quarta-feira, 29 de junho de 2022

"Todas as Garotas em mim" é uma das piores coisas que a Record já produziu

 A pandemia do novo coronavírus afetou as gravações de todas as novelas das emissoras. Mas a Record vem enfrentando dificuldades até hoje. Ainda não conseguiu reestruturar sua faixa de teledramaturgia. O relativo êxito de "Gênesis", em 2021, animou a emissora em criar temporadas para suas produções. Porém, foi apenas uma mudança de nome porque o folhetim bíblico nada mais era do que uma história com várias fases. O canal tentou repetir o feito com "Reis", mas não conseguiu uma frente de gravações e resolveu chamar a novela de série. Tanto que precisou interromper sua exibição. Aí que entra "Todas as Garotas em Mim", produção que a substituiu. 

A nova série entrou como um tapa-buraco para "Reis" conseguir avançar nas gravações sem que a Record precise colocar outra reprise no ar. Mas a emissora já começou errando porque a série parece uma "Malhação" bíblica. É um produto destinado a outro tipo de público e ainda assim com sérias ressalvas. Não por acaso, a queda de audiência foi gigantesca. O folhetim conseguia média em torno dos 8 pontos, o que também não era considerado um bom índice, e agora caiu para 5 pontos e muitas vezes até 2. É a menor audiência de uma novela na história da Record ---- posto até então ocupado por "Jesus" e "Máscaras" ----, o que fez o canal perder a vice-liderança para o SBT. 

Para culminar, a história é rasa e muito mal escrita. Lendo a sinopse até parece um enredo clássico de seriado adolescente. Mirela (Mharessa), a protagonista, é uma digital influencer, namorada do rapaz mais popular de um colégio, Gustavo (Caio Vegatt), e que desperta a paixão de Erick (Diego Kropotoff), o filho de Carla (Manuela do Monte).

Apesar disso, a neta de Isis (Adriana Garambone) enfrenta alguns dilemas e sentimentos que não sabe explicar. É através da avó, dona de uma pousada naquela cidade gaúcha, que a adolescente passa a conhecer histórias da Bíblia. Isis é mãe de Heloísa (Rhaissa Batista), uma diretora de cadeia de hotéis em Santa Catarina, e sogra de Júlio (Ângelo Paes Leme). 

No grupo de amigas de Mirela estão a popular Sabrina (Gabi Borges), a invejosa Nicole (Gabriela Magalhães), a ingênua Paloma (Luana Camaleão), a corajosa Verônica (Juhlia Ficer) e a patricinha Dara (Julia Zimmer), além do nerd Diogo (Euller Scarpinelli), do debochado Arthur (Hall Mendes), do cantor Felipe (Luckas Moura), do esnobe Plínio (Luan Argollo) e do mauricinho Otávio (João Pedro Preticcione). Todos os personagens parecem repetir a mesma cena a todo instante de tão semelhante que é o texto e as situações apresentadas, todas exageradas e artificiais. 

Aliás, os conflitos criados são dignos de algum desenho voltado para crianças bem pequenas. Parece que há sempre uma lição de moral a ser dada em cada situação. E todos os perfis caem na caricatura, não há nada naturalista na trama. Tudo está em uns seis tons acima. A forma como Heloísa é apresentada expõe bastante a visão que a cúpula da Record tem das mulheres que trabalham e são bem-sucedidas. A ricaça parece uma megera da Disney. Trata o marido como um lixo, está sempre de péssimo humor e transborda frieza. Já o marido, sustentado por ela, é um completo idiota que mal sabe argumentar. O pior é que os conselhos que dá para a filha, que a história mostra como 'bons', são bem conservadores. Julio acha um absurdo a filha postar fotos em sua rede social. Ser uma influenciadora digital para ele beira a falta de caráter. 

E como se não bastasse o conjunto equivocado da série, tudo piora quando Mirela pede conselhos para sua avó e o recurso serve para 'transportá-la' ao universo bíblico. Todos os personagens passam a vestir aquele figurino característico das produções bíblicas da Record e protagonizam algumas cenas de novelas e minisséries que a emissora já exibiu, como "Sansão e Dalila", exibida em 2011, por exemplo. O resultado é constrangedor. O texto parece um jogral de ensino fundamental. Os atores nem têm culpa porque só fazem o que é proposto. Difícil ter algum bom desempenho em meio a um conjunto sem qualquer acerto. Ainda mais com vários deles estreando na televisão. Até bons nomes como Ângelo Paes Leme e Adriana Garambone não estão à vontade.

