quinta-feira, 30 de setembro de 2021

A Globo cometerá mesmo a estupidez de acabar com "Malhação"?

 A colunista Patricia Kogut noticiou nesta terça-feira, dia 28, em seu blog do Jornal O Globo, que a nova temporada de "Malhação", já em processo de escalação e com vários capítulos prontos, foi cancelada pela Globo. E, com isso, uma nova grade seria criada. Decretou-se o fim do seriado adolescente. A produção é uma das mais longevas da emissora. Estreou em 24 de abril de 1995. Está há mais de 25 anos no ar. Um fechamento de ciclo desta forma, pela porta dos fundos, se mostra um desrespeito com o público e vários profissionais. 

É verdade que a Globo estava totalmente perdida sobre o que fazer com a faixa das 17h45 desde o início da pandemia do novo coronavírus, expondo o amadorismo da nova gestão do setor de teledramaturgia, agora sob o comando de José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington. A chegada do vírus ao Brasil, aliás, implicou no encurtamento da temporada escrita por Emanoel Jacobina, ainda na gestão de Silvio de Abreu. A trama precisou ser concluída às pressas e o resultado foi um completo equívoco. Vários finais não foram gravados, o maior mistério da história --- o motivo do sequestro de Rita (Alanis Guillen) --- não foi revelado, os mocinhos narraram os desfechos dos personagens e ainda misturaram realidade e ficção falando da pandemia. Ficou tudo péssimo. Mas era uma emergência, a segurança prevaleceu.

Todavia, é assim que a emissora quer marcar o final de um produto tão vitorioso? Com um desfecho sem qualquer cuidado e com uma temporada que se perdeu pelo caminho? Ainda se aproveitar da paralisação das gravações por mais de um ano para expor a decisão? Parece uma decisão covarde e impensada.

O seriado adolescente fez história na teledramaturgia e foi se adaptando ao longo dos anos, conseguindo se renovar apesar da dificuldade de permanecer tanto tempo no ar ---- muitas temporadas foram excelentes e outras bem ruins, o que faz parte da história de um produto de mais de 25 anos. Inicialmente, uma temporada ficava com grande parte dos personagens da anterior, enquanto surgiam novos conflitos. Muitas vezes os roteiristas também seguiam no projeto. Posteriormente, havia um fechamento de ciclo com o final de um enredo (que durava um ano, aproximadamente) e a cada nova temporada ocorria uma renovação total do elenco e ganhava novos autores. Isso permitiu o surgimento de muitos talentos, não só na frente das câmeras, como também atrás delas. 

"Malhação" já revelou muitos atores que viraram figuras prestigiadas na Globo, enquanto outros passaram a fazer parte do elenco da concorrência. Marjorie Estiano, Cauã Reymond, Fernanda Vasconcellos, Bianca Bin, Priscila Fantin, Samara Felippo, Ícaro Silva, Sophie Charlotte, Nathalia Dill, Isabella Santoni, Rafael Vitti, Felipe Simas, Bárbara França, Aline Dias, Marina Moschen, Nicolas Prattes, Juliana Paiva, Agatha Moreira, Anaju Dorigon, Daphne Bozaski, Heslaine Vieira, Gabriela Medvedovski, Ana Hikari, Manoela Aliperti, Gabz e Alanis Guillen foram algumas das figuras que foram lançadas ou tiveram uma virada na carreira por conta da passagem pelo seriado. Por sinal, vários deles seguem no ar e muito disputados por autores. 

Vale lembrar que Alanis, a protagonista de "Malhação - Toda Forma de Amar", a última inédita da produção, foi escalada para ser a nova Juma Marruá do remake de "Pantanal", previsto para 2022. Enquanto Daphne Bozaski, Heslaine Vieira e Gabriela Medvedovski brilham em "Nos Tempos do Imperador", após também terem se destacado em "As Five", especial produzido para a Globoplay em virtude do sucesso de "Malhação - Viva a Diferença", de 2017. Citar a carreira de Marjorie Estiano não tem necessidade, pois todos já conhecem os grandes trabalhos da atriz, que foi a maior revelação de "Malhação" até hoje. E atualmente emociona o público na pele da doutora Carolina em "Sob Pressão". Já Cauã Reymond viverá gêmeos em "Um Lugar ao Sol", nova novela de Lícia Manzo, das 21h, prevista para novembro. 

E o seriado adolescente não revela apenas atores e atrizes. Revela também escritores. A citada Lícia foi colaboradora das temporadas de 2003 e 2004 (a da inesquecível "Vagabanda") e na época havia colaborado em poucas produções anteriores. Foi conseguindo seu espaço até se lançar como autora solo na ótima série "Tudo Novo de Novo", em 2009. Rosane Svartman e Paulo Halm, hoje uma dupla que está na lista dos principais autores da Globo, foram lançados na televisão em "Malhação". Bem-sucedida no cinema, Rosane escreveu o especial "Dicas de um Sedutor" (quadro do "Fantástico" de 2008), mas estreou de fato na TV ao lado de Glória Barreto na autoria de "Malhação - Intensa", em 2012; enquanto em 2014 se firmou ao lado de Paulo Halm na criação de "Malhação Sonhos", atualmente reprisada. Não demorou até migrarem para a faixa das 19h, onde estão até hoje fazendo sucesso, vide "Totalmente Demais" (2015) e "Bom Sucesso" (2019). 

Cao Hamburger é outro bom exemplo, embora não tenha sido lançado em "Malhação". O autor, diretor e produtor cinematográfico já tinha uma sólida carreira no cinema e produziu muitos programas na TV que marcaram gerações, como "Disney Cruj", no SBT, e "Castelo Ra-Tim-Bum", "Pedro e Bianca" e "Que Monstro te Mordeu?" na TV Cultura. Mas o próprio chegou a declarar que não se sentia confortável em escrever uma história com cento e tantos capítulos. Até vir o convite para criar uma temporada de "Malhação". O resultado foi o melhor possível: "Viva a Diferença", que entrou para a lista de melhores temporadas do seriado adolescente. O desafio (que virou triunfo) se tornou um divisor de águas para Cao. 

E o formato tinha tudo para ser um marco na carreira de outros escritores. Priscila Steinman, atriz e roteirista, que viveu a vilã Sofia em "Totalmente Demais", preparava junto com a autora Márcia Prates uma nova temporada de "Malhação" com subtítulo de "Transformação". A pandemia adiou o projeto, mas o trabalho no desenvolvimento dos capítulos não parou. Tanto que as duas encurtaram a temporada a pedido da Globo e finalizaram o projeto. Estava tudo pronto para o início das gravações. Mas a emissora cancelou a produção. Um desrespeito com as escritoras. O cancelamento fez disparar várias notícias sobre o fim de "Malhação", o que foi negado pela empresa dias depois. Coincidência ou não, posteriormente foi noticiado que uma dupla estreante tinha sido convocada para a criação de uma nova história: Eduardo e Marcos Carvalho. A informação foi um sopro de esperança para grande parte do público. Até porque veio junto de outra animadora novidade: os autores eram negros e fariam um elenco com 70% de atores negros. Algo histórico. A direção seria de Paulo Silvestrini, o mesmo diretor de "Viva a Diferença". Tudo parecia certo. Até surgir a nota da Kogut, divulgada no início deste texto, sobre o cancelamento. Detalhe: os escritores já estavam com mais de 40 capítulos prontos. Uma falta de respeito absurda. 

O plano da Globo é colocar na faixa mais reprises. No caso, novelas das seis que fizeram sucesso. "Alma Gêmea" (2005) é uma das possibilidades. É isso que a emissora pretende dar ao seu público? Mais reprises diante de um cenário onde a programação é dominada por reexibições há quase dois anos? Abrir mão de um produto tão vitorioso e longevo sem ao menos uma despedida digna? É sério mesmo que um canal tão importante e prestigiado tomará uma decisão tão estúpida? Como a diretoria da empresa já mudou de ideia pelo menos três vezes, não custa ter a esperança que mude a quarta. Porque caso tudo se confirme perderão todos: autores, novos talentos e o público. 

51 comentários:

Anônimo disse...

O legado de "Malhação" não merecia terminar de forma abrupta e desrespeitosa, sem antes serem exibidas as até então temporadas sucessoras de "Malhação - Toda Forma De Amar" (2019): "Malhação - Transformação" e "Malhação - Eu Quero É Ser Feliz", que fechariam com dignidade um longevo ciclo de um produto que abriu portas para tantos talentos das artes cênicas. Mesmo que fosse para trazer o "Vídeo Show" de volta, foi uma temeridade a decisão de banir "Malhação" da grade de programação para os anos posteriores.

