sábado, 26 de dezembro de 2020

Retrospectiva 2020: os artistas que deixaram saudades

 O ano de 2020 foi trágico. A pandemia do novo coronavírus resultou em uma catástrofe mundial e a covid-19 fez milhares de vítimas. Ainda segue fazendo, é preciso lembrar. A vacina está a caminho, mas a situação continua a mesma e a curva de mortes tem aumentado no Brasil. E foram muitos artistas vitimados pela doença, além de outros casos de mortes dolorosas ao longo dos meses. E como já é tradição neste blog, a primeira retrospectiva lembra as figuras que se foram e deixam saudades. 



Sérgio Noronha (1932 - 2020):
O conhecido e querido comentarista esportivo da Globo faleceu em janeiro, aos 87 anos. Morava no Retiro dos Artistas desde 2018. Com passagens também pela Band e Rádio Globo, era conhecido como uma pessoa discreta e solícita. Sofria do Mal de Alzheimer e teve uma parada cardíaca. 



Zé do Caixão (1936 - 2020):
O personagem de José Mojica Marins sempre foi muito mais popular que seu intérprete. O ator e diretor de filmes de terror, sempre com um estilo thrash, era uma figura tímida e dava poucas entrevistas. Já na pele de seu personagem mais famoso se soltava e virava participação frequente em inúmeros programas de televisão. Faleceu aos 83 anos, em fevereiro, vítima de uma broncopneumonia. 



Adelaide Chiozzo (1931 - 2020):
A atriz fez poucas novelas --- apenas três: "Feijão Maravilha", "Cambalacho" e "Deus nos Acuda" --- e teve mais participações no cinema. Era uma renomada cantora da Rádio Nacional, onde trabalhou por 27 anos, e se apresentava com seu famoso acordeão. Faleceu em março por conta de uma tromboembolia pulmonar. 




 
Daniel Azulay (1947 - 2020):
O artista plástico, educador e escritor foi uma referência para a infância de grande parte do público. O desenhista criou a Turma do Lambe-Lambe e teve passagens por Band, Futura e TV Ra-Tim-Bum. Faleceu em março, aos 72 anos, após duas semanas internado para o tratamento contra uma leucemia. Acabou contraindo a covid-19 durante a internação e não resistiu. 


Filipe Duarte (1973 - 2020):
O ator português fez uma breve participação em "Amor de Mãe" e contracenou com Adriana Esteves. Não era muito conhecido no Brasil, mas era bastante requisitado em Portugal onde atuou em vários folhetins. Morreu aos 46 anos, em abril, vítima de um infarto fulminante. 


Moraes Moreira (1947 - 2020):
O querido cantor foi membro do icônico grupo Novos Baianos e também fez uma vitoriosa carreira solo que rendeu 29 álbuns. Faleceu dormindo, aos 73 anos, em abril, vítima de um infarto agudo do miocárdio. 



Flávio Migliaccio (1934 - 2020):
O veterano ator era uma das figuras mais queridas do meio artístico e figura frequente nas novelas e séries da Globo. Seu último trabalho foi em "Órfãos da Terra", quando ganhou o troféu APCA de Melhor Ator Coadjuvante. O intérprete não suportou o trágico ano de 2020 e se suicidou, aos 85 anos. 


Daisy Lúcidi (1929 - 2020):
A veterana e grande atriz esteve em poucas novelas e fez sua carreira na rádio. No entanto, viveu o auge de sua carreira em "Passione", de 2010, quando interpretou Valentina, a avó diabólica da vilã Clara (Mariana Ximenes). Faleceu aos 90 anos, vítima da covid-19, em maio. 



Aldir Blanc (1946 - 2020):
Letrista, compositor e cronista, era médico formado, mas abandonou a profissão pela arte. Foi autor de mais de 600 canções. Era admirado por toda a classe artística e, após uma internação para tratar de uma infecção urinária, contriu a covid-19 e não resistiu. Faleceu aos 74 anos. 