A série é escrita por Sthepanie Ribeiro, mas Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo, dono da Record, supervisiona e participa ativamente. Tanto que provocou um desmonte no time de autores da casa. Vários foram desligados e quase ninguém sobrou. O resultado da nova administração tem se revelado catastrófico. "Todas as Garotas em Mim" ---- cujo título é abreviado como "TAGEM" ---- é apenas uma das muitas evidências disso. E tem um detalhe: a emissora anunciou que a série teria sete temporadas antes mesmo da estreia da primeira. Difícil acreditar que terão coragem para tanto. 

26 comentários:

Anônimo disse...

SBT e Record tentam, mas até o momento não conseguiram produzir obras destinadas a um público juvenil sem se desvincularem dos padrões teledramatúrgicos a que se submetem há anos. "Poliana Moça" e "Todas As Garotas Em Mim" nunca dialogarão com esse público como "Malhação" o fez em suas temporadas de maior sucesso.

Guilherme

Anônimo disse...

EU FIQUEI COM VERGONHA ALHEIA E NÃO CONSEGUI VER MAIS DE 5 MINUTOS.

Anônimo disse...

É difícil acreditar que esse teleculto de quinta categoria é produzido na mesma emissora que teve novelas impecáveis entre 2004 e 2014. Morte horrível da dramatugia.

Anônimo disse...

O estranho é essa série querer fazer distinção entre os excluídos e populares sendo que a escola inteira se veste como membros da Universal. Nem a atriz que faz a protagonista se veste daquele jeito.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Sergio,
IOnfelizmente essas coisas
não vão em frente.
Mas há quem goste só
por ser tema bíblico.
Eu que sou profissional
de teatro, sei que não é problema
de enredo, é falta dejeito mesmo.
Lamento.
Adorei sua matéria.
Bjins
CatiahoAlc.

Rafa disse...

coitado do Hall Mendes...

Loba Abicht disse...

Acho diferente, interessante de certa forma. Eu assisto, mas por aplicativo por causa das propagandas, ou seja, durante a madrugada.

Adriana Helena disse...

Sérgio, apenas pelas chamadas na emissora Record já dava para perceber que não seria algo muito agradável de ver e infelizmente se concretizou...Uma pena!
Amigo, muito obrigada por essa análise pois me poupou tempo e não vou assistir!!
Um grande abraço e um ótimo final de semana!! :D

Fá menor disse...

Estou vendo que os tempos andam conturbados por todo o lado, até na falta de criatividade...

Anônimo disse...

A Record de Vidas Opostas e Amor & Intrigas tá morta. Infelizmente.

João Pedro disse...

Texto totalmente anacrônico e clichê, direção igualmente BREGA e capenga do Rudi Lagemman, que fez a mesma coisa que fez em Topíssima (se Topíssima 2 entrasse no lugar de tagem, seria bem melhor e manteria o ibope de "Reis"), o que faz que não seja possível assistir 5 minutos dessa série sem sentir vergonha alheia pelas atuações fraquíssimas da maioria dos atores.

E já sabia que o texto seria anacrônico/"over" porque o pessoal que roteiriza é basicamente o mesmo das bíblicas - dirigidas ao público adulto.

Some isso ao fato de boa parte ser da Ilurd e não pesquisar/ver o que o jovem consome hoje, principalmente via streaming... Resulta na anactonicidade do texto. (E também a energia "tia do pavê" que a Cristiane Cardoso exala kkkk)

No geral, é péssima ao ponto de fazer as webnovelas da Viih Tube serem perto de tagem como se fosse as novelas do Maneco da safra 2000! Kkkkkkkkkkkk

Uma proposta interessante jogada no lixo! (Mais uma vez a Record com isso ~cof cof Máscaras~)

Emfim...

Nota 3/10!

Anônimo disse...

Gente, poderiam dizer ao menos para a protagonista piscar menos os olhos ao atuar. Será que não tem ninguém para avisar que está demais?

Anônimo disse...

Sergio Santos o que está achando dos nomes do elenco de Travessia da Glória Pérez e de Todas as Flores do João Emanuel Carneiro?

Sérgio Santos disse...

É verdade, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Dá mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Morte mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É verdade, anonimo, adolesceentes cobertos dos pés a cabeçaa.

Sérgio Santos disse...

Valeu, cattiaho.

Sérgio Santos disse...

Coitado, Rafa...

Sérgio Santos disse...

Ok, Lola.

Sérgio Santos disse...

Nem perca tempo, DRI.

Sérgio Santos disse...

Sim, Fá...

Sérgio Santos disse...

Está, anonimo.

Sérgio Santos disse...

João, onde eu assino?

Sérgio Santos disse...

É msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bons, anonimo.