sexta-feira, 26 de abril de 2019

"Se Eu Fechar os Olhos Agora" é uma adaptação caprichada de um instigante romance

Edney Silvestre sempre foi um grande jornalista e quando se aventurou em sua primeira aventura literária, há dez anos, também ganhou um reconhecimento merecido. "Se Eu Fechar os Olhos Agora" recebeu inúmeros elogios e ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Romance, além de ter feito imenso sucesso em Portugal. O autor Ricardo Linhares, então, resolveu adaptar a obra do amigo para a televisão e a produção já está finalizada desde o início de 2018. Dia 15 de abril, cerca de um ano  depois, estreou na Globo.


A história, ambientada em 1961, começa quando os adolescentes Paulo (João Gabriel D`Aleluia) e Eduardo (Xande Valois) encontram o corpo  da jovem e linda Anita (Thainá Duarte) à margem de um lago. Os dois correm para a delegacia da fictícia e aparentemente pacata São Miguel, mas viram suspeitos sem chance de defesa. Porém, após serem liberados, resolvem investigar esse macabro crime cercado de mistérios que ameaçam o jogo político e social da cidade do interior fluminense. A ousadia da trama, narrada por Paulo já maduro (vivido por Milton Gonçalves), é justamente desvendar um assassinato através de dois jovens que mal saíram da infância.

Dirigida com competência por Carlos Manga Jr., a minissérie tem todos os elementos necessários para prender a atenção de quem assiste e apresenta bem esse conjunto já no primeiro capítulo. A morte da belíssima ''ninfeta" logo promove um reboliço na cidade e expõe lados obscuros de vários personagens aparentemente 'ilibados', como o prefeito Adriano Marques Torres (Murilo Benício) --- um ferrenho defensor da família e da moral ---, a primeira-dama Isabel (Débora Falabella) --- que mantém uma relação de aparências ---,
o bispo Dom Tadeu (Jonas Bloch), o empresário Geraldo Bastos (Gabriel Braga Nunes) e sua esposa Adalgisa (Mariana Ximenes), e o dentista e marido da vítima, o medroso Francisco (Renato Borghi), que acaba confessando o crime.

Porém, o jornalista Cassiano (Pierre Baitelli) não acredita na confissão do viúvo e faz questão de explanar para todos, incluindo o delegado Gabino (Antônio Grassi). Ele, inclusive, chama os meninos para uma entrevista com o intuito de investigar mais esse crime. O primeiro gancho da trama provoca o público justamente porque exibe a casa do rapaz incendiada e os bombeiros retirando seu corpo do local. Paulo e Eduardo, que foram para compartilhar as suas informações com Cassiano, se assustam com essa nova vítima e se dão conta que a situação é ainda mais grave do que se imaginava. Pronto, o telespectador já foi fisgado.

A trama, contudo, tem um início vagaroso. Há uma preocupação em expor as ''sombras'' dos personagens de forma cautelosa, ambientando o público. O racismo, a intolerância religiosa, os preconceitos velados e os vícios de cada um também são colocados sem pressa. É preciso uma certa paciência até o quinto capítulo. Porque é a partir do sexto que o enredo engrena e as inúmeras pontas soltas iniciam um entrelaçamento repleto de situações bem escabrosas. Passados obscuros vêm à tona e a hipocrisia que reina naquele interior do Rio de Janeiro vai se tornando cada vez mais incomodamente visível. E o elenco, também aos poucos, vem ganhando destaque e ótimas cenas. Muito inteligente, inclusive, exibir 'spoilers' de menos de dois segundos em alguns momentos, atiçando a curiosidade de quem assiste. São sequências muito curtas, mas impactam.

