terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Retrospectiva 2020: as melhores cenas do ano

Mais um ano está chegando ao fim e mais uma vez o telespectador foi presenteado com várias cenas grandiosas da nossa teledramaturgia. Momentos marcantes de novelas, séries e minisséries emocionaram, impactaram ou divertiram ao longo de 2020. Porém, a pandemia do novo coronavírus interrompeu as gravações de todas elas. Algumas ainda conseguiram ser encerradas antes do caos mundial. Outras não. A programação de todos os canais foi preenchida com reprises. Ao menos muitas sequências de produções inéditas merecem menção para relembrar o show dos atores, a competência da direção e o talento dos escritores. Vamos a elas.






Adelaide surpreende Justina em "Éramos Seis":
Após um reencontro conturbado, que resultou em um surto da filha autista de Emília (Susana Vieira), a irmã mais velha resolveu surpreender a irmã com um voo de avião. Encantada, Justina lembrou das duas na infância e a cena transbordou sensibilidade. Júlia Stockler e Joana de Verona deram um show.




Vitória conta que é a mãe de Sandro em "Amor de Mãe":
A advogada toma coragem e revela para a babá de seu filho que houve uma grande confusão envolvendo a vida de ambas. Lurdes tenta negar a realidade, mas chora quando vê o resultado do exame de DNA que prova que Vitória é a mãe biológica de Sandro. Lurdes se demite e sai desnorteada. Taís Araújo e Regina Casé perfeitas.





Lurdes revela a Sandro que não é sua mãe em "Amor de Mãe":
Após ter descoberto por Vitória toda a verdade sobre Sandro, Lurdes revelou ao seu filho do coração que a sua mãe biológica era outra. O rapaz chorou e os dois se consolaram em uma linda cena da novela de Manuela Dias. Aliás, o show que Regina deu ao longo da trama impressionou e foi o maior destaque da produção, sem exagero. Já Humberto sabe viver um tipo complexo com competência e conseguiu imprimir boas facetas ao ex-bandido que se regenerou graças ao amor de uma mãe sem vínculo sanguíneo.




Sandro humilha Vitória em "Amor de Mãe":
Com a verdade exposta, o rapaz foi direto tirar satisfações com a sua mãe biológica e a confrontou em uma cena lindamente interpretada por Taís Araújo e Humberto Carrão. A revolta de Sandro e o tapa de palavras que deu em Vitória provocaram todo o impacto que a cena pedia.



Justina se despede de Tia Candoca em "Éramos Seis":
O vínculo entre as personagens foi bonito e proporcionou lindas cenas na trama das 18h. E a mais sensível foi a da despedida das duas, logo depois que Justina decidiu ir embora com a irmã Adelaide. Júlia Stockler e Camila Amado deram um banho de delicadeza.



Clotilde tenta se matar em "Éramos Seis":
Após uma linda e triste cena protagonizada por Simone Spoladore e Ricardo Pereira, quando Almeida termina com uma relação que nem começou, Clotilde sobe até o topo da torre da igreja e ameaça se jogar. Mas o padre chega a tempo e a salva. Simone nem precisou de texto para expor a angústia daquela mulher.



Camila leva um tiro e Lurdes se desespera em "Amor de Mãe":
Em uma cena baseada em um fato real, ocorrido no Rio de Janeiro ano passado, Regina Casé e Jéssica Ellen brilharam em meio a um tiroteio que interrompeu as aulas da escola pública onde Camila trabalha. A professora levou um tiro enquanto estendia uma faixa de aviso "Escola Não Atire", para o horror de sua mãe.



Alberto recita "Balanço do filho morto" em "Bom Sucesso":
O poema de Vinicius de Moraes foi lido pelo dono da Prado Monteiro depois que a filha Nana perdeu o bebê que esperava em um acidente provocado por Diogo. A cena esbanjou sensibilidade e tristeza na reta final da maravilhosa novela das sete da Globo. Destaque para Antônio Fagundes, Fabíula Nascimento e Lúcio Mauro Filho.


