sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Record não sabe lidar com o sucesso de "A Fazenda 12"

 No post anterior --- que pode ser lido aqui ---, houve um justo reconhecimento ao sucesso de "A Fazenda 12". O reality vem ganhando da Globo quase todos os dias e nunca na história a competição teve tanta repercussão. Obviamente, o fator pandemia do coronavírus (que implica na ausência de novelas e atrações inéditas na televisão) contribui. Mas é fato que a seleção dos participantes foi um acerto. Escolheram a dedo e há sempre brigas ou embates diários. O que se constata, no entanto, é a incapacidade da Record em lidar com tamanho êxito. 

Em menos de uma semana, "A Fazenda 12" apresentou uma sucessão de erros constrangedores. No dia da formação da Roça (27/10), Biel contou para Victória sobre parte do Poder da Chama, que tinha adquirido após a vitória na "Prova de Fogo". Qualquer tipo de comunicação entre o vencedor do poder e seu escolhido para executá-lo é proibida e Marcos Mion repete isso várias vezes. Mas o cantor ignorou e todos os telespectadores viram. 

As redes sociais incendiaram, com o perdão do trocadilho, mas a produção ignorou as reclamações do público apontando a infração. O apresentador até foi obrigado a explicar ao público que havia uma câmera fixa em Biel e verificaram que o cantor não tinha falado nada sobre o poder. Apenas um palavrão foi dito, segundo Mion.

Mas o vídeo não foi exibido. Ficou o dito pelo não dito. Já no dia seguinte, à tarde, o apresentador apareceu para os participantes e contou que o poder tinha sido anulado porque Biel tinha falado com Victória. Já para o público, Mion disse que a produção "averiguou" melhor e observaram o delito. Demoraram quase 24h para isso? Por que mentiram para o telespectador na hora que o ato foi denunciado? 

O pior é que Biel não sofreu qualquer tipo de punição. A prejudicada mesmo foi Tays, que acabou indo para a roça no lugar de Raíssa, até então puxada por Victória através do poder. Mas ainda haveria mais uma avalanche de erros. Na hora da Prova do Fazendeiro (28/10), houve uma falha grosseira na hora da soma dos pontos dos competidores. Tays ficaria na liderança e não Jaque, caso o erro não tivesse sido cometido. Impossível saber se a participante ganharia a prova, mas tudo poderia acontecer. Jaque acabou ganhando e o público apontou nas redes sociais o erro. Porém, novamente a produção se fingiu de morta. 

Após a repercussão de outro erro, mais uma vez a equipe dirigida por Rodrigo Carelli voltou atrás. Em um comunicado à imprensa, admitiram o erro na prova e cancelaram a roça em plena votação. O telespectador que passou um bom tempo votando em Lipe, Victória ou Tays se sentiu um idiota. E como o equívoco foi corrigido? Com outro equívoco. Mion contou aos participantes que a mesma prova seria refeita e logo depois abriria votação para decidir quem ficava. Menos de 50 minutos de votação. Os participantes nem disfarçaram o descontentamento e realmente foi um absurdo. O mínimo era refazerem a prova e a eliminação ser nesta sexta-feira (30/10), deixando a festa para sábado. E a prova deveria ser apenas com Tays e Lipe. Jake deveria ficar imune para não ser prejudicada, uma vez que ganhou graças a um erro da produção. Até Lipe reconheceu que seria injusto com Jake e desistiu na última rodada para a colega ganhar a prova novamente. 

Sentindo a pressão, Marcos Mion se emocionou ao vivo e nem conseguiu terminar de falar sobre o início da votação. Ainda pediu calma ao diretor. No final, Victória saiu e foi merecido. Porém, e se Tays saísse? Sairia por erro da produção? A verdade é que esse choro do apresentador foi o estopim de um acúmulo emocional. Nunca a equipe de "A Fazenda" esteve tão visada e cobrada. É um dos raros entretenimentos atuais inéditos, a audiência está nas alturas e a repercussão na imprensa é grande. Quem acompanha "A Fazenda" desde a primeira temporada já está acostumado com a quantidade de erros e manipulações. Carelli nunca escondeu suas preferências e nem se preocupou em criar artimanhas através de "poderes surpreendentes ou roças canceladas" para evitar que seus favoritos saíssem muito precocemente do jogo. Mas fazer isso quando o reality dá 7 pontos é mais fácil do que quando alcança quase 20 no Ibope, deixando a Globo para trás. Assim como errar nas provas também não desperta repercussão quando a audiência está baixa. 

