quinta-feira, 2 de junho de 2022

Tudo sobre a coletiva da quinta e última temporada de "Sob Pressão", série exclusiva da Globoplay

A Globo promoveu nesta quarta-feira sua primeira coletiva presencial desde o início da pandemia do novo coronavírus. O local escolhido foi o cinema do shopping Fashion Mall, no Rio de Janeiro. A produção escolhida para tal feito foi sua série mais aclamada por público e crítica: "Sob Pressão". A série estreia sua quinta e (até segunda ordem) última temporada exclusivamente na Globoplay, no dia 2 de junho, com dois episódios semanais disponibilizados toda quinta-feira. 

Uma sessão de cinema exclusiva reuniu elenco, autor, diretor e convidados para assistir ao primeiro episódio da quinta temporada. O autor Lucas Paraizo, o diretor Andrucha Waddington e os atores Júlio Andrade (Evandro), Pablo Sanábio (Charles), David Júnior (Mauro), Josie Antello (Rosa), Bruno Garcia (Décio), Julia Shimura (Keiko), Kelner Macedo (Kleber) e João Vitor Silva (Leonardo) estiveram presentes, além de Thassia Carvalho, que faz uma participação especial no primeiro episódio. Drica Moraes não conseguiu comparecer e Marjorie Estiano participou apenas via online porque positivou para a covid-19 nesta semana. 

A quinta temporada vai mostrar que a equipe do Hospital Edith de Magalhães passa a manifestar as sequelas de uma rotina de trabalho exaustiva e as marcas do seu sofrimento, tantas vezes velado. O diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, Erick Brêtas, abriu a sessão especial animado: "É um imenso orgulho apresentar essa série como um Original Globoplay. É uma das séries mais premiadas que temos.

Muito importante termos um conteúdo como esse na plataforma. E ainda trago uma boa notícia: Na próxima segunda-feira, dia 06, o primeiro episódio da 5ª temporada será exibido no 'Tela Quente', na TV Globo, como conteúdo especial, para garantir que ainda mais gente seja contemplada com este conteúdo". 

No evento, realizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, o clima de celebração dominou a cena. O autor Lucas Paraizo comemorou o sucesso da série: "A repercussão de 'Sob Pressão' e esse sucesso vêm de muito esforço. Uma equipe que tenta fazer com que essa trama dialogue com o público, trazendo a realidade para dentro da ficção. Tudo é feito a partir de muito estudo e dedicação. Eu só tenho a agradecer. Na primeira temporada, tivemos muito medo de uma possível rejeição do público. O receio do telespectador que chegava cansado do trabalho e não queria ver algo tão real e duro a tela. Mas foi um temor em vão. Estamos aqui até hoje e já na quinta temporada. E embora digam que é a última, nós nunca sabemos. Porque íamos encerrar na terceira e seguimos. Um dos melhores episódios é um que temos uma cirurgia de mais de 40 horas, mas não vou dar spoiler. Digo ainda que o encerramento da quinta temporada tem um gancho proporcionando uma nova história. Acredito que quando temos uma premissa tão forte quanto a nossa e com um país que precisa estar representado desta maneira, há sempre fôlego para mais. Vamos trazer surpresas grandes no final como nunca trouxemos até agora", provocou o escritor. 

Andrucha Waddington complementou a fala de Lucas: "As histórias são infinitas, é muito bom fazer. São arcos longos, com as histórias dos protagonistas, e arcos verticais por episódio. Os personagens entram com casos e não precisam ser apresentados, trazendo toda suma situação social. Quando abre a porta da ambulância já surge uma pessoa com uma história de vida e uma bagagem. Isso faz com que 'Sob Pressão' seja inesgotável e tenha essa boa percepção do público. Eu duvido que seja a última temporada, mas não vou afirmar nada porque a empresa ainda não encomendou nada", confessou o diretor, o que provocou gargalhadas da plateia. 

Dando vida ao Doutor Evandro desde a primeira temporada, Julio Andrade comentou sobre seu envolvimento com o vitorioso projeto: "Penso que um dos segredos para o sucesso da série é a paixão. Todo mundo tem muito amor por esse projeto e isso transparece na tela. Num primeiro convite, eu achava que não combinava com aquilo. Tinha nervoso, desmaiava com sangue. Quando fizemos o filme (originado do livro do médico Márcio Maranhão e que criou a série) serviu até como um piloto. Vi aquilo pronto, vi que tinha muita história a ser contada. Essa família superunida chega à quinta temporada movida pela paixão. E agora todos os médicos ficam sem suas máscaras, vulneráveis. Todos terão doenças, ou emocionais ou físicas", contou o ator. 

O ator David Júnior abordou sobre o cuidado em trabalhar uma temática tão sensível, que é a saúde pública: "De uma maneira geral, lidar com as mazelas da sociedade nesse campo da vida e morte já é difícil para nós enquanto humanos. Fora isso, tem muitos nomes técnicos que são desafiadores. Para além disso, somos atores, não somos médicos. Nada é fácil em 'Sob Pressão', mas é uma delícia fazer", afirmou. 