Atentado contra Paloma em "Bom Sucesso":
Uma sequência que expôs a direção primorosa de Luiz Henrique Rios em uma das muitas boas viradas da reta final da novela de Rosane Svartman e Paulo Halm. Enquanto Alberto lia "A Morte da Porta-Estandarte", conta de Aníbal Machado, Peçanha tentava matar Paloma e acabava esfaqueando Ramon em meio a um tumulto provocado pelo vilão em plena quadra da Unidos de Bonsucesso. Cena arrepiante e com ótimas atuações de Grazzi Massafera, Walter Breda e David Júnior.




Lurdes consola Camila em "Amor de Mãe":
A cena emocionante foi lindamente protagonizada por Regina Casé e Jéssica Ellen na novela de Manuela Dias. A mãe apoiou a filha durante o difícil momento de uma gravidez não planejada e Lurdes ainda falou da dificuldade que é ser mulher no Brasil, além de negra e pobre. Grande e necessário momento.



Lidia e Raul choram a morte do filho em "Amor de Mãe":
O assassinato de Vinícius (Antônio Benício) expôs a dor dos pais que viviam em guerra na novela das nove. E o show que Murilo Benício e Malu Galli deram, em uma cena de total entrega, mereceu muitos aplausos. 




Alberto expulsa Diogo em "Bom Sucesso":
Depois que Marcos conseguiu as provas que denunciaram o plano do vilão, Alberto fez questão de retomar o controle da Prado Monteiro e expulsou Diogo da sua editora. A esperada catarse foi brilhantemente interpretada por Antônio Fagundes e Armando Babaioff.



Diogo incendeia editora em "Bom Sucesso";
Enlouquecido e sem nada a perder, o vilão da excelente novela das sete da Globo coloca fogo na Prado Monteiro e deixa todos de reféns em meio ao fogaréu. Gisele consegue salvar todos e os dois desaparecem após o desabamento dos escombros. Uma cena que elevou a tensão da reta final e destacou a primorosa direção de Luiz Henrique Rios. Armando Babaioff também deu show.


William homenageia Gisele em "Bom Sucesso":
Depois de ter sido dada como morta, a ex-vilã ganhou uma linda homenagem de seu grande amigo. Diego Montez emocionou na linda e triste cena em que William comparou Gisele a Geni, lembrando a Ópera do Malandro e cantando a famosa canção de Chico Buarque.



Personagens homenageiam clássicos literários em "Bom Sucesso":
A triste cena em que Alberto e seus amigos se deparam com a Prado Monteiro totalmente carbonizada, dias após o incêndio provocado por Diogo, impactou. Mas logo emocionou quando todos levantaram livros de clássicos em um gesto de resistência e esperança. "Eu sou Capitães de Areia", "Eu sou O Tempo e o Vento", "Eu sou Alice", "Eu sou Peter Pan", "Eu sou Dom Casmurro", enfim. De arrepiar.


Alberto e Paloma desfilam em "Bom Sucesso":
A cena foi gravada no Carnaval de 2019 e só exibida no antepenúltimo capítulo da maravilhosa novela, já em janeiro de 2020. Antônio Fagundes e Grazzi Massafera passaram toda a cumplicidade dos personagens e nem imaginavam ainda o que Alberto e Paloma passariam ao longo da trama. Cena planejada com precisão por Rosane Svartman e Paulo Halm. Resultado perfeito.


Alberto se despede do público em "Bom Sucesso":
A última imagem do dono da Prado Monteiro vivo foi exibida no último gancho da maravilhosa novela das sete e não preciso de uma palavra sequer. O sorriso sereno de Alberto era a prova de que tudo tinha valido a pena e a missão havia sido cumprida. Antônio Fagundes arrancou lágrimas do público sem esforço. Que cena delicada e comovente.


Alberto morre em "Bom Sucesso":
Após recitar um trecho de "Despedida", de Rubem Braga, o dono da Prado Monteiro é levado por Cecília, em uma luxuosa participação de Ana Lucia Torre, e falece. A cena foi delicada e sutil. O personagem ainda se foi sorrindo, como Quincas Berro D`Água. Antônio Fagundes fechou o ciclo de Alberto de forma grandiosa.


Diogo surta em "Bom Sucesso":
A volta do vilão provocou um momento de tensão no final da novela das sete e serviu para castigá-lo. Preso em flagrante após ter ameaçado a vida de Nana, o advogado acabou na cadeia e atormentado pelos espíritos de suas vítimas. Eric, Felipe e Jeniffer deixaram o psicopata em pânico e Armando Babaioff mais uma vez deu um show em cena.


