segunda-feira, 13 de junho de 2022

"Poliana Moça" segue tão infantil quanto "As Aventuras de Poliana"

A nova novela do SBT, "Poliana Moça", primeira trama inédita da emissora após um período só de reprises, estreou no dia 21 de março, às 20h30. Com adaptação da autora Iris Abravanel e direção-geral de Rica Mantoanelli, a obra representa a volta das gravações depois de quase dois anos suspensas devido à pandemia. A sequência da história se passa três anos depois de "As Aventuras de Poliana" e agora retrata a protagonista enfrentando questões da adolescência, como conflitos de amizade, emoções à flor da pele e o primeiro amor.

Estrelada por Sophia Valverde e Igor Jansen, a trama tem no elenco nomes já vistos em "As Aventuras de Poliana": Duda Pimenta, Enzo Krieger, Lucas Burgatti, Dalton Vigh, Flavia Pavanelli, Lilian Blanc, Maria Gal, Clarisse Abujamra, Murilo Cezar, Thaís Melchior, entre outros. Também tem novidades no elenco como Junno Andrade, Marcello Airoldi, Amanda Acosta, Ana Paula Valverde, Bella Chiang, Luisa Bresser, Allana Lopes, Humberto Morais, Giovanni de Lorenzi, Thiago Franzé e as crianças Tavinho Martins, Mari Campolongo, Marianna Santos e João Pedro Delfino como Pinóquio.
 
A história recomeça pouco antes do aniversário de quinze anos de Poliana. Otto (Dalton Vigh), pai de Poliana, leva a filha à pequena cidade no interior de São Paulo (São Bento do Sapucaí), onde o avô dela, Richard (Dalton Vigh), montou sua primeira oficina de brinquedos artesanais. Ele explica que ali foi criado o boneco que serviu de inspiração e base para desenvolver Ester, a androide. Por causa do episódio traumático em que Poliana foi empurrada por ela e quase ficou paraplégica, ele acha melhor não tocar mais nesse passado. Mesmo assim, a jovem quer saber mais sobre a história do boneco. Otto conta que Richard era conhecido como Gepeto pelas pessoas da região, porque seu maior projeto era um grande boneco articulado de madeira, o seu Pinóquio. O pai também revela que ele está guardado até hoje numa das gavetas camufladas de seu laboratório na mansão, mas o mantém desligado por questões de segurança.
 
Em paralelo, Roger Pessoa (Otávio Martins), irmão de Otto, sai da cadeia e promete para si mesmo reerguer-se e passar por cima de tudo e todos para conseguir o que quer. De repente, um carro para na sua frente, quem está no veículo é a dupla Waldisney e Violeta, disfarçados para não serem reconhecidos como fugitivos. Eles oferecem sociedade e uma porcentagem dos lucros que vão ganhar com um grande projeto.
 
Marcelo (Murilo Cesar) e Luísa (Thais Melchior) já estão mais assentados no casamento e vêm tentando ter filhos no último ano, mas todo teste de gravidez que Luísa faz é sempre um banho de água fria para os dois. Eles resolvem fazer exames para descobrir o que há de errado. Diante deste e outros obstáculos, o casamento fica balançado, mas o amor um pelo outro é forte o suficiente para manter o casal unido.
Otto e Poliana, junto com Tânia, a atual namorada do pai, recebem familiares e amigos mais próximos para a primeira comemoração do aniversário da menina. O almoço segue animado até a chegada de supetão de Roger. O clima pesa. Otto não o quer em sua casa, mas Poliana pede para o pai permitir que a família fique toda unida pelo menos dessa vez. Roger está mais preocupado em fazer seu discurso e provar que aprendeu sua lição na prisão e é um novo homem. No entanto, a maioria desconfia de suas palavras. Durante a comemoração, ele escuta Poliana falar com os amigos sobre o boneco que Otto usou como protótipo de Ester e se interessa.
 
Waldisney e Violeta estão em um novo esconderijo, um lugar escuro com aparências de submundo cheio de computadores e peças estranhas, vivendo na clandestinidade. O plano deles é ganhar muito dinheiro construindo e comercializando androides, já que têm parte das peças de Ester em mãos para usar como base. O problema é que precisam de mais informações sobre o funcionamento e a construção do robô, mas eles não têm acesso à casa de Otto, afinal estão foragidos e a residência é fortemente protegida. É aí que Roger entra na jogada. Eles esperam que o irmão de Otto pegue o que lhes falta, aproveitando-se desse elo familiar. A solução mais prática que eles encontram é roubar o misterioso Pinóquio e todo seu projeto.
 
A Onze-Starship permanece no topo e soberana no seu mercado de aplicativos, jogos, brinquedos modernos e invenções tecnológicas, não só na área de entretenimento como na área da saúde também. Otto é quem continua à frente de tudo, tendo Sérgio e Joana como braço direito na parte de jogos e aplicativos. Jeferson, no seu último ano de faculdade, cresce rapidamente na empresa como programador.
 
Sérgio e Joana estão acertados na divisão de funções e no comando de suas equipes na Onze, já a vida pessoal, nem tanto. O casamento não é mais o mesmo. Com o tempo, a falta de diálogo e o descuido entre os dois fazem com que as discussões à toa só aumentem e desgastem a relação a ponto de pensarem em separação. Essa situação toda começa a afetar diretamente Luigi e Mário, que ficam desmotivados e apreensivos.
 
Brenda e Raquel são as mais novas funcionárias da Luch4Tech, nova empresa de Luca Tuber que voltou empolgado da Califórnia com o intuito de concorrer com a Onze. Agora com salário, as meninas querem sair da casa dos pais e precisam encontrar um aluguel barato, o que é difícil. Durval não gosta da ideia da filha se tornar independente e nega ajuda. Sem dinheiro suficiente, elas buscam por uma terceira pessoa para dividir as contas. É quando aparece Celeste, uma jovem misteriosa, à procura de uma mulher chamada Laura, que precisa encontrar para saber mais sobre seu passado. Celeste, de início, parece ser uma pessoa boa e humilde, mas com o tempo se mostra ardilosa e duas caras. Com seu charme, conquista Vinícius e Formiga ao mesmo tempo e brinca com o sentimento dos dois.
 
Gleyce encabeça um projeto com objetivo de levar o espírito empreendedor para dentro da comunidade, acreditando no potencial do povo carente no lugar onde cresceu e construiu sua história. Nessa missão de fazer o bem, junta-se a ela Davi, médico voluntário que trabalha pelo país inteiro. Em colaboração com o CLL, ele atua por meio de atendimentos médicos e mutirões de saúde na comunidade. Vinícius, que está estudando medicina, junta-se a equipe para aprender na prática com um profissional experiente e Davi acaba se tornando seu mentor. No começo, Gleyce trata o médico com certa desconfiança, pois, ao seu ver, ele quer impor algo sem saber como é viver aquela realidade. Essa rusga vai durar bastante e eles vão ter de conviver por muito tempo.
 
Voltam as aulas na Ruth Goulart e o assunto mais falado do momento é a festa de quinze anos de Poliana. Os amigos pedem que ela pare com o mistério e conte quem vai ser o príncipe, desconfiam que é João. Poliana deixa claro que não sabe ainda. Eles a pressionam, pois a festa não está longe de acontecer e ela precisa decidir, ensaiar e tudo mais. Éric, que tem segundas intenções, incentiva Poliana a não agir sob pressão e escolher quem seu coração mandar. João não gosta, mas se segura na posição de amigo. Helena, recém-chegada na escola, se identifica e se interessa por João. Poliana percebe e fica incomodada, mas tenta reprimir seus sentimentos, pois gosta da amizade de Helena.
 
Com a proximidade de Helena e Poliana, Kessya também se abre para novas amizades e conhece Song Park no banheiro, dançando K-pop escondida. As duas se unem e se identificam através da dança, ensinando o que sabem uma para outra. Mas atrás de sua carinha fofa, Song esconde uma personalidade muito difícil e possessiva com suas amizades. Ao considerar Kessya sua nova melhor amiga, Song faz de tudo para afastá-la de Poliana, chegando a inventar mentiras e a criar desentendimentos entre as duas. Luigi também se aproxima da nova aluna e alimenta uma paixão platônica por ela. Mário logo saca o romance e não perde uma oportunidade de zoar. A sorte de Luigi é que algumas questões do Magabelo andam tomando boa parte do tempo livre do irmão mais novo. Acontece que Pedro, primo de Gael e Benício, recém-chegado na cidade, quer muito conhecer e fazer parte do clubinho. Claudia incentiva os filhos a serem amigos e o incluírem no grupo. Mas Mário fica incomodado com a chegada desse novo integrante que não vem sozinho, traz junto sua irmãzinha, Chloe.
 
A entrega dos convites da festa de Poliana, a formação dos quinze casais e os ensaios da valsa, tudo ainda é um grande evento a ser comentado na escola. Debaixo de pressão, Poliana é surpreendida por Éric que se impõe como príncipe. João fica revoltado e os amigos indignados por torcerem mais pelo casal “Joliana”.
 
Não é só a vida de Poliana que está tumultuada na escola. A de Ruth também muda com a chegada do professor Renato. Além de ser um musicista que gosta de ensinar cantando e utilizando instrumentos tradicionais ou improvisados, é um antigo affair de Ruth, mas o que ela não sabe é que ele é o atual namorado de Helô, sua melhor amiga e coordenadora na Ruth Goulart. Ao se dar conta disso, Ruth fica arrasada, mas guarda para si, pois Helô não sabe e não tem culpa de nada. A convivência no dia a dia com sua grande paixão da juventude, reaviva os sentimentos de Renato por Ruth e ele acaba numa encruzilhada emocional, gostando das duas ao mesmo tempo. Helô e Ruth percebem a situação e vão ter que escolher entre o amor e a amizade de muitos anos.
 
Havia uma certa expectativa em torno da nova novela porque seria a primeira novela do SBT que entraria mais no universo jovem. Mas o que tem sido visto é a mesma linguagem de "As Aventuras de Poliana". Claro que a emissora não abandonaria o público infantil, pois a fórmula vem funcionando desde o remake de "Carrossel". No entanto, era a oportunidade para mesclar os conflitos com situações mais densas e pertencentes ao mundo da adolescência, até para preencher o vácuo deixado pelo encerramento de "Malhação", na Globo. Não é o que acontece. Os diálogos seguem infantis, assim como todos os núcleos, sem exceção. A Poliana agora é 'moça' mais no título do que no enredo. O romance entre a protagonista e João (Igor Jansen) é bonitinho e funciona como casal protagonista, mas é pouco quando comparado ao restante da novela. Para culminar, a história é arrastada. As produções do SBT não costumam primar pela agilidade, até porque duram mais de um ano no ar, mas apresentam um certo dinamismo ao menos no começo. Não é o caso agora. A audiência, por sinal, anda em torno de sete pontos, bem aquém do esperado. Todavia, é uma dificuldade que todas as emissoras enfrentaram e enfrentam com a retomada das produções inéditas após dois anos de reprises. 

"Poliana Moça" é uma produção bem realizada e segue a cartilha das novelas infantis do SBT. Para quem gosta do formato é um bom entretenimento, mas para quem esperava uma novidade maior em cima das abordagens por conta dos protagonistas terem crescido a decepção é inevitável. 

24 comentários:

Vinicius disse...

Sbt né,esperar o que

Anônimo disse...

Não acontece nada nessa novela. Meu filho desistiu de ver!

chica disse...

Deixando meu abração! Linda semana! chica

Mayro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mayro disse...

gosto da novela, mas ultimamente ela tá meio parada e a Poliana(q é a protagonista) tá PIOR que na fase anterior. todavia eu vou continuar assistindo, já que segundo alguns indícios; ainda terá muita coisa que irá movimentar a novela de fato

Anônimo disse...

Não estou gostando p mim a poliana está muito chata.deixa d ficar com o João p ficar com um garoto que só sabe fazer as coisa erradas debaixo dis panod,e ainda fica dando de santinho e ela acaba acreditando nele,eu esperava mais da novela.

Anônimo disse...

Ainda bem que não se compara com Malhação. Gosto da novela e não esperava muito da Poliana, pois a indecisão é uma característica da personagem. Lamentável é a Globo fazendo um remake de remake.

Marco Maciel disse...

O grande nome da novela é a pequena Chloe. Mari Campolongo rouba a cena sempre. Muita fofura, presença e atua muito bem. Tem muito futuro!

Jovem Jornalista disse...

Parece ser bem interessante. Ainda não assisti nada referente à isso.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...

Tá muito devagar essa novela sem muito ação tá ficando chata tem atores maravilhosos mais infelizmente ñ anda nada legal

Anônimo disse...

"parece bem interessante" = o Sérgio criticando a infantilização em uma novela adolescente kkkk...

Anônimo disse...

chorou

Anônimo disse...

Realmente é uma novela bem bobinha. Os diálogos seguem infantis mesmo aparentando ter uma nova proposta. Nem assisto. O pouco que vi foi o suficiente para descartar. Mudando um pouco de assunto, alguns anos atrás você elogiou o The Noite com Danilo Gentile. Mas agora depois de um tempo não sei se você ainda curte. Eu já gostei demais, só que agora eu tenho achado o programa entediante e arrastado. Danilo Gentile parece que perdeu a inspiração e as tiradas dele não tem mais tanta graça e muitas vezes atrapalha mais do que ajuda. A equipe dele, os outros comediantes, também parecem ter perdido o encanto. Tudo o que é dito é tão bobo e forçado que é difícil achar engraçado. Mutas vezes irrita e enche a paciência. Os convidados também não são tão interessantes e só afasta ainda mais no meu ver. O Conversa com Bial é mais para conversas como o próprio título não esconde. Dessa forma, a ausência de comédia é nítida, apesar do programa ser bom, coerente com a sua proposta. Só que nessa situação, é impossível não lamentar ainda mais o término do Programa do Jô. Ele dosava bem a entrevista com a comédia. E não tinha exageros no humor. Era muito natural e olha que o programa tinha anos de estrada. Enfim, não sei se você concorda comigo, mas o The noite eu acho que perdeu muito do encanto. E nesse segmento o Programa do Jô faz ainda mais falta. Gosteido seu texto. Parabéns.

Matheus.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Vinicius...

Sérgio Santos disse...

É lenta mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Chicaa.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Mayro, parece que ela retrocedeu e nao evoluiu.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ok, aanonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Marco.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Concordo, aanonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Matheus. E deixei de gostar do Gentili há mt tempo. Concordo que o programa ficou desinteressante, mas ainda tem uma boa audiência. E tb sinto falta do Jo.

Lucas Luz disse...

Nem deveria existir continuacao disso mas eles insistem tai o resultado kkkkkk