sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Tudo sobre a coletiva online de "Sob Pressão - Plantão Covid"

 A Globo promoveu uma coletiva online, nesta terça-feira (29/09), sobre os dois episódios especiais de "Sob Pressão", gravados em plena pandemia do novo coronavírus e com o objetivo de homenagear os profissionais da saúde ---- que seguem se arriscando na linha de frente. Fui um dos convidados e conto um pouco sobre o bate-papo. A série é uma coprodução com a Conspiração Filmes e conta com a supervisão do médico Márcio Maranhão, direção de Andrucha Waddington e redação final de Lucas Paraizo. Os três participaram da coletiva, além de todos os atores do elenco, incluindo as novas aquisições do time. 

O bate-papo teve um luxuoso mediador: Márcio Gomes, um dos melhores jornalistas da Globo e que apresentou um programa sobre a pandemia, o "Combate ao Coronavírus", onde recebia diariamente dois médicos para debater as medidas protetivas e o perigo que essa doença representa. Márcio, Andrucha e Lucas responderam primeiramente aos vários bons questionamentos do jornalista e cerca de 40 minutos depois os convidados puderam perguntar para os atores sobre o desafio das gravações em plena pandemia. 

Júlio Andrade (Evandro), Marjorie Estiano (Carolina), Drica Moraes (Vera), Pablo Sanábio (Charles), Bruno Garcia (Décio), Josie Antello (Rosa) e Julia Shimura (Keiko) não esconderam o amor por esse trabalho, enquanto David Júnior e Roberta Rodrigues agradeceram a honra pela escalação para o especial.

Ele vive o neurocirurgião Mauro e ela a enfermeira Marisa. Aliás, ambos contaram com alegria que entraram para o elenco fixo e estarão na quarta temporada em 2021. "Sempre fui fã desse projeto e me envolvi muito na temporada passada", contou Roberta. 

"Não tive dúvidas de que a gente tinha que colocar a pandemia, essa crise sanitária, na nossa história, exatamente pela conexão e pelo diálogo que a série tem com a realidade. E, principalmente, porque isso faz com que o público tenha um olhar diferenciado para esses profissionais de saúde. Foi nisso que nos debruçamos de alguma maneira: permitir que o público sinta a experiência de quem atua na linha de frente do combate ao vírus. Tentamos trazer a possibilidade de ressignificar um pouco nossa visão através de uma doença. O que a pandemia permitiu em larga escala, para o mundo, a gente faz no nosso grãozinho, com a série", contou o autor Lucas Paraizo. 

Andrucha Waddington, diretor artístico da obra, explicou que para a edição especial foi feito um recorte dos meses de abril e maio --- o segundo e o terceiro mês de pandemia, no Brasil. "Estamos retratando como foi há pouquíssimos meses. Um passado tão recente que ainda está totalmente ligado aos nossos dias atuais", explicou. Para ele, ao usar a saúde como elemento condutor para a dramaturgia, é possível abordar muitos assuntos. "O tema saúde é muito curioso, as histórias sociais entram de ambulância na ficção e ali há uma catarse, com os assuntos sendo expostos, capazes de mostrar todas as feridas abertas. Em "Sob Pressão", ainda estamos em um hospital público, local que quebra qualquer parede social", afirmou. 

Além da trama em torno do que se passa no hospital de campanha, "Sob Pressão - Plantão Covid" também vai mostrar um pouco mais do passado de Evandro e como nasceu sua vocação para salvar pessoas. Em forma de flashback, o personagem se revê há 20 anos, com sua mãe, Penha (Fabíula Nascimento). As cenas revelam os motivos que o fizeram se tornar médico e sua admiração pelo doutor Samuel (Stepan Nercessian), grande amigo e principal motivador na carreira --- o personagem faleceu na segunda temporada. O jovem Evandro é vivido por Ravel Andrade, irmão de Júlio na vida real. 

"Sob Pressão" é uma obra de dramaturgia que cumpre a missão não só de entreter, mas também de conscientizar e aproximar realidades", refletiu a talentosa Marjorie Estiano. "É um exercício muito grande para mim ler a realidade e interpretá-la na ficção. Amo todos os aspectos de "Sob Pressão", mas o lugar da série que mais gosto é quando ela aponta a esperança. E a edição especial traz, sim, pinceladas de esperança que dão algum conforto. Essa obra tem essa relevância de tentar informar e conscientizar através da proximidade que a dramaturgia traz, entrando na casa das pessoas, mostrando a intimidade dos casos, nomes, relações e personalidades", contou a atriz. 