E vale lembrar os outros problemas já ocorridos na temporada, como o recente carro de som avisando Mirella para se afastar de Juliano e Biel e confiar somente em Stéfani. No caso, ninguém foi punido. O serviço do Playplus, espécie de Globoplay da Record, também tem gerado muitas críticas porque só mostram o que a produção quer. É apenas uma câmera e cortam sempre que algo de maior relevância acontece para manter o conteúdo inédito para a edição aberta.O serviço 24 horas é deprimente. Outro fato que sempre ocorreu, mas só agora ganha repercussão em virtude da audiência elevada. Mais uma crítica necessária é o excesso de merchandising. Os patrocinadores têm procurado o reality por conta do bom retorno e Mion acaba interrompendo o programa várias vezes para ações de um minuto. "Daqui a 60 segundos a gente volta", é uma das frases mais repetidas pelo apresentador. A atração tem todo o direito de lucrar, mas não há paciência que aguente. 

"A Fazenda 12" tem feito a alegria da emissora e tudo indica que até dezembro a média geral será a melhor de todas as temporadas ---- por enquanto ainda perde para "A Fazenda 5", quando Vivianne Araújo foi a campeã. Mas é incontestável que a Record não sabe lidar com o sucesso. 

18 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem que (graças à iniciativa nobre do Lipe) a Jake continuou sendo a fazendeira da semana e a Derrocta (meu apelido para a Victoria) foi merecidamente eliminada na última roça, como esperado inicialmente. Mas ainda assim houve bastante incompetência e amadorismo por parte de muitos envolvidos nesses contratempos. De fato a Record não sabe lidar com o sucesso da atual temporada de "A Fazenda".

Guilherme

Anônimo disse...

Nunca vai saber e por isso só faz sucesso de 6 em 6 anos.

Anônimo disse...

Pra variar traduziu o que todo mundo pensa brilhantemente.

LUIZ CLAUDIO disse...

Tá fazendo tanto sucesso que esta sendo acompanhada por voce e pela Patricia Kogut, os dois maiores baba ovo da Globo.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? A produção de A Fazenda é terceirizada. Não é uma produção genuinamente da Record, digamos assim. Outro ponto: tinha que ocorrer a eliminação na quinta por causa da gravação do Hora do Faro na sexta-feira. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Amo A Fazenda, acompanho desde a primeira em 2009, a unica que não gostei foi a do ano passado, a desse ano não preciso nem dizer que esta maravilhosa. Não gosto do bbb e nunca consegui gostar, mas já sobre os vários erros que aconteceram e lembro de um que foi naquele que a Grazy e o Jean participaram que um erro grotesco tirou a outra menina da final.

leitor disse...

Parabéns por falar de A Fazenda. Gostaria de um post sobre "Sassaricando", que novela maravilhosa! Pra quem só conhece aquele lixo "Haja Coração" vale a pena ver a original dos anos 80.

John disse...

Essa fazenda está sendo o melhor reality que já vi! Numa semana consigo gostar de um participante e dois dias depois já o acho insuportável, assim como acontece ao contrário. As viradas e tretas são imperdíveis e a escolha dos participantes foi certeira, tendo uma ou outra planta que não foi completamente irrelevante. O único porém mesmo é a edição, que é muito porca e passa muito pano em um participante específico, vide a quantidade de regras que o mesmo quebrou e nenhuma atitude é tomada contra ele. O Playplus é um completo lixo, se fosse de graça tudo bem, mas pagar para ver a porta do banheiro ou animais.. não, obrigado! Nunca será como o pay per view do BBB, a edição muda a única camera quando acontece algo relevante e não mostra direito na versão aberta. Um descaso, visto que o slogan é "fique por dentro de TUDO que acontece com os peões 24h por dia". Record continuará por muito tempo sendo uma emissora amadora, visto que não soube lidar com o sucesso dos Mutantes e Os Dez Mandamentos nas suas épocas, e agora com A Fazenda.

Anônimo disse...

"leitor" nunca que o Sergio Santos vai assistir Sassaricando ou qualquer outra novela que não seja dos anos 2000 ou no máximo final dos anos 90. Ele é o que chamamos de noveleiro nutella. Capaz dele achar essa HJ melhor que Sassaricando, só rindo né?

MARILENE disse...

Você fez uma perfeita abordagem, como sempre. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Faz senttido, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Leitor.

Sérgio Santos disse...

Esse serviço pago é uma vergonha, John.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Marilene.