sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Retrospectiva 2019: os piores do ano

As retrospectivas de fim de ano viraram uma tradição e esse blog tem o costume de apresentá-la em partes. Após a lista de triste perdas do meio artístico em 2019, chegou a hora das listas de piores, melhores casais, atores e cenas. Começando, como sempre, pela seleção do que teve de pior no ano que passou. E vamos aos selecionados.





"O Sétimo Guardião":
Tudo de pior que poderia acontecer com uma novela aconteceu com a trama de Aguinaldo Silva. Antes mesmo de estrear, o autor já enfrentava um processo de seus alunos da Masterclass que exigiam a co-autoria da obra. Como se não bastasse o entrevero jurídico, o folhetim não caiu nas graças do público e o enredo sobre uma fonte da juventude e um homem que se transformava em gato preto foi um imenso fracasso. A volta do realismo fantástico não deu certo e o gênero nem foi muito utilizado pelo escritor. Os personagens eram mal construídos e sem carisma. O desenvolvimento se mostrou confuso e o roteiro se arrastou. Para culminar, houve um escândalo envolvendo a traição de José Loreto, um dos atores do elenco, com uma colega de núcleo (Marina Ruy Barbosa teve o nome citado pela agora ex do rapaz, Débora Nascimento, e negou com indignação). Todos queriam saber mais sobre essa fofoca do que sobre a novela. Uma produção para ser enterrada em uma cova bem funda.



"Órfãos da Terra":
A novela de Duca Rachid e Thelma Guedes teve um começo avassalador e arrebatou público e crítica com uma atrativa história sobre refugiados envolvendo um romance impossível entre Laila (Julia Dalavia) e Jamil (Renato Góes). Mas as autoras queimaram todos os cartuchos nas primeiras semanas e a morte do principal vilão, Aziz Abdallah (Herso Capri), iniciou uma sucessão de equívocos que não cessaram até o final. Não havia enredo para mais de um mês e a obsessão de Dalila (Alice Wegmann) pelo mocinho e por uma vingança que nunca fez o menor sentido se arrastou por longos meses. A trama teve êxito na audiência, mas a repercussão foi nula e infinitamente menor que a trama anterior, "Espelho da Vida", que gerou muito mais burburinho e não repetiu o feito nos números do Ibope, ironicamente.



"Malhação - Vidas Brasileiras":
Patrícia Moretzohn resolveu adaptar o formato da série canadense "30 Vies", mudando o protagonismo do enredo a cada 15 dias, mas não funcionou. O esquema adotado pela autora deixou todos os dramas superficiais e aniquilou qualquer possibilidade do público se envolver com os enredos, ainda mais exibindo conflitos que eram solucionados magicamente em menos de dez dias. O elenco escalado também deixou a desejar e vale lamentar uma atriz talentosa como Camila Morgado em um perfil central tão desinteressante quanto a professora Gabriela. A péssima audiência refletiu o que foi apresentado para os telespectadores. Várias vezes perdeu a liderança para o sensacionalista "Cidade Alerta", da Record, fato que nunca havia ocorrido antes. Para culminar, ainda prejudicou o desempenho da excelente "Espelho da Vida".


"Big Brother Brasil":
Que tragédia. O "BBB19" tinha tudo para ser um dos melhores e foi um dos piores, senão o pior. Participantes passivos e covardes fugiram do jogo o tempo todo e acabaram dando espaço para pessoas deprimentes e preconceituosas. Thiago Leifert não se preocupou em esconder suas preferências e torceu descaradamente, além de ter mexido no jogo com suas opiniões desnecessárias. Coroando a péssima edição, a vitória de uma mulher que fez vários comentários racistas sendo elogiada pelo apresentador.