Guilherme

Anônimo disse...

VOLTA SILVIO DE ABREU!!!!!!!!!!

Fatyma Silva disse...


A Globo anda meia perdida com os programas.
Tirar malhação do ar, precisa substituir por algo que seja muito bom.

Gosto de vê TV, principalmente a globo.

Amei seu blog e vou ficando aqui, aproveito para agradecer pela visita e será um prazer ter você como seguidor do meu cantinho.

Votos de uma feliz noite.
Abraço.

Unknown disse...

Kkkkkklk e quem pedir volta Lula o Brasil sente a sua falta.

Artes e escritas disse...

Eu devo ter cometido algum erro no comentário anterior, pois foi deletado. A Malhação acabou, foi o que li no jornal. Um abraço, Yayá.

Anônimo disse...

Eu sinceramente não entendo, Malhação sempre revelou muitos talentos, sempre foi uma porta de entrada para muitos talentos na Globo, de atores a escritores, acho ridículo acabar com Malhação... Poderiam somente acabar com a marca Malhação e deixar cada temporada com nome próprio, igual as novelas mesmo, mas deixando o horário para tramas voltadas para o público mais jovem, investindo em novos atores, autores, roteiristas, usar o horário para trazer uma certa renovação para o canal (além do mais, muitos jovens pegam gosto de acompanhar novela por conta de Malhação e suas tramas voltadas para o universo deles, acho um tiro no próprio pé a longo prazo), mas dando uma maior liberdade para autores explorarem um universo que vá além do universo escolar que sempre foi usado de pano de fundo...

Globo ultimamente parece tão amadora, acabaram com video show (se tivessem substituído a Mônica com a Dani Calabresa, eu tenho certeza que teria funcionado), a faixa das novelas às 11 (que tinham uma proposta e pegada bem diferente das demais que já iam ao ar no canal), cancelam projetos do nada, encurtam projetos do nada (alô Lícia Manzo que só se fode nesse canal, enquanto os circos do Ortiz tão sempre no ar), serião, a Globo tá é parecendo o SBT.

Maria Lucia (Centelha) disse...

Olá amigo, retribuo a sua visita com carinho.

Há tempos não vejo mais TV. E olha , que já fui apaixonada por esse veículo de comunicação. O trabalho e o lazer, a família, e outras atividades importantes, não me permitem mais ficar em frente a um aparelho de televisão. Com a internet à mão, me atualizo com as nótícias.
Parabéns por seu espaço, pra dedicar-se ao que gosta.
Beijo doce

Anônimo disse...

A verdade que a globo se perdeu em algumas coisas. Ela consegue ser odiada por partes que apoitam o atual presidente que é um idiota completo, os jornalistas esportivos que comentam futebol especialmente o Casagrande que fica falando de politica nas transmissões do jogo e dar lição de moral nos outros o que irrita o publico, ainda conseguiu perde as competições de futebol, como por exemplo a libertadores para os seus concorrentes, cancela a Malhação toda Forma de Amar da pior maneira possível. Para mim a solução era parar e depois continuar as gravações como aconteceu com Amor de Mãe e Salve se Quem Puder para terminar a historia de uma forma digna, tiram o Faustão da pior forma possível e agora encerra um dos melhores produtos que tem na globo e que revelam vários atores que hj arrebentam na televisão.

Marcio Silva disse...

Acabar com a franquia, grife ou o título "Malhação", acho válido, porquê a verdadeira "Malhação" já acabou faz tempo(não é argumento de saudosist, não), porquê as temporada interligadas,clima jovem, cenários marcantes se perderam, principalmente, as péssimas fases do Emmanuel Jacobina, que transforma a série em clima de pesadelo, afastando o "espírito solar" que sempre teve, mas deveriam criar seriados ou novelas, específicas para o público jovem, sem o título "Malhação", porquê os subtítulos, praticamente, viraram mais importante, que o título principal, a faixa das 17 horas, é perfeita, pra seriados jovens, cumpre o papel que a "Malhação" fez durante anos!!!!!!!!!!!!

piteis da dinha disse...

Oi Sergio, bom dia!
Eu já não pertenço a faixa "adolescente" há muitos e muitos anos kkk, mas confesso que sou muito fã do seriado.
Abraços amigo e um ótimo FDS p/vcs

A Paixão da Isa disse...

obrigada pelo seu carinho no meu cantinho bjs saude

Fatyma Silva disse...

