quinta-feira, 11 de abril de 2019

"BBB 19" mereceu o completo fracasso

A décima nona edição do "Big Brother Brasil" chega ao fim nesta sexta-feira (12/04) com a marca da pior audiência da história do reality (20 pontos). É verdade que o fracasso de "O Sétimo Guardião" ajudou a prejudicar os índices do "BBB 19", mas esse fiasco é muito merecido. Um conjunto de fatores resultou no afastamento do público e implicou diretamente na repercussão baixa e negativa da temporada.


Boninho e sua equipe erraram feio na seleção dos participantes. Quase todos se omitiram do jogo e tinham verdadeiro pânico de qualquer conversa sobre o assunto. Tanto que o clima de paz e amor que reinou na casa, sem uma briga sequer, não foi resultado de um sentimento sincero e, sim, reflexo da covardia de pessoas que evitaram o famigerado comprometimento. A preocupação maior era ficar na mansão curtindo férias e esperando o número de seguidores no Instagram crescer para ganhar uma grana com merchan no futuro.

Alguns jogadores até se dispuseram a jogar, como Gustavo, Diego e Hana. Porém, todos acabaram eliminados precocemente pelo público. Os dois homens, no entanto, foram bem arrogantes. Já Danrley e Elana foram bons jogadores, mas também acabaram fora. Outra que soube jogar foi Paula, que virou favorita graças aos produtores do programa que fizeram um verdadeiro malabarismo para esconder a avalanche de comentários preconceituosos sobre negros e de intolerância religiosa proferidos pela participante ao longo do programa.
Maledicente, debochada e venenosa, a jogadora sempre fez questão de ferir seus adversários com palavras duras carregadas de uma suposta "ignorância" que ela nunca teve, pois é advogada formada. Mas a edição fez tão bem seu trabalho que para o grande público de casa, que não assina o "PPV", Paula é apenas uma mulher engraçada que ama sua porca de estimação.


A parcialidade de Tiago Leifert, por sinal, ultrapassou todos os limites no "BBB 19". O apresentador não escondeu sua gritante predileção por Paula e Hariany e por todos que se aliavam a elas. Também fez questão de interferir no jogo através de narrações que só correspondiam ao seu entendimento da dinâmica da disputa e ainda teve o cúmulo de ajudar alguns participantes nas justificativas em várias votações. Essa sua interferência absurda já era perceptível no "BBB 17" e no "BBB 18", mas conseguiu se superar negativamente em 2019. Para culminar, se atrapalhou em muitos momentos, como na hora que anunciou a liderança da Carolina antes mesmo da jogadora completar a prova ou quando anunciou a permanência de Gabriela no paredão falso antes de dar o anúncio oficial aos jogadores. Conseguiu ainda se superar negativamente no programa desta quinta, dia 11, quando disse para Paula que ela precisava aguentar mais 24 horas. Ou seja, contou que ela ficaria no último paredão e Carol sairia.


A própria produção ajudou a naufragar a edição no momento em que cancelou a prova da comida, que sempre rendia discussões e rivalidades em edições anteriores. Colocaram os participantes em uma espécie de "supermercado de caixa eletrônico" e aquilo nunca teve o menor sentido. Tanto que a única vez que elaboraram uma prova da comida, através de votação popular, houve um breve bate-boca entre os participantes. Não que fosse salvar a edição, mas ao menos haveria uma possibilidade de conflito. O Big Fone, mais uma vez, foi porcamente utilizado e o maior elemento de tensão da casa merecia mais destaque.


A temporada só conseguiu um pouco de repercussão por conta dos casos de polícia. Logo no início, Vanderson acabou retirado do programa para prestar depoimento a respeito de denúncias de agressão a ex-mulheres e até estupro. O irônico é que as polêmicas já existiam e o próprio público acabou descobrindo na internet. A produção passa meses selecionando pessoas e não consegue verificar algo simples assim? Não foi a primeira vez, inclusive. As frases absurdas de Maycon sobre suas experiências sexuais com animais também provocaram indignação, assim como suas declarações de intolerância religiosa quando viu Gabriela e Rodrigo dançando em uma festa. Ele foi outro que teve sua presença garantida em uma delegacia. E, claro, todos os comentários deprimentes de Paula que fizeram até o Ministério Público se envolver no caso. Tanto que Rodrigo fez questão de depor contra a participante um dia depois de sua eliminação do programa ---- ele ainda não tinha ouvido a metade dos absurdos.