Maria Alice Vergueiro (1935 - 2020):
A atriz, pedagoga e professora universitária foi uma grande intérprete teatral e também esteve em vários filmes, embora sua presença na televisão tenha sido esporádica. Caio na boca do povo com o vídeo "Tapa na Pantera", ainda no início das viralizações de vídeos no Youtube. Faleceu em junho, aos 85 anos, vítima de pneumonia agravada pela covid-19. 


Leonardo Villar (1923 - 2020):
Um dos grandes atores nacionais faleceu aos 96 anos, em julho, vítima de uma parada cardíaca. Atualmente pode ser visto na reprise de "Laços de Familia", no "Vale a Pena Ver de Novo", onde deu um show na pele do amoroso Pascoal, pai da prostituta Capitu (Giovanna Antonelli). 



Del Rangel (1955 - 2020):
O diretor e produtor que passou pore várias emissoras como Globo, Manchete e SBT, faleceu em julho, aos 64 anos. Foi diretor de teledramaturgia do canal de Silvio Santos e assumiu a programação da TV Cultura em 2019. 



José Paulo de Andrade (1942 - 2020):
Radialista e jornalista renomado, fez parte também de muitos jornalísticos da Band. Após dois anos de luta contra um efisema pulmonar, contraiku a covid-19 e não resistiu. Faleceu aos 78 anos, em julho, e deixou um legado para a rádio nacional. 




Turíbio Ruiz (1929 - 2020):
O veterano ator faleceu aos 90 anos, em julho, e fez várias participações em novelas e filmes. Seu último trabalho foi na televisão, na novela "Araguaia", na Globo, na pele do índio Ruriá. Também ficou marcado por viver padres na ficção. 



Rodrigo Rodrigues (1975 - 2020):
Uma das mortes mais chocantes do ano. O querido jornalista esportivo apresentava o "Globo Esporte SP" e o "Troca de Passe" na SporTV. Figura carismática e engraçada, não resistiu ao covid-19 e faleceu em julho, aos 45 anos. 



Gésio Amadeu (1947 - 2020):
O talentoso ator era uma figura frequente nos folhetins de Benedito Ruy Barbosa e sua última novela foi justamente "Velho Chico", do autor e amigo, em 2016. Mas também virou uma figura muito querida das crianças por conta de seu personagem em "Chiquititas", exibida pelo SBT na década de 90: o Tio Chico. Faleceu em agosto, aos 73 anos, vítima da covid-19. 


Chica Xavier (1932 - 2020):
A veterana e respeitada atriz faleceu aos 88 anos, em agosto, vítima de um câncer de pulmão. Mãe de santo e dona de seu próprio terreiro, a intérprete era uma referência religiosa e tinha uma vitoriosa carreira no cinema e na televisão. Infelizmente, nunca ganhou uma protagonista de peso, mas fez diferença com suas coadjuvantes tão bem defendidas. "Saramandaia", "Sinhá Moça", "O Rei do Gado", "Por Amor", "Esperança" e "A Lua me disse" foram algumas novelas que contaram com seu talento. Seu último trabalho foi uma breve participação em "Cheias de Charme", de 2012. 



Arnaldo Saccomani (1949 - 2020):
O produtor musical de vários artistas de sucesso (produziu discos de Mara Maravilha, Rita Lee, Fábio Jr., Ronnie Von, Tiririca, entre outros) também dirigiu as rádios Antena 1 e Jovem Pan. Ficou conhecido do grande público quando virou jurado de programas de sucesso do SBT, como a versão nacional do "Ídolos", "Astros", "Qual é o seu talento?" e no "Programa do Ratinho". Faleceu em agosto, aos 71 anos, vítima de insuficiência renal e diabetes. 


Pietro Mário (1939 - 2020):
O querido dublador de voz inconfundível faleceu em agosto, aos 81 anos. Viveu o clássico Capitão Furacão no programa homônimo da Globo entre 1970 e 1980. Também fez várias participações em novelas, muitas delas como padre. Seu último trabalho na televisão aberta foi em "Deus Salve o Rei", na pele do Patriarca da Fé, em 2018. 


