domingo, 30 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018: as melhores atrizes e os melhores atores do ano

Com mais de cento e vinte cenas na retrospectiva de melhores cenas da televisão, obviamente não faltou ator talentoso na telinha. Portanto, chegou a hora de listar as melhores atrizes e os melhores atores do ano que está perto do fim. Vários se destacaram, emocionaram e protagonizaram grandes momentos em novelas, séries e minisséries. Vamos a eles.



Melhores Atrizes:



1- Fernanda Montenegro.
A vidente Mercedes foi uma das principais personagens de "O Outro Lado do Paraíso" e valeu muito acompanhar a valorização de uma das maiores atrizes brasileiras no fenômeno de Walcyr Carrasco. Fernanda protagonizou várias cenas emocionantes na trama e ainda formou um lindo casal com o também grande Lima Duarte.


2- Marieta Severo.
Sophia foi uma vilã que fez jus ao seu posto em "O Outro Lado do Paraíso". Após a bem-sucedida parceria com Walcyr em "Verdades Secretas", a atriz repetiu o sucesso ao lado do autor e deu show na pele da ambiciosa mulher que matava seus inimigos a tesouradas. Uma de suas melhores cenas, vale lembrar, foi o AVC sofrido pela víbora em pleno julgamento. O trabalho corporal da veterana impressionou.




3- Bianca Bin.
A atriz honrou o protagonismo de "O Outro Lado do Paraíso" e Clara Tavares foi uma mocinha vingativa que conquistou o público, virando vários "memes" na internet e até fantasia de Carnaval. Bianca se destacou do início ao fim e a cena da volta triunfal da protagonista já está marcada na história da teledramaturgia e na carreira da intérprete. "Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta".


4- Marjorie Estiano.
Que entrega! A atriz novamente deu um banho de emoção na pele da íntegra doutora Carolina em "Sob Pressão". Após ter protagonizado grandes cenas na primeira temporada, Marjorie encarou uma leva de sequências onde a emoção foi o principal elemento. Impossível não chorar junto e torcer por ela. Ganhou o troféu APCA com todo mérito.

5- Glória Pires.
A sofrida Elizabeth passou por um turbilhão de emoções em "O Outro Lado do Paraíso" e a atriz deu conta do recado. Foram muitas cenas densas e há tempos que Glória merecia um papel que a destacasse em uma novela. Conseguiu.



6- Patrícia Pillar.
Que desempenho fantástico em "Onde Nascem os Fortes". A atriz protagonizou uma sucessão de cenas intensas na supersérie de George Moura e Sérgio Goldenberg. A sofrida Cássia foi defendida com brilhantismo por uma intérprete que sempre se destaca nas produções que contam com seu talento. Sem surpresas.



7- Alice Wegmann.
A maior parceira de Patrícia na supersérie foi a atriz. Alice ganhou uma protagonista muito difícil de ser interpretada e conseguiu vencer o desafio do diretor José Luiz Villamarim, que a escalou. A determinada Maria ganhou uma interpretação visceral e emocionou o telespectador em vários momentos. A saga da menina que procurava o assassino do seu irmão teve uma elevada dose de adrenalina.


8- Natália do Vale.
A atriz entrou em "Orgulho e Paixão" somente na metade da novela de Marcos Berstein, mas logo virou a grande vilã do enredo. Há tempos a atriz não era valorizada como merecia e finalmente conseguiu um papel que fizesse jus ao seu talento. A personagem maniqueísta representava a típica bruxa dos contos de fadas e Natália se destacou em muitas cenas dramáticas.


9- Adriana Esteves.
Laureta não foi uma das melhores vilãs de João Emanuel Carneiro. Longe disso. Afinal, "Segundo Sol" foi um conjunto de equívocos e nem ela conseguiu escapar. Porém, Adriana é uma profissional que nunca decepciona e conseguiu se destacar na trama graças ao bom texto que o autor reservava para ela. A cafetina, inclusive, era a única da história que tinha frases inspiradas. Adriana ainda deu um show na série "Assédio", cujo primeiro episódio foi exibido na Globo.

10- Deborah Secco.
Karola também não foi uma vilã memorável. Mas, após um início fora do tom, a atriz conseguiu se encontrar e convenceu na pele da perua obcecada por Valentim e Beto Falcão. Na reta final, inclusive, Deborah conseguiu mais cenas atrativas, incluindo uma em que cortou os cabelos em um surto da ex do cantor de axé.



11- Nathalia Dill.
Após várias mocinhas em novelas das seis e sete, a atriz ganhou sua melhor heroína em "Orgulho e Paixão". Inspirada na personagem do livro "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, Elisabeta Benedito era uma protagonista cativante e inteligente. A atriz formou um ótimo par com Thiago Lacerda e se destacou em vários momentos da deliciosa novela de Marcos Berstein.


12- Juliana Paiva.
Que Marocas encantadora a atriz construiu. A mocinha de "O Tempo Não Para" vem sendo lindamente interpretada pela atriz, que já provou seu talento há muito tempo. Essa protagonista da trama de Mário Teixeira veio em ótima hora, após Juliana ter emocionado na pele de Simone em "A Força do Querer", um papel que merecia bem mais destaque. Ela ainda forma um bonito casal com Nicolas Prattes, o Samuca.


 13- Milena Toscano.
A atriz conquistou o público de "As Aventuras de Poliana" com a amargurada Tia Luísa. A personagem aparentava ser uma vilã no início da novela de sucesso do SBT, mas aos poucos foi ficando claro que a tia de Poliana era apenas uma pessoa ferida. Milena fez uma bonita parceria com a pequena Sophia Valverde. Pena que a autora Íris Abravanel não soube lidar com a gravidez da atriz e preferiu substituí-la, ao invés de invetar uma viagem e trazê-la de volta no futuro, já que a produção ainda ficará um ano no ar.