Na última semana, ironicamente, ocorreu a primeira briga da edição. A dois dias da final. Paula não se conformou com a vitória de Alan na última prova e não escondeu sua inveja e indignação. Fez de tudo para desestabilizá-lo e prejudicá-lo perante o público, vide sua insinuação de que o surfista poderia até agredi-la fisicamente. Porém, suas declarações maldosas acabaram atingindo a então "amiga". Hariany perdeu a cabeça e as duas discutiram. Ambas bêbadas. Paula provocou através de muito deboche sua então aliada e Hari acabou empurrando fortemente a adversária, que caiu de costas no chão, batendo com a cabeça na cama. Obviamente, foi uma agressão evidente. O fato provocou a única repercussão em torno do programa de 2019. Várias entradas ao vivo de Leifert durante a programação da Globo tinham o intuito de aumentar a audiência do reality pelo menos no penúltimo dia. E Hariany foi merecidamente expulsa. Mas ignoraram os tapas que Paula deu na cara da "amiga" e nem o vídeo --- amplamente divulgado na internet --- exibiram. A situação implicou na mudança da final, que ficou apenas com dois participantes: Paula e Alan.


O "BBB 19" já é a pior edição da história do reality e o posto de pior média de audiência fez jus ao que foi apresentado ao longo dos meses. Não por acaso, pela primeira vez, o programa perdeu o posto de programa mais visto da Globo durante a sua exibição e ficou atrás da maravilhosa "Espelho da Vida" na Globo Play. Os dados de busca no Google também ficaram muito aquém do considerado "normal". Um ano definitivamente para ser esquecido e também servir de alerta para que a vigésima temporada consiga dar a volta por cima. Afinal, seria melhor fingir que a décima nona temporada nem existiu.

Média geral das 19 edições:
BBB1 - 40 
BBB2 - 37 
BBB3 - 39 
BBB4 - 45 
BBB5 - 48 
BBB6 - 43 
BBB7 - 41 
BBB8 - 37 
BBB9 - 32 
BBB10 - 30 
BBB11 - 25 
BBB12 - 25 
BBB13 - 24 
BBB14 - 22 
BBB15 - 23 
BBB16 - 24 
BBB17 - 23 
BBB18 - 26 
BBB19 - 20 pontos. 

44 comentários:

Anônimo disse...

Nojo dessa edição e do apresentador. NOJO.

Anônimo disse...

Oi, Sérgio. Sou eu, Agnes. Bom, na minha opinião, aqueles tapinhas da Paula não justificariam expulsão, não foram fortes ou com a intenção de agredir. Já o empurrão foi bem forte, a Paula podia até ter fraturado algum osso, foi sorte ela só ter ficado com as costas doendo. Até porque eu queria que a Paula fosse eliminada pelo público. É o mínimo que ela merecia depois de tantas falas nojentas. Juro que tento entender as pessoas que gostam dela, mas não consigo. Acho que mesmo se eu gostasse da Paula, iria querer que ela perdesse o BBB pra ver seus erros e tentar aprender. Mas os fãs da Paula querem dar um prêmio de 1,5 milhão pra um ser humano que proferiu comentários extremamente preconceituosos e nocivos. Nem a Emilly era tão tóxica quanto ela e a Emilly era bem novinha, tinha 19 anos acho, ainda vai mudar muito, todo mundo muda nessa idade, mas a Paula tem 28, formada e é desse jeito e ela tem sim noção das coisas que fala, lembro no paredão do Danrley que ela disse que tava morrendo de medo de sair, porque falava merda. Sei lá, quando eu vejo a Paula falando das coisas que se sujeitava pelo ex-namorado ou que nunca teve amigos, dá pra perceber que ela não tem autoestima nenhuma e é carente de amor e atenção. Apesar de todas as merdas que ela falou, no fundo eu sinto pena dela. Não consigo desejar o mal de ninguém, a única coisa de ruim que eu queria era que ela perdesse o BBB, mas na vida real aqui fora, só espero que ela tente evoluir e encontre alguém que a ame. De qualquer forma, é uma decepção o público escolher dar dinheiro pra alguém assim, eles estão praticamente premiando uma pessoa por ser racista. Sei que é só um reality, mas me fez refletir muito sobre o Brasil. Desanimador. Pior BBB de todos os tempos.

Abs, Agnes Tononi

Yasmin disse...

A racista vai ganhar e essa edição será coroada como a pior da hisstória!!!!!!!!!

Leitora disse...

Vigésima temporada???? NÃÃÃÃÃÃOOOOOO!!!
Olá Sérgio! Me perdoe, mas serei bem sincerida.
Eu não assisti o programa tu sabe o que eu penso sobre o mesmo. Mas eu li seus textos. Seus Tweets qnd a gente abre o blog tá lá o espaço do Tweet e tal. Enfins.
Sobre essa moça Paula vc mesmo falou aí que a edição fez malabarismos pra esconder o caráter dela. Uma vez que muitos não tem o PPV. Aliás eu me recuso a acreditar que alguém paga pra ver isso o dia inteiro. Sorry! A gente tenta respeitar os gostos das pessoas, mas realmente é muito difícil. Eu nunca acreditei na autenticidade desse programa. Na minha concepção eles manipulam muita coisa. E diante de tudo que você escreveu é bem nítido. Se o Brasil, a sociedade é racista por exemplo então pq eles não mostravam os comentários preconceituosos dela? Ahhhhhhhh mas mostra no PPV. Não! Tem que mostrar na TV aberta. Esconderam porquê? O país não é preconceituoso? Ou será que é essa imagem que querem passar? Eu acho engraçado pq quem ganhou o BBB 5? Jean Wyllis um gay assumido. A última edição quem ganhou foi aquela moça a tal de Gleici, né? Aquela moça não é branca. Pode ter sangue de branco. Eu fui pesquisar sobre ela. Pq aqui no BR é tudo misturado. Tem cabelo de índio, nortista. E a Cida? Era gordinha. Parda. É estranho né essa mudança repentina? Vamos focar só na Gleici que foi a última campeã. Será que a opinião do público que acompanha o programa mudou tanto de um ano para o outro? Será? Se a tal de Paula ganhar esse programa eu vou ter ainda mais certeza que essa fubazada é manipulada. Pq não faz sentido a Gleici ter vencido ano passado com o apoio do público e hoje esse mesmo público ser a favor daquilo que ela luta contra.
Hoje eu vi um post do programa. Aliás o programa é tão bom que se eu vi dois posts numa rede social é muito. Enfins e todos os comentários que li detonavam a Paula. Não li todos obviamente, mas... Fica ai o meu questionamento. Porque essa conta não bate. Não fecha. Algo de errado está muito errado. Tem caroço nesse angu. É de peneira esse roteiro pq é muito furo.
É engraçado que as pessoas que movimentaram o jogo foram eliminadas sendo que antigamente essas pessoas ficavam até a reta final. Pq sacudiam o negócio. Vc não mata o "vilão" antes do fim. Ahhh não ser que vc tenha uma carta na manga. E pelo que eu vi nesse programa muitos paredões foram armados pra salvar uns e condenar outros. Porquê será?
Sim existe preconceito no Brasil como existe em qualquer lugar do mundo. As vezes alguém não tem preconceito contra negros, mas tem outro tipo de preconceito. O preconceito é horrível, mas é uma espécie de arma do ser humano contra aquilo que ele julga ser maléfico. E acredite essa arma machuca muito mais aquele que prática o ato do que aquele que o recebe. Mas quem pratica o ato não se dá conta do quanto sua alma vai se deteriorando lentamente. Por isso de vez em quando todos nós precisamos fazer uma limpa. Se questionar do porque de tal preconceito? Da onde que ele vem? O que causou isso? Não estou dizendo isso pra justificar ou defender ninguém não, mas são coisas que cada um tem que observar em si. É muito bonito fazer discurso contra preconceito e achar que todo mundo que tem uma cor de pele diferente da sua não presta. Esse é só um exemplo, mas eu poderia usar qualquer outro aqui. Me desculpe pelo textão, mas eu precisava fazer esses questionamentos. Cérebros pensantes precisam questionar de vez em quando.

