terça-feira, 10 de dezembro de 2019

"APCA" consagra "Bom Sucesso", "Segunda Chamada" e outros merecidos vitoriosos

Nesta segunda-feira (10/12), a "Associação Paulista de Críticos de Arte" (APCA) escolheu os vencedores do Troféu APCA  - Os Melhores da Televisão de 2019. Todos já haviam escolhido os finalistas de cada categoria e os premiados levarão seus troféus em uma cerimônia a ser realizada no dia 17 de fevereiro de 2020 no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo. Como de costume, houve justiça em todas as sete categorias, ainda que algumas indicações tenham sido questionáveis.


"Bom Sucesso" foi eleita a Melhor Novela do ano com todo mérito. A trama de Rosane Svartman e Paulo Halm, dirigida por Luiz Henrique Rios, é repleta de qualidades e o sucesso que vem fazendo desde a estreia honra a história apresentada, o elenco diverso escalado, os personagens bem construídos, os casais apaixonantes e o incentivo ao mundo dos livros através da paixão de Alberto (Antônio Fagundes). É a melhor novela das sete da Globo desde "Totalmente Demais", dos mesmos autores.

Porém, "Espelho da Vida" também concorria e seria outra merecedora. O enredo ousado e emocionante de Elizabeth Jhin, que abordou com maestria uma viagem interdimensional e a temática do espiritismo, sofreu uma rejeição inicial, mas arrebatou parte do público, o que refletiu no crescimento da audiência na reta final. A história de amor de várias vidas de Julia Castelo (Vitória Strada) e Danilo Breton (Rafael Cardoso) foi desenvolvida com grande sensibilidade da autora.
"Topíssima", correta novela da Record, encerrada nesta segunda-feira, era outra concorrente, assim como "Órfãos da Terra" e a sensível "Éramos Seis". A indicação de "Órfãos da Terra" não deu para entender. O enredo só durou um mês e o resto foi um festival de equívocos.


Débora Bloch ganhou o troféu de Melhor Atriz e seu grandioso desempenho em "Segunda Chamada" prova a justiça da escolha. Lúcia é uma forte professora que sofre a dor da perda traumática de um filho e ainda faz questão de ajudar todos os seus alunos. A atriz dá show em todos os episódios. Marjorie Estiano, que esteve irretocável na terceira temporada de "Sob Pressão" também concorria e ganhou o troféu ano passado pelo seu desempenho como a médica Carolina. Merecia novamente, mas a vitória de Débora não tem questionamento. Grazi Massafera, que vem brilhando como Paloma em "Bom Sucesso"; Fabíula Nascimento (que se destacou em "Sessão de Terapia", do GNT, e emociona como Nana em "Bom Sucesso"); e Maria Casadevall (que convenceu em "Coisa Mais Linda", da Netflix) também foram justas concorrentes.


"Segunda Chamada" triunfou na categoria de Melhor Série/Minissérie e a produção de Carla Faour e Julia Spadaccini, dirigida por Joana Jabace, fez por merecer. A nova série da Globo é uma espécie de "Sob Pressão" da educação e as histórias apresentadas emocionam e dão um soco de realidade na cara do telespectador. "Sob Pressão" era outra concorrente que tinha tudo para ganhar. "Coisa Mais Linda", "Filhos da Pátria" e "A Divisão" (Globo Play) eram as demais que disputaram. Aliás, Joana Jabace concorreu na categoria de Melhor Direção pelo seu grande trabalho em "Segunda Chamada". Mas o plano sequência de tirar o fôlego de Andrucha Waddington em "Sob Pressão" fez o diretor levar o troféu. Além deles, José Belmonte ("Carcereiros"), Vicente Amorim ("A Divisão") e Carlos Araújo ("Éramos Seis") foram os outros concorrentes.


Flávio Miggliaccio levou como Melhor Ator pela sua comovente atuação na problemática "Órfãos da Terra". O veterano mereceu o reconhecimento, pois sensibilizou com o a abordagem do Alzheimer de Seu Mamede na novela das seis da Globo. Antônio Fagundes (brilhante como Alberto em "Bom Sucesso"); Júlio Andrade (genial como Evandro em "Sob Pressão"), Herson Capri (surpreendente como Aziz em "Órfãos da Terra") e Silvio Guindane (entregue como Mendonça em "A Divisão") foram os outros que disputaram.

"Que História é essa, Porchat?", o elogiado e divertido novo programa de Fábio Porchat no GNT foi o vencedor de Melhor Programa. "Cultura, o musical" (TV Cultura); "Zorra" (Globo); "Provocações" (TV Cultura); e "Pesadelo na Cozinha" (Band) foram os demais concorrentes. "Roda Viva" ganhou como Melhor Jornalismo e disputou com "Profissão Repórter" (Globo), "Conexão Repórter" (SBT), "Painel WW" (William Waack no You Tube) e "Segunda Chamada" (My News/You Tube). Sempre bom ver produções e profissionais talentosos valorizados como merecem.

21 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem mas a Marjorie perder pra Debora nao aceito nao.

Anônimo disse...

