quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Tudo sobre a coletiva online de "Desalma", nova série da Globoplay

 A Globo promoveu nesta segunda-feira, dia 19, a coletiva online de "Desalma", nova série da Globoplay que estreia dia 22, quinta-feira, somente para os assinantes do streaming. Escrita por Ana Paula Maia --- premiada escritora de livros e vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura ---, a produção é dirigida por Carlos Manga Jr. e protagonizada por Cláudia Abreu, Cássia Kiss e Maria Ribeiro. A autora estreia no audiovisual com uma série baseada no sobrenatural. Fui um dos convidados do evento virtual e conto mais sobre o ótimo bate-papo com as três atrizes, a escritora e o diretor do projeto. 

Em "Desalma", os moradores de Brígida pagam pelas escolhas feitas no passado e são atormentados por eventos sobrenaturais. Cássia é a feiticeira Haia; Cláudia a instável Ignes e Maria a cética Giovana. "A série tem camadas. É a não aceitação da morte, uma relação com transmigração de almas", conta Ana Paula que complementa sobre a importância da cultura ucraniana no enredo ficcional: falamos da migração do povo de um país que existe hoje no Brasil, mas pouca gente conhece. A maior comunidade ucraniana fora da Ucrânia é no Brasil. Eles mantêm vivas as festas, as tradições, e ninguém sabe nada sobre isso", explicou a autora. 

Na história que tem como pano de fundo a mitologia eslava, a floresta de árvores altas e as enormes cachoeiras têm protagonismo. Para Carlos Manga Jr., que assina a direção artística, a floresta é o cerne de toda a trama e a cidade fictícia, um personagem.

"É da floresta que as coisas vêm e é para a floresta que as coisas vão. Brígida não é só a cidade onde tudo acontece, é como se ela tivesse parado no tempo. A série tem um arco de 30 anos e pouca coisa muda no local", contou. 

Nada é entregue facilmente ao público. "Queremos que o público imagine por ele mesmo. Na direção, criamos atmosferas que levam a imaginação a trabalhar. Você não vê as coisas, tem a sensação. Gosto de direção sugerida: uma porta fechada que quando aparece de volta está aberta, a câmera que levemente vai se aproximando de um ambiente em que nada acontece", declarou o diretor. 

"Desalma" traz um elenco inédito, em sua maioria de São Paulo, Santa Catarina, Porto Alegre, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As duas fases contadas em linhas narrativas paralelas influenciaram na escalação. Além das características físicas do leste europeu, os atores precisavam ser parecidos. "Os atores ainda desconhecidos representam 75% do nosso elenco. Eles estão em papeis de destaque da história. Ao mesmo tempo, temos nomes fortes da dramaturgia como Cássia Kiss, Cláudia Abreu e Maria Ribeiro em personagens diferentes do que estamos acostumados a vê-las", explicou Manga que essa mistura acentua a sensação de estranheza no público. 

Perguntei a Cássia Kiss, Cláudia Abreu e Maria Ribeiro o que mais empolgou as três com o convite para esse projeto tão ousado e diferenciado. "Primeiramente, em trabalhar com Cássia e Maria. Com a Cássia eu não trabalhava desde "Barriga de Aluguel" e foi muito bom esse reencontro. A riqueza dessa história também me animou muito e impressiona a fotografia irretocável, as locações como a Serra Gaúcha e Teresópolis, que deram um clima perfeito pra série. Trabalhar com o Manga, enfim", declarou Cláudia com um sorriso no rosto. Já Maria contou que ficou encantada com a história: "Eu fiz um teste para entrar na série. Mas eu fiquei chapada com os capítulos e li tudo de uma só vez. Achei o texto incrível da Ana Paula e disse pra mim mesma eu preciso pegar esse papel. E o sonho de toda atriz é trabalhar com a Cacau e a Cássia Kiss, né", tietou Maria. 

E Cássia não poupou elogios: "Uma atriz como eu, com 63 anos de idade e 41 de carreira, é um privilégio ainda receber convites para bons trabalhos. Claro que ainda estou longe dos 91 da Fernanda Montenegro, mas eu sou obrigada a aceitar. Me encontrei com o Manga em uma livraria, aliás que local propício para nosso encontro, e quando ele me contou desse projeto achei maravilhoso. A construção da história é muito boa. Quando cheguei ao fim da primeira temporada já fiquei na expectativa para a segunda e quiçá para a terceira", confessou a veterana. "E eu sempre quis trabalhar com a Maria. Já o reencontro com a Cacau trinta anos depois foi maravilhoso. Nós protagonizamos uma novela muito forte e importante. Ela era muito mais protagonista do que eu e fez brilhantemente", declarou Cássia sobre a parceria com Cláudia em "Barriga de Aluguel" (1990/1991). 

A coletiva aumentou a curiosidade sobre a série que tem tudo para ser um dos melhores produtos da Globoplay. E a segunda temporada já está garantida. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Espero que não seja nivel Supermax!

Anônimo disse...

Cássia Kiss e Cacau já me fazem ter vontade de ver mesmo eu não curtindo terror.

Anônimo disse...

Essa série parece ser muito boa.

Flamtach disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
MARILENE disse...

Desconhecia haver uma comunidade ucraniana significativa no Brasil. Você despertou interesse ao mencionar o conteúdo da série e os grandes atores que dela participam. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Elas são perfeitas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Marilene!

Sérgio Santos disse...

Parece sim, anonimo.