quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Por que "Orgulho e Paixão" foi ignorada no "Melhores do Ano" e na "APCA"?

Escolhas são sempre muito subjetivas. Afinal, cada um tem sua opinião e gosto pessoal. Por isso mesmo, as premiações sempre rendem polêmicas e injustiças. Dificilmente alguma sai ilesa de reclamações. Tanto que muitas vezes críticos discordam uns dos outros e até da opinião do público. Entretanto, independente da análise de cada um, é fato que "Orgulho e Paixão" foi uma novela bastante injustiçada em várias premiações deste final de ano, principalmente no "Melhores do Ano" e na "APCA".


E o grave problema nem foi perder em várias categorias, afinal, isso acaba fazendo parte, concorde-se ou não. Mas, sim, ter sido completamente ignorada. O caso mais gritante foi o "Melhores do Ano", do "Domingão do Faustão". Já conhecido por premiar apenas produtos e atores da Globo (o que é natural), o evento simplesmente considerou que a trama de Marcos Berstein, baseada em vários sucessos da escritora inglesa Jane Austen, não existiu em 2018. Se o enredo tivesse fracassado em audiência ou repercussão, até daria para entender. Mas o folhetim foi um sucesso de público e crítica.

Infelizmente, de uns anos para cá, o esquecimento das novelas das seis e das sete virou uma espécie de ''padrão" da premiação criada em 1995. Ainda assim, havia uma 'tentativa de disfarce', como por exemplo a indicação de um ator ou atriz em apenas uma ou duas categorias. Eram indicações quase sempre sem chances de vitória, mas, ao menos, a trama era lembrada.
Foi o caso da também injustiçada "Novo Mundo", ano passado. A primorosa trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão foi representada por Guilherme Piva na categoria Ator Coadjuvante e Letícia Colin como Melhor Atriz, apesar de ausências sentidas, como Caio Castro em Melhor Ator e Vivianne Pasmanter Melhor Atriz Coadjuvante.

Já com "Orgulho e Paixão" nem houve essa preocupação. Ela não foi indicada em categoria alguma. Como o trabalho irretocável de Gabriela Duarte, na pele da complexa Julieta Bitencourt, a Rainha do Café, não foi lembrado em Atriz Coadjuvante? Ela viveu um de seus maiores momentos na carreira e emocionou do início ao fim. Pedro Henrique Muller se destacou na pele do sensível Capitão Otávio e jamais poderia ter sido esquecido em Ator Revelação. Agatha Moreira (perfeita como Ema), Rodrigo Simas (ótimo como Ernesto), Natália do Vale (genial como Lady Margareth) e Ary Fontoura (cativante como Barão de Ouro Verde) também mereciam lembrança. Isso apenas  citando alguns nomes.

Após esse festival de "esquecimentos", esperava-se que a APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) pelos menos repararia essa injustiça, nem que fosse em apenas uma categoria. Afinal, a premiação não conta com a votação popular e se baseia na escolha de vários nomes que entendem de televisão. Mas, surpreendentemente não aconteceu. A novela das seis também foi ignorada em absolutamente todas as categorias. E a mais absurda delas foi a de Melhor Dramaturgia. Foram selecionadas "Assédio" (série da Globo Play), "O Tempo Não Para" (atual novela das sete da Globo), "Onde Nascem os Fortes" (trama das 23h da Globo), "Sob Pressão" (série atual da Globo) e "O Negócio" (série da HBO). Com todo respeito aos votantes, "Orgulho e Paixão" foi a melhor novela do ano com vantagem. "Onde Nascem os Fortes" foi uma ótima supersérie, mas teve uma barriga incômoda ao longo dos meses, e "O Tempo Não Para" é uma novela agradável, mas com visíveis problemas de desenvolvimento. A trama das seis foi impecável. Ágil, repleta de viradas a cada semana e com vários casais apaixonantes, além de ousados musicais e um elenco talentoso, a história conquistou do primeiro ao último capítulo. No lugar de, pelo menos, uma dessas produções citadas deveria estar. Se não houve espaço para atores e atrizes (realmente os selecionados foram muito bons), nessa categoria era obrigação.

"Orgulho e Paixão", independente do gosto de cada um, foi uma novela muito bem escrita e desenvolvida. O conjunto se mostrou harmonioso, a trilha sonora de bom gosto foi selecionada com a preocupação para cada romance ou personagem, os personagens eram ricos, e praticamente todos os atores tiveram chance de destaque em algum momento do enredo. Os vários elogios que a produção