Gisele surge viva em "Bom Sucesso":
Dada como m morta após o incêndio na Prado Monteiro, a personagem surgiu linda e plena na Grécia com a companhia do namorado Yuri (Marcelo Mello Jr.) e dos amigos William (Diego Montez) e Pablo (Rafael Infante). Um final merecido para uma personagem que se regenerou e salvou a vida dos então inimigos. Sheron Menezzes maravilhosa.



Casamento de Ramon e Francisca em "Bom Sucesso":
O clichê do casório de último capítulo foi preenchido com os personagens de David Junior e Gabriela Moreyra, que emocionaram. A sequência ainda destacou Rômulo Estrela e Grazi Massafera, que brilharam no  momento em que Marcos pediu Paloma em casamento na frente de todos os presentes. Bonito.



Gabriela realiza seu sonho em "Bom Sucesso":
Giovanna Coimbra protagonizou sua melhor cena com o lindo final de sua personagem. A sua emoção teve uma veracidade que contagiou quem assistiu. O momento em que Hortência convidou Gabriela para integrar sua equipe de basquete arrepiou. Uma cena rápida, mas que marcou o último capítulo da novela.



Final de "Bom Sucesso":
A última cena da novela honrou a primorosa trama de Rosane Svartman e Paulo Halm, dirigida por Luiz Henrique Rios. Alberto passou a trama inteira lendo clássicos para Paloma e, após a morte do personagem, a mocinha assumiu a posição de seu eterno amigo. Diante do espírito do sogro, começou a ler "A Morte e a Morte de Quincas Berro D`Água", de Jorge Amado.



Furacão em "Salve-se Quem Puder":
A estreia da novela de Daniel Ortiz não foi das melhores. Muita caricatura e cenas constrangedoras. No entanto, todo o trabalho da equipe da direção de Fred Mayrink para a realização de um furacão em Cancún valeu a pena. Os efeitos especiais impressionaram e não ficou devendo a nenhum filme catástrofe. Destaque para as atuações de Deborah Secco, Vitória Strada, Juliana Paiva e Felipe Simas.


Manifestação contra o governo getulista em "Éramos Seis":
O primeiro grande movimento que despertou a Revolução Constitucionalista de 1932 teve uma representação excelente na novela das 18h e a direção de Carlos Araújo se mostrou precisa. Todas aquelas pessoas gritando contra a ditadura e também a favor do voto feminino arrepiaram.



Carlos é baleado em "Éramos Seis":
O filho mais certinho  de Lola se viu diante de um movimento político que nunca se importou e acabou atingido por várias balas durante uma confusão iniciada por Alfredo, seu irmão e rival. O instante em que o rapaz foi atingido e o sangue espirrou em uma vidrada impactou e novamente a direção de Carlos Araújo merece elogios. Danilo Mesquita ótimo também.


Personagens descobrem pelo rádio que Carlos é uma das vítimas em "Éramos Seis":
Cenas teoricamente curtas, mas que renderam grandes momentos. Emocionante a reação de Virgulino e Genu quando descobriram que o filho mais amado da vizinha tinha sido atingido. Kiko Mascarenhas e Kelzy Ecard brilharam, assim como Denise Weinberg e Maria Eduarda de Carvalho quando Maria e Olga ouviram a notícia da internação de Carlos.





Carlos morre em "Éramos Seis":
A cena mais dilacerante do ano. O rapaz se desculpou com a mãe, Isabel e Alfredo e pediu para o irmão dizer a Inês que não conseguiu. Ainda concluiu que na verdade era ele que sentia inveja do filho mais rebelde de Lola pela coragem que tinha para viver. Danilo Mesquita, Nicolas Prattes, Giullia Buscacio e Gloria Pires maravilhosos.


Lola chora sobre o corpo do filho em "Éramos Seis":
Gloria Pires protagonizou sua cena mais forte na novela e deu um show de emoção. Impossível não ter chorado junto com aquela mãe que havia acabado de perder o seu filho mais adorado. Que cena dilacerante e impactante.




Lola se revolta com a santa em "Éramos Seis":
Desnorteada, a personagem foi até o oratório do hospital para vomitar toda a sua mágoa e dor. "Por que você deixou meu filho morrer, minha santa? A senhora já viveu isso e sabe a dor que eu to passando", gritou uma desesperada mulher sem esperança e fé. Gloria Pires brilhou absoluta.



Clotilde dá a luz em "Éramos Seis":
Uma cena que teoricamente não teria grande impacto em virtude do clichê de partos em novelas. O que mais tem em folhetim é criança nascendo, o que quebra a emoção. Mas a direção de Carlos Araújo valorizou demais o momento doloroso de Clotilde, que enfrentou a solidão até na hora de ter ser filho. Simone Spoladore deu um show e a chegada de Zeca e Olga aumentou a sensibilidade,  destacando também Eduardo Sterblitch e Maria Eduarda de Carvalho.


Tião morre em "Éramos Seis":
O melhor amigo de Alfredo não resiste ao ferimentos durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e se despede pedindo para ensiná-lo a rezar. A cena emocionante foi lindamente protagonizada por Nicolas Prattes e Izak Dahora em um dos muitos momentos dilacerantes da dramática novela das seis.



Afonso sofre atentado em "Éramos Seis":
Após uma bonita reconciliação com Dona Lola, Seu Afonso se viu diante da explosão de várias minas em plena estrada. Cássio Gabus Mendes demonstrou bem o sus do personagem e mais uma vez a direção da trama sobressaiu, até porque há um nível maior de dificuldade em provocar acidentes com veículos antigos. Perfeito.



Lurdes bêbada em "Amor de Mãe":
Impagável Regina Casé contracenando com Malu Galli em um momento deliciosamente cômico da novela das nove de Manuela Dias. Lurdes foi obrigada pela então nova patroa, Lidia, a beber com ela e as duas ficaram embriagadas. A personagem ainda chegou em casa trocando as pernas, o que resultou em mais momentos hilários de Regina.


Emilia revela que matou o marido em "Éramos Seis":
O principal mistério do núcleo só foi revelada na reta final e estacou Joana de Verona, Susana Vieira e Júlia Stockler. A matriarca que parecia uma mulher cruel e fria expôs pela primeira vez seu lado humano quando contou o motivo do trauma mental de Justina: a filha viu a mãe assassinar o pai para defendê-la de uma agressão.


Durvalina descobre que Marcelo é seu filho em "Éramos Seis":
Virginia Rosa e Guilherme Ferraz emocionaram quando a fiel escudeira de Lola soube que Marcelo era adotado e na verdade era o bebê que abandonou anos atrás por falta de condições. A cena teve toda a sensibilidade necessária e os atores souberam aproveitar o momento.



Alfredo foge em "Éramos Seis":
Após uma despedida dilacerante de mãe e filho, Lola não segurou as lágrimas quando viu Alfredo escapando da polícia para não ser preso por um assassinato cometido em legítima defesa. A desolação daquela mãe foi passada por uma magistral Glória Pires. Nicolas Prates e Kelzy Ecard igualmente bem.



Lola vende sua casa em "Éramos Seis":
A casa da Avenida Angélica era um dos principais personagens da novela das seis e o momento da venda destacou o talento de Glória Pires. Lola resolveu se desfazer de seu imóvel, após muitas batalhas para quitá-lo, para ajudar Julinho e não conseguiu segurar a dor na hora da sua mudança. Cena doída.



Irene Ravache e Nicette Bruno na última semana de "Éramos Seis":
Neste caso é injusto citar um momento apenas. As intérpretes da Lola do remake de 1977, na TV Tupi, e da Lola da adaptação de 1994, no SBT, protagonizaram cenas lindas e delicadas com Glória Pires. Era como se as duas personagens do passado estivessem dando uma espécie de bênção para a felicidade da protagonista de 2020. E a autora ainda teve uma genial ideia de colocar parte do texto da Lola do último capítulo da trama do SBT para Teresa, papel de Ravache, dizer a Lola. E Nicette de Madre Joana emocionou.