Luis Fernando disse...

Muito boa análise, esta com certeza foi a pior edição da história do Big Brother Brasil. Tudo seco e sem graça.

Anônimo disse...

Fez muito bem em escrever esse texto mesmo horas antes do anúncio oficial do(a) vencedor(a) desta temporada desprezível do "BBB", Sérgio. Afinal, nenhum dos participantes se mostrou digno do prêmio de 1,5 milhão de reais. Ana Paula Renault, icônica integrante e carismática protagonista do "BBB 16" (2016), disse isso a respeito das finalistas do "BBB 17" (2017), Ieda, Vivian e Emilly. Mas agora os dizeres dela se mostram perfeitamente condizentes com a situação do "BBB 19" (2019). E que em 2020 a história do "BBB" seja encerrada de forma digna, já que em 2011 se falava do ano de encerramento da história do BBB. Eis este link do site do jornal Extra na época para comprovar:

https://extra.globo.com/tv-e-lazer/bbb/bbb-fica-ate-2020-na-globo-1125917.html

Anônimo disse...

*história do "BBB"
*Jornal Extra

Victoire disse...

Nos tweets, vc falava q as crislains eram psicopatas por shipparem um relacionamento abusivo. Apesar do exagero da sua opinião, sou obrigada a me utilizar dela para descrever fãs da paula. Pois não é possível que as pessoas achem normal uma criatura tóxica, terrível e desprezível como ela uma pessoa legal. Eu acredito que ela deva mesmo ter algum tipo de sociopatia, pois os movimentos dela me parecem muito bem calculados e sociopatas conseguem manipular e seduzir as pessoas para conseguirem o que querem, além de ter a habilidade de controlar as emoções quando lhe convém e jogar pessoas umas contra as outras para satisfazer interesses pessoais. Ontem (ou melhor, hoje, de madrugada) me bateu a curiosidade de saber como seria o mapa astral da paula e não é que ela tem a lua em escorpião? Pros mais entendidos de astrologia, quem tem a lua em escorpião tende a ser manipulador, que nem paulinha...
Uma pena que tiago leifert e cia tenham a triste tendência de favorecer os participantes mais ridículos na edição. Acredito que a sua predileção por paula se deva ao seu ranço da militância esquerdista (incluindo a militância negra), já que em vários comentários ele deu a entender que tem um viés mais direitista e por que não, bolsominion

Anônimo disse...

Uma opinião não tem como julgar, ainda mais exagerada e escrita no calor de uma cólera. No seu texto você citou a Paula quase 40 vezes. Isso é um mimo! Ela está em alta, no BBB será a campeã. Estará hoje a noite com 1 milhão e meio na conta, carros de quase 100 mil cada um, livre leve e solta, sabe pq? Se ela tivesse cometido crime, ela teria sido intimada a ser eliminada (tanto pelo MP e Polícia, quanto pelo próprio público) assim como a justiça fez com o Vanderson e como fez com outros participantes em outras edições cujo crime ficou caracterizado enquanto ainda estavam dentro do reality. Enfim, a Paula vai ganhar! BBB é um jogo, tem que ser jogado, ela jogou, como você mesmo disse, ela soube jogar!

Anônimo disse...

Livros>>>>Netflix>>>>Abismo>>>>Rede Globo de televisão com seus programas pitorescos como BBB,Encontro com Fatima Bernardes e Novelas.

Anônimo disse...

Pra mim A PIOR COISA DESSE BBB É O APRESENTADOR! Esse BBB tinha tudo pra dar certo, teriam uma vilã digna de novela se não passassem pano pra racista, homofóbica e intolerante religiosa da noiva do chuck, se tivessem mostrado e Paula sendo quem ela realmente é, esse BBB jamais seria essa chacota, sem contar que poderiam ter usado essa edição para abordarem assuntos atuais e importantes, isso já seria algo positivo na temporada, é nojento ver a edição desse programa indo contra tudo que a emissora acredita...

