terça-feira, 31 de maio de 2022

"Cara e Coragem": o que esperar da nova novela das sete?

 Claudia Souto estreou como autora solo em 2017 na faixa das 19h com "Pega Pega". A novela teve uma ótima audiência, mas a repercussão foi baixa, o casal protagonista não funcionou e a maioria dos personagens não caiu no gosto popular. A trama não marcou, apenas cumpriu o seu papel. Agora a autora volta ao horário, cinco anos depois, com "Cara e Coragem". A nova novela, dirigida por Natalia Grimberg, aborda o universo dos dublês em uma rocambolesca história envolvendo uma fórmula secreta que precisa ser encontrada. A trama estreou nesta segunda-feira (30/05) no lugar de "Quanto Mais Vida, Melhor!". 

A premissa da obra é a coragem. Para mudar. Para fugir da zona de conforto e enfrentar os mais diversos contratempos. Para lutar, persistir e encarar os próprios medos. Coragem de assumir o que sente. O resgate de uma fórmula secreta e uma morte inesperada entrelaçam os destinos dos dublês Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado), da empresária Clarice Gusmão (Taís Araujo) e do instrutor de Parkour Ítalo (Paulo Lessa), os quatro protagonistas. A coragem para superar obstáculos e desvendar os mistérios que estão por vir é o mote do núcleo central. 

Quando o assunto é coragem, Pat e Moa são referências dentro e fora dos sets de filmagem. A adrenalina provocada pelas cenas de saltos, rapel, pulos e alta velocidade não costuma intimidar a dupla que luta ainda para garantir o pagamento dos boletos no fim do mês. São heróis também na vida real. Além de tudo, a parceria entre eles ultrapassa a ficção. Uma paixão velada e recíproca os une ainda mais, apesar de nenhum dos dois admitir. 

Se nas telas nem tudo é o que parece, essa dualidade também está presente na trama por meio de personagens como Clarice Gusmão (Taís Araujo), diretora da SG, a Companhia Siderúrgica Gusmão. Entusiasta dos avanços científicos, Clarice é a maior incentivadora do departamento da empresa dedicado à pesquisa, comandado por Jonathan Azevedo (Guilherme Weber), que desenvolveu uma fórmula secreta à base de magnésio. A descoberta revolucionária pode ser adotada tanto na medicina avançada para salvar vidas quanto na indústria bélica para beneficiar a produção de armas, dependendo apenas de uma pequena modificação. Empresária bem-sucedida, Clarice tem um lado que pouca gente conhece e sequer imagina. Ela mantém um romance secreto com Ítalo (Paulo Lessa), seu ex-segurança e grande amor de sua vida, que hoje trabalha como instrutor de parkour. A coragem para assumir uma paixão muitas vezes é posta à prova para alguém que sempre agiu com discrição na vida pessoal. Segredos bem guardados e a existência de uma sósia permeiam a trajetória da empresária. Apesar da semelhança física com Clarice, a massoterapeuta Anita (Taís Araujo) é bem diferente no seu jeito de ser: popular e despachado. E sua aparição pode ser a chave para decifrar inúmeras questões. Isso porque Clarice é assassinada logo no começo da história. Mas morre mesmo ou vira Anita para sobreviver? A dúvida permeará a trama. 

Os caminhos de Pat, Moa e Clarice se cruzam quando a empresária contrata os dublês para encontrar a pasta que contém a pesquisa sobre a fórmula secreta criada por Jonathan. Apesar do perigo da vida real, a dupla vê a chance de sair do aperto financeiro e conseguir proporcionar um conforto maior para suas famílias. Pat é casada com Alfredo (Carmo Dalla Vecchia) e mãe de Gui (Diogo Caruso) e Sossô (Alice Camargo). Já Moa é pai solo de Chiquinho (Guilherme Tavares) desde que Rebeca (Mariana Santos) deixou a criança após a separação do casal ---- a trama marca a volta da bem-sucedida parceria de Marcelo Serrado e Mariana Santos, vista em "Pega Pega".

Objeto desejado por muitos, a fórmula secreta mobiliza também o ambicioso Leonardo (Ícaro Silva), irmão de Clarice, que conta com a ajuda da amante Regina (Mel Lisboa), assessora de Clarice na SG, e com a parceria do empresário Danilo (Ricardo Pereira), todos com grande interesse comercial na descoberta e suspeitos de terem hackeado parte dos arquivos.  

Mas, para Pat e Moa, missão dada é missão cumprida. Não tem tempo ruim para eles. Após enfrentar uma verdadeira jornada, os dois encontram a pasta, mas logo em seguida descobrem que Clarice está morta. Sem conseguir a recompensa pelo trabalho e tendo em mãos a pesquisa que vale milhões, a dupla inicia uma investigação paralela para saber o que de fato aconteceu com Clarice e quem teria interesse na fórmula. Ítalo se junta a Pat e Moa para investigar a morte da empresária. Ele também entra na sociedade da Coragem.com, uma nova agência de dublês, que ainda terá Rico (André Luiz Frambach) como um dos sócios. E nessa caminhada, que exige coragem e determinação, eles descobrirão muitos outros segredos.

"Cara e Coragem" teve um primeiro capítulo movimentado e a estruturação da trama lembra muito a de "Pega Pega". Ao que tudo indica, é a forma de Claudia Souto contar suas histórias: um mote central que envolve um crime e tramas paralelas que implicam em um quebra-cabeça para ser montado e assim auxiliar as descobertas do núcleo principal. A obra é também escrita com Isadora Wilkinson, Julia Laks e Zé Dassilva. A direção geral é de Adriano Melo com direção de Oscar Francisco, Cadu França, Mayara Aguiar e Matheus Malafaia. A produção é de Mônica Fernandes e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim. 

13 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei muito da premissa. foi engraçado ler o elenco comentar que eles eram dublês dos atores e tinham dublês dos dublês. estou gostando. bem elétrica. mas a mocinha era bem tonta, tanto que já foi dessa pra outra. não aceitou o segurança por suas regras rígidas e se deu mal. coitada. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Achei horrivel. Nem verei mais. Só personagem chato.

Anônimo disse...

Nem precisa de muita coisa, só de não repetir os equívocos de "Pega Pega" (2017) já estará de bom tamanho. Mas acho exagerado o tratamento que a Globo vem dando a essa novela, criando um "horário alternativo" nas madrugadas para re-exibição do capítulo do dia.

Guilherme

Anônimo disse...

A Claudia Souto tem um grave problema que é criar personagens sem alma. Nao dá pra torcer por ninguem.

Fá menor disse...

Para tudo é preciso coragem, ainda mais nos dias de hoje.

É capaz de ser bom.

Ane disse...

Hum... não sei.
Só vendo pra ter alguma opinião.
Me parece que será bem movimentada.

(❁´◡`❁)

Anônimo disse...

Por que as protagonistas dessa autora são tão chatas? Não gostei não.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade,, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Tem muitos perfis que concordo com voce, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Fá.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ane.

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo...kkkk