Padre Venâncio conversa com Teresa em "Éramos Seis":
Uma linda e justa homenagem de Angela Chaves ao remake do SBT. Othon Bastos e Irene Ravache, que viveram Júlio Lemos e Lola na trama de 1994, sensibilizaram o público em uma cena cheia de referências. O padre disse que conhecia aquela senhora de algum lugar e Teresa também teve a mesma sensação. Ele ainda se refere ao momento em que ambos conversaram na igreja, justamente a cena final de Lola recebendo um consolo do espírito de Júlio no quarto remake do romance de Maria José Dupré. Lindo.


Afonso e Lola se casam em "Éramos Seis":
A autora quebrou o ciclo de tristeza do final do livro e de todos os remakes da trama para casar a personagem central com o doce vendeiro que sempre a ajudou. A novidade foi muito bem recebida pelo público e o casamento rendeu uma das cenas mais bonitas da novela. Pareceu um clássico conto de fadas da Disney e a sintonia entre Glória Pires e Cássio Gabus Mendes, amigos e parceiros de longa data, era visível.


Alfredo volta em "Éramos Seis":
Depois de ter participado da Segunda Guerra Mundial, o filho mais rebelde de Lola retorna em 1942 durante a exposição de Justina e se encontra com a mãe. O momento foi emocionante e destacou Glória Pires e Nicolas Prattes. Tanto que o abraço dado por eles foi breve e apenas no final --- por conta da pandemia do corona vírus que afetou as últimas gravações --- e resultou em um aguardado afeto que não poderia ter sido ignorado.


Dona Maria morre em "Éramos Seis":
O único momento triste do último capítulo da trama foi a partida da mãe de Lola, que esperou a chegada das filhas para se despedir. Denise Weinberg foi valorizada como merecia e vale destacar também Maria Eduarda de Carvalho, Glória Pires e Simone Spoladore.



Alfredo descobre que tem um filho em "Éramos Seis":
Nicolas Prattes protagonizou sua melhor cena no folhetim justamente no último capítulo. Alfredo descobriu, através de Inês, que aquela criança travessa era fruto da relação que tiveram durante a Revolução Constitucionalista. Após o choque, veio a resiliência. Emocionado, o personagem agradeceu a ex e deu um forte abraço em Lúcio, seu grande amigo, agradecendo várias vezes. Guardou o segredo com ele e foi ser feliz com Adelaide.


Lola comemora Natal em "Éramos Seis":
O título da novela perderia o sentido se a protagonista tivesse um final feliz? A autora provou que não da melhor forma possível. A cena de Genu chamando todos os amigos e familiares de Lola para o Natal proporcionou o momento mais delicado do final da trama. Éramos Seis? Sim, agora são muitos. O significado se manteve. Genial.


Final de "Éramos Seis":
Nada de tristeza ou sofrimento. Em um período onde a pandemia do corona vírus estava no auge no Brasil, a autora Angela Chaves foi corajosa e criativa no desfecho de Lola e sua família. Afonso comprou a casa de volta para sua amada, Julinho se separou e voltou a morar com a mãe, Alfredo ficou com Adelaide e Isabel ficou plena com Felício. A última narração da protagonista, descrevendo o destino de todos seus filhos, foi comovente e a personagem fez questão de dizer que estava feliz. Que remake irretocável!


Clara fala sobre relacionamento abusivo em "Aruanas":
Thainá Duarte brilhou na importante sequência em que sua personagem deu um longo depoimento sobre a relação abusiva que viveu para alertar outras mulheres. Uma mistura de entretenimento com informação, uma das principais marcas da série da Globoplay que acabou exibida na íntegra na televisão aberta por conta da pandemia do novo coronavírus.


Cena final de "Aruanas":
A prisão dos ativistas, após terem denunciado um escândalo de corrupção e devastação do meio ambiente, arrepiou o telespectador, principalmente quando as protagonistas gritaram os nomes de todos os ativistas assassinados (na vida real) justamente por terem enfrentado um esquema até hoje não solucionado, entre eles Chico Mendes e Dorothy Stang. Leandra Leal, Taís Araújo, Débora Falabella, Thainá Duarte e todos do elenco emocionaram. 


