domingo, 13 de dezembro de 2020

"Dança dos Famosos" em 2020 foi um completo equívoco

A força da "Dança dos Famosos" é de conhecimento geral. A competição de dança virou o grande trunfo do "Domingão do Faustão e sempre faz sucesso, mesmo em temporadas mais fracas. O próprio Fausto não esconde o entusiasmo. Porém, o esforço para a produção do quadro em 2020, diante da pandemia do novo coronavírus, se mostrou um grande equívoco. 


Além das inúmeras dificuldades impostas pelos protocolos de segurança necessários para a prevenção da covid-19, a décima sétima temporada ainda sofreu com uma boa dose de falta de sorte. Obviamente, houve uma dificuldade maior na seleção dos participantes. Afinal, muitos não quiseram se arriscar porque, mesmo com as medidas preventivas, o contato físico de professor(a) e aluno(a) é inevitável. Para culminar, entre os poucos que aceitaram, vários sofreram acidentes ou ficaram doentes. 

Inicialmente, o time seria composto por Henri Castelli, Isabelli Fontana, Danielle Winits, André Gonçalves, Guta Stresser, Luiza Possi, Bruno Belluti, Lucy Ramos, Giullia Buscacio, Felipe Titto, Zé Roberto e Marcelo Serrado. Antes mesmo da edição começar de fato, Henri largou a disputa porque sofreu um corte no pé. O ator até mostrou uma foto em suas redes sociais para comprovar. Acabou substituído pelo também ator Juliano Laham. Todavia, o substituto nem chegou a estrear. O intérprete descobriu um tumor e precisou ser operado às pressas. Tem se recuperado bem, mas ficou de fora e não houve um terceiro substituto. 

A temporada, enfim, foi iniciada e causou estranheza os participantes e seus professores de máscara durante as apresentações, enquanto jurados e apresentador sem qualquer proteção. Mas na hora de conversarem com Faustão tiravam a máscara. Como assim? Pareceu apenas uma 'formalidade' para causar a impressão de que cuidados estavam sendo tomados. A ideia não durou muito. Algumas rodadas depois, os competidores já não usavam mais máscara. A impressão é que nem os responsáveis da equipe sabiam muito bem o que estavam fazendo. 

Gabriela Baltazar, a professora de Zé Roberto, precisou ser substituída rapidamente porque contraiu o coronavírus. Mas o participante também teve que se afastar do quadro posteriormente por causa de uma lombalgia. Felipe Titto, o favorito do time masculino, foi outro que pegou a covid-19 e precisou sair da competição. Já a favorita do time feminino, Danielle Winits, acabou afastada em virtude de uma lesão durante os ensaios. Faustão chegou a avisar que ela voltaria na repescagem. Mas outra surpresa negativa aconteceu: o cancelamento da repescagem. O apresentador optou pela franqueza e contou ao público que a tradicional volta de dois casais não aconteceria porque não havia um número de competidores suficientes. 

Ao invés da tradicional disputa entre o time feminino em um domingo e o time masculino em outro, até a chegada da semifinal, os oito participantes restantes foram divididos em dois grupos de quatro, assim como aconteceu na primeira fase. Dois homens e duas mulheres ficaram em cada grupo. Cada grupo dançaria dois ritmos diferentes. Dançaria... Isso porque outra leva de problemas ocorreu. Faustão chegou a se desculpar no dia 6 de dezembro. Afinal, apenas Dani Winits (que foi trazida de volta mesmo sem repescagem), Guta Stresser e Luiza Possi dançaram. Marcelo Serrado, Bruno Belluti e Lucy Ramos não apareceram e nenhuma satisfação foi dada. Ninguém soube se pegaram covid ou não. Mas Lucy Ramos retornou na semifinal, hoje, dia 13, e se classificou para a final. Ela, aliás, sempre foi uma das melhores. 

A "Dança dos Famosos" continua merecendo elogios pela qualidade e segue como o melhor quadro do "Domingão do Faustão". Mas é inegável o quão errôneo foi produzi-lo em 2020, diante de tantas dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus. Os vários problemas causados acabaram esfriando a competição e tiraram a emoção da disputa em um ano já tão desgastante. Não precisava. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Não havia necessidade mesmo. Nem emoção teve.

Anônimo disse...

O melhor era não ter estreado uma temporada inédita da "Dança dos Famosos" neste ano, haja vista que os desdobramentos da pandemia do novo coronavírus estão inibindo a possibilidade de concretizar vários projetos sem a existência de fatores causadores de impacto durante o desenvolvimento deles.

Guilherme

Gabriella disse...

Eu sempre amei a Dança dos Famosos mas sou obrigada a concordar com voce. Nao dava pra tolerar isso em plena pandemia.

Anônimo disse...

Foi muito decepcionante e já era de se imaginar pq há muito contato físico. Claro que muitos adoeceriam.

Lulu on the sky disse...

Em um ano de pandemia como esse jamais deveriam fazer uma edição de dança dos famosos.
big beijos

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, querido amigo, neste ano não deveriam ter feito nem a eleição, quanto mais a dança dos famosos cujo contato físico é exigido!!
Agora a situação se agrava a cada dia e ontem ainda perdemos o Paulinho, do Roupa nova, vítima desta terrível doença... Que tristeza... :(

Agradeço por ter ido ao blog, ele continua o mesmo amigo!
Não sei o motivo de o seu navegador avisar ser vírus, pois ele está intacto!
Tenha uma ótima semana!!

Sérgio Santos disse...

Nao mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Nao dava, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Claro, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Concordo, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Tá uma tristeza mesmo, Adriana. E tb nao sei o que está acontecendo... bjs