, o casal, que, poderia ter a questão do machismo bem trabalhada, ficou resumido a cenas hot dia sim dia sim, com uns briga-e-volta no meio, daí ela separou eles faltando uns 40 capítulos pro final e só juntou eles de novo de maneira preguiçosa no último capítulo super corrido.

Qualquer semelhança de Brisoto com Jeizeca não é mera coincidência, e os dois fandoms são igualmente descompensados e chatos, Pigossi não podia ter uma cena com a Isis que jeizecas davam chilique, brisotos dão chilique em cenas de Lucy e Chay, porque assim como jeizecas tinham a paranoia sem sentido que Gloria Perez queria contrariar o fandom fazendo um final de Zeca com Ritinha, brisotos têm a paranoia sem sentido de achar que a Gloria Perez queria um final de Brisa juntos com Ari.
Nesses últimos dias esse fandom brisoto tá mais chiliquento do que o de costume, desde que saiu a notícia que o Oto vai se envolver com a Bia.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? É a pior novela da autora Gloria Perez que eu já assisti. Isso desde Carmem, na TV Manchete...Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

GP 22 está senil e estragou tudo em Travessia

Lulu on the sky disse...

É um desperdício de elenco. Desde o começo achei a história bem fraca e parece que só o casal Heloísa e Stênio agrada o público, na minha opinião eles que deveriam ser os protagonistas.
Estou com pesquisa de público no blog se quiser responder, eu agradeço.
big beijos

Anônimo disse...

Sérgio, e a questão da filha de Steloisa? Explicaram que ela existe e tá viajando ou sla, ou simplesmente fingiram que não existe mesmo?

Jovem Jornalista disse...

Gostei muito da sua resenha! Ainda não cheguei nessa parte. Não é a melhor novela de Glória Perez, infelizmente.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

É triste demais, Guilherme....

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Camila, concordo sobre essa agilidade forçada que desttroi as narrativas e depois deixam a trama andando em círculos. Isso tem destruído as novelas.

Sérgio Santos disse...

Tb naao vejo luz no fim do tunel, aonimo....

Sérgio Santos disse...

Perfeito, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É tudo igual, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Tomara, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade, Marly... kkkk

Sérgio Santos disse...

Pois é, Marta...

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Angela.

Sérgio Santos disse...

Isso lá é verdade, anonimo...

Sérgio Santos disse...

A pior mesmo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Pena, Luluu.

Sérgio Santos disse...

Ignoram aa filha, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson!