sábado, 11 de setembro de 2021

Troca de André Marques por Márcio Garcia no "The Voice Kids" foi um erro

 O "The Voice Kids" está na sua sexta temporada. Assim como o formato adulto, o programa não desperta mais a mesma atenção de anos atrás. Embora a audiência seja satisfatória, passa longe de ser um grande sucesso e a repercussão fica cada vez menor. Mas, deixando as análises sobre a longevidade da competição musical um pouco de lado, a atual edição expõe um equívoco da Globo: a troca de André Marques por Márcio Garcia. 

André comandava a atração desde a segunda temporada e estava à vontade na função. Sempre esteve. A primeira fase do formato, chamada de 'audições às cegas', não explora muito a figura do apresentador. Já as demais exigem um maior contato com os participantes e os técnicos. Marques se saía muito bem e tinha uma interação gostosa com as crianças. Conseguia extrair boas declarações e ainda não segurava a emoção nos momentos de eliminação ou após alguma apresentação de maior impacto. 

Neste ano, houve a volta do "No Limite". O intuito era retomar um reality de sucesso do passado para preencher a grade em virtude da escassez de produções inéditas por conta das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Boninho, que dirige do "The Voice Kids" e sempre esteve na produção do reality de sobrevivência, quis André Marques no comando do "No Limite". Na verdade, não há como saber se a decisão foi dele ou da Globo. Mas, ao transferi-lo de atração, abriu a vaga para a competição de crianças. E colocaram Márcio Garcia no lugar. 

O resultado tem sido o pior possível. Retraído, desconfortável e até robótico, Márcio está irreconhecível. Nem parece o apresentador extrovertido que comandou por tantos anos o "Tamanho Família". Suas interações com as crianças são quase inexistentes e as breves conversas com os técnicos parecem seguir um script. Ele parece claramente infeliz. Se é proposital ou não, impossível adivinhar. O fato é que não funcionou. "Não deu liga", como se costuma dizer. Thalita Rebouças, que sempre esteve presente no formato como uma espécie de 'vice-apresentadora', merecia muito mais a 'subida de posto'. 

E o pior é que a troca também foi péssima para André Marques. Se no "The Voice Kids" parecia estar em casa, em "No Limite" aparentava um desânimo semanal. O próprio André declarou que optou por um tom mais impessoal, sem brincadeiras ou maiores interações, para levar a competição a sério e não se envolver demais. Só que foi a pior decisão. A atitude o deixou irrelevante no reality e ainda destruiu a dinâmica do "Portal" ---- quando os participantes se votam e escolhem o eliminado ----, uma vez que era necessário que ao menos naquele momento o apresentador provocasse os competidores. Nem mesmo as entrevistas com os eliminados rendiam. André fazia perguntas burocráticas e desinteressantes. Somente no último dia, na final, que o público viu o André descontraído e provocativo. Deveria ter sido assim desde o início. 

A troca de André Marques por Márcio Garcia no "The Voice Kids" foi prejudicial para ambos. E tem sido visível a fraca apresentação de Márcio a cada semana. A impressão é que não faria falta alguma se não estivesse ali. Os técnicos Carlinhos Brow, Michel Teló e Gaby Amarantos poderiam levar o programa sem maiores dificuldades. A presença do apresentador apenas mostra uma pessoa desconfortável e apática na função. 

14 comentários:

Anônimo disse...

Por mim nenhum deles apresentava...

Anônimo disse...

Na maioria das vezes, a frase "Em time que está ganhando não se mexe." está certa. Foi um dos maiores erros deste ano remanejar Márcio Garcia do comando do "Tamanho Família" para o do "The Voice Kids", e fazer a mesma coisa com André Marques ao realocá-lo da apresentação deste para a do "No Limite 5" (2021). Ambos demonstraram estar desconfortáveis com o resultado dessa troca, e mesmo que não fosse o caso, ainda assim a Rede Globo vem promovendo algumas mudanças que acabam por surtir efeitos frustrantes em todos os aspectos.

Guilherme

Chaconerrilla disse...

Não haverá mais o "tamanho família". Era toa maravilhoso! Muito melhor que esses dois realities!

Chaconerrilla disse...

Não haverá mais o "tamanho família"? Era tão maravilhoso? Muito melhor que esses dois realities!

Anônimo disse...

Pensei que eu tava louca em achar o Marcio Garcia pessimo.

Maria Rodrigues disse...

Sérgio, passando para desejar uma boa semana.
Um grande abraço

Jovem Jornalista disse...

Estou totalmente por fora dessa edição.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está de volta! Não deixe de conferir os novos posts.

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

A Globo tem errado bastante, Guilherme...

Sérgio Santos disse...

Nada foi falado, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Nao estava, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Maria.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Teresa!

Sérgio Santos disse...

Boa semana, Emerson.