Emilio Di Biase (1939 - 2020):
Ator e diretor, fez poucas aparições em novelas e trabalhava mais na direção, entre elas de "O Rei do Gado", "Anjo Mau", "Os Maias", "Esperança", "Escrava Isaura" e o programa "Você Decide". Faleceu em setembro, aos 81 anos. 




Cecil Thiré (1943 - 2020):
O querido e respeitado ator e diretor, filho da saudosa Tônia Carreiro, faleceu em outubro, aos 77 anos, em virtude de complicações oriundas do Mal de Parkinson. Era figura frequente no cinema e na televisão, onde autou em várias novelas, entre elas "Sassaricando", "Pedra sobre Pedra", "Renascer" e "A Próxima Vítima", onde interpretou o grande assassino: Adalberto. 


Jane Di Castro (1947 - 2020):
Atriz e cantora, faleceu em outubro, aos 73 anos, vítima de um câncer. Sempre lutou contra o preconceito e ao lado de Rogéria, sua grande amiga, conseguiu se firmar na carreira e ganhou um merecido espaço. Fez participações em várias novelas e o último folhetim que contou com sua aparição foi "A Força do Querer", de 2017, reprisada atualmente na Globo. 


Tom Veiga (1973 - 2020):
Uma das mortes mais impactantes do ano. O fiel companheiro de Ana Maria Braga, desde a época da Record, o responsável pela interpretação do fantoche mais amado do Brasil, o Louro José, faleceu em novembro, vítima de um AVC. Até hoje é difícil de acreditar na partida deste grande profissional que conquistou adultos e crianças. Partiu em novembro, aos 46 anos. Triste. 


Vanusa (1947 - 2020):
Vítima do Mal de Alzheimer, a grande cantora estava internada há mais de um mês para o tratamento de uma pneumonia. Faleceu em novembro, aos 73 anos, em virtude de insuficiência respiratória. Foi uma das cantoras mais queridas do país. 



Marcos Manzano (1959 - 2020):
Ator e criador do famoso Clube das Mulheres que ficou conhecido nacionalmente ao participar da novela "De Corpo e Alma," em 1992. Faleceu em novembro, aos 61 anos, vítima de uma infecção bacteriana generalizada. 



Roberto Lopes ( - 2020):
Vítima de um efisema pulmonar, o ator ficou conhecido pelas muitas participações em novelas e em várias delas como delegado. "Torre de Babel, "O Clone", "Uga Uga", "Senhora do Destino" e "Saramandaia" foram algumas tramas que contaram com seu talento. Faleceu em novembro, sem ter sua idade revelada. 


Jonas Mello (1937 - 2020):
O famoso ator e dublador de voz marcante faleceu em novembro, aos 83 anos, de causas naturais. Esteve em várias novelas da Tupi, Globo e Record, além de ter emprestado seu vozeirão para muitos personagens emblemáticos. Sua última trama foi "Flor do Caribe", em 2013, atualmente reprisada pela Globo. 


Fernando Vanucci (1951 - 2020):
Um dos grandes nomes do jornalismo esportivo. Esteve na Globo entre 1970 e 1990, onde apresentou vários programas, entre eles o "Globo Esporte". Lançou o bordão "Alô você", até hoje lembrado. Colocou um marcapasso em 2019 e sofria de alguns problemas de saúde. Se sentiu mal e não resistiu, falecendo aos 69 anos, em novembro. 



Luiz Carlos Ribeiro (1954 - 2020):
Conhecido como Rodela, personagem criado por ele e amado pelo público, o humorista do "Programa do Ratinho" faleceu em dezembro, vítima da covid-19, aos 66 anos. Ficou internado por duas semanas, mas não resistiu. 



Eduardo Galvão (1962 - 2020):
O querido ator foi mais uma vítima da covid-19. Faleceu em dezembro, aos 58 anos. Figura frequente nas novelas da Globo, ficou conhecido do grande público por suas participações em "Despedida de Solteiro", "A Viagem", "Caça-Talentos", "Paraíso Tropical", entra outras produções. Seu último trabalho foi em "Bom Sucesso, fenômeno das sete encerrado em janeiro deste ano, onde viveu o íntegro Machado. 