Participando de forma remota, Marjorie Estiano, que interpreta com brilhantismo a doutora Carolina, destacou a importância dos profissionais da saúde no país: "É um lugar muito sensível de um olhar para você, para o espaço, como você se relaciona com o outro e com seu país. 'Sob Pressão' é multifacetado, tem um olhar para os profissionais de saúde e para o país como um todo. A gente mostra toda a intimidade, tem um olhar para os profissionais de saúde e para o país como um todo. A gente mostra toda a intimidade e interior desse conjunto, suportado pelos profissionais. É um olhar que me inspira demais a ser melhor, comprometida com o todo, com o coletivo, com o cuidar. Muito honrada em fazer uma personagem tão inspiradora, tão humana, contou a intérprete. Carolina é uma das personagens que mais sofrem na série e na quinta temporada não será diferente. A médica descobre um câncer de mama e vira paciente. A atriz expôs como será a nova saga: "Acho que essa inversão de papel é duro. Essa inversão impacta ainda mais as decisões dela. Ela vai passar por todos os arcos de negação, de medo, até encarar a realidade e ultrapassar aquilo. Até entrevistei uma médica que descobriu um câncer de mama. A doutora Marcela. A personalidade dela é muito diferente da Carolina, mas ela disse que costuma entrar em um hospital por uma porta e seu jaleco é como se fosse sua capa de super-heroi. Aí quando colocou aquele pijaminha de paciente ela se sentiu muito mais enfraquecida, em uma posição de vulnerabilidade que ela desconhecia naquele ambiente. Vamos ver a Carolina passando por todas essas etapas", concluiu a atriz. 


Ao longo das cinco temporadas, "Sob Pressão" se tornou uma série reconhecida em diversos lugares do mundo. Elogiada pelo público e pela crítica, a narrativa da obra ganhou notoriedade internacional logo na primeira temporada, sendo exibida em festivais como Berlinale (Berlim), e TIFF (Toronto). Desde então, a série vem conquistando reconhecimento: ganhou quatro prêmios no "31st Festival International de Programmes Audivisuels (2018), em Biarritz, nna França; melhor série; melhor interpretação feminina e masculina (para Marjorie Estiano e Julio Andrade, respectivamente); e melhor roteiro. Em 2019, Marjorie Estiano foi indicada ao Emmy Internacional de Melhor Atriz por seu trabalho na segunda temporada. Na Argentina, a série estreou na Telefe em janeiro de 2019 e consagrou-se entre os programas mais assistidos da TV Aberta. "Sob Pressão" foi exibida também em Portugal, no canal Globo, e, além da Argentina, já foi licenciada para mais de 70 paíeses como Itália, Emirados Árabes, Catar, Egito, Equador, entre outros, e é hoje uma das séries mais vendidas da Globo. 
  
  A coletiva foi deliciosa e agradeço o convite da Globo. "Sob Pressão" é uma coprodução da emissora com a Conspiração. Escrita por Lucas Paraizo com Márcio Alemão, André Sirangelo, Flavio Riguetti, com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Mini Kerti, Rebeca Diniz, Julio Andrade e Pedro Waddington. A produção é de Isabela Bellenzani (TV Globo) e Mariana Vianna (Conspiração), e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. 




Recado do querido Julio Andrade convidando vocês para a série. 





25 comentários:

Anônimo disse...

Ah que pena que a Marjorie não pode ir...maldita covid...

- R y k @ r d o - disse...

Acredito que seja uma série fascinante de ver
.
Cumprimentos cordiais … um dia feliz
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Yasmin disse...

Nossa já vi os dois primeiros episódios e amei!!!!

Fatyma Silva disse...

Gosto muito, assisti todos os episódios. E ver a vida como ela é, a rotina e o sofrimento dos hospitais públicos.

Muito bom, Sergio!

Um abraço

Maria Rodrigues disse...

Deve ser uma serie muito interessante, pena não dar para ver pois vivo em Lisboa.
Abraços

Luiz Gomes disse...

Uma das melhores séries e produções da Globo. Artistas incríveis e maravilhosos.

MARILENE disse...

Sérgio, estou meio distante das séries porque sou impaciente e quero ver tudo rss. Já assisti uma temporada e gostei muito. Pelas suas postagens vou me atualizando sobre tais eventos. Abraço.

Fatyma Silva disse...

Olá Sergio, passando para desejar um feliz fim de semana.

Um abraço e boa noite!

Adriana Helena disse...

Sérgio, depois de muito tempo eis que estou de volta ao mundo mágico dos blogs e dos amigos queridos que fizemos neste ínterim... Estava com saudades suas amigo!
Ahh e você trouxe uma grandiosa e empolgante notícia: no dia 06 verei esse capítulo de estreia da melhor série da Globo de todos os tempos!!Essa temporada dever ferver!! Para mim então, que nos últimos 3 meses o hospital foi a minha rotina, é como se sentir dentro na tela do cinema!!!

Lindo final de semana amigo!
Abraços!

Camila Nere disse...

Parabéns, Sérgio! Estou com boas expectativas para essa temporada. Não achei ruim essa temporada ser a última, até porque achei que a série já demonstrou sinais de desgaste na quarta temporada , para um eventual nova temporada, acho que só uma reformulação no elenco e um novo local para dar um novo gás a série .Porém acredito que o ciclo da Marjorie e do Júlio chegou ao fim agora , mesmo achando que os dois tem um carinho especial por Sob pressão, ator gosta de novos desafios. Por isso, acho melhor acabar agora no auge que se arrastando. Além do que, encerrar agora a série não impossibilita de termos alguns episódios especiais no futuro.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sem dúvida, Sob Pressão é uma das melhores produções de teledramaturgia da TV Globo neste milênio. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Maria disse...

Da pra ter globoplay em Portugal

Lulu on the sky disse...

Não acompanho essa série, mas fica a dica para quem gosta de série médica.
big beijos

Sérgio Santos disse...

Pena mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É sim, Rykardo.

Sérgio Santos disse...

Idem, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Eu tb amo, Fatyma.

Sérgio Santos disse...

Pena, Maria!

Sérgio Santos disse...

Incriveis mesmo, Luiz.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Marilene. kkkk

Sérgio Santos disse...

Senti sua falta, Dri.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Camila. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Fato, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Boa noticia, Maria.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lulu.