terça-feira, 22 de dezembro de 2020

"Os casais que amamos" foi uma boa ideia mal executada pelo Viva

 Uma ótima forma de homenagear a teledramaturgia é falar dos casais mais marcantes da ficção. O Viva resolveu transformar a ideia em um especial chamado "Os casais que amamos". O primeiro programa foi exibido em junho em homenagem ao dia dos namorados. Glória Menezes e Tarcísio Meira foram os escolhidos. E foi um primoroso episódio. Porém, a temporada vem se mostrando bem errática em vários pontos. 


O segundo episódio só foi exibido em novembro. Cinco meses depois do primeiro. A razão é a pandemia do novo coronavírus que atrasou os trabalhos. E os demais episódios da temporada se mostram bem diferentes do protagonizado por Tarcísio e Glória. Afinal, os veteranos são os únicos também casados na vida real. E, como moram juntos, as entrevistas aconteceram na casa deles. Foi uma delícia vê-los relembrando suas trajetórias. 

Já os demais capítulos da série (em um total de 13) ocorrem por meio de entrevistas individuais. Cada ator ou atriz fala sobre o determinado casal de sua casa, sem interagir com o colega. Isso esfria o formato. Somente no final de cada episódio, há um depoimento elogioso da pessoa sobre seu companheiro de trabalho. Mas ninguém se escuta. Obviamente, não tinha como promover encontros diante de uma pandemia tão grave. Todavia, era fácil realizar vídeo-chamadas simultâneas com o casal em questão. Seria muito mais atrativo ver os atores conversando sobre seus mocinhos de sucesso da ficção. 

Outro fato merecedor de críticas é a seleção dos casais. Há várias escolhas ótimas e emblemáticas, como Raí (Marcello Novaes) e Babalu (Letícia Spiller); Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e Viúva Porcina (Regina Duarte); Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antônio Fagundes) em "A Viagem"; Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) em "Amor à Vida"; enfim... Mas algumas escolhas causaram perplexidade, como Angel (Camila Queiroz) e Alex (Rodrigo Lombardi), de "Verdades Secretas". Quem em sã consciência amou esse par? A menina era menor de idade e o sujeito tinha cerca de 50 anos. Alex se casou com a "sogra" apenas para ficar mais perto de seu objeto de obsessão. Carolina (Drica Moraes) se suicidou quando viu a filha na cama com seu marido. E, no final da trama, a ninfeta o assassinou com vários tiros. Casal que amamos? 

O par Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emílio Dantas) foi mais uma escolha absurda do especial. Ela foi uma mulher totalmente desequilibrada emocionalmente e entrou no mundo do crime por conta de uma paixão doentia. Já ele nunca teve caráter e fez questão de envolver sua família no tráfico de drogas, além de ter traído a esposa várias vezes durante a trajetória como traficante. No final da novela, Rubinho acaba assassinado pelo comparsa, Sabiá (Jonathan Azevedo), e Bibi reata com Caio (Rodrigo Lombardi), seu amor do passado. De qual grupo de pesquisa a equipe tirou que o público amou esse casal?

Idealizada e roteirizada por Hermes Frederico, com direção de Felipe Careli, "Os casais que amamos" é uma série bem produzida, cuja premissa enche os olhos de qualquer noveleiro. A ideia merece elogios. Porém, o desenvolvimento deixou muito a desejar. O formato das entrevistas individuais não funcionou e tirou a maior qualidade vista no primeiro especial com Tarcísio e Glória. Para culminar, algumas escolhas mostraram a inabilidade dos responsáveis a respeito do que é, de fato, um par romântico. Uma boa ideia mal executada. Caso uma segunda temporada seja planejada, resta torcer para que os problemas observados na primeira sejam devidamente corrigidos. 

18 comentários:

Anônimo disse...

Sou fã de Alex e Ángel, não tenho vergonha disso, aliás, sem a função química que se realiza entre Queiroz e Rodrigo ninguém compra o enredo, imagine Wody Allen no papel de Alex. Gosto porque é ficção e acompanho sem me sentir culpada como mesmo amo a Carminha quanto a Naza. A televisão brasileira e suas novelas eram fundadas em amoralidades, então tínhamos um Pecado Capital ou um Beto Rockefeller. E é por isso que prefiro a Helena do Por Amor mais ingrata do que a do Lacos ... Eu a amo mas ela é mártir, a outra tem dotes de vilã. Pergunte a Reth e Scarleth se eles não são grandes no cinema e tóxicos ou Bonnye e Clyde, ambos bandidos. Sergio eu entendo que você é tradicional ou moralista, mas também deve haver uma linha de diversão, fazer um casal, uma história ou alguns bons personagens não significa gente boa.

Anônimo disse...

Eu nem sabia desse programa, mas colocar um pedófilo com uma ninfeta como casal que amamos e um traficante com uma bandida não dá mesmo. kkkkk

Anônimo disse...

Sobre o primeiro comentário, não se trata de ser conservador ou moralista, Alex tinha uma obsessão doentia por uma garota de 16 ANOS. Ou seja, nada menos do que PEDOFILIA. Não havia nada de romantismo naquilo. Considero Verdades Secretas foi uma das melhores novelas do Walcyr e eu sou bastante fã, mas não a ponto de passar pano para esse """"""casal"""""".

Leitor disse...

O QUE MAIS GOSTEI FOI O EPISODIO COM O CASAL JEAN PIERRE E ALINE DE QUE REI SOU EU, E AINDA PASSOU MINHA CENA PREFERIDA DELES E UMA DAS MAIS EMBLEMÁTICAS DA HISTORIA DA TV: ALINE LIVRA JEAN PIERRE DA MÁSCARA DE FERRO COM "PATIENCE" DO GUNS N´ROSES TOCANDO, O TEMA DELES.

Anônimo disse...

Surgiu um debate, o bom é que sergio os ama Kkk. Não acho que o problema seja do Alex e do Angel ou do Bibi e do Rubinho ou o que romanticem o ERRADO, o que está errado, o problema é o título que carrega o programa “casais que amamos”. Não temos dúvidas de que os dois casais têm legiões de fãs, a dificuldade é que eles não são tão unânimes e a subjetividade que isso implica para o título do programa. Mas aqui ninguém se sente culpado por favor, o problema seria como lidamos com isso na realidade. Eu mesmo desprezo a pedofilia e trabalho no ministério contra criminosos armados, mas gosto das duas histórias.

Anônimo disse...

Desculpa cara, mas isso não é culpa do primeiro comentarista, a globo vendeu aquela história daquele jeito, a romantização da narrativa já foi contada a partir do formato de produção. Neste momento, corro o risco de ser chamado por um daqueles que chamam a globo de Satanica. A globo vendeu o produto e foi comprado desta forma, e não é só ele que todos os fãs da "season 2" esperam que Alex esteja vivo para continuar essa jornada tortuosa. Porque de qualquer maneira, Alex e Angel têm fãs na América e na África ou na Europa. Foi assim que foi narrada, e em contraste diferente com "o outro lado do paraíso" onde fica claro que a narrativa da venda da pedofilia é repulsiva. Cyr deve ser agradecido por seu fim moralista. Mas não se preocupe, isso não é Netflix ou Cuties.

Anonimo disse...

Oi sergio faz tempo que ando vendo seus textos publicados num outro site é voce que da autorizacao? Caso voce nao saiba de nada fica o alerta.

Anônimo disse...

Como já foi dito, a subjetividade está armada, Vivi e Chiclete foram anunciadas como o próximo casal. Eu sei Sergio os ama, mas a reação nos comentários no youtube é negativa. Vamos ver se eles se atrevem a colocar Eliza de TD +, mas com qual dos dois homens que a amavam.

Anônimo disse...

OLHA SÓ me viro e já tem implicançã, mas eu tive um excelente advogado de defesa. Sim, gostei do casal Angel e Alex. Curtir as coisas não me torna cúmplice do crime. Deixe-me esclarecer uma coisa e enfatizar os outros comentários. Angel e Alex não são pedofilia, ainda é uma relação constrangedora mas não é, Angel tem 16 anos a partir desta idade em que segundo os psiquiatras começa a dar sinais de pessoa com pedófila, mas a partir dessa idade se um homem ou mulher mais velho começa a se relacionar com um jovem de 16 anos, não é considerada pedofilia. Pedo vem do termo criança em grego e latim, o corpo é já desenvolvido a partir do 16 pelo tanto não e física ne psicológicamente uma criança, se Angel ou Alex tiver relacionamento com um com 11 aí estaremos falando de pedofilia. Isso torna a relação entre padrasto e enteada correta, não é claro que não, mas os termos não podem ser usados tão livremente. A Rede Globo teve sua novela às 23h, mas nem eles são tão loucos para fazê-lo, é mais durante um momento da trama que Angel terá 17 anos. Olha só VS era "Não recomendado para menores de 16 anos" deacordo a MP. Mas fico na dúvida, não poderei mais ver Flora matar sete pessoas, porque isso é um crime? MMMM.

Sérgio Santos disse...

Desculpe, anonimo, mas a novela foi foi um sucesso por causa de casal ou romance de Alex e Angel. Foi pelo êxito da excelente e bem conduzida história. Tudo bem vc ter gostado, mas aquilo nunca foi "casal que amamos". Tanto que o publico estava sedento pela cena do flagra da Carolina e vibrou quando a Angel o matou com vários tiros. Se amassem jamais teriam aceitado esse final. Aliás, que bom que foi esse o final. Um casal tóxico com uma fim trágico.

Sérgio Santos disse...

Não dá, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Exato, anonimo, isso nada tem a ver com conservadorismo.

Sérgio Santos disse...

Foi bonito msm, Leitor.

Sérgio Santos disse...

Eu amo mesmo, anonimo. kkk E assino embaixo do teu comentário.

Sérgio Santos disse...

Desculpa, anonimo, mas o casal nunca foi romantizado. Como se romantiza um final onde a mulher mata o cara com vários tiros e a mãe se suicida??? Havia, sim, uma sexualização do contexto que era mais do que natural.

Sérgio Santos disse...

Se for o TV História é sim, anonimo. Mas em qualquer outro nao.

Sérgio Santos disse...

Eu amo, anonimo, mas concordo que nao deveriam ter entrado no programa. Assim como os listados por mim.

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.