14- Vitória Strada.
Após a bem-sucedida estreia na televisão como mocinha em "Tempo de Amar", a atriz ganhou outra heroína em sequência e vem se destacando ainda mais na pele da confusa Cris Valência, em "Espelho da Vida", que viaja sempre até o passado para conhecer detalhes da vida de Júlia Castelo, seu antepassado. Já protagonizou várias cenas dramáticas complicadas e mostrou que veio para ficar.


15- Alinne Moraes.
A atriz está maravilhosa na pele da ardilosa Isabel em "Espelho da Vida". A bem-sucedida parceria com Elizabeth Jhin em "Além do Tempo", onde viveu a mocinha Livia, rendeu essa outra ótima personagem. Vale destacar também seu ótimo desempenho como Dora em 1930, outra dissimulada.


16- Sophie Charlotte.
Impressionante como se sobressai em qualquer produção que participe. O talento da atriz é inquestionável e suas cenas na série "Ilha de Ferro", disponível na Globo Play e cujo primeiro episódio passou na Globo, são excelentes. Os momentos quentes com Cauã Reymond e os instantes de descontrole emocional de Leona expõem a visceralidade de Sophie. Baita profissional.




Melhores Atores:




1- Thiago Fragoso.
O melhor advogado criminalista do país roubou o coração da mocinha e do público em "O Outro Lado do Paraíso". Íntegro, inteligente e parceiro de Clara para todas as horas, o personagem foi um dos destaques do sucesso das nove e Thiago deu um show do início ao fim. Sua química com Bianca Bin também foi visível.



2- Fábio Assunção.
Um de seus melhores desempenhos na televisão. O ator deu medo na pele do cruel Ramiro, em "Onde Nascem os Fortes", e protagonizou muitas cenas pesadas, principalmente ao lado de Jesuíta Barbosa. Um vilão da pior espécie e muito bem interpretado por Fábio, que angariou merecidos elogios.



3- Edson Celulari.
Dom Sabino é um  dos melhores papéis do ator (senão o melhor). O patriarca da Família Sabino Machado vem sendo vivido com habilidade pelo ator, que honra o destaque do personagem em "O Tempo Não Para". O homem de 1886 já está bem adaptado ao mundo de 2018 e sempre protagoniza momentos inspirados na história de Mário Teixeira.



4- Júlio Andrade.
Que ator! O médico Evandro não poderia ser vivido por outra pessoa. Júlio transmite todas as nuances do denso personagem com imenso talento e suas cenas em "Sob Pressão" são todas muito difíceis. É impossível não se envolver com a vida desse homem tão íntegro, que salva tantas vidas e deixa a sua de lado, muitas vezes sem se dar conta do que está fazendo consigo mesmo.



5- Selton Mello.
Figura rara na televisão, o ator protagonizou a microssérie "Treze Dias Longe do Sol" e deu um show logo no início do ano. O ator emocionou na pele do controverso engenheiro Saulo, responsável pelo desabamento de um luxuoso prédio comercial. Suas cenas marcaram.




6- Rômulo Estrela.
O ator merecia um protagonista há tempos e só ganhou em "Deus Salve o Rei" porque Renato Góes saiu do projeto. Rômulo aproveitou sua primeira grande oportunidade na carreira e emocionou como Rei Afonso, honrando a confiança da equipe da novela de Daniel Adjafre. Foram muitas cenas dramáticas e de batalha, todas muito bem defendidas pelo intérprete.



7- Vladimir Brichta.
Remy foi um coadjuvante que virou um dos principais em "Segundo Sol". Nem morreu de verdade e descobriu que era irmão da grande vilã. Vladimir novamente mostrou o ótimo ator que sempre foi e protagonizou boas cenas ao longo da novela, ainda que a trama tenha se perdido por completo.


8- Alexandre Nero.
O poderoso empresário do sertão parecia um homem inescrupuloso no início de "Onde Nascem os Fortes". Mas, aos poucos, o público foi conhecendo melhor Pedro Gouveia e percebendo a honestidade e seus dramas pessoais. Alexandre honrou o protagonismo e protagonizou muitas cenas que exigiram uma grande entrega.



9- Antônio Calloni.
A série "Assédio" está disponível na Globo Play, mas seu primeiro episódio foi exibido na Globo. Portanto, nada mais justo do que colocar o ótimo ator na lista. Seu desempenho na pele do asqueroso médico Roger Sadalla, inspirado no criminoso Roger Abdelmassih, está impressionante. Que show. Ele ainda esteve bem nos primeiros capítulos de "O Sétimo Guardião", como Egídio, o Guardião-Mor.


10- Sérgio Guizé.
Após ter emocionado na pele do ingênuo Candinho, em "Êta Mundo Bom!", o ator ganhou de Walcyr o agressivo Gael em "O Outro Lado do Paraíso". E conseguiu diferenciá-los com habilidade. Sérgio protagonizou muitas cenas de agressão pesadas e se destacou ao longo da trama das nove.



11- Emílio Dantas.
Beto Falcão foi uma decepção. Prometido como grande protagonista de "Segundo Sol", o  personagem foi sumindo até virar uma coadjuvante passivo e sem a menor importância para o desenvolvimento do enredo. Ainda assim, Emílio Dantas convenceu e inseriu um perfeito sotaque baiano no personagem. Talentoso sempre.


12- Nicolas Prattes.
O jovem ator amadureceu e vem honrando o protagonismo de "O Tempo Não Para". Conseguiu até deixar a questão da idade de lado em um papel que ficaria pouco crível para um jovem de vinte e poucos anos. Após o bom desempenho em "Rock Story", está ótimo como mocinho.