Ubirany (1940 - 2020):
O cantor do clássico Fundo de Quintal foi outra vítima da covid-19. Faleceu aos 80 anos, em dezembro, por complicações da doença. Foi o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba e era referência para vários sambistas, como Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, entre outros. 




Zora Yonara (1929 - 2020):
A astróloga que ganhou popularidade no "Show do Antônio Carlos", clássico programa da Rádio Globo, não resistiu a uma forte pneumonia e partiu aos 91 anos. Pouco conhecida fisicamente, mas com uma voz inesquecível e que marcou a vida de muitos brasileiros que ouviram suas previsões todas as manhãs. 


Paulinho (1952 - 2020):
O vocalista de uma dos grupos mais queridos do Brasil, o Roupa Nova, foi vítima da covid-19. O cantor, de 68 anos, estava internado para um tratamento contra um linfoma e chegou a receber um transplante de medula. Mas contraiu o vírus e não resistiu. A banda é a responsável por uma avalanche de clássicos, incluindo muitas trilhas de teledramaturgia, como "Dona", de "Roque Santeiro", e a abertura de "A Viagem". Mais uma traumática perda. 


Orlando Duarte (1932 - 2020):
O comentarista esportivo, de 88 anos, foi outra vítima da covid-19. Faleceu em dezembro, após um mês internado. Trabalhou na Globo, TV Cultura, SBT, Band e Gazeta. Foi colunista de vários jornais e escreveu 34 livros. Era conhecido como "O Eclético". 



Rosaly Papadopol (1956 - 2020):
A veterana atriz estava afastada da televisão há nove anos. Sua última aparição foi uma breve participação em "A Vida da Gente", na Globo, em 2011. Já seu último trabalho foi na série "Samantha!", da Netflix, em 2018. Faleceu em dezembro, aos 64 anos, vítima de um câncer. 




Cristina Rodrigues (1943 - 2020):
Há três dias esperando para um leito na UTI, a atriz não aguentou a espera e foi mais uma vítima da covid-19. Foram várias as participações da intérprete na Globo, como "Malhação Sonhos", "Beleza Pura", "Êta Mundo Bom!", "Segundo Sol" e "Zorra". Uma das muitas mortes em virtude do colapso do sistema de saúde. Ela tinha 47 anos. 



Nicette Bruno (1933 - 2020):
Um dos pilares do teatro brasileiro. A descrição do grande Tony Ramos sobre a querida atriz fez jus ao que ela era. Dona Nicette faleceu aos 87 anos, após quase um mês internada por conta de complicações da covid-19. A veterana estava em isolamento, mas acabou infectada por um parente que foi visitá-la. Uma dolorosa perda, até agora difícil de aceitar. Sua última aparição na televisão foi no remake de "Éramos Seis", na Globo, vivendo a Madre Joana. Na verdade, uma participação afetiva, pois viveu a Dona Lola no remake de 1977 na Tupi. Um último momento bem simbólico. 





Um 2020 triste e traumático para tantas famílias. Muitas perdas dolorosas. Que em 2021 tudo seja melhor. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Vários talentos brasileiros das artes nos deixaram neste ano de 2020 com um legado maravilhoso e invejável como o de pessoas do ramo que se despediram em anos anteriores. Que descansem em paz e os respectivos familiares e amigos tenham os corações confortados por Deus.

Guilherme

Anônimo disse...

Nossa, quanta gente...

chica disse...

Puxa, esse 2020 levou tantos! Grandes perdas! abração e tudo de bom em 2021!chica

Anônimo disse...

Muitas perdas e vários ainda nem dá para acreditar, como a Nicette e o Louro...

Heitor disse...

Uma bela e triste homenagem.

MARILENE disse...

Perdemos grandes nomes, mas todos deixaram um legado que não será esquecido. De muitos, vamos sentir saudades. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Amem, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Muita, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Grandes, Chica.

Sérgio Santos disse...

Exato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Não será nunca, Marilene.