quinta-feira, 25 de abril de 2019

Saída de Otaviano Costa expõe despreparo da Globo na área de entretenimento

O comunicado oficial da Rede Globo nesta quarta-feira (24/04) surpreendeu muita gente. A emissora anunciou o desligamento de Otaviano Costa da empresa, após dez anos contratado. Até porque o apresentador acabou de estrear seu novo programa, o "Tá Brincando!", cuja primeira temporada foi exibida entre 5 de janeiro e 16 de março. A segunda, inclusive, chegou a ser confirmada para 2020 na coletiva de lançamento da atração.


Porém, como formato não deu o resultado de audiência que a Globo almejava, a emissora acabou desistindo da continuação ano que vem. O programa se manteve líder e valorizava a terceira idade. Não era um projeto empolgante, mas ao menos cumpriu o que prometeu. No entanto, não foi o bastante. Com esse cancelamento, Otaviano ficou sem projeto na casa (até porque o "Vídeo Show" já foi lamentavelmente extinto) e decidiu não renovar seu contrato que ia até o final de maio. A decisão foi de comum acordo e, segundo consta, saiu da emissora de portas abertas para um retorno futuro.

A questão é a falta de planejamento da Globo na área do entretenimento. Claro que as produções dramatúrgicas não estão incluídas. O problema tem sido na criação de programas. Há apresentadores demais e atrações de menos. Falta espaço até na grade. Com isso, já há uma fila de espera na empresa para o comando de um formato para chamar de seu.
O "Estrelas" chegou ao fim em abril de 2018 e até hoje Angélica não tem um projeto encaminhado. Até cogitaram um novo produto para a apresentadora, sem maiores informações para a imprensa, mas engavetaram pouco tempo depois.

Fernanda Gentil estava na área de esportes da Globo desde 2012 e foi transferida para o entretenimento no ano passado com a promessa de ganhar um programa. Com o final do "Vídeo Show", até cogitou-se uma estreia próxima da jornalista na faixa da atração vespertina, mas a solução da emissora foi a antecipação da "Sessão da Tarde" e a inserção de reprises de "A Grande Família". Gentil segue na geladeira esperando a concretização de seu projeto. A dúvida é: se não sabiam o que fazer com a apresentadora, por que a retiraram do "Esporte Espetacular"? Poderiam ao menos deixá-la no comando do jornalístico esportivo dominical enquanto não tinham nada decidido.

O "É de Casa" estreou em agosto de 2015 nas manhãs de sábado e o objetivo do programa parece ser "abrigar" vários profissionais que aguardam um lugar ao sol. Afinal, são quatro apresentadores: Cissa Guimarães, Ana Furtado, Zeca Camargo e Patrícia Poeta. Zeca ficou sem função desde que foi retirado do "Fantástico" sem razão aparente e não deu certo no "Vídeo Show". Acabou transferido para esse formato. Patrícia deixou o jornalismo para seguir os passos de Fátima Bernardes, mas até hoje espera seu programa. Enquanto isso, marca presença aos sábados em esquema de rodízio com Ana e Cissa. E eram seis com André Marques e Tiago Leifert.

Aliás, Leifert representa a grande incoerência da Globo em todo esse imbróglio envolvendo apresentadores querendo seu espaço. Embora tenha saído do "É de Casa", ele fazia parte do programa. Depois conseguiu a famigerada vaga para o lugar do insubstituível Pedro Bial no comando do "Big Brother Brasil", a partir da décima sétima edição. Comanda o "The Voice Brasil" desde a primeira temporada, em 2012. Chegou a comandar o "The Voice Kids" e só foi substituído por André Marques porque era impossível continuar junto com o "BBB". E ainda ganhou o "Zero 1" em 2016, atração que fala sobre jogos e vários costumes nerd, exibido aos sábados, após o "Altas Horas". Não tem programa demais para uma só pessoa e justamente em uma emissora que vem alegando falta de espaço para tanta gente que deseja apresentar?  Por que Tiago tem tantos privilégios e os outros não?

