quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Volta de Elias movimenta "Bom Sucesso"

Paloma (Grazi Massafera) é uma ótima protagonista e os conflitos que permeiam a personagem sustentam bem "Bom Sucesso", atual novela das sete da Globo. Mas o passado da mocinha com seu segundo marido nunca foi muito explicado. Após o fim de seu romance com Ramon (David Junior), que a abandonou com a filha recém-nascida (Alice - Bruna Inocêncio), a batalhadora costureira se casou com Elias e teve mais dois filhos: Gabriela (Giovanna Coimbra) e Peter (João Bravo). A única informação era a respeito de sua morte.


Portanto, era óbvio que esse personagem enigmático apareceria vivinho da silva em algum momento. E apareceu graças a um trágico acidente sofrido por Gabriela, que se feriu gravemente com o estilhaço de um refletor, que caiu durante o primeiro desfile oficial da grife de Paloma. A menina salvou a vida de Alberto (Antônio Fagundes) e ficou em estado crítico no hospital. Seu sangue é raro (falso O) e somente o pai é compatível. Padre Paulo (Guti Fraga) era o único que sabia o segredo sobre Elias por causa da confissão do então marido de Paloma na época.

Elias assaltou um banco com um comparsa, mas sofreu um acidente e precisou fugir para não ser preso junto com o outro bandido. Conseguiu se passar por morto e foi viver longe. Mas, em virtude da gravidade da situação, o padre foi atrás do homem para pedir ajuda. Só não imaginava que o 171 exigiria dinheiro para salvar a vida da filha.
E a entrada desse novo vilão movimentou bastante a ótima trama de Rosane Svartman e Paulo Halm, dirigida por Luiz Henrique Rios. A escalação de Marcelo Faria, que já viveu outro canalha criado pelos autores ---- o Lobão, de "Malhação Sonhos" (2014) ----, também foi um acerto.

A chegada do novo personagem ainda funcionou para o enredo não perder o fôlego sem a presença de Diogo (Armando Babaioff). Afinal, o advogado foi desmascarado por todos e tentou matar Alberto mais uma vez. Como não alcançou o objetivo, fez uma retirada estratégica para retornar triunfante no futuro. Enquanto a volta não acontece, é Elias que assume o posto de demônio da vez. E o ex de Paloma entrou na história com tudo. O bandido tem uma comparsa/esposa, a interesseira Rosemary (Kizi Vaz), e um cachorro violento da raça Rottweiler. O casebre onde vivia imprimiu um clima sombrio que enriqueceu o personagem.

Elias é um tipo maniqueísta, mas isso não é um problema. Até porque o próprio Diogo também reúne as mesmas características e a diferença que os separa é a comicidade do advogado. O pai de Gabriela e Peter tem a agressividade como principal identidade. Aliás, é preciso quebrar essa narrativa que associa tudo o que não é sutil ao que não é bom ou não tem qualidade. E os embates entre Elias e Marcos já promoveram boas cenas, assim como as brigas protagonizadas pelo bandido, Ramon e Tonho (Anderson Muller). O medo que o sujeito provoca nos filhos é outro fator que deixa o enredo com um nível de tensão dos mais interessantes e vital em qualquer bom folhetim.

Os autores sempre gostaram de trazer personagens que aparentemente morreram de volta. Basta lembrar a chegada de Sal (Pedro Cassiano) em "Malhação Intensa" (2012), a falsa morte de Alan (Diego Amaral) em "Malhação Sonhos" (2014), o retorno da psicopata Sofia (Priscilla Steinman) na metade de "Totalmente Demais" (2016) e a volta do violento Dino (Paulo Rocha) já na reta final do folhetim. Os dois vilões ajudaram a movimentar o enredo da história de sucesso da dupla e agora o contexto se repete em "Bom Sucesso". Elias tem protagonizado ótimos momentos e promoveu uma boa virada na vida de Paloma.

10 comentários:

Liliane disse...

"Temos que acabar com essa narrativa de que tudo o que nao é sutil nao tem qualidade."

AMO A PATADA NOS PEDANTES PSEUDOCRÍTICOS!!!!!!! HAHAHAHAHAHA

Anônimo disse...

Serginho, voce nao cansa de ser maravilhoso????

Paula disse...

Obrigada por sempre seguir suas opiniões e nunca ir atrás de modinhas de Twitter.

Anônimo disse...

Em "Bom Sucesso", de fato Elias (Marcelo Faria) tem sido um vilão e tanto, servindo como uma espécie de "esquenta" para o retorno de Diogo (Armando Babaioff) e suas cartadas finais. É impressionante o crescimento de vários personagens da novela, sobretudo Jeniffer (Nathalia Altenbernd), que já foi de periguete a vendedora de loja e capítulos mais adiante será cúmplice de Diogo nas armações do vilão. Rosane Svartman e Paulo Halm não brincam em serviço! Admiro!

Guilherme

Lulu on the sky disse...

Confesso que estou cansada dessa novela. È muita barriga pra doar sangue pra Gabriela, apesar do Marcelo Farias estar ótimo no papel de cafajeste.
O blog entrará em recesso de 24 de dezembro a 5 de janeiro.
Feliz Natal e um 2020 incrível para você.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Liliane. kkkk

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Paula!

Sérgio Santos disse...

Concordo muito, Guilherme!!!

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, Lulu.