Dominique flagra Luna em "Salve-se Quem Puder":
A novela de Daniel Ortiz teve as gravações interrompidas por conta da pandemia do novo coronavírus, mas o autor conseguiu criar um excelente gancho para a "segunda parte", prevista para 2021. A grande vilã da história, interpretada por Guilhermina Guinle, descobriu que Luna estava viva e a ameaçou com uma arma, após uma tentativa de fuga frustrada da mocinha. Juliana Paiva se destacou e a sequência foi de tirar o fôlego. As gravações foram retomadas em setembro, dentro de todos os protocolos de segurança, e terminaram em dezembro. 



Hebe aborta em "Hebe":
Valentina Herszage brilhou na primeira fase da série. Sua semelhança física com Hebe jovem impressionou e a atriz protagonizou ótimas sequências. A melhor foi o momento em que Hebe aborta, após uma decepção amorosa, e a imagem da cantora chorando copiosamente, enquanto o sangue escorre peleo ralo da banheira, impactou. 


Fego falece em "Hebe":
Sigesfredo, apelidado de Fego, era o pai de Hebe Camargo e foi interpretado pelo grande Flávio Migliaccio na fase idosa. A cena da morte do personagem foi comovente e Andrea Beltrão emocionou quando Hebe cantou para o corpo de seu amado pai. Ironicamente, foi a última cena de Flávio na televisão. O ator se suicidou no dia 4 de maio. 




Hebe enfrenta Lélio em "Hebe":
Andrea Beltrão esteve irretocável na pele de Hebe Camargo. O filme foi transformado em série para a Globoplay em 2019 e estreou na Globo em 2020. Uma das melhores cenas é quando Hebe se cansa das agressões do marido e o encara com uma garrafa, após uma fuga em sua própria mansão. A atriz deu um show e Marco Ricca também merece menção, ótimo como Lélio.



Cena final de "Hebe":
Nem precisou de texto. A última sequência da série primou pela sensibilidade. A imagem de Andrea Beltrão olhando para a câmera, com um sorriso pleno, enquanto era exibida uma pequena mensagem ao lado sobre a trajetória vitoriosda de Hebe Camargo, emocionou. Uma delicada homenagem para a rainha da televisão brasileira.




Evandro contrai covid em "Sob Pressão - Plantão Covid":
O especial da melhor série nacional teve apenas dois episódios, mas valeram por uma temporada inteira. Júlio Andrade e Marjorie Estiano fizeram o telespectador chorar quando Carolina precisou entubar Evandro, após o médico ter se exposto e contraído o coronavírus durante um atendimento. Era um até logo ou um adeus. 



Seu Augusto se recupera em "Sob Pressão - Plantão Covid":
Marcos Caruso fez uma participação luxuosa no especial e uma das cenas mais delicadas foi protagonizada por ele e Marjorie Estiano, quando Carolina colocou a nona sinfonia de Beethoven para seu paciente, músico aposentado, escutar, após a recuperação da covid-19. "Eu morri?", perguntou ele. "A vida venceu, seu Augusto", respondeu uma emocionada Carolina. Foi lindo. 


Daiane vence a covid-19 em "Sob Pressão - Plantão Covid":
Heslaine Vieira foi outra participação maravilhosa na série. A menina, que ficou entre a vida e a morte no hospital de campanha, conseguiu se recuperar da doença e saiu sob aplausos da equipe em uma cena que refletiu o que o telespectador tem visto em várias matérias de telejornais. Daine venceu a covid e sua alta foi representada com balões indo para o céu. 


Carolina tira a máscara em "Sob Pressão - Plantão Covid":
A cena mais emblemática de 2020. Marjorie Estiano mostrou mais uma vez a grandiosa atriz que é no momento mais dilacerante do especial. Após ter entubado seu marido, Evandro, Carolina precisou fazer uma foto para o crachá e seu sorriso triste fez o público chorar. Para culminar, um trabalho primoroso da equipe de maquiagem que deixou o rosto da atriz cheio de marcas da máscara. Um retrato do sofrimento dos profissionais da saúde durante a atual pandemia. 

Marisa liga para a filha em "Sob Pressão - Plantão Covid":
Roberta Rodrigues entrou para o elenco fixo da série e sua estreia no especial foi com o pé direito. Linda a cena da enfermeira ligando para sua filha e dizendo que a amava, logo após ter liberado um paciente curado da covid. Os olhos lacrimejados de Marisa representaram as enfermeiras de todo o país. 



Evandro se recupera em "Sob Pressão - Plantão Covid":
Claro que o protagonista da série não morreria, mas a tensão em torno da gravidade do estado de saúde de Evandro resultou em muitas cenas de elevada carga dramática e uma delas foi a cirurgia que o salvou. Décio, Max e Carolina o operaram e o médico conseguiu vencer a covid-19. Júlio Andrade e Marjorie Estiano emocionaram e Pablo Sanábio e Bruno Garcia também merecem menção. 


Encerramento de "Sob Pressão - Plantão Covid":
A mensagem de Evandro para seus colegas foi uma merecida e significativa homenagem aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. "Precisamos defender a saúde pública. Acreditar na ciência. Só assim teremos um mundo mais humano, um país mais justo", disse o médico sob aplausos da equipe. Arrepiou. 


Gilda e Lúcia discutem em "Amor e Sorte":
A série especial de 4 episódios independentes foi uma delícia e o primeiro capítulo, protagonizado por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, foi o melhor. A cena da briga das personagens, indo para o sítio da família cumprir quarentena em virtude da pandemia, foi genial e repleta de sarcasmo. O retrato da idosa teimosa que não acredita em nada e da filha sem paciência. 


Maria Antônia conta que foi estuprada em "Amor sem Igual":
Uma das cenas mais fortes da novela de Cristianne Fridman. Michelle Batista passou com precisão toda a dor de sua personagem quando relatou a violência sexual que sofreu a Poderosa. Day Mesquita também emocionou na sequência e as duas brilharam na trama da Record. 



Oxente descobre estupro da filha em "Amor sem Igual":
O personagem é um dos pontos altos do folhetim e Ernane Moraes deu um show quando a filha contou ao pai que tinha sido estuprada. O ódio e a indignação de Oxente foi vivenciado com total entrega e o ator ainda brilhou quando o queijeiro foi tirar satisfação com o estuprador. 



Furacão é espancada em "Amor sem Igual":
Muito forte a cena em que a garota de programa é espancada e violentada por Bernardo (Heitor Martinez) na novela da Record. Dani Moreno emocionou e também sensibilizou quando sua personagem recebeu conforto nos braços da amiga Poderosa. 




Carmem recebe a visita dos amigos em "Amor sem Igual":
A ladra que se passava como uma velhinha inocente acabou presa e desmascarada. Mas seus amigos foram visitá-la e a cena teve um ótimo desempenho de todos os atores veteranos. Beth Zalcman sensibilizou com o choro sincero de sua personagem, enquanto Selma Egrei (Norma), Françoise Fourton (Olympia) e Paulo Figueiredo (Geovani) também se destacaram. 


Poderosa se revela a Ramiro em "Amor sem Igual":
Um dos momentos mais aguardados da novela só foi ao ar após a retomada das gravações. E a espera valeu a pena. Day Mesquita honrou a importância da sequência e dominou a cena. Juan Alba também se destacou e foi ótimo ver Poderosa vomitando sarcasmo em cima do pai que nunca a reconheceu. 



Fernanda briga com Poderosa em "Amor sem Igual":
Após uma ótima convivência inicial, a filha da Ramiro não perdoou sua nova irmã ter ficado ao lado do pai e mentido em uma entrevista para beneficiá-lo. Bárbara França brilhou e o embate com Poderosa também destacou Day Mesquita. 




Neilton chora a morte do filho em "Falas Negras":
Silvio Guindane deu um banho de emoção no monólogo que interpretou o pai de João Pedro, menino assassinado por policiais em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Aquele choro dilacerou o público e deu um soco de realidade na cara do telespectador. O especial da Globo teve um show de atuações. 




Mirtes se desespera com a morte do filho em "Falas Negras":
Tatiana Tibúrcio comoveu o Brasil com sua atuação dilacerante no especial da Globo. Desolador aquele choro da mãe do menino Miguel, que morreu ao cair de um prédio por conta da negligência da patroa de sua mãe. O choro foi da atriz e da personagem. Choro da irmandade em uma cena devastadora. 