Débora Falabella está impecável na pele da submissa Isabel e o desfecho da personagem honra o talento da intérprete que domina sua última cena com uma total entrega. Murilo Benício é outro nome que merece elogios pela sua composição precisa do frio Adriano. Mariana Ximenes é um dos destaques da minissérie interpretando uma mulher à frente do tempo que foi escrita especialmente para ela por Ricardo Linhares. A sensual Adalgisa não existe no livro de Edney e profere as frases mais sarcásticas da história. O grande Antônio Fagundes também brilha na pele do misterioso Ubiratan e o trio formado com os meninos funciona. As investigações de um idoso com duas crianças promovem momentos inusitados. Paulo Rocha impressiona com sua expressão de psicopata ---- é até difícil identificar o ator como o violento açougueiro Joel. Enzo Romani vive um ótimo momento como o arrogante Renato;  Eike Duarte convence vivendo o provocador Antônio; e Jonas Bloch mostra o competente ator que sempre foi na pele do bispo Dom Tadeu. Renato Borghi, Lidi Lisboa (madre Maria Rosa), Gabriel Braga Nunes (Geraldo), Gabriel Falcão (Edson), o saudoso Leonardo Machado (Rodolpho), Vitor Thiré (Danilo), Marcela Fetter (Cecília) e Antônio Grassi são mais alguns nomes que merecem menção.

Já as três crianças seguram bem todas as cenas, inclusive as mais tensas. Xande Valois e João Gabriel D`Aleluia formam uma bonita parceria, enquanto Xande tem uma evidente química com Jullia Svacinna. Aliás, as breves sequências românticas de Eduardo e Vera Lúcia transbordam pureza em meio a vários acontecimentos repletos de sujeira na minissérie. As participações especiais são breves, mas significativas. Vide a luxuosa presença de Ruth de Souza em apenas um episódio como avó de Paulo. A sua curta cena com João Gabriel expôs todo o sentimento daquela senhora conhecendo seu neto. E Betty Faria só entra no penúltimo capítulo, porém, as sequências da cafetina Hanna Wizoreck com Ubiratan e Adriano são ótimas. O sempre elogiado Milton Gonçalves narra a história com maestria e o ator só aparece no final. Mas emociona.

"Se Eu Fechar os Olhos Agora" é uma produção de extremo capricho e a Globo acertou em cheio quando resolveu exibi-la na sua grade. Vale lembrar que a minissérie estreou no Now, serviço de streaming do canal a cabo Net, ano passado e foi disponibilizada na íntegra na Globo Play ---- plataforma da emissora na internet ---- no dia 8 de abril. A obra de Edney Silvestre ganhou uma adaptação inspirada de Ricardo Linhares, cujo desfecho conseguiu surpreender, emocionar e não fantasiar em cima de tradicionais finais felizes.

19 comentários:

Patrícia Campos disse...

Realmente só engrena depois do sexto capítulo, mas agora tá boa demais. Seu texto também está caprichado.

Anônimo disse...

É uma boa produção mas não é pra todo mundo.

Gabriella disse...

Ah, você já viu todos os capítulos??? E conseguiu fazer um balanço geral sem spoiler??? Como conseguiu????

chica disse...

Tão bom sempre poder saber ao fundo das séries e novelas aqui! Resenhas muito bem! abraços, tudo de bom,chica

Sabrina disse...

Não me cativou, achei chata.

Nina disse...

Agora estou curiosa pra ver o final.

Gabriella disse...

Mariana Ximenes é a melhor da série.

Elisabete disse...

Muito boa apreciação crítica.
Bom domingo.

Lulu on the sky disse...

Não acompanhei a minissérie toda, somente alguns pedaços.
Bom domingo!
big beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Patricia.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Táticas ninjas, Gabi... kkkk

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Ok, Sabrina.

Sérgio Santos disse...

Muito bom, Nina.

Sérgio Santos disse...

Ela e Débora, Gabriela.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Elisabete.

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu. bjs

izabel disse...

Série maravilhosa! Roteiro impecável e direção artística excelente. Aquele mistério com final impactante.
Destaque para as crianças João Gabriel D'Aleluia e Xande Valois que arrasaram como os protagonistas dessa série e Antônio Fagundes, Murilo Benício, Débora Falabella, Mariana Ximenes e Paulo Rocha que estavam impecáveis!

Bela adaptação para TV da obra do Edney Silvestre. Ótima fotografia, grandes atuações, belos cenários e figurinos. São só 8 episódios... se tivesse colocando mais 2 ou 3 capítulos poderia ter desenvolvido mais a trama. Vale a pena para quem gosta de uma trama investigativa com dramaturgia de verdade.


Finalmente, a Globo dando um show de qualidade quando se trata de uma de suas serie.