Melhores Atrizes Coadjuvantes:



1- Gabriela Duarte.
Sem dúvida, a melhor coadjuvante do ano. A complexa e bem construída Julieta Bitencourt, de "Orgulho e Paixão", marcou a volta da atriz às novelas, após 8 anos sem participar de um folhetim do início ao fim. Sua entrega saltou aos olhos e Gabriela esteve irretocável ao longo da história. Protagonizou várias cenas dramáticas com brilhantismo. Que show ela deu.


2- Laura Cardoso.
O sucesso da cafetina de "O Outro Lado do Paraíso" foi tanto que o autor Walcyr Carrasco desistiu de matá-la na primeira fase e a deixou até o último capítulo. A veterana, por sinal, chegou a pedir para continuar na trama. Sorte do público que pôde contar com a vivacidade dessa atriz maravilhosa aos 91 anos. Caetana valorizou seu talento.


3- Agatha Moreira.
A doce Ema fez tanto sucesso que virou uma das personagens mais queridas de "Orgulho e Paixão". A atriz emocionou e divertiu na pele da casamenteira que se apaixonou por um italiano que era seu oposto. O amadurecimento de Agatha é visível e não por acaso virou uma das atrizes mais requisitadas da Globo.



4- Fernanda Torres.
"Sob Pressão" deu a oportunidade para a atriz mostrar uma faceta desconhecida do grande público em um papel muito bem escrito e com ares vilanescos. A corrupta Renata foi um dos destaques da segunda temporada da melhor série de 2018 e foi maravilhoso ver Fernanda em um tipo sem qualquer traço de comicidade. Pela primeira vez o telespectador sentiu raiva dela.



5- Chandelly Braz.
A atriz viveu seu melhor momento na televisão na pele da corajosa Mariana, em "Orgulho e Paixão". A personagem começou com uma história aparentemente desinteressante, mas virou um dos muitos acertos do enredo. Seu romance com Brandão agradou e o drama vivido após seus cabelos terem sido cortados por Xavier destacou o talento de Chandelly.


6- Letícia Colin.
Mesmo sabotada pelo autor João Emanuel Carneiro, a atriz expôs sua já conhecida competência e se destacou como Rosa em "Segundo Sol". O sotaque baiano perfeito e seu desempenho em todas as cenas dramáticas impressionaram, assim como sua química com Chay Suede.


7- Giovanna Lancellotti.
Após o show como a sofrida Lindinalva, no remake de "Gabriela", em 2012, a atriz nunca mais ganhou um papel que fizesse jus ao seu talento. Mas Rochelle chegou para comprovar como Giovanna é ótima e merece mais oportunidades na Globo. A vilã era o maior acerto do núcleo de Severo com suas pérolas cheias de ironia.



8- Eliane Giardini.
A racista Nádia foi defendida com imenso talento pela atriz, que foi um dos destaques de "O Outro Lado do Paraíso". Eliane conseguia protagonizar situações cômicas e dramáticas com o mesmo talento e os embates com a juíza Raquel eram ótimos.


9- Grace Gianoukas e Alessandra Negrini.
As duas formaram uma dupla de vilãs adoráveis em "Orgulho e Paixão". Nem tinha como torcer contra as picaretas, que sempre se davam mal com seus planos ao longo da ótima novela das seis. Petúlia e Susana eram almas gêmeas.


10- Christine Fernandes.
Já a vilã da atriz não tinha nada de cômica. Perversa e ardilosa, Josephine foi muito bem defendida pela atriz, que finalmente ganhou um papel de destaque na Globo. Quando surgiu no enredo parecia uma vítima, mas aos poucos foi se revelando para o público em uma boa sacada do autor.



11- Marina Moschen.
Selena era uma das melhores personagens de "Deus Salve o Rei" e a atriz novamente se destacou em um papel secundário, após o bom desempenho em "Rock Story". A guerreira que virou rainha no final da trama poderia ter rendido bem mais ao longo do enredo, mas, ainda assim, Marina brilhou.



12- Anaju Dorigon.
A querida Cecília emocionou ao longo de "Orgulho e Paixão" e a atriz se destacou, após o sucesso como Jade em "Malhação Sonhos". Anaju teve uma passagem pela Record, em "Belaventura", onde também convenceu, e voltou para a Globo na pele da irmã Benedito mais doce da família. Seu romance com Rômulo encantou.


13- Érika Januza.
A empregada humilhada pela patroa racista que virou uma poderosa juíza marcou a carreira da atriz e foi um dos pontos positivos de "O Outro Lado do Paraíso". Raquel protagonizou ótimas cenas e ainda fez uma grande dupla com a mocinha Clara, além de ter tido um romance que despertou torcida com o delegado Bruno.



14- Fernanda Rodrigues.
Acostumada a interpretar personagens bondosas, a atriz ganhou uma peste em "O Outro Lado do Paraíso" e se destacou assim que entrou na trama. Fabiana era uma típica patricinha esnobe e Fernanda mostrou uma outra faceta. Agradou. Os elogios foram merecidos.


15- Vera Holtz.
Ofélia servia apenas de "escada" para as filhas em "Orgulho e Paixão". Ainda assim, Vera teve boas cenas e conseguiu se destacar na novela das seis. O sotaque caipira da matriarca era um show à parte, assim como suas inúmeras gafes.



16- Bruna Griphao.
A atriz ganhou uma personagem complicada. Lídia era uma caricatura e qualquer erro interpretativo seria fatal. Mas Bruna conseguiu dominar a personagem e protagonizou várias cenas cômicas deliciosas, além de belos musicais em "Orgulho e Paixão".



17- Pâmela Tomé.
Todas as irmãs Benedito puderam se destacar em "Orgulho e Paixão" e com a pura Jane não foi diferente. A personagem era claramente inspirada na Cinderela e Pâmela esteve muito bem, formando ainda um encantador par com Maurício Destri. É um perfil que enriqueceu seu currículo.