Interpretar um médico é, para Júlio Andrade, de extrema importância em sua trajetória profissional. "Sob Pressão" me dá a chance de viver temas fundamentais para a sociedade. Para a edição especial, fizemos um recorte da pandemia e estamos contando a história de profissionais de saúde e pacientes que, na minha opinião, são de utilidade pública. Trazemos muitas coisas que precisam ser ditas e que estamos, através da ficção, sublinhando. Por isso Evandro precisava estar neste momento atuando na pandemia. Fazer esses dois episódios me fez viver ainda mais intensamente o assunto", afirmou o ator. 

Perguntei aos atores sobre a reação com o convite para a gravação do especial e se o medo se mesclou com a empolgação de voltar ao trabalho. "Quando isso tudo começou eu só pensava em ligar para o Lucas e quando recebi a ligação sobre esse especial tive a certeza que precisávamos contar essa história. É um projeto que marcará para sempre nossas carreiras", declarou um animado Bruno Garcia. Josie Antello me contou que um receio inicial foi inevitável. "Claro que no começo houve, sim, medo do contágio nas gravações. Mas logo que cheguei e vi meus colegas me tranquilizei. Porque nós somos uma família. E eu sabia que eles se cuidariam para me proteger, assim como eu me cuidaria para protegê-los. Foi muito bom voltar", disse a intérprete de Rosa. Júlia endossou a colega: "Fiquei muito feliz com a volta, mas é claro que tive medo na hora. Mas depois que acabou o meu medo foi de ficar sem trabalho", confessou aos risos.

Já o ator Pablo Sanábio lembrou a emoção diária ao atuar no especial. "Eu tenho muito orgulho de fazer parte de "Sob Pressão", uma série de extrema importância porque é uma radiografia da saúde pública do nosso país. Atuar em um projeto como esse no momento em que estamos vivendo é se emocionar o tempo todo. Não houve um dia em que tenhamos gravado que eu não tenha me emocionado. Se não fosse ator, gostaria de ter me tornado médico, pois tenho uma enorme admiração por essa profissão tão importante", contou o intérprete de Charles. 

Nesses dois episódios especiais, a querida Drica Moraes fez suas cenas de casa. Afinal, é do grupo de risco por ter enfrentado e vencido um câncer no passado. "Quando soube que ia fazer remotamente cheguei a ficar um pouquinho triste, porque estar com aquela equipe e retomar ao trabalho neste momento seria maravilhoso. Por outro lado, me senti extremamente feliz por estar sendo tão bem cuidada pela equipe", declarou a atriz. E a felicidade também foi sentida pelos recém-chegados David Júnior e Roberta Rodrigues. "Essa doença desestruturou um mundo inteiro. Na série, apresentamos o cotidiano de quem foi afetado pela Covid-19, desde os pacientes até os profissionais de saúde. Como artista, sempre admirei e quis participar de "Sob Pressão", falou o ator. Roberta complementou: "Fico arrepiada quando falo sobre estar na família "Sob Pressão", um programa que sempre assisti, um projeto com tanta verdade, potência, humanizado e com atores libertos da vaidade. Ali está a arte em sua pureza total. Foi um momento de felicidade durante a pandemia poder representar tantas Marisas, Evandros e Carolinas que estão por aí. Estamos tento a oportunidade de defender o SUS", desabafou, emocionada. 

A coletiva online de "Sobre Pressão - Plantão Covid" só aumentou a ansiedade e a expectativa para a estreia do especial tão curto, mas não menos aguardado. Esses dois episódios prometem.



12 comentários:

Anônimo disse...

NÃO VEJO A HORA!!!!!!!!

Cassandra disse...

Eu amo que vc pega todos os detalhes das entrevistas e ainda as melhores imagens deles!

Anônimo disse...

O EMMY VEM!

Anônimo disse...

Que bom que David e Roberta estarão na quarta temporada.

chica disse...

Série esperada essa! Fizeste um bom trabalho por aqui! abração,chica, ótimo fds!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sob Pressão é uma das melhores produções da TV Globo nesta década. Assistirei. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Cassandra.

Sérgio Santos disse...

Agora tem que vir, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb gostei, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Fabio.