quinta-feira, 22 de abril de 2021

Vitória é mesmo a grande jogadora do "BBB 21"?

 A vigésima primeira edição do "Big Brother Brasil" se encaminha para o fim e a Globo não tem do que reclamar. Foi um grande sucesso. E uma das características da atual temporada foi o jogo. Normalmente, participantes temem debater sobre suas jogadas e votos com medo da rejeição do público. Mesmo após vinte anos de formato, o receio segue firme. Já no "BBB 21", todos os grupos partiram para o jogo logo no início, o que foi ótimo. E houve um quase consenso aqui fora sobre a melhor jogadora da casa: Vitória. 

Mas será que é verdade? A capacidade de dissimulação da participante costuma ser enaltecida como um exemplar jogo interno. Afinal, só tinha ganhado dois votos até cair em seu primeiro e único paredão nesta quinta (22/04). Aliás, só por isso ainda está na casa. Acabará eliminada com uma elevada rejeição daqui a três dias. Isso porque sua cara de pau em bajular todos ao seu redor e por trás destruí-los é simplesmente desprezada por quem assiste. Nunca houve uma pessoa com tais atitudes que não tenha saído do "BBB" com a imagem 'queimada'. 

Conhecida como Viih Tube, a participante entrou no "Big Brother Brasil" no time "Camarote" por ser uma 'influenciadora'. Com apenas 20 anos, a youtuber já tem mais de 18 milhões de seguidores no Instagram e seu canal é bastante assistido por um determinado nicho de adolescentes. Quando entrou no "BBB" já estava 'cancelada', termo usado quando uma pessoa sofre um massacre de críticas por conta de uma fala ou atitude.

No seu caso foi um ato: quando estava com 15 anos publicou um vídeo em que cuspia na boca de um gato e achava graça. Segundo a própria, chegou a apanhar na rua na época. Ou seja, seu objetivo ao entrar no reality não era somente ampliar seu público. Queria também limpar sua imagem. Mostrar um lado desconhecido até dos fãs. 

Todavia, não deu muito certo. Ao longo do jogo, vem se mostrando uma pessoa egocêntrica, oportunista, fria e calculista. Como já mencionado, suas condutas beneficiam sua permanência na casa. Afinal, todos que seguem no programa acreditam piamente que se trata de uma menina doce e sem malícia. A maior surpresa de todos os eliminados até então é saber como o público vê Viih Tube. Como a menina sempre fala o que as pessoas querem ouvir pela frente e guarda as críticas quando os adversários se afastam, não há nem desconfiança sobre seus atos. Quando começa a surgir qualquer ponta solta, a jogadora logo se mexe para consertar e sair do alvo. Tanto que já conseguiu mudar a opinião (e o voto) de Gil e Arthur, os únicos que quase a enxergaram como é, várias vezes. Seu último grande feito foi escapar da indicação do líder Gilberto ao paredão, após uma olhada doce durante a prova.

Viih Tube é a melhor amiga de todos os líderes. Basta a pessoa ganhar a liderança da semana para a participante correr em sua direção e dar um forte abraço emocionado. Também se emociona quando qualquer um ganha a Prova do Anjo. Nas duas vezes que ganhou o líder ficou com 'dor no coração' por não conseguir colocar todo mundo no "Vip" (grupo com mais regalias na comida). Está sempre pronta para oferecer seu ombro amigo e aconselhar os outros. É praticamente uma criatura que transborda pureza. A única pedra em seu sapato é Juliette, justamente a favorita da edição. Fingir que gosta da amiga é sua tarefa mais complicada e muitas vezes não consegue. Quando Thais ainda estava na casa, o desprezo pela paraibana era visível. Fazia questão de dizer a todo instante que seu primeiro lugar era Thais e Juliette precisava entender. Nunca legitimou o que Juliette dizia ou sentia. Era grossa sempre que podia e chegou a sugerir um tempo na 'amizade' porque ambas estavam machucadas. Bastou Thais ser eliminada para esse 'tempo' desaparecer e Viih virar quase uma sombra de Juliette. 

A participante sabe que precisa criar qualquer ligação com todos na casa para evitar ser um alvo. Virou até 'meme' na internet o jeito que Vitória fala para bajular. A frase "Você parece meu pai" é uma. O primeiro 'papai' de Viih na edição foi Nego Di. Depois Arthur escutou da participante que falava igual ao pai dela. A jogadora ainda disse a Caio, quando o fazendeiro era líder, que via nele a figura de seu pai. Curiosamente, na semana seguinte, quando virou líder, Tube não deu a pulseira do "Vip" a Caio. Ainda o indicou ao paredão em um desempate, que culminou na eliminação do adversário. E vale ressaltar que o tipo de jogo de Caio era quase igual ao de Viih. Para enganá-lo era mais difícil, pois era tão sorrateiro quanto. Mas ela conseguia. Já Camilla, João e Pocah nunca viram qualquer atitude suspeita da participante e a consideram uma grande amiga. Juliette, mesmo diante de tanta grosseria e afastamentos convenientes, se mantém fiel a Viih, embora tenha colocado Camilla na frente em sua lista de prioridades. 