Olá, Sergio!
Passando para desejar feliz mês de "Outubro"!
Que venha recheado de coisas boas, saúde, paz e muitas felicidades, para você e sua família.

Tenha um bom fim de semana.
Abraço

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Confesso que raramente Malhação me envolveu em 26 anos. Não me identificava com a soap opera. Acredito que a emissora deve investir em novos formatos realmente. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Chaconerrilla disse...

Eu gosto tanto de acompanhar malhação! É uma pena a globo fazer isso com o público e com os autores que foram escalados para escreverem a ex-futura malhação. Espero que eles voltem atrás!

Rafael disse...

Muito triste essa falta de respeito mesmo. Apesar de algumas temporadas ruins, num geral, Malhação tem mais pontos positivos que negativos. Merecia ao menos uma temporada final, ou um especial com os atores/autores que já passaram por lá falando sobre como foi a época e os frutos dela.

Rafael disse...

Há tempos que "Malhação" deixou de ser associada com a fase da academia. Os fãs antigos dessa época não acompanhavam mais e os atuais não sabiam ou pouco se importavam com ter tido academia antes. Já era uma marca, ponto.

Independente da temporada ser/se tornar ruim ao longo dos capítulos, quem acompanhava sempre parava pra ver o início da nova temporada.

Anônimo disse...

Uma temporada que eu gostava e que vejo gente criticando é a Malhação 2006. Adorava a Manu com o Caua e a historia do Edu ser irmão dele e o Marco Aurélio ser pais dos dois.

Anônimo disse...

Malhacão 2006. Mesmo assim tenho uma obs: As historias morreram antes do fim.

Marcio Silva disse...

Rafael, eu só da geração "multiplica escolha", acho que o título "Malhação" tá desgastado, e virou (minha opinião) um nome retrógrado, fazia sentido chamar de "Malhação" na até metade dos anos 2010, porquê sempre(a maioria) abordava um esporte, e as temporadas tinham atmosfera jovial, a única fase a "honrar" o título e subtítulo, foi "Malhação-Viva a Diferença", esse apego a esse nome, é surreal kkkkk, mudanças acontece em todo lugar, é impossível, um produto ficar durante tanto tempo, sem haver uma "transformação", contínuo como a minha teoria, deveriam tirar o título "Malhação" de vez ou fazer uma última temporada de despedida com a maioria do elenco marcante, vivendo os personagens antigos ou novos, e mesclando atores estreantes, depois extinguir o nome "Malhação", o subtítulos viraram o nome oficial, e continuar sendo uma faixa pra séries jovens!!!!!!!

Marcio Silva disse...

Sério que você gostava do casal Cauã e Manuela ?????A mocinha vivia separada do Cauã, e julgava o cara direto, não confiava no Cauã, os autores só tiveram a cara de pau de juntar, e reconciliar, os protagonistas na última (deles) cena, eu gosto dessa temporada, mas achei forçado(demais), deveriam pelo ficar juntos na última semana!!!!!!!!!!

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Sergio,
Acompanhei Malhação
por toda minha vida.
Muitos jovens atores pegaram experiência e seguiram carreira de
sucesso passando por esse portal.
Houve um tempo que até da impressão de ser uma oficina.
Realmente eu não sei o que está acontecendo com as emissoras.
Adorei sua publicação na íntegra.
Bjins
CatiahoAlc.
Do Blog Espelhando
https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/?m=1

Isa Sá disse...

Já não vejo novelas à muitos anos.

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Anônimo disse...

Gostava do casal Cauã e Manu. Toda novela tem um vilão que arma para separar os mocinhos e eles passam a não confiar um no outro. Tem algumas novelas que esses pares românticos tem química. Antigamente nas malhações os mocinhos ficavam muito pouco tempo juntos, depois voltavam no meio da temporada, se separavam novamente, no ultimo capitulo descobria a armação e voltavam a namorar.

Jovem Jornalista disse...

A Globo está indo de mal a pior, fato!

Boa semana!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...

Sergio faz mais twitter da Malhação Sonhos que é uma excelente temporada, com vários personagens excelentes e ótimos atores. Ainda mais que a Malhação vai acabar. Uma cena que gosto muito é a sequencia que o Gael conta para a família e para a Dona Dalva e para o Duca que o Heideguer é um bandido e a sequencia do escritório que eles encaram o Doutor.

Uma outra coisa que sempre queria saber a sua opinião.

Pergunta 1) Quem é pior o Lobão ou Heideguer?

Sobre outra novela a Regra do Jogo:

Pergunta 2 quem era pior Gibson ou Zé Maria?

Sérgio Santos disse...

É isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Volta mesmo...

Sérgio Santos disse...

Bem vinda, Fatyma!

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Bjs, Yayá.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, anonimo. Acabar pra botar o que no lugar? Mais reprise??? Uma cópia de Malhação?

Sérgio Santos disse...

Bjs, Maria Lucia.

Sérgio Santos disse...

Se perdeu mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Marcio, mas sempre serão chamadas de "copias" da Malhação. Então seria mais fácil manter o titulo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb nao, Dinha, mas amava. kkkk

Sérgio Santos disse...

Bjs, Isa.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Fatyma.

Sérgio Santos disse...

Ok, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Tb espero que voltem, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Sim, Rafael, tinham temporadas boas e outras ruins, faz parte de um formato tão longevo.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Rafa!

Sérgio Santos disse...

Essa é a do skate, anonimo? Achava bem ruim.

Sérgio Santos disse...

Nao, Marcio, achava a temporada toda muito ruim.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Catiaho, fez parte de todas as gerações.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, Isa.

Sérgio Santos disse...

Eu achava fraca, anonimo. Tanto que essa temporada quase nenhum ator se firmou na carreira.

Sérgio Santos disse...

Ta tomando mtas decisões equivocadas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, tenho comentado pouco pq tá sendo mt cortada... Mas nas cenas importantes eu apareço. Lobão é mt pior e Gibson era pior.

Anônimo disse...

Isso Sergio. Era do Skate!

Anônimo disse...

Sobre o Gibson concordo que ele é pior que o Zé Maria. Já sobre o Heideguer e o Lobão tenho muitas duvidas. Qual a sua justificativa para achar o Lobão pior que o Heideguer?

Outsiders disse...

Você sabe por que "Malhação" tem este nome?

Porque naquela época, 1995, estava começando a febre das academias que perdura até hoje. A Globo, espertíssima, sacou a tendência e encomendou um produto que "falasse com seu tempo".

A primeira malhação, então… Passava EM UMA ACADEMIA (o que dá sentido ao nome).

Deu certo. O horário, à tarde, não costumava ter muitos adultos em frente à televisão, e os adolescentes se identificaram. Até mesmo eu, que já tinha vinte e cinco anos, pensei em trabalhar na Malhação para começar minha carreira de ator. As tramas eram leves, tratavam de problemas comuns da adolescência, e eram uma excelente oportunidade para testar novos rostos sem comprometer demais a audiência e os próprios atores.

O problema é que o tempo passou…

E com ele:

O zeitgeist, o "espírito da época", mudou.
As novas tramas, já sem o apelo da academia, foram se tornando muito parecidas, sempre falando sobre os problemas da adolescência, mas num mesmo cenário, escolas.
E a Globo começou a descer a ladeira financeira.

Quem realmente trabalha na Globo por anos sabe... O Projac é INCRÍVEL. Um lugar gigantesco que é, literalmente, uma fábrica de sonhos. Para manter aquilo tudo é preciso dinheiro, muito dinheiro… Que viria da audiência.

Acontece que a audiência, FELIZMENTE mudou.

Hoje em dia, principalmente os mais jovens—o público-alvo da Malhação—não se interessam mais por televisão. Quase tudo que consomem vêm da Internet, Series de TV, Filmes e livros.

Então…

A Malhação virou algo sem sentido, aue custava caro demais para fazer, e não era assistido. (Ao contrário de series como Segunda Chamada, A Teaia, Sob Pressão, Assédio, Carcereiros, etc.)
Levando em consideração - “Acabou essa mamata, não tem dinheiro público para vocês, acabou a teta” conforme acontecia nos governos de Lula e Dilma - que a Globo está enfrentando—alguém já imaginou assistir campeonato de futebol de salão à tarde na toda poderosa Globo? E ver Libertadores e Fórmula Um em outros canais?—não tinha mais sentido investir em um formato extremamente desgastado.

Sinto pelos autores, equipe e elenco já contratados para a nova temporada que jamais irá para o ar… Mas Malhação já foi tarde.

Quem será o próximo?