18- Christiane Torloni.
A atriz está impagável na pele da histérica Carmem em "O Tempo Não Para". Suas cenas "românticas" com Edson Celulari são geniais, assim como suas brigas com Rosi Campos. Ela ainda faz uma bela parceria com Nicolas Prattes.




19- Maria Eduarda de Carvalho.
A sagaz Miss Celine é uma das melhores personagens de "O Tempo Não Para" e a atriz está maravilhosa, após ter feito figuração de luxo em "Tempo de Amar". Os seus trejeitos e a forma de falar da fogosa professora de 1886 são ótimos e Maria ainda protagoniza cenas hilárias com Felipe Simas.


20- Carol Macedo.
Após o destaque em "Malhação - Viva a Diferença", na pele da invejosa K2, a atriz está muito bem como Paulina, em "O Tempo Não Para". A íntegra personagem protagoniza boas cenas e Carol tem um bom entrosamento com o grande Milton Gonçalves.



21- Ana Lucia Torre.
A veterana é uma presença luxuosa em qualquer elenco. A atriz se destacou na pele da preconceituosa Adneia, em "O Outro Lado do Paraíso", e agora está ótima vivendo a intrometida Gentil, em "Espelho da Vida."



22- Solange Couto e Bia Montez.
Uma dupla de fofoqueiras impagáveis em "O Tempo Não Para". As duas estão perfeitas como Coronela e Januza. Com um destaque merecido, as atrizes estão em plena sintonia e protagonizam alguns dos momentos mais engraçados da novela das sete.



23- Rosi Campos
A conservadora Agustina é um dos destaques de "O Tempo Não Para" e a veterana consegue divertir ao lado de Edson Celulari, Olívia Araújo, Maria Eduarda de Carvalho e Christiane Torloni, enquanto emociona quando contracena com Juliana Paiva.



24- Fabiula Nascimento.
A atriz sempre se destaca em seus trabalhos e não foi diferente em "Segundo Sol". Cacau foi bem defendida pela atriz, que protagonizou muitas cenas difíceis e uma delas foi a sequência mais forte da novela: quando a personagem se viu humilhada por Roberval em plena igreja.



25- Susana Faini.
A misteriosa Guardiã da mansão de Júlia Castelo é um dos atrativos de "Espelho da Vida". A veterana consegue provocar medo e empatia por sua personagem. Susana merece ser mais valorizada na televisão e vale ainda destacar sua breve participação em "Sob Pressão" na pele de uma senhora que sofria do Mal de Alzheimer.



26- Talita Younan.
Vera Lúcia é uma periguete que quer se dar bem em "O Tempo Não Para". Um perfil muito parecido com a K1, de "Malhação - Viva a Diferença", interpretado com talento pela atriz. Mas, ainda assim, Talita conseguiu diferenciá-las e não era uma tarefa fácil. A atriz está ótima na novela das sete e merecia mais destaque. Infelizmente, a personagem ficou avulsa no roteiro, assim como tantos outros perfis da história de Mário Teixeira.





27- Luciana Paes.
Lenita começou fazendo figuração em "Espelho da Vida. Mas a personagem vem crescendo e a atriz está cada vez mais divertida na pele da recalcada mulher que só se dá mal no amor. Suas cenas com Ana Lucia Torre, Evandro Mesquita e Débora Ozório são muito boas.



28- Irene Ravache.
Como não admirar o talento dessa grande atriz? A doce Margot e a afetada Hildegard Breton são interpretadas brilhantemente por Irene, que vem fazendo uma dupla deliciosa com Vitória Strada. As cenas das duas sempre presenteiam o público com bons momentos da trama das seis.


29- Vera Fisher.
Afastada das novelas desde "Salve Jorge", a veterana merecia uma volta com um bom papel. E conseguiu. Carmo é uma personagem pequena, mas bem escrita pela autora de "Espelho da Vida". Vera vem protagonizando cenas delicadas na novela.


30- Bia Arantes.
A temível Brice era uma dos melhores perfis de "Deus Salve o Rei" e a atriz se destacou na pele da vilã que não era de todo ruim. A bruxa proporcionou para a intérprete uma outra faceta, após ter interpretado tão bem a doce Cecília em "Carinha de Anjo", no SBT.




31- Tatá Werneck.
A atriz virou um dos destaques da novela medieval e sua parceria com Johnny Massaro deu muito certo. Tatá ainda teve algumas cenas dramáticas e também convenceu. Valdirene, de "Amor à Vida", segue como o grande marco de sua carreira, mas Lucrécia ficou como sua segunda melhor personagem.


32- Débora Bloch.
Não é surpresa. A atriz brilha até com um papel bem pequeno, como foi o caso de "Onde Nascem os Fortes". Rosinete era uma figura que não participava muito dos desdobramentos da trama central e por isso não apareceu tanto.Mas Débora teve momentos de emoção no enredo.


33- Lara Tremouroux.
A atriz sensibilizou na pele da traumatizada Aurora, menina superprotegida pelos pais que sofria de lúpus. Suas cenas exigiam uma entrega da intérprete, que correspondeu. Foi uma grata revelação de "Filhos da Pátria", série exibida em 2017, onde também contracenou com Alexandre Nero.



34- Olívia Araújo.
Cesária é uma das melhores personagens de "O Tempo Não Para" e isso se deve muito ao talento da atriz, sempre valorizada pelo autor Mário Teixeira. A ex-escrava, que ficou milionária graças ao seu trabalho na criação de valiosas joias de crioula, protagoniza vários momentos hilários e não leva desaforo para casa.



35- Regiane Alves.
Mariacarla é uma vilã com potencial, mas foi desperdiçada pelo autor de "O Tempo Não Para". Ele preferiu dar espaço para situações rasas envolvendo Betina e Emílio/Lúcio. Ainda assim, a atriz mostra seu conhecido talento e consegue alguns bons momentos na novela das sete.



36- Renata Sorrah.
Dulce só entrou na reta final de "Segundo Sol", mas a grande atriz roubou a cena e pegou a novela para ela. Renata divertiu o público na pele da descompensada mãe de Laureta e protagonizou as melhores cenas dos capítulos finais da trama.




37- Patricya Travassos.
Afastada das novelas desde 2014, quando esteve em "Vitória", na Record, a atriz voltou em "Espelho da Vida" e está matando as saudades do público com a sensitiva Grace, mãe da vilã Isabel. Suas cenas com Alinne Moraes têm sido excelentes.


38- Maeve Jinkings.
A atriz se destacou na pele da dúbia Joana em "Onde Nascem os Fortes". A amante de Pedro Gouveia chegou a enfrentar um processo de redenção ao lado de Samyr, mas logo voltou a ser o que era. Maeve brilhou.





Melhores Atores Coadjuvantes:



1- Ary Fontoura.
O Barão de Ouro Verde era para ter sido uma participação de um mês em "Orgulho e Paixão". Mas o personagem fez tanto sucesso e o grande ator brilhou tanto que o autor desistiu de matá-lo. Só o fez na última semana de novela, presenteando Ary com a cena mais sensível e emocionante da história. Que show de delicadeza.



2- Rodrigo Simas.
O ator novamente se destacou em um trabalho e fez o falastrão Ernesto um dos tipos mais cativantes de "Orgulho e Paixão". A aceitação do público foi tanta que o personagem roubou o lugar de Jorge no coração de Ema. O casal formado com Agatha Moreira esbanjou química.


3- Lima Duarte.
Há tempos o ator não era valorizado em uma novela. Na pele do justo Josafá, o ator brilhou e formou um lindo par com Fernanda Montenegro em "O Outro Lado do Paraíso". As cenas protagonizadas com Bianca Bin também eram dignas de vários elogios.


4- Jesuíta Barbosa.
O ator se entregou por completo para viver o retraído Ramirinho em "Onde Nascem os Fortes". O tímido menino humilhado pelo pai só se soltava quando interpretava a sensual Shakira do Sertão. Jesuíta se destacou em diversas cenas e os momentos tensos protagonizados por ele e Fábio Assunção eram demais.


5- Enrique Diaz.
O canalha Plínio, em "Onde Nascem os Fortes, provocava repulsa em várias situações, mas em outros chegava até a demonstrar um pouco de humanidade. O ator viveu um grande momento na trama das onze e suas cenas sempre destacavam seu talento.



6- Chay Suede.
Na pele do revoltado Ícaro, o ator viveu o seu melhor momento na televisão em "Segundo Sol" e as cenas dramáticas eram interpretadas com muita entrega. O tom debochado do personagem ainda explorava o bom tempo de comédia de Chay, que costumava protagonizar instantes divertidos com Letícia Colin.



7- Fabrício Boliveira.
O ator viveu um personagem dúbio bem difícil e convenceu em "Segundo Sol". O vingativo personagem se perdeu no roteiro, mas o ator dominou o papel com talento e fez muitas cenas intensas, principalmente ao lado de Cláudia Di Moura.



8- Caco Ciocler.
Outro personagem que se perdeu em "Segundo Sol". No entanto, Caco teve muitas cenas de descontrole emocional do seu personagem no início da novela e esteve bem em todas. Muitas vezes era possível até ver as veias saltadas de seu pescoço em alguma briga de Edgar.



9- Marcelo Faria.
Na pele do solícito Aurélio, o ator foi um dos destaques de "Orgulho e Paixão" e sua química com Gabriela Duarte era visível. Tanto que o casal logo conquistou o telespectador e vale citar ainda a sua boa parceria com Ary Fontoura.



10- Tato Gabus Mendes.
Felisberto era um perfil pequeno, mas o ator conseguiu bons momentos ao lado de Vera Holtz e também Nathalia Dill em "Orgulho e Paixão". Aliás, as conversas entre o pai e a filha predileta, Elisabeta, sempre rendiam cenas sensíveis e bem interpretadas.


11- Gabriel Leone.
O ator tem se entregado bastante aos seus personagens e se destacou na pele do determinado Hermano, em "Onde Nascem os Fortes". Com cenas dramáticas pesadas, Gabriel mostrou que se firmou na carreira e sua química com Alice Wegmann era ótima.



12- Maurício Destri.
O ator emocionou com o mimado Camilo e suas cenas de embate com Gabriela Duarte eram um show à parte. Sua química com Pâmela Tomé era outro ponto positivo e Maurício mereceu elogios em "Orgulho e Paixão".


13- Odilon Wagner.
Estava merecendo um bom personagem em novelas há um tempo e Severo Athaíde proporcionou para o ótimo ator bons momentos ao longo de "Segundo Sol". Odilon sempre se destacava nas brigas da família problemática.


14- Danilo Mesquita.
Valentim era insuportável e extremamente burro, mas isso não era culpa do ator e sim do autor de "Segundo Sol". Danilo já havia brilhado em "Rock Story" e repetiu o bom desempenho na pele do filho de Beto Falcão.




15- Roberto Bomfim.
O asqueroso Agenor revoltou o público em "Segundo Sol" e foi bom ver o talentoso ator na pele de um homem machista e conservador, após vários perfis simpáticos seguidos nos últimos anos.



16- Johnny Massaro.
O egocêntrico Rodolfo era um dos pontos fortes de "Deus Salve o Rei" e o ator se destacou merecidamente na trama medieval. Sua parceria com Tatá Werneck era hilária e os embates com Rômulo Estrela rendiam grandes cenas.