Eu só quero saber quando que a Globo vai tirar esse insuportável do Tiago da frente desse programa, cara chato pra caralho, sem carisma algum, sem um pingo de relevância e ficam tratando ele como se fosse alguém importante, uma merda dessas que não fede nem cheira, uma pessoa sem um pingo de profissionalismo, fica IMPONDO as opiniões dele no jogo, dando uma falsa narrativa ao que acontece, tem tanta gente talentosa na Globo e eles insistindo nesse merda que não presta pra nada, esse bicho de goiaba albino...

Fico imaginando Fernanda Lima na frente desse programa e dando uma lição de moral nesses jogadores escrotos que passaram nessa edição, principalmente nos discursos de eliminação (é muita vergonha alheia ver Tiago agradecendo gente escrota, elogiando pessoas horríveis quando saem, faz isso desde ano passado, nojo), ai olha, nem vou me importar de acompanhar BBB se Tiago estiver a frente da próxima edição...

Nich

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,eu ñ quero defender a Paula,tampouco assisto BBB,só acompanho as notícias na internet.eu fico pensando como a nossa sociedade é racista,homofóbica,intolerante.sabe q eu vi um comentário da Regiane Alves no Twitter dizendo q a Dóris de ´´Mulheres Apaixonadas´´seria amada nos dias de hj,onde há muita intolerância.eu acho q a Paula é uma pessoa muito amargurada,rancorosa,e está descontando isso em cima de outras pessoas.é difícil,eu sei o q é isso,Sérgio.afinal,sou deficiente(portador de necessidade especial),entrei na escola regular com 10 anos(hj tenho 23).tive medo de sofrer rejeição,intolerância,mas graças a Deus,não passei por isso.então,numa sociedade intolerante,racista,machista(ñ é a toa q vemos vários casos de feminicídio),e homofóbica.onde está o valor da vida,Sérgio?

Polly esquerdista disse...

Anônimo que defendeu a racista, ela será investigada pela polícia também, sabe pq ela não saiu antes? por que para a lei, racismo é um crime menos grave do que agressões domésticas (coisa da qual vanderson foi acusado) e outra: tiago leifert não vai sair do bbb, e adivinhem o motivo: ele é filho de um dos executivos da globo. Ou seja, um branco privilegiado que só chegou lá por causa do papaizinho e acredita que está apresentando trocentos programas na casa pq mereceu... É o verdadeiro Ken fascista

Anônimo disse...

Até na média geral de audiência prova-se que a última grande temporada do "BBB" bem-sucedida foi a sétima, em 2007!

Anônimo disse...

E não deu outra: a Paula venceu o "BBB 19" (2019). Só espero que, a essa altura da vida, ela esteja o quanto antes na delegacia e seja detida por muitos anos!

Paula Müller disse...

Que horrível esse BBB, Sérgio. No começo, eu só assistia a edição e gostava da Paula, aí uma amiga minha que tem twitter me falou sobre o racismo, a intolerância religiosa e a homofobia, eu (que não sou de esquerda) falei que devia ser exagero, aí ela me mostrou um vídeo com um monte de falas da Paula. Eu lembro que na primeira fala fiquei assim "ah, mas todo mundo diz isso", na segunda "ah, mas isso é uma opinião pessoal e não racismo", na terceira já fiquei quieta, quando chegou o final do vídeo falei "gente, mas é muita merda que sai da boca dessa mulher". Sempre fui contra o politicamente correto, odeio essa cultura da internet de linchar um artista porque fez uma piada de mau gosto ou falou besteira. Acho que todo mundo comete erros, a própria Hana que é militante hoje tem tweets antigos bem preconceituosos, Bruno Gagliasso também e por aí vai. Mas a Paula nem eu consegui defender, porque foram muitas falas, se fosse só uma ou duas, mas foram tantas e algumas pessoas da casa até tentavam explicar pra ela, mas ela repetia, tipo o "cabelo ruim" que mesmo depois da Gabi e da Rízia a terem corrigido ela falou de novo. Como disse, sou contra o linchamento virtual, porém mais errado que isso é premiar uma pessoa por destilar preconceito. As pessoas que gostam dela deveriam desejar sua evolução e não um prêmio. Ela nunca deveria ter ganhado o BBB tendo dito todas as coisas que disse, deveria ter sido eliminada pra tentar aprender com seus erros. É tão errado o Brasil dar 1,5 milhão pra alguém assim. O pior de tudo foi o discurso do Tiago na final. "Audácia de ser imperfeita", "ousadia de ser real em 2019". Oi?! Imperfeito todo mundo é, agora falar as merdas que aquela mulher fala com 28 anos de idade é outros quinhentos. Sério, que discurso infeliz e irresponsável. Ele praticamente legitimou todas as falas preconceituosas da Paula. "Audácia de ser imperfeita", "ousadia de ser real em 2019". Eu fico repetindo comigo mesma e tô até agora sem acreditar...

