terça-feira, 7 de setembro de 2021

"Ilha Record" foi um bom entretenimento para quem gosta de reality

 O primeiro reality 'original' da Record chega ao fim nesta quinta-feira, dia 9. Original está com aspas porque o "Ilha Record" foi criado pela equipe de Rodrigo Carelli, mas o diretor pegou várias situações de outros realities e juntou em um só. A competição teve elementos do "BBB", "De Férias com o Ex" e "No Limite". O surpreendente é que a ideia funcionou e o programa se mostrou um bom entretenimento. 

O maior acerto do formato foi o "Exílio". A versão plagiada e adaptada do "paredão falso" do "Big Brother Brasil" impediu que o programa perdesse algum participante ativo ou protagonista de jogadas ou 'barracos'. Ninguém era eliminado de fato. O competidor mais votado da semana, ao invés de sair da disputa, ia para uma espécie de caverna, onde podia assistir em uma televisão tudo o que os concorrentes faziam na sua ausência. E o lugar ia enchendo a casa semana. 

E a dinâmica do "Exílio" ficou mais interessante quando todas as interferências no jogo passaram a ser dos eliminados. Isso porque a figura do guardião, que surge sem prévio aviso e entrega um bilhete com novas regras, sempre anunciava a decisão tomada pelos participantes que estavam em outro lugar, sabendo de todas as intenções dos competidores.

Era justo? Muitas vezes não. Mas Carelli nunca se preocupou em justiça em reality. Quem acompanha "A Fazenda" sabe as manobras que o diretor faz para salvar alguma figura que renda bons momentos. Como a "Ilha" não teve votação popular e já entrou no ar toda gravada, houve uma realização de sonho de Rodrigo. Várias vezes novas regras surgiam e o público era surpreendido junto com os participantes, como eliminações imediatas, sem votação, como a de Mirella e Claudinho. 

A escolha do elenco também foi acertada. Vários nomes que renderam em "A Fazenda", "BBB" ou no "Power Couple Brasil" foram escolhidos, assim como ex-integrantes do "De Férias com o ex". Aliás, a Record sempre utiliza pessoas dos realities citados. O problema é que nem sempre funciona. No caso da "Ilha", o êxito veio. Nadja protagonizou várias brigas e foi a insuportável de sempre; Dinei mesclou barracos com momentos cômicos; Mirella foi a mais hilária da edição; Pyong virou a figura principal do jogo com suas estratégias bem-sucedidas; Valesca começou apagada mas foi crescendo ao longo das semanas; Laura se mostrou centrada; enquanto Nanah e Negão da BL eram queridos inicialmente até se perderem em suas próprias atitudes. Já Antonela virou uma vilã digna de bons realities e sua relação com Pyong rendeu muita repercussão (e consequências para ambos) nas redes sociais. 

As provas tiveram uma boa realização e se mostraram bem melhores que as de "A Fazenda", sempre cheias de erros ou gerando dúvidas sobre os resultados. Vale elogiar ainda a apresentação de Sabrina Sato. Segura e à vontade na função, a apresentadora conseguiu ser firme e ao mesmo tempo descontraída com os competidores. Comparando com sua desenvoltura em programas anteriores, foi seu melhor desempenho no comando de uma atração até agora. 

O "Ilha Record" passou longe do sucesso. A audiência ficou em apenas um dígito, em torno de 7 pontos, durante toda a temporada. Não ameaçou a concorrência e várias vezes ficou em terceiro lugar. A repercussão também foi tímida. No entanto, cumpriu o objetivo de entreter o público que gosta de reality e aquecer a grade para a estreia de "A Fazenda 13".

8 comentários:

Anônimo disse...

PASSEI LONGE.

Clarice disse...

Ótimo reality show com intrigas,fofocas e entretenimento ao contrário do engessado BBB que o dono deste blog vive enaltecendo.Alias os Marinhos estão com os nervos a flor da pele com a audiência de sua emissora que cair mês a mês,e com seu programa chatos,novelas lacradoras e artistas sem a mamata da Rouanet.

Unknown disse...

Kkkkkkkkkkk a globo deve está rindo desse seu comentario kkkkkkkkkkk a globo sempre em 1 lugar no país todo e vem um bozoloide como vc dizer merda .. vai comer capim que é seu lugar sei gado de merda

Clarice disse...

Antes ser um Bozoloide como você citou do que ser um passa pano para o maior corrupto que este país já viu ,cuja campanha tem sido a regulamentação das redes sociais e da imprensa coisas que só há em países como China e Rússia.

Anônimo disse...

Clarice bolsominion LUNÁTICA!!!! HAHAHAHAHAH QUE VERGONHA!!!! O país afundando por culpa do seu presidente canalha e voce culpando A GLOBO. Vá pastar, GADO.

Jovem Jornalista disse...

A premissa é muito interessante. Não vi, mas pretendo assistir algum dia. Ansioso para "A Fazenda 13"!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...

Clarice, até aqui você vem encher o saco com seu discurso ideológico? Cadê o critério técnico no seu comentário que você tanto falava lá em 2018/2019? "Topissima" falou de aborto e drogas, meu bem, não se esqueça. Agora falando friamente, se a audiência da Globo que ainda está em primeiro lugar faz os Marinhos ficarem com os nervos a flor da pele, como será que estão os nervos dos donos das demais emissoras?

Anônimo disse...

Clarice, fiquei em dúvida agora: você é parente do "Macedônio"? Ou será que vocês são fakes da mesma pessoa? Ou será que você não se enquadra em nenhuma dessas duas possibilidades?