17- Marcos Oliveira.
O eterno Beiçola de "A Grande Família" conseguiu protagonizar momentos divertidos ao lado de Tatá Werneck em "Deus Salve o Rei". Heráclito era um ex-nobre que nunca conseguia voltar aos bons tempos graças ao relacionamento de idas e vindas da sobrinha Lucrécia com Rodolfo.


18- Ricardo Pereira.
O ator merece muitos elogios pelo seu desempenho na pele do vilão Virgílio em "Deus Salve o Rei". O personagem era bem construído e Ricardo aproveitou a oportunidade para se destacar.




19- Milton Gonçalves.
O ator está ótimo na pele do doce Eliseu e sua parceria com Edson Celulari sempre foi um dos pontos altos de "O Tempo Não Para". Vale destacar também as cenas do grande ator com Carol Macedo, intérprete de Paulina, e Rui Ricardo Dias, o Barão.



20- Felipe Simas.
O ator vive seu primeiro personagem cômico e está tirando de letra. Aliás, tem mostrado uma faceta desconhecida do público em "O Tempo Não Para". Suas cenas são sempre divertidas e o casal formado com Miss Celine é um show à parte. Vale destacar ainda sua sintonia com Nicolas Prattes.



21- David Jr:
Na pele do retraído Menelau, o ator já protagonizou alguns momentos divertidos ao lado de Dom Sabino e outros bem emocionantes com seus companheiros ex-escravos. David merece elogios por sua atuação em "O Tempo Não Para".



22- Rui Ricardo Dias.
Barão é um bandido bonzinho demais. Até chora. E Rui está bem na pele do personagem em "O Tempo Não Para". Suas cenas com Milton Gonçalves e Carol Macedo são sempre atrativas, rendendo momentos de emoção.



23- Maicon Rodrigues.
O ator emociona na pele do sensível Cecílio em "O Tempo Não Para". O ex-escravo ainda sente dificuldade em se acostumar com a liberdade e Maicon tem vivido o personagem com competência. Merecia até bem mais destaque.




24- Irandhir Santos
Um ator que se destaca em qualquer papel. E novamente se entregou por completo na pele do mediúnico Samir, em "Onde Nascem os Fortes. Suas cenas eram de um trabalho corporal que impressionava. Irandhir é genial.





25- Emiliano Queiroz.
Que prazer ver esse extraordinário ator sendo valorizado em "Espelho da Vida". Na pele do filho de Júlia Castelo, Emiliano emociona sempre que surge em cena e muitas vezes nem precisa de texto. Apenas o seu olhar já basta. Suas cenas com Reginaldo Faria e Vitória Strada são, com perdão do trocadilho, divinas.



26- Felipe Camargo.
Outro ator que tem brilhado bastante em "Espelho da Vida". Tem divertido na pele do picareta Américo em 2018 e provocado repulsa com o enérgico Eugênio em 1930. A forma como diferencia os personagens expõe o talento de Felipe.


27- Robson Nunes.
O ator é uma grata surpresa de "Espelho da Vida". Está ótimo na pele do simpático Bola, o melhor amigo de Alain. Suas cenas com João Vicente de Castro são sempre boas de serem vistas.



28- Reginaldo Faria.
A morte precoce de Vicente, logo no segundo capítulo de "Espelho da Vida", provocou a falsa impressão de desperdício de talento. Mas o lado bom das novelas espíritas é poder contar com os atores no elenco, mesmo depois da morte. Reginaldo está ótimo e suas cenas com Irene Ravache e Emiliano Queiroz sempre sensibilizam.







Revelações Femininas:




1- Bella Piero.
Ela foi revelada em "Verdades Secretas", mas foi em "O Outro Lado do Paraíso", sua segunda novela, que a atriz pôde mostrar o seu imenso talento. Walcyr Carrasco apostou nela e Bella correspondeu plenamente. Ela emocionou o público com o drama da sofrida Laura, que era abusada pelo padrasto quando criança. Foram inúmeras cenas dificílimas e brilhantemente interpretadas.



2- Kelzy Ecard.
Com uma longa carreira no teatro, a atriz só foi estrear na televisão em "Segundo Sol". E arrebatou o público com a sua interpretação na pele da passiva Nice. Eram muitas cenas revoltantes, onde o marido humilhava a esposa de todas as formas, e a atriz emocionou em todas. Que tenha chegado para ficar.



3- Claudia Di Moura.
Assim como Kelzy, a atriz tem uma longa trajetória no teatro e só estreou na televisão na mesma "Segundo Sol". A outra coincidência era o perfil da personagem: também uma mulher subserviente. A empregada Zefa foi defendida com brilhantismo por Claudia e a intérprete teve ótimas cenas no núcleo do canalha Severo Athayde. Tomara que muitos outros trabalhos surjam daqui para frente.





4- Carolina Ferman.
A ardilosa Lucíola era o braço direito da vilã Catarina, mas a atriz parecia uma figurante sem importância no início de "Deus Salve o Rei". Servia apenas para ouvir os planos da rainha. A atriz, no entanto, conseguiu aproveitar os pequenos momentos para mostrar seu talento e foi crescendo no enredo. Chegou a protagonizar ótimas cenas na reta final, quando Catarina se transformou na parceira para fugir.


5- Julia Guerra.
A calada, mas sincera, Latrine era uma figurante em "Deus Salve o Rei". Mal abria a boca. Mas a fiel escudeira de Lucrécia foi crescendo no enredo graças ao talento de Julia, que acabou virando um dos acertos do núcleo cômico da novela. Sua parceria com Tatá Werneck e Marcos Oliveira foi hilária.



6- Ingrid Klug.
A atriz foi uma grata surpresa de "O Tempo Não Para". A intimidadora advogada Belém vem sendo defendida com competência pela atriz e é uma pena que não apareça muito na trama. Merecia bem mais cenas, pois talento tem de sobra.



