quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Globo emociona com "Juntos a Magia Acontece"

Em um passado não tão distante, a Globo promovia uma leva de especiais de Natal maravilhosos e vários deles acabavam virando série fixa no ano seguinte. Funcionava também como uma experimentação. Infelizmente, a emissora não faz mais isso já há um certo tempo em virtude da contenção de despesas. Porém, alguns poucos especiais ainda resistem. Ano passado foi exibido o lindo "O Natal Perfeito", escrito por Priscilla Steinman. E em 2019 foi ao ar "Juntos a Magia Acontece".


Escrita por Cleissa Regina Martins, dirigida por Maria de Médicis, a trama tem uma mensagem simples e eficiente sobre a magia do Natal e ainda expõe a questão da representatividade negra, com um elenco composto por atores negros em sua grande maioria. A primeira cena da felicidade de Orlando (Milton Gonçalves) e Neuza (Zezé Motta) comoveu, enquanto a morte da matriarca da família sensibilizou logo na sequência seguinte. E nem foi necessária a imagem do falecimento. Um enfeite de Natal se quebrando foi o suficiente. 

Ao longo do enredo, o público se envolve com a iniciativa da neta de Orlando, a carismática Letícia (Gabriely Mota), que resolve provar para todos seus amigos que Papai Noel existe e acaba envolvendo sua família na complicada missão.
A mãe Vera (Camila Pitanga), o pai Jorge (Luciano Quirino), o tio André (Fabrício Boliveira) e, claro, o avô, se motivam com o otimismo daquela criança e ganham um sopro de esperança, após muita tristeza com o falecimento de Neuza. Vizinhos e amigos também ajudam. 

A cena final, com Orlando chegando vestido de Papai Noel em uma caravana de caminhões, foi emocionante e a alegria das crianças arrepiou. Vale citar também a importância de alguns diálogos criticando o racismo entranhado na sociedade, como o estranhamento da existência de um "bom velhinho" negro e a aceitação de um Jesus loiro de olhos azuis. Além dos ótimos atores citados, ainda merecem menção o talentoso elenco infantil e as luxuosas participações de Tony Tornado, Aracy Balabanian, Francisco Cuoco e Zezé Polessa. 

"Juntos a Magia Acontece" teve esse título por conta de uma ousada ação comercial da Globo com a Coca-Cola. É a primeira vez que algo do tipo acontece. A união de teledramaturgia com ação publicitária que interfere diretamente no nome da trama. E valeu a pena. 

9 comentários:

Anônimo disse...

AI FOI LINDO MESMO!!!!

Letícia disse...

Menino tu escreveu dois textos novos em tempo recorde. Uol SONHA.

Anônimo disse...

Sérgio, digo com plena convicção que a Rede Globo, nesta década, acertou em cheio com alguns especiais de fim de ano, como por exemplo "Papai Noel Existe" (2010) (não confundir com o de 2006 que também carregou esse título), "O Natal Perfeito" (2018) e agora "Juntos A Magia Acontece" (2019). O diferencial de especiais como esses está na história de personagens que, apesar da realidade nua e crua que os cerca, possuem cada um iniciativa para trazer o clima natalino à tona, no melhor sentido da palavra. Admiro-os, e o admiro ainda mais, Sérgio, por comprovar o que seus fãs (e alguns poucos haters insensatos e insuportáveis, risos) acompanham no exato momento da exibição das atrações das diversas emissoras. Abração!

Guilherme

Outsiders disse...

Que bárbaro, o público adorou!

Agora, o Brasil quer saber:
Por que uma mensagem antirracismo somente para pessoas afro-brasileiras? Por que não uma palavra para todos as pessoas: brancos, negros, pardos, homossexuais, índios, anões, bissexuais, etc.?
Por que essas emissoras (globo, Band, TV Brasil, SBT, Record) não trás uma mensagem a todos sem exceção?

Essa(s) emissora(s) que faz a distinção entre raças/cores, religiões e opções sexuais.


Dá para parar de falar em racismo, vitimíssimo, assistencialismo ou coisas do gênero?
TODA AÇÃO EM PROL DA UNIÃO É BEM VIDA!

Sérgio Santos disse...

Foi, anonimo.

Sérgio Santos disse...

hahahahahaha brigado, Leticia.

Sérgio Santos disse...

Honrado, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

O especial foi para todos, Outsiders, acho que vc nao entendeu.

Pedrita disse...

ah, só vi esse ano. lindo demais. e que elenco. tudo muito delicado. tb adorei a gabriely. muito carismática. todas as crianças tb são. beijos, pedrita