"Verão 90":
A novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral foi o último trabalho do saudoso diretor Jorge Fernando. E uma pena que a trama tenha decepcionado tanto. A história ambientada na década de 90 tinha tudo para mexer com a memória afetiva dos telespectadores que eram adolescentes na época, mas as autoras esqueceram de criar um roteiro atrativo. A história da Patotinha Mágica não se sustentou nem por uma semana e os personagens ficaram perdidos nos capítulos, o que implicou em um desperdício de talentos. Frustrado com seu personagem, Humberto Martins chegou a pedir para sair da trama e teve o desejo atendido. Até mesmo as referências aos anos 90 se mostraram equivocadas, pois havia muito mais elementos da década de 80 do que do período retratado no enredo. Cláudia Raia como Lidiane, Dandara Mariana na pele de Dandara, Camila Queiroz como Vanessa e Jesuíta Barbosa na pele de Jerônimo foram alguns que passaram ilesos e brilharam.


Término do "Vídeo Show":
Prestes a completar 36 anos no ar, o programa vespertino mais longevo da Globo foi simplesmente retirado do ar em janeiro de forma súbita. A equipe foi avisada com apenas uma semana de antecedência e a razão era a baixa audiência, perdendo quase diariamente para a "Hora da Venenosa", quadro de fofocas da Record. A atitude da emissora beirou o amadorismo, pois nem substituto tinham para a atração. A saída foi antecipar a "Sessão da Tarde", que seguiu perdendo para a concorrência, e exibir reprises de "A Grande Família" logo depois. O programa realmente estava descaracterizado e necessitava de mudanças, mas quadros como o "Falha Nossa", "Meu Vídeo é um Show" (que homenageava atores), e os bastidores das gravações ainda eram muito prestigiados e fazem falta. Uma verdadeiro desrespeito.


"Se Joga":
A Globo demorou quase dez meses para criar uma atração para entrar no lugar do "Vídeo Show". Mas, desde as primeiras informações sobre o novo programa, já era visível que o formato não daria certo. A entrada de Fernanda Gentil no mundo do entretenimento não poderia ter sido pior. Acompanhada por Érico Brás e Fabiana Karla, a apresentadora não consegue fazer milagre com uma atração que atira para todos os lados e não acerta em nenhum. Games bobocas, fofocas que ninguém se interessa e quadros forçados marcam a "identidade" do programa. A audiência não correspondeu e a Globo segue ficando em segundo lugar. Seria melhor ter continuado com o "Vídeo Show" para ficar com a vice-liderança mantendo a dignidade. Continuar com índices baixos apresentando um  conteúdo de qualidade duvidosa é ainda pior.


Fim do "Como Será?":
Há cinco anos, a Globo decidiu condensar vários programas matinais de sábado em um só. "Globo Cidade", "Globo Cidadania" e "Ação" acabaram virando o "Como Será?", comandado por Sandra Annenberg. E a atração manteve as qualidades de cada produto. Conseguiram até elevar o nível do formato que mesclava informação, empreendedorismo e ações sociais com maestria. Mas, sem maiores explicações, a emissora enviou um comunicado sobre o cancelamento do programa. Serão exibidas reprises até um novo formato ser escolhido. O detalhe é que Sandra foi retirada da apresentação do "Jornal Hoje", após 13 anos, meses antes.


"The Voice Brasil":
Há pelo menos três anos que o reality musical da Globo está na lista. Nem mesmo a entrada da maravilhosa Iza no time dos técnicos provocou alguma mudança significativa. Uma renovação total é necessária. E pela quinta vez seguida Michel Teló conseguiu fazer um candidato campeão. É verdade que o amadorismo de Iza contribuiu, que deu o favorito de bandeja para o colega, mas ainda assim a previsibilidade reinou. Incluindo nos comentários óbvios e sempre cheio de elogios dos técnicos. A edição de 2019 teve uma repercussão tão baixa quanto a de 2018.



Silvio Santos:
Um dos maiores comunicadores do país estava na lista de 2018 e é uma lástima que continue. O apresentador vem enfiando os pés pelas mãos há um bom tempo com suas declarações constrangedoras e em 2019 não foi diferente. Se em 2018 ficou marcado pelo assédio a Cláudia Leitte em pleno evento beneficente do Teleton, agora Silvio teve um ato racista com uma moça negra que participou de um quadro em sua programa. Como foi eleita a melhor pelo público com 84% dos votos, Jennyfer ganharia um prêmio de quinhentos reais. Mas ele não aceitou a decisão e resolveu premiar uma outra candidata, que era branca.