7- Débora Ozório.
A atriz está maravilhosa na pele da deslumbrada Patrícia em "Espelho da Vida". A personagem se destacou logo no início da novela, mesmo fazendo parte de um núcleo que não está diretamente ligado ao atrativo enredo central da novela das seis. As trapalhadas da menina divertem. Seu sotaque mineiro é ótimo e Débora vai longe na carreira.


8- Catharina de Carvalho.
A intérprete da melhor amiga de Paty é outro talento. Michelle representa uma espécie de "consciência" da parceira. É o lado sensato da dupla. A atriz está muito bem e faz uma divertida parceria com Débora em "Espelho da Vida".




9- Kéfera Buchmann.
A You Tuber de sucesso está em sua primeira novela e não tem decepcionado. Está ótima na pele da egocêntrica e invejosa Mariane, atriz que não tolera quem brilha mais que ela. Kéfera conseguiu até evitar uma caricatura, o que era um grande risco em virtude do tipo de papel.


10- Thati Lopes.
Conhecida do público pelas esquetes do "Porta dos Fundos", canal de humor de sucesso do You Tube, a atriz tem feito uma divertida dupla malvada com Kéfera. As duas se destacam e apresentam uma ótima sintonia. São aquelas vilãs que sempre se dão mal, mas não desistem.




11- Luciana Malcher.
A atriz mal aparecia no início de "Espelho da Vida", mas começou a ganhar importância à medida que Cris viajava ao passado. Depois ganhou até outra personagem no presente. E Luciana está muito engraçada na pele da empregada Bendita, em 1930, e ótima como a respeitada atriz Débora Martins, em 2018.






Revelações Masculinas:




1- Pedro Henrique Muller.
A melhor revelação masculina do ano. O ator começou praticamente fazendo figuração em "Orgulho e Paixão", mas o capitão Otávio foi crescendo e ganhou conflitos em um romance delicado com Luccino. Pedro emocionou em várias cenas e formou lindo par com Juliano Laham.



2- Luis Lobianco.
Conhecido por suas participações em filmes e atuações no Canal Porta dos Fundos, o ator participou de sua primeira novela em "Segundo Sol". Clóvis era um chorão e cantava muito mal, mas agradou o público e o ator tem muito mérito nisso. A canção "Sal na Pele" virou a marca do personagem.



3- Narcival Rubens.
O ator baiano esteve muito bem na pele de Galdino, capanga de Laureta em "Segundo Sol". O ator protagonizou ótimas cenas com Adriana Esteves, Chay Suede e Letícia Colin. Era um dos destaques do núcleo do bordel.



4- Giovanni De Lorenzi.
O ator se destacou na pele do doce Ulisses em "Deus Salve o Rei". O guerreiro que não gostava de lutar e, sim, de cozinhar era cativante e Giovanni fez um lindo par com Marina Moschen. Suas cenas com a colega eram sempre baseadas na cumplicidade dos personagens.



5- Daniel Warren e Leandro Daniel.
Os dois formaram uma divertida dupla em "Deus Salve o Rei" e o trio formado com Johnny Massaro agradou. Orlando, Petrônio e Rodolfo eram ótimos. Leandro já fez participações em várias novelas --- inclusive da recente "Rock Story" ---, mas não teria como separá-lo do estreante Daniel na listagem.


6- Pedro Baião.
O ator ganhou um personagem pequeno em "O Tempo Não Para". Mas fez o personagem crescer graças ao seu talento. O sincero Rafa vem sendo muito bem interpretado por Pedro, que mostra que a Síndrome de Down não é um impedimento para nada.




7- Miguel Coelho.
Ele entrou em "Espelho da Vida" há pouco tempo, mas vem divertindo na pele do galinha Jorge Benício, ator que interpreta Pedro no filme produzido por Alain. Recentemente, inclusive, protagonizou momentos hilários com Luciana Paes.





Atrizes Mirins:




1- Clara Galinari.
Que talento. A menina é uma das gratas surpresas de "Espelho da Vida". A atriz está perfeita como Priscila, uma criança que sofre com o temperamento da mãe e com as perdas que já viveu em sua curta vida. Clara tem feito cenas ótimas com Alinne Moraes, João Vicente de Castro, Patricya Travassos e Irene Ravache.



2- Maria Luiza Galhano.
Que encanto de menina. A simpática Florzinha ganhou uma intérprete perfeita em "Espelho da Vida". A atriz cativa com facilidade e tem um carisma evidente. Suas cenas com a colega Clara Galinari são apaixonantes.



3- Raphaela Alvitos e Nathalia Rodrigues.
As gêmeas Nico e Kiki são tão empoderadas quanto a irmã Marocas e as atrizes sempre divertem quando estão em cena. Talentosas, as duas têm uma gostosa sintonia em cena e são alguns dos destaques de "O Tempo Não Para".



4- Sophia Valverde.
A menina ganhou a protagonista de "As Aventuras de Poliana" e vem honrando o posto da novela de sucesso do SBT. A doce e otimista Poliana ganhou uma talentosa intérprete e Sophia merece o destaque absoluto da história escrita por Iris Abravanel. Já é uma das estrelas mirins da emissora que revelou Larissa Manoela e Maísa.



5- Melissa Nóbrega.
A atriz encantou no especial "O Natal Perfeito". Na pele da mimada Catarina, a menina protagonizou ótimas cenas na trama de Priscila Steinman e interpretará a personagem de Isabelle Drummond na primeira fase de "Verão 90", novela das sete que estreia no dia 28 de janeiro. Preste atenção nela.





Atores Mirins




1- Davi Queiroz.
Ele ainda é muito pequenininho e mal tinha falas em "Segundo Sol". Mas sua fofura conquistou todo mundo e o inocente Badu acabou até participando do encerramento da novela, em cima da palavra "fim".