Anônimo disse...

Não gosto da Paula, tava torcendo pra ela perder exatamente pelas falas preconceituosas. De qualquer forma, acho desnecessário o que a gaiola tá fazendo, gritando racista na festa ou até no hotel na frente da mesma, e a Hana principalmente não tem muita moral pra fazer isso não, porque também errou no passado. Enfim, a edição foi ruim e a campeã foi péssima. É triste premiar com 1,5 milhão de reais uma pessoa que falou tantos absurdos. Mas sou contra humilhação, às vezes eu acho que esse pessoal do "politicamente correto" como chamam tem prazer em humilhar, acabar com a vida de alguém. A Paula vai sofrer demais aqui fora, tenho pena. E lá na casa ela falou que já teve depressão. Capaz até de ter de novo. Só desejo que ela use esse sofrimento pra algo positivo e não negativo. Desejo que ela aprenda com seus erros, consiga ter amor próprio e ser feliz. E que nós consigamos esquecer o BBB19, rs.

Bjs, Ana Carolina

Anônimo disse...

Eu n tenho pena. Ela já é uma mulher no alto do seus 28 anos de idade, formada em Direito (pasmem), proferiu vários absurdos durante a edição, tentaram aconselhá-la (a Gaiola principalmente) e além de não dar a mínima ainda fez deboche. Enfim, é aquela coisa, n aprendeu pelo amor, vai pela dor mesmo. E no caso dela a dor será forte.

Anônimo disse...

Ai, Sérgio, pelo amor de Deus. As coisas que a Paula disse eu tenho certeza que participantes dos BBBs antigos já disseram, só que naquela época não tinha gente chata pra problematizar tudo. Será que vocês não percebem que ninguém aguenta mais o politicamente correto? Nem mesmo as minorias que vocês dizem defender? A maioria dos negros do Brasil tá preocupada em não ser assaltado na volta do trabalho e não com piada do Júlio Cocielo, da Paula ou de qualquer outra pessoa. A vitória da Paula foi um recado dos brasileiros. Chega desse mimimi insuportável.

Anônimo disse...

Faz um favor: Cresca primeiro e quando vc conseguir formular argumentos mais decentes do que "mimimi" ou "atura ou surta" vc volte a comentar por aqui. Esse espaço n é o fandom tóxico da porca racista. Vê se pode, querer falar por todos os negros agora.

Anônimo disse...

O fato da Paula ser graduada em Direito não a exime de ser ignorante e preconceituosa. Educação e respeito se aprende em casa e não na faculdade, mesmo a Paula tendo conhecimento sobre a legislação. E ela não ficou indignada porque o Alan pegou a liderança e sim porque foi mandada pro paredão novamente. Senti muita falta dos militantes combaterem com mais veemência o preconceito dentro da casa. Até porque eles conseguiram ouvir alguns desses comentários dentro da casa. Sendo que não veio só da Paula. Mas infelizmente eles preferiram "educar" de forma professoral e chata, em vez de usar isso a favor deles. Qualquer pessoa mais corajosa e que estivesse disposta a jogar usaria esses comentários pra denunciar e escancarar esses preconceitos no ao vivo. Principalmente no jogo da discórdia.