Mas perai nao dá pra levar a sério premiação que tem Leão Lobo, Nilson e um menino que ninguem sabe quem é....

Caio disse...

Concordo e Bom Sucesso merece muito mas gostei da sua valorização a Espelho da Vida.Outra merecedora.Já Sob Pressão deveria ganhar de Segunda Chamada pra mim.

Unknown disse...

Na categoria ator qualquer um poderia ter ganho principalmente Herson Capri e Antonio Fagundes, o Júlio já ganhou ano passado.

Unknown disse...

Mas também achei justo o reconhecimento ao Flávio Migliaccio que deu show de comédia e mais pro fim da novela um show de drama.

Anônimo disse...

Assino embaixo do seu texto, Sérgio. Abração!

Guilherme

Anônimo disse...

Eu acho Segunda Chamada horrível.
E também que o prêmio de melhor atriz deveria ter ido denovo para Marjorie Estiano.

Unknown disse...

Eu acho que espelho da vida deveria ter ganhado visto que foi uma novela interessante, bonita em todos os sentidos e que já terminou, ou seja, trama concluída. Bom sucesso ainda está em andamento e por mais que as autoras sejam boas sempre há a possibilidade de algo dar errado. Eu feira escolhido Espelho da Vida.

Adriana Helena disse...

Sérgio, que texto maravilhosa, que análise apurada!!
Nossa, fico encantada com sua narração e concordo que Bom Sucesso é uma novela maravilhosa e alto astral!!
Chega de novelas que só falam de crime...Nossa, Amor de Mãe está me assustando amigo...rsrs
Por isso que Bom Sucesso merece levar todos os prêmios possíveis!!
Um grande beijo e linda semana amigo! :)))

Lucas disse...

Olá, Sérgio.

Acho que o APCA é um dos últimos prêmios brasileiros de televisão que ainda merecem alguma credibilidade, visto que outros como o do Faustão e até mesmo o outrora reconhecido Troféu Imprensa dependem de votação popular e ficam à mercê do voto de adolescentes shippadoras. Aliás, acho uma lástima o que tem acontecido com o Troféu Imprensa nos últimos anos, perdeu totalmente a credibilidade. E sobre o Melhores do Ano do Faustão sinceramente eu me pergunto qual o critério usado muitas vezes para definir os indicados. Achei um absurdo, por exemplo, a Nathalia Dill ter sido ignorada na categoria de atriz coadjuvante este ano.
Amo a Débora Bloch, mas concordo com quem disse ali em cima que a Marjorie merecia ter ganhado de novo. Mas como ela já ganhou ano passado, acho que seria difícil eles repetirem o prêmio, então tudo bem. A Grazi também merecia muito, pena que tenho quase certeza que no Faustão ela vai perder. Tenho para mim que o prêmio já está arranjado para a Juliana Paes vencer depois da injustiça que fizeram com ela na época da Bibi Perigosa.
Gostei do Flávio Migliaccio ter ganhado, é bom que haja prêmios que valorizem os veteranos, pois nas outras premiações eles sempre são ignorados. No troféu domingão até criaram um prêmio de consolação (personagem do ano) para que os veteranos pudessem ser reconhecidos, já que nas outras categorias eles sempre perdiam para os novinhos que estão em alta no momento. Por isso que a Paolla Oliveira com sua Vivi Guedes não foi indicada como personagem do ano, como eu vi você reclamando no twitter, Sérgio. Repare que apenas os veteranos são indicados.
Mas enfim, essas são as minhas percepções pessoais.
Abraço!

Guilherme disse...

Todas as vitórias foram bem justas no geral, principalmente Bom Sucesso. É a primeira novela das sete a ganhar o APCA em 23 anos. É bem curioso esse dado. Algumas novelas mereciam ter ganhado de lá pra cá. Em termos de melhor atriz, todas as indicadas arrasaram e a Débora já merecia um prêmio há anos. A Marjorie teve a maior atuação de uma atriz no ano naquele episódio do plano sequência em Sob Pressão. Como ela ganhou no ano passado, achei ótimo também a Débora ter ganho.
Na categoria de ator, foi bem bonita a vitória do Flávio e bem justa. Fagundes e Júlio são maravilhosos.
Em termos de direção, o Andrucha já merecia esse prêmio desde que Sob Pressão começou em 2017. Na categoria série, a disputa era entre Segunda Chamada e Sob Pressão. Eu daria o prêmio para Sob Pressão pelo todo da série. Adoro Segunda Chamada, mas acho que a série podia abordar mais o universo da educação em si. Entendo o foco nos dramas pessoais dos personagens, mas acho que falta um pouquinho a abordagem na educação e sua complexidade que ficou só nos primeiros episódios. Então, pelo todo em votaria em Sob Pressão por ser uma série completa.

Sérgio Santos disse...

Tb nao, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Caio.

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Abração, Guilherme!!!

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu ficaria mt feliz com Espelho ganhando.

Sérgio Santos disse...

Te entendo, Adriana. hahahaha

Sérgio Santos disse...

Lucas, onde eu assino?

Sérgio Santos disse...

Concordo mt com vc, Guilherme. E nao sabia desse dado da novela das sete.