quarta-feira, 21 de abril de 2021

"Plantão BBB" foi uma boa ideia que chegou atrasada

 A Globo estreou o "Plantão BBB" no dia 5 de abril. Quase três meses depois da estreia da vigésima primeira edição do reality. O programa, comandado pela ex-BBB Ana Clara, com cerca de 40 minutos, ocupou a vaga do extinto "Vídeo Show", logo após o "Jornal Hoje". Vale lembrar que o péssimo "Se Joga" também chegou a preencher a lacuna da grade vespertina por um período. 

O intuito da atração é surfar a onda da grande repercussão do "BBB 21", que vem quebrando recordes de audiência (a melhor média dos últimos sete anos), e sendo assunto dominante das redes sociais. Tanto que fica claro a falta de planejamento do formato. Foi algo criado às pressas para unir o útil ao agradável: tentar acertar na faixa mais problemática da Globo atualmente e render mais um pouco sobre um reality que já é um sucesso.

Em termos de audiência, não deu muito certo. O programa vem perdendo várias vezes para o quadro "A Hora da Venenosa", do "Balanço Geral", da Record. O aumento da duração do "Jornal Hoje", desde março do ano passado, com o início da pandemia do novo coronavírus, tinha sido uma estratégia bem mais vantajosa.

No entanto, a iniciativa é válida para quem gosta de "BBB" e sente falta de alguma produção que repercuta o formato às tardes. Afinal, a programação diurna já está dominada pelo "Big Brother" ---- as pautas do "Mais Você" e "Encontro" têm se resumido ao assunto. 

E a estreia da atração muito se deve ao bom desempenho de Ana Clara na "Rede BBB", programa exclusivo da Globoplay/Gshow, onde a ex-BBB da décima oitava edição entrevista o eliminado da semana toda terça-feira. Desenvolta e com domínio sobre tudo o que vem acontecendo na casa, Ana sabe exatamente o que perguntar a cada ex-participante e consegue questionar vários com propriedade, sem demonstrar insegurança ou falta de informação. 

O formato na Globo conta com dois comentaristas por programa: um fixo e uma participação. Tia Má, Marcelo Adnet e as influenciadoras Foquinha, Pequena Lo e Thamirys Borsan são os integrantes do time. Como a atração é bem curta, não dá muito tempo de estender as análises, quase todas sem grande comprometimento. É difícil alguém ali declarar por quem torce ou antipatiza, o que diminui um pouco o interesse de quem assiste. Também há breves exibições de vídeos inéditos sobre alguns acontecimentos na casa que ainda não passaram na edição aberta. 

O "Plantão BBB" não representa qualquer novidade. E nem prometeu algo do tipo. A intenção é apenas ampliar a cobertura do "BBB 21" e aproveitar o sucesso da temporada. Uma boa ideia que merece ser repetida todos os anos a partir de agora, mas desde a estreia do reality, em janeiro. Não faltando um mês para o término. 

5 comentários:

John disse...

Ana Clara tem me surpreendido com a desenvoltura nas entrevistas com o eliminado. Ela consegue conduzir de forma dinâmica e fazer perguntas sem constranger o participante que está alheio a tudo que repercutiu aqui fora. Bacana o fato de participantes que não ganharam ter mais destaque que outros que faturaram o premio mas estão esquecidos aqui fora e ninguém se importa com o que está fazendo da vida (sim, vencedora mimada de um BBB recente, você mesmo que estou pensando).

Anônimo disse...

Achei esse programa uma bobagem.

Anônimo disse...

Eu acho uma bobagem pq tudo ja foi dito na Ana Maria e na Fátima.

Welton disse...

Eu acho desnecessário, porque o BBB 21 já é pauta nos programas Mais Você e Encontro com Fátima Bernardes, mas o desempenho de Ana Clara é merecedor de muitos elogios(amava ela no BBB 18 e a dupla Gleiciana, minha torcida era pra Gleici e a amizade das duas era muito bonita!)

Jovem Jornalista disse...

Eu só assisti um capítulo, que foi quando o programa repercutiu aquela situação com o cabelo do João. Achei um programa curto e corrido.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia