sexta-feira, 24 de junho de 2022

O impactante sexto episódio da quinta temporada de "Sob Pressão"

 Primeiramente, é importante avisar ao leitor que não está acompanhando a quinta temporada de "Sob Pressão", exclusiva da Globoplay, plataforma de streaming da Globo: o texto está repleto de spoilers. Portanto, não leia a crítica caso não queira saber de nada sobre a trama escrita por Lucas Paraizo e dirigida por Andrucha Waddington, que tem dois episódios liberados semanalmente em um total de doze. 


A morte de Charles (Pablo Sanábio), um dos personagens mais queridos da série, foi um choque para os personagens e o público. A trama já tinha apresentado uma perda que marcou bastante quando Samuel (Stepan Nercessian) faleceu na segunda temporada. Mas a partida de Charles teve um impacto ainda maior diante dos dramas dos protagonistas na quinta temporada. Carolina (Marjorie Estiano) descobriu um nódulo no seio, enquanto Evandro (Júlio Andrade) se deparou com o pai , Heleno (Marco Nanini) ---- após anos de afastamento ----, já com estado avançado de Alzheimer e com um câncer terminal. 

Em meio a uma avalanche de sofrimento, vem a traumática perda de um grande amigo do casal. E toda a construção para a trágica morte foi primorosa. O arco dramático foi se intensificando a cada cena, com direito ainda a atrativos conflitos paralelos através personagens pontuais.

Até que o médico sofre um acidente a caminho do hospital, quando um caminhão bate na ambulância que o transportava com uma paciente e a enfermeira Keiko (Julia Shimura). A cena da batida foi feita em computação gráfica e o resultado ficou bem real. Após o susto provocado pela sequência, os demais desdobramentos resultaram em um banho de emoção até os minutos finais do episódio. Foi difícil parar de chorar. 

Evandro e Carolina se desesperaram com o estado de Charles, assim como Vera (Drica Moraes), Mauro (David Junior), Livia (Bárbara Reis) e Gustavo (Marcelo Batista). Tanto que todos tiveram dificuldades de concentração na hora da cirurgia para salvar o amigo. A princípio o resultado foi positivo, embora o estado tenha se mantido grave. Mas foi o tempo necessário para o personagem ter suas despedidas, o que proporcionou grandes cenas para Pablo Sanábio. Que instante delicado em que Charles e Evandro tiveram uma troca de carinhos e admirações franca, onde se solidificou o laço construído desde a época em que o médico supervisionava seu então residente. Pablo ainda emocionou quando o médico se declarou para seus pais, interpretados por Débora Duboc e Alberto Nior. Julia Shimura também teve seu momento de destaque através da preocupação de Keiko com o estado de seu parceiro. 

Já a piora de Charles resultou em uma avalanche de cenas devastadoras e que contaram com a total entrega do elenco. Que atores extraordinários. Tudo pareceu tão real que até assustou. O desespero de Carolina com a morte de seu grande amigo contou com um desempenho irretocável de Marjorie Estiano. O grito de dor da médica, a dor da alma, dilacerou o telespectador. O choro descontrolado de Evandro teve por trás um Julio Andrade em estado de graça. E o que falar de Drica Moraes? Deu para sentir o sofrimento contido de Vera. Bárbara Reis, David Júnior e Marcelo Batista também brilharam, assim como Josie Antello, que protagonizou um momento de profundo sofrimento quando Rosa se deparou com seus colegas em silêncio em uma sala e assim constatou a perda do amigo. Já Debora Duboc sensibilizou com o grito de uma mãe que perdeu seu filho único. Foram cenas que entraram para a história da série. Não serão esquecidas. 

"Sob Pressão" vem apresentando uma quinta temporada de encher os olhos. A morte de Charles já está na lista dos acontecimentos mais emblemáticos da trama, uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes. Lucas Paraizo e sua equipe de roteiristas ainda merecem aplausos pelo desenvolvimento do episódio que teve um arco habilidosamente construído. 

24 comentários:

Anônimo disse...

EU CHOREI MUITOOOOOO!

Anônimo disse...

Não esperava a morte dele e to até agora indignado.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sobre o post anterior: sempre vou lembrar da Marilu Bueno na novela Caça Talentos. Descanse em paz. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Maria Rodrigues disse...

Como sempre uma excelente revisão.
Abraços

jack zanardi disse...

Realmente foi impactante. Show de talentos. A delicadeza do Charles deixou saudades. A Marjorie, realmente entrega total. O sétimo episódio, afirma com maestria pq é a melhor atriz. As nuances e diversas emoções da Carolina, imprensas pela exímia atriz.

Camila Nere disse...

O sétimo episódio garantiu os prêmios dela por essa temporada.

Camila Nere disse...

Sérgio, eu já sabia que o Charles iria morrer, tomei spoiler antes da temporada começar e para piorar no resumo deste episódio ficou claro que seria nesse. A construção da morte do Charles foi muito bem feita, ela foi construída no episódio passado com a descoberta do nódulo da Carolina. E ela meio que fecha no sétimo episódio, que foi para mim, onde a Marjorie garantiu os prêmios por essa temporada. Eu estou gostando muito dessa temporada, por estar focando mais na parte emocional dos personagens, até estou tendo simpatia pelo Evandro que nunca foi um personagem querido para mim, mas todo o plot dele com o pai, vem mexendo muito comigo. Júlio está dando um show, ele conseguiu mostrar um lado frágil e até de menino do Evandro que está me fazendo gostar do personagem. Agora diferente de você e de outras pessoas, continuo achando bom essa temporada ser a última , se caso essa temporada for mesmo a última temporada a série vai encerrar no auge e da forma que ela merece. A temporada passada para mim, foi bem abaixo das outras e fiquei preocupada com a quinta temporada. Porém,essa temporada retornou ao nível das anteriores e fico tranquila que a série vai acabar bem.

Arthur Barbosa disse...

Imagina este episódio indo ao ar na TV Aberta, Sérgio? O Twitter, por exemplo, iria estourar, com certeza! Assim como dói a perda do Charles, é doloroso saber que a série não está sendo disponível para todo o público, ainda mais que ela é um serviço de utilidade pública.

Ane disse...

Uau, é bem impactante esta série!
Com ótimas atuações!

Boa semana! 😘

Jeanne Geyer disse...

Não tenho globo play, mas assisti todas na TV aberta, acho essa série maravilhosa!!! Beijos ;)
https://costuraerasga.blogspot.com/

Sérgio Santos disse...

Eu tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Foi um susto mesmo, aanonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Maria.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Jack!

Sérgio Santos disse...

Concordo, Camila.

Sérgio Santos disse...

Também achei a temporada passada a mais fraquinha, Camila.

Sérgio Santos disse...

Com certeza ia explodir, Arthur.

Sérgio Santos disse...

Incriveis, Ane.

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, Teresa.

Sérgio Santos disse...

É maravilhosa, Jeanne.

Jovem Jornalista disse...

Ansioso para assistir essa temporada.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Abçs, Emerson!

Donetzka Cercck L. Alvarez disse...

Poxa. No globoplay só tem 5 temporadas. Vai ter a sexta qdo? E matar o Charles estragou tudo. Por que Carolina não terá outro bebê depois de perder um? Estou no celular e não sei seguir aqui. Visite o meu com som e siga_me que eu retribuo e responde a essas perguntas, ok?
Beijocas
Donetzka