Então, após uma análise extensa, a conclusão é que o jogo de Vitória é exemplar. Correto? Há controvérsias. Nenhum grande jogador do "Big Brother Brasil" quer sair do reality com a imagem arranhada, sendo visto como falso, manipulador, oportunista e puxa-saco. Que grande jogador é esse que acaba eliminado no primeiro paredão que cair? Um grande jogador é aquele que enxerga bem seus adversários no jogo, escolhe as brigas certas para comprar, sabe virar o jogo a seu favor; ao mesmo tempo que consegue criar a simpatia do público através de suas atitudes. Uma pessoa perfeita então? Longe disso. Mas um participante que erra, acerta e sabe dar a volta por cima quando a situação no reality complica. Quem tem conseguido fazer tudo isso atende pelo nome de Juliette Freire. Já Vitória Moraes tem sido apenas uma vilã com 'ares de mocinha' prestes a ser desmascarada pelo público. E será no domingo (25/04), dia de sua eliminação com rejeição elevada. 

20 comentários:

Heitor disse...

PERFEITO O TEXTO. Ele é boa jogadora, mas maior nunca será pelo pessimo jogo externo.

Unknown disse...

Obrigado pelo texto perfeito.

Vinicius disse...

Seu texto tá perfeito

Unknown disse...

ela consegue ser mais perigosa que karol com k

Anônimo disse...

Falsa ardilosa mentirosa fingida merece sair com 100%!

Anônimo disse...

Vitória nao faz um jogo bom. Puxar o saco é o jogo de vários participantes em toda edição. A diferença é que ela teve sorte. Só.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Não cairia no discurso da Viih Tube, mas sinceramente não tenho ranço todo que a internet eclode. Tenho ranço real com Karol Conká e Projota. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

James disse...

Viih Tube se tornou uma caricatura si mesmo dentro do jogo. No inicio articulava, se aproximava por interessa, fazia alianças passageiras. Mas tudo nas entrelinhas, com muita perspicácia. Armou no minimo uns 3 paredões antes mesmo de ser líder. Só que conforme foi ficando sem aliados, foi ficando desesperada e partiu pra bajulação excessiva. O jogo externo dela sempre foi ruim e sempre foi mal vista aqui fora. Mas a partir do momento que passou a insistir na puxação de saco, abraços e apelidos carinhosos com quem ganhava liderança ou voltava do paredão, ela piorou ainda mais sua imagem.

A aproximação do Caio foi o início do fim. Nunca foram amigos. Ela passou a bajula-lo assim que ele se tornou líder já visando tentar salvar a Thais do paredão. Não deu certo, mas ele caiu como um pato a colocou no pódio, o que pra Viih foi terrível. Ela chorou ao mandar o Caio pro paredão pq estaria arrumando um desafeto. Mas teve sorte e o Caio foi bonzinho e a perdoou. Depois, sua ultima cartada de mestre, aproveitou que o Gil é coração mole e conseguiu escapar de um paredão certo. Mas a liderança na semana anterior foi sua ruína. Com a obrigação de uma segunda indicação, mandou Fiuk e arrumou finalmente um algoz. Há um dedinho da produção ai, claro. Ao anunciarem antecipadamente que ela teria que indicar alguém do monstro, praticamente forçaram o Fiuk naquele paredão, já que a Viih indicaria o Gilberto pela casa e teria que escolher entre Caio e Arthur caso só soubesse da indicação via monstro no Domingo.

Mas é isso. Viih fez um excelente jogo (sujo) interno por boa parte do programa, mas numa reta final afunilada é necessário tbm sorte. A Fabiana do BBB 12 fazia jogo parecido e era odiada, mas ganhou as 3 últimas lideranças e foi pra final. A Cacau do BBB16 fazia um jogo ainda mais parecido, mas pegou a última imunidade e as duas últimas lideranças e foi pra final. A Viih Tube tinha grandes de repetir isso mesmo odiada, caso continuasse vencendo provas.

Jovem Jornalista disse...

Análise perfeita. Sempre admirei o jogo da Viih Tube, mas ela me enganou até quando pode.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Welton disse...

Ela é muito falsa e cobra, mereceu sair com rejeição, mas é inegável que ela é bem inteligente, passou a perna nos burros da casa, enganou até a Juliette, apesar de eu ter a impressão que Juliette sacou quem ela era, mas ficou calada!Como pessoa, QUERO BEM LONGE AQUI FORA, mas como jogadora foi muito boa!

Sérgio Santos disse...

É isso, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Fato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Saiu com 96%, anonimo. Quase. kkkk

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tenho, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Ótimo comentário, James.

Sérgio Santos disse...

Abraço, Jornalista.

Sérgio Santos disse...

Tb quero bem longe, Welton.