"A Fazenda":
O reality da Record sempre teve a interferência direta da direção de Rodrigo Carelli que mexia no jogo de acordo com suas preferências, porém, na décima primeira edição essa manipulação foi descarada e sem qualquer constrangimento. Entre os muito equívocos da temporada, para proteger os dois favoritos, o diretor cancelou uma Roça em andamento só para evitar a final antecipada. A desculpa foi um erro explícito na prova de Fazendeiro, mas que não afetava os dois envolvidos. A atitude apenas prejudicou participantes como Rodrigo Pavanello e Diego, que já estavam com a vaga na final praticamente garantida.


"Mestre do Sabor":
Após anos ignorando a existência dos realities culinários da concorrência e adaptando formatos apenas para quadros do "Mais Você", de Ana Maria Braga, a Globo resolveu apostar em um formato para chamar de seu. Porém, errou feio na criação. O programa parece um "The Voice Brasil" culinário, onde os chefs funcionam como técnicos elogiosos que evitam qualquer tipo de crítica. Tudo está sempre maravilhoso e mal dá para decorar os nomes dos participantes porque quem assiste não consegue se envolver. As regras são confusas e as disputas sem qualquer emoção. A repercussão foi zero.









Como foi possível perceber, o ano de 2019 teve muita decepção na televisão. Faz parte. Todo ano tem e em 2020 não será diferente. Pelo menos também tivemos muitas produções excelentes e atores que brilharam em várias tramas. É a Lei da Compensação. E em breve eles aparecerão aqui em outras listas. Aguardem.

30 comentários:

Anônimo disse...

Voce esculachando é melhor ainda do que elogiando. kkkkkk

Anônimo disse...

Empato a novela do gato com essa porcaria dos árabes que não durou nem um mês.

Yasmin disse...

Como eu amo suas retrospectivas. Devoro com gosto. Concordo com cada item e já aguardando a dos casais que sei que é a próxima! rsrsrsrs

Anônimo disse...

Como de costume, Sérgio, você arrasou ao fazer um apanhado completo do que marcou (ainda que negativamente) este ano de 2019. Só acrescentaria "Malhação - Toda Forma De Amar" à lista, pois neste mês de dezembro finalmente foi comprovado que Emanuel Jacobina não aprendeu com os equívocos de "Malhação - Seu Lugar No Mundo" (2015) e "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz" (2016), bem como sua colega de profissão, Patrícia Moretzsohn, que nesta década de 2010 roteirizou duas "temporadas" ignóbeis, "Malhação - Casa Cheia" (2013) e "Malhação - Vidas Brasileiras" (2018). Sei que "Malhação - Conectados" (2011) foi irrelevante em sua totalidade para a história de "Malhação", mas sua respectiva autora, Ingrid Zavarezzi, reconheceu que errou ao tentar inovar demais o formato, diferentemente de Jacobina e Moretzsohn, que nem com formatos datados ou com conteúdos arejados alcançam a glória que possuíam até 2008 ou 2010. Desculpe-me se meu comentário lhe pareceu mais um desabafo sobre a crise desse formato que em 2020 completa 25 anos em exibição apresentando sinais de desgaste como o "BBB", que prestes a completar 18 anos desde a estreia em 2002, não causa mais intenso furor na Rede Globo desde o término da sétima temporada, em 2007. Mas acredito que se ambos permanecerem em exibição em anos posteriores, certamente prejudicarão de forma irreversível a grade de programação da emissora sobretudo em audiência. No mais, ansioso pelos quatro textos restantes de retrospectiva do blog deste ano de 2019. Abração!