2- Igor Jansen.
No primeiro capítulo de "As Aventuras de Poliana", o sofrido João parecia até o protagonista da novela. Sua saga indo embora de casa emocionou. Mas o personagem não deixa de ser um perfil importante. Ele quase norteia o enredo junto com Poliana. Os dois, aliás, formam uma ótima dupla. Igor está muito bem na produção do SBT.



3- Tobias Carrieres.
O ator já havia se destacado como Jesus, filho da batalhadora Fátima, em "Justiça". E novamente mostrou que tem a vocação das artes no sangue em "Deus Salve o Rei". Infelizmente, Levi não teve muito destaque, mas Tobias conseguiu convencer sempre que apareceu em cena. Que venham novas oportunidades.



4- Thales Miranda.
Que fofo o menino que viveu Ícaro na primeira fase de "Segundo Sol". O seu carisma é incontestável e as cenas protagonizadas pela criança não eram fáceis. Foram momentos de dor e tristeza. Thales convenceu e encantou o público com sua fofura. Vale lembrar que ele também viveu o "mini-Otaviano Costa" em um especial do Dia das Crianças do "Vídeo Show" em 2017.



5- Cauã Antunes.
Emocionou na pele do sofrido Jonas em "O Natal Perfeito". O menino que vivia sozinho em um lixão, mas sempre via o lado bom da vida, foi muito bem interpretado pelo menino, que protagonizou lindas cenas ao lado de Melissa Nóbrega. Que seja escalado para outros trabalhos.





Todos esses atores merecem aplausos pelos trabalhos que fizeram ao longo de 2018 e a longa lista (120 nomes) prova como o mundo das artes cênicas segue bem servido. Claro que há os péssimos intérpretes e os canastras, mas esses não valem qualquer menção. O importante é valorizar os profissionais talentosos, sempre reconhecendo uma boa atuação. Como foi o caso de mais uma retrospectiva. A penúltima do blog. 

26 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

Sérgio, seu trabalho nessas retrospectivas é algo admirável. Obrigado por respeitar tanto os artistas e os seus leitores.

Anônimo disse...

Uma bela amostra dos profissionais qualificados na arte de representar e que deram o melhor de si mesmos em cada cena que gravaram, embora algumas novelas não tenham sido o ponto forte da televisão em 2018, ao contrário de várias séries.

Michele disse...

É UMA RETROSPECTIVA MELHOR QUE A OUTRA. COMO TU CONSEGUE??? A DE CASAIS, CENAS E ATORES ESTÃO IMPECÁVEIS!!!!!!!!!!!!!!!!!

Chaconerrilla disse...

Eu queria comentar cada ator e atriz que acompanhei durante o ano, mas perderia as contas. Por isso, decidi falar só sobre dois: Ary Fontoura e Emiliano Queiroz. Que atores queridos, que profissionais maravilhosos. A cena da morte do Barão de Outo Verde - meu personagem preferido - me fez chorar meu coração. Com certeza a cena mais emocionante do ano (pra mim, claro). Quanto as cenas de André, como não se emocionar com a grandiosidade de Emiliano Queiroz? Como você bem falou, ele fala com o olhar. É maravilhoso! Amo quando ele aparece com o Reginaldo Faria, outro grande nome, que faz por merecer todos os elogios. Okay, acabei falando de três, mas como não né? É muito talento junto!

Unknown disse...

Obrigada pelo carinho!!! Fico muito feliz de estar nessa lista. Resultado de um trabalho e de uma parceria linda com minha irmãzinha do coração Raphaela Alvitos
Beijos Natthália Gonçalves

Unknown disse...

Os seus blogs de retrospectiva estão ótimos eu concordo com todas as escolhas desta lista , você de fato reconhece bons talentos parabéns😍❤👏

Raphaela Alvittos disse...

Acordar com essa notícia no penúltimo dia do ano é maravilhoso. Obrigada pelo reconhecimento com as nossas cenas e que venham muitas outras, afinal, o tempo não para e eu também não 😉🙏🏻😍

Ani Braga disse...

Mais 365 dias de novas oportunidades estão a nossa espera no ano que está chegando e que todas as realizações alcançadas neste que está quase terminando sejam apenas sementes plantadas que serão colhidas com todo amor no Novo Ano que está por vir, espero que nos encontremos muito em 2019...


Beijos
Ani

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Uau... Esse post deve ter dado muito trabalho. Rs... Também adoro a atriz Olívia Araújo. Neste domingo, publicarei a minha relação dos melhores do ano. Aproveito para desejar um ótimo ano novo. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Que retrospectiva completa! Me impressiona seu grau de detalhismo. Parabéns.

Heitor disse...

Não existe nenhum crítico que faça retrospectiva melhor que você. NENHUM. E tenho dito.

Unknown disse...

Enaltecendo O Outro Lado do Paraíso, mas desmerecendo Segundo Sol. Tá certíssimo

Anônimo disse...

Você citou que a Sophia valverde é uma das estrelas mirins do mesmo canal que revelou Larissa Manoela e Maísa. Eu já vi aqui que vc não acha a Maísa talentosa como atriz. Eu gostaria de saber se vc acha a Maísa talentosa em algo que ela faça: apresentando, por exemplo? A retrospectiva ficou ótima, só para variar, como em todos os anos. Parabéns!

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Chaconerrilla. Que atores!

Sérgio Santos disse...

Natthalia, eu que agradeço sua presença aqui. Que honra!!!!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Julia.

Sérgio Santos disse...

Raphaela, que honra você aqui. Vc merece. Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Beijos, Ani!

Sérgio Santos disse...

Deu sim, Fabio. abç

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Sei que estou, anonimo. Abçs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo. Acho ela boa apresentando. Mas atuando não dá.

kubetvn333 disse...

Try our fachai9 arcade games to earn more.