quarta-feira, 22 de junho de 2022

Marilu Bueno sabia transformar qualquer coadjuvante em sucesso

 Faleceu nesta quarta-feira, dia 22, Marilu Bueno, aos 82 anos. A veterana estava internada em estado grave no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o fim de maio, quando fez uma cirurgia de abdômen. Por causa de complicações no pós-operatório, precisou ser levada para a UTI, onde acabou falecendo. Mais uma grande perda para a classe artística. 


A atriz trabalhou 50 anos na televisão e participou de várias novelas, séries e programas de sucesso. Maria Luisa David Bueno de Lima começou sua trajetória nas artes em 1960 no cinema, quando participou do filme "O Cupim". Estreou na televisão em 1972 na novela "O Bofe". A partir daquele momento iniciava sua trajetória vitoriosa. Conhecida pelas personagens cômicas, Marilu sabia como colocar qualquer coadjuvante em posição de destaque. Isso porque nunca ganhou protagonistas, mas aproveitou bem as oportunidades em perfis secundários que entraram para a história da teledramaturgia. 

Uma das personagens mais lembradas é a empregada Olívia, de "Guerra dos Sexos", exibida em 1983. A coitada vivia no meio das brigas de seus patrões, vividos por Fernanda Montenegro e Paulo Autran. Vale lembrar que a intérprete interpretou a mesma personagem 29 anos depois, no remake da trama de Silvio de Abreu, exibido em 2012.

Poucos atores conseguiram algo parecido em um espaço de tempo tão grande. Outra personagem que marcou sua carreira foi a fogosa dona Tetê, de "A Gata Comeu", em 1985. O folhetim foi um fenômeno e a atriz fez uma hilária dobradinha com o saudoso Claudio Correa e Castro (intérprete do Gugu). 

Mas Marilu também marcou a infância de uma geração quando esteve no elenco de "Caça-Talentos", novelinha infantil protagonizada por Angélica, entre 1996 e 1998, onde interpretou a Fada Margarida. Ainda conquistou as crianças entre 2003 e 2005, no remake do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", na pele da Dona Carochinha. E vários folhetins contaram com seu talento, mesmo com perfis secundários, vide "Quatro por Quatro" (1994); "Coração de Estudante" (2002); "Da Cor do Pecado" (2004); "Bicho do Mato" (Record/2006); "Chamas da Vida" (Record/2008); "Alto Astral" (2014) e "Êta Mundo Bom!" (2016). 

A última novela da veterana foi "Salve-se Quem Puder", em 2020, onde viveu a falsa moralista Dulce. A trama de Daniel Ortiz precisou ser interrompida por conta da pandemia e a volta das gravações foi repleta de protocolos sanitários, o que impediu a atriz de gravar muitas cenas porque era do grupo de risco. Mas conseguiu se destacar durante todas as vezes que apareceu. Sua personagem acabou fugindo com vários garotos de programa, após ter defendido a 'moral e os bons costumes', e teve um dos mais divertidos finais do folhetim. 

Marilu Bueno era uma atriz que amava divertir o público e atingia o objetivo sem esforço. Sua partida provoca uma inevitável tristeza nos fãs, mas suas personagens sempre ficarão na memória do público. 

20 comentários:

Anônimo disse...

Quantas perdas...

Andressa Mattos M. disse...

Eu adorava ela e me diverti com o final dela em Salve-se quem puder. Amava a Fada Margarida. Que triste.

Anônimo disse...

Mesmo sem ter ganhado os papéis centrais das obras cujo elenco integrou, Marilu Bueno cativou os telespectadores pelo talento, engrandecendo os perfis a que deu vida. Descanse em paz, Marilu.

Guilherme

chica disse...

Puxa, que triste! Ela fazia qualquer papel ficar grandioso! Que Descanse em Paz!
abraços, chica

Fatyma Silva disse...

Grande passagem pela teledramatugia!
Que descanse em paz.

A ti Sérgio, um feliz São João!
Um abraço

Lulu on the sky disse...

Confesso que fiquei chateada com a partida dela. A Marilu Bueno era uma querida fazendo a Tetê em A Gata Comeu, assim como fada Margarida em Caça Talentos e a impagável Olívia em Guerra dos Sexos.
big beijos
www.luluonthesky.com

Maria Rodrigues disse...

Que descanse em paz.
Abraços

Maria Lucia (Centelha) disse...

Grande atriz! Adorava os personagens cômicos que ela interpretava. Era bastante expressiva , e um simples piscar de olho, que ela dava, falava o que estava pensando, sem nenhuma palavra. E assim, o mundo artístico vai ficando mais pobre.

Grande abraço pra ti, amigo.

Outsiders disse...

Quase roubou o show nas novelas: ''Dona Beija''; ''Guerra dos Sexos''; ''A Gata Comeu''; só para citar três grandes momentos.

Fá menor disse...

Lembro-me dela de A Guerra dos Sexos.
RIP.

Sérgio Santos disse...

Muitas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Andressa.

Sérgio Santos disse...

É isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Pra voce tb, Fatyma.

Sérgio Santos disse...

Vc citou os melhores papeis dela, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Sim, Maria.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Maria.

Sérgio Santos disse...

Boa, Outsiders.

Sérgio Santos disse...

Ela foi ótima, Fá.