Anônimo disse...

O Maurício Stycer publicou uma nota sobre Hariany chegar na final do bbb. Ele destacou as plantas que se deram bem no Big Brother. Ele citou Cézar e Fael. Aí tudo bem. Mas o que me espantou é que ele também citou a Munik, campeã do BBB16. Não entendi. Particularmente, não acho Munik planta. Ela era uma jogadora discreta, mas planta, eu não achei. Era carismática demais. E vc, achava a Munik planta? O que achou da Munik?

Anônimo disse...

Sérgio, sabe quando você tá sem nada pra fazer e fica assistindo vídeos aleatórios no youtube? Então, outro dia eu tava assim e não sei como cheguei lá, mas quando vi tava assistindo uma entrevista de algum famoso no Faustão em 2008, não lembro nem quem era, só lembro que tem uma hora que uma bailarina diz alguma coisa e o Faustão vira pra ela e fala "você que é uma negra abusada, o que você quer dizer pro nosso convidado?". Se isso acontecesse hoje em dia, ia dar a maior polêmica, talvez o Faustão até perdesse o emprego, mas naquela época era normal. A verdade é que o que aquele outro Anônimo comentou tem sua parcela de verdade. Nos BBBs anteriores já devem ter tido participantes que comentaram coisas parecidas ou piores que a Paula, só que antes as pessoas não "problematizavam" falas assim. É complicado. De qualquer forma, seu texto também é verdade. Essa edição foi péssima, uma das piores. Pra mim, o BBB17 continua sendo o pior, mas o 19 vem logo em seguida. E que diferença faz o Bial, hein. O BBB não é mais o mesmo sem os discursos dele.

Anônimo disse...

Não sei a opinião do Sérgio, mas a minha é que ela foi planta sim. Munik era muito carismática, verdade, mas ser planta não tem nada a ver com isso. Quem movimentou o BBB16 foi a Ana Paula, isso não significa que ela merecia ganhar, mas com certeza se não fosse a Ana Paula o BBB16 teria sido horrível. Assim como o Marcelo movimentou o BBB8, eu na época até torcia pro Rafinha, mas é inegável que o Marcelo foi o grande protagonista do BBB8. Ambos sozinhos transformaram edições que seriam um marasmo em BBBs interessantes e com brigas épicas, o que não quer dizer que os campeões de suas respectivas edições não tenham merecido. Tanto Munik quanto Rafinha tinham carisma, conquistaram uma enorme torcida (principalmente entre os jovens coincidentemente) e souberam jogar sem se queimar.

Anônimo disse...

Os mais recentes que fizeram sucesso foram o BBB16 e o BBB18. Gostaria de saber qual desses você preferiu. Eu preferia o 16. O texto ficou muito bom. Pena que essa edição tenha sido péssima.

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Oi, Agnes. Bom te ver aqui. Venha sempre. bjssss

Sérgio Santos disse...

Fato, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Leitora, eescreva sempre o quanto quiser. Bjão!!!!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Luis.

Sérgio Santos disse...

Acho que nao se encerra no 20, nao, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Vc está certa, Victoire.

Sérgio Santos disse...

E foi indiciada, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb nao suporto mais o Leifert, Nich!

Sérgio Santos disse...

Anda bem baixo, Matheus.

Sérgio Santos disse...

E ja foi indiciada pela policia, Polly.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que comentário excelente, Paula!!!!

Sérgio Santos disse...

Beijão, Ana!!!

Sérgio Santos disse...

Fato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nao achava a Munik planta, anonimo. Adorava ela e Geralda. Mas ela só ganhou pq a Ana foi expulsa.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, a questão é que na aquela época todos nós falamos merda sem notar. Mas hoje em dia seguir assim já é absurdo demais.

Sérgio Santos disse...

Eu nao achei a Munik planta, anonimo, pq ela soube jogar bem com Geralda e Ronan depois que Ana saiu. Mas Rafinha eu achei uma nulidade e eu torcia pelo Marcelo.

Sérgio Santos disse...

Tb preferi o 16, anonimo. Muito mais.