Guilherme

Pedrita disse...

eu gostei muito de órfãos da terra. sim, o núcleo da vilã foi cansativo. mas as outras tramas foram fantásticas. bom sucesso está nessa de armações de vilão faz tempo e todo mundo continua elogiando. nossa, que saudade do video show. achei que já tinha terminado em 2018 tanta a falta q sinto. odeio programas com auditório, acho um retrocesso. fazer o se joga com auditório é muito antiquado, e venderam o programa como algo novo. eu não consigo ficar 3 minutos vendo. é gritaria demais. não vi mestre do sabor, mas não gosto do gênero. só o bake off q comecei a ver e agora virou mania. beijos, pedrita

Pedrita disse...

pela usa lista dá pra ver claramente q a direção do silvio de abreu não tá dando certo. precisavam colocar alguém mais arejado no cargo.

Liliane de Paula disse...

Conheci agora seu blog.
Gostei muito.
Vou ler as postagens anteriores, ainda.

Gosto muito das novelas da Globo.
Mas meus horários não tem combinado com os horários deles.
Tentei vê no Globo Play e não consigo.
Querem que eu pague.
E eu já pago muito (quase 800,00) com a NetClaro(Tv e Internete).

"Se joga" e "Malhação" tem sido horrores para mim.

Grata,
Liliane

Anônimo disse...

Você sempre sendo sensato e tendo uma visão bem ampla e detalhada sobre as produções da Tv.Podemos ja te considerar um crítico especialista ? Kkkk única coisa que não concordo da lista foi Verão 90 estar ali, a novela foi deliciosa e diferente das outras listadas, caiu na graças do público, foi sucesso de repercussão e de audiência, alçando índices acima dos 30 pontos do meio para o fim e entregando nas alturas para a maravilhosa Bom Sucesso que elevou ainda mais....É verdade que Verão nao tinha um enredo forte, a história era quase nula, mas o texto delicioso, as situações divertidas e exageradas e os personagens carismáticos fizeram o publico navegar na proposta do enredo e se divertir, Verão 90 cumpriu o dever de uma novela que é entreter, e terminou com saldo positivo, sendo sucesso e deixando saudades....Acertou em falar que Jesuíta Barbosa, realmente ele foi o grande nome da trama e brilhou, melhor ator do ano contrariando as críticas.....Pra mim Verão 90 foi melhor que A Dona do Pedaço, que apesar da alta audiência tinha uma qualidade totalmente questionável, um texto repetitivo e personagens insuportáveis, falo que era uma trama tão exagerada e nivel circo quanto Verão 90, as duas eram um besteirol, mas a diferença é que na novela das 7 a proposta era essa, nao ter compromisso com a realidade e ser exagerada, agora na trama das 9 Walcyr quis colocar temas importantes do cotidiano para ser retratado e misturar com ficção, e fez uma lambança, tramas absurdas e arrastadas que invés de entreter, irritavam....Mas opinião é opinião não é mesmo ?
Amor de mãe deveria estar na lista kkkkk sei que a novela começou a pouco tempo, mas caramba que trama chata, aquilo não é novela nem aqui nem na china, não tenho paciência para tanto conceito kkkkk parece um filme americano com 6 meses de duração e que o enredo não sai do lugar, personagens chatos e uma vibe super baixo astral....Ainda bem que Bom Sucesso está no ar, que novelao em Sérgio ? Ta ai uma novela com cara de novela, texto primoroso, personagens cativantes, enredo delicioso e atuações brilhantes, que promovam os autores para salvar o horário das 9 com uma novela boa e de qualidade kkkkk
Parabéns pelo blog

Lois Racca disse...

Como sempre coerente!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Também divulgarei a minha lista de piores da TV brasileira no meu blog. Hoje publiquei a relação dos melhores de 2019. Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo 2020! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Sérgio, gostaria de saber se você assistiu alguma coisa nessa temporada de A Fazenda ou apenas viu notícias para escrever na retrospectiva? Particularmente, imagino que esse reality tenha sido catastrófico, para varear. Não me surpreendi com o que vc escreveu. E imaginava que Hariany venceria. Fiquei muito surpreso com a derrota dela em plena final. Mesmo que não tenha visto, vi especulações sobre ela ser a franca favorita. Venceu um namorado que ouvi dizer ser abusivo com ela. Adorei o seu texto. Ótimo como sempre. Meus parabéns e feliz ano novo. Que em 2020 vc a dramaturgia nos ofereça qualidade e que seus textos estejam ótimos como de costume. Isso com certeza será. Xau.