Uma boa solução que resolveria muitos problemas seria a colocação de Angélica para comandar o "The Voice Brasil" e o Otaviano Costa para apresentar o "BBB 20". Ou então a própria Fernanda Gentil apresentando o reality. Afinal, Leifert foi alvo de merecidas críticas do público e da imprensa especializada durante sua péssima apresentação do "BBB 19". Comandar apenas o "Zero 1" já estaria de bom tamanho, até porque o apresentador não esconde que é um apaixonado por games. Qual a razão de não liberar os outros formatos para pessoas que estão lutando com justiça por um espaço? A décima nona edição do "BBB" acabou de ser encerrada e Tiago já vai voltar com o "The Voice" em julho. E está no ar aos sábados. Um desgaste desnecessário de imagem. Ainda poderiam voltar com o "Vídeo Show" apenas ao sábados à tarde, abrindo duas vagas de apresentadores. O formato sobre os bastidores da televisão faz falta e é triste ver a maior emissora do país se apoiando em uma reprise do "Sai de Baixo".

A saída de Otaviano Costa demonstrou o despreparo atual da área de planejamento da Globo em programas de entretenimento. Ele é um ótimo comunicador e fará falta. Poderia até mesmo comandar a nova edição do "Popstar", já que Taís Araújo está envolvida na próxima novela das nove e Fernanda Lima engravidou. Enquanto isso, Tiago Leifert segue no comando de três atrações da casa. Resta torcer para que Angélica e Fernanda Gentil não sejam as próximas vítimas.

17 comentários:

Pedrita disse...

é muito estranho como a globo anda engessada. desesperada em concorrer com outras emissoras de perfil sensacionalista, fica tentando prever o imprevisível. arte nao é milimétrica. nas novelas vive travando os novos autores novos e dando espaço demasiado aos antigos da casa repletos de tramas preconceituosas. não precisa tirar o espaço deles, mas não há sentido super valorizá-los e não experimentar. é a experimentação que traz novas tramas e resultados. e dificilmente melhores ibopes que programas sensacionalistas. se o slogan da globo é qualidade, esquece os canais apelativos e faz o seu direitinho. beijos, pedrita

Unknown disse...

Excelente Solução , Otaviano no BBB seria algo comparável ao Marcos Mion na fazenda.

Fernanda Mendes disse...

Seria incrível Ota e Angelica apresentando juntos o video show!

Anônimo disse...

Mas vc disse tudo e mais um pouco. Ainda fez ótimas sugestões. É absurdo o Tiago ter três programas enquanto os outros seguem sem projetos. Que protecionismo vergonhoso!!!!!

Andressa Mattos M. disse...

Angélica no The Voice seria uma boa msm e o Otavino no BBB também. E que boa ideia voltar com o Vídeo Show aos sábados. Adorei esse texto. E o Leifert merecia DEMISSÃO.

Anônimo disse...

Eu gosto Leifert apresentando programas esportivos. E só. Adoraria que o Otaviano Costa fosse pra o BBB. Seria uma experiência interessante.

Anônimo disse...

É realmente de se estranhar e lastimar a escalação equivocada de apresentadores errados para formatos de programas certos na emissora (e/ou o contrário, risos). Mas pelo menos o Otaviano Costa está garantido na próxima temporada da nova "Escolinha Do Professor Raimundo" (2015), estabelecendo com a Rede Globo contratos por obra.

Anônimo disse...

Quem fez o comentário acima fui eu, Guilherme.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Na realidade, Otaviano Costa não fará falta na programação da TV Globo....No Tá Brincando, gritou, gritou, gritou.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Mt bom, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Unknown.

Sérgio Santos disse...

Gostaria, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Andressa...

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Venha sempre, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Enquanto isso o Leifert te m 3 programas, Fabio...