Enterro de Mitsuko em "As Five":
A série criada a partir do sucesso de "Malhação - Viva a Diferença" é exclusiva da Globoplay. Mas o primeiro capítulo foi exibido na Globo e merece uma menção especial a cena do velório da mãe de Tina (Ana Hikari). Houve um grande simbolismo na sequência ---- em "Malhação as cinco protagonistas se conheceram durante o parto de uma delas; enwquanto o rencontro foi marcado pela morte ---- e as atrizes Ana Hikari, Gabi Medvedovski, Daphne Bozaski, Heslaine Vieira e Manu Aliperti esbanjaram sintonia. 


Gilda tem um pesadelo em "Gilda, Lúcia e o Bode":
O especial de fim de ano da Globo foi uma delícia e acabou criado em virtude do sucesso do episódio protagonizado pelas Fernandas em "Amor e Sorte". A cena mais hilária foi Gilda se assustando com uma cabeça de bode. Primeiro no quarto, depois na cabeça de sua filha e por último nela mesma. Fernanda Montenegro simplesmente genial. 



Cena final de "Gilda, Lúcia e o Bode":
O especial foi primoroso e a última sequência fechou com chave de ouro. Bonito e esperançoso o momento em que Gilda, Lúcia, Olga e Dimas (e o bode) celebram a chegada do ano novo, após muitas confusões em torno de uma dívida milionária e o prêmio obtido em um jogo do bicho. Arlete Salles, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Joaquim Torres maravilhosos e em plena sintonia. Valeu a pena encerrar o ano com leveza. 










Em comparação aos anos anteriores, há uma menor quantidade de cenas por razões óbvias. Mas, ainda assim, o telespectador foi presenteado com grandes atuações e cultura de qualidade em 2020. Que em 2021 tudo melhore. 

20 comentários:

Anônimo disse...

O seu grau de detalhismo é assustador. O título desse blog nao poderia ser outro.

Gustavo disse...

faltaram MUITAS cenas de amor de mãe nessa lista! lembrando assim de cabeça, a morte de vinícius (antônio benício) e todo o pós, com as reações chocadas de lídia e raul. a morte de amanda, o falso atentado de álvaro na PWA, thelma assassinando rita, a morte da mãe lurdes, entre outras.....

Gustavo disse...

e também raul defendendo tiago de racismo no shopping, betina encontrando a ossada do próprio irmão....

Anônimo disse...

Foram ao todo 71 cenas que marcaram o ano de 2020 na teledramaturgia brasileira. Bem menos que o ano anterior, por razões óbvias, mas sempre com força de vontade para produzir conteúdo da melhor qualidade a ser exibido na televisão e nas plataformas de streaming.

Guilherme

João Pedro disse...

Nossa, chorei tudo de novo lendo esse texto...

Pedrita disse...

belas cenas mesmo, embora alguns produtos eu não tenha visto. beijos, pedrita

Patrícia Campos disse...

Meus parabéns pelo seu trabalho. Voce é o mais competente no que faz. Ainda tem que aturar leitor que reclama que faltou cena daquela novela chata da Manu Dias.

Adriana Helena disse...

Amigo, nossa, encantada como você é detalhista em relação às cenas marcantes da tv em 2020!
Eu fiquei encantada com os episódios da série da Fernanda Montenegro com a filha!! Me diverti e me emocionei com "Gilda, Lúcia e o Bode" rsrs
Foi incrível!!

Aproveito para lhe desejar um lindo e Feliz Ano Novo amigo!!
Esse ano foi demasiadamente difícil, mas se Deus quiser, tudo vai passar!!!
Vou deixar aqui o endereço do meu último post no meu novo blog Sol & Sal, quem sabe nesse seja mais fácil você entrar!!!

https://solsaloceano.blogspot.com/2020/12/apenas-cancoes-com-o-mar-para-te.html

Beijos e FELIZ 2021!!!:)))))

Anônimo disse...

QUE RETROSPECTIVA FODA!!!!!!!!!!

Yasmin disse...

Fiquei emocionada lendo e algumas eu nem achava que eram desse ano.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ok, Gustavo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Guilherme, um pouco menos esse ano.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, João!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Patricia.

Sérgio Santos disse...

Tudo vai passar, Adriana. Tb adorei Gilda, Lucia e o Bode. Beijão!!!!

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Yasmin!

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.