(Matheus).

Daniel Rinaldi disse...

Desculpe, mas o BBB18 foi um imenso sucesso ...

Anônimo disse...

Eu não acho verão 90 ruim e não deveria tá na lista de piores afinal ela salvou o horário das 7 que tava morto a muito tempo, e o público aamou verão 90, tendo muita positividade e uma resposta muito grande do público, e apesar de muitas coisas que não me agradaram no decorrer da trama, eu achei verão 99 divertida e alegrava minhas noites. E vale ressaltar que as únicas atuações boas foram a da camila queiroz e Dandara Mariana. A isabelle drumoond e claudia raia também arrasaram muito, foram uma dupla e tanto. A isabelle me surpreendeu bastante e mostrou que tem talento pra comédia, mas ela é maravilhosa não esperava menos e brilhou também. Já tenho que discordar sobre o Jesuíta Barbosa, achei ele fraquissimo apesar de achar ele um ator exepcional, achei o trabalho mais fraco dele na tv, muito robotico e caricato, o que salvou o personagem foi a parceria com Gabriel godoy e camila queiroz. E o Rafael vitti achei que se saiu bem melhor, nas cenas dos embates entre eles o Rafael dominava, se saindo bem melhor que o jesuíta, pena que o personagem não teve o destaque e o desenvolvimento que merecia no plot da sua prisão que achei que a partir da aí o personagem engrenava mais não foi. Achei que o rafa tava ótimo.
E a dona do pedaço é bem parecida com verão 90, um besterol só que um besterol de luxo né? Afinal quem escreveu foi o walcry carrasco né? Uma vilan que mata as pessoas porque a mãe é uma boleira e porque é chamada de josiane, tem mais comédia que isso rsrs. A dona do pedaço foi um sucesso, mas uma novela fraquissima, texto ruim, personagens mau construídos. Ou seja igual a verão 90, só que verão 90 ainda se adequava por causa do horário mais a dona do pedaço sendo uma novela das 9,tinha que ser outro nível.
A melhor novela do ano sem dúvida nenhuma é bom sucesso a única que se salva nesse circo de horrores. Oremos para que 2020 traga novelas melhores.

Anônimo disse...

Concordo com as outras produções. Órfãos da terra acabou quando o personagem do erson capri morreu o Aziz. Nem mesmo o casal principal que tinham uma imensa química foi poulpado do flop, ficaram apagados. E a novela só girava em torno das maldades de Dalila, uma vilan flopadissima, a Alice é ótima, mas a vilan foi muito caricata e robótica. E em alguns momentos querendo fazer aquele sotaque de vilan maquiavélica, não deu certo forçou. Enfim um flop uma pena! Era promissora.

Anônimo disse...

O melhor são os fãs de Chacota 90 espumando pq o Sérgio colocou na lista dos piores do ano (E com mérito). Ô pessoal... o blog é dele e se na opinião dele a novela não foi isso tudo, ele tem todo o direito de expor.

Roseli disse...

Ótimo texto. Para mim, a maior decepção foi "Órfãos da Terra". Matarem o Aziz foi um erro total, a novela simplesmente perdeu a graça.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo. kkk

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sabe tudo, Yasmin. kkk

Sérgio Santos disse...

Fico honrado demais, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Respeito sua opinião, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Venha sempre, Liliane.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo. E venha sempre.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Lois.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Matheus, desculpe pela demora. Mas eu passei longe, só que vi a repercussão do roubo no tiwtter.

Sérgio Santos disse...

Por isso eu falei do 19, Daniel...

Sérgio Santos disse...

Anonimo, a media de Verao 90 foi de 26 pontos, a mesma de Deus Salve o Rei. Nao salvou horario algum.

Sérgio Santos disse...

De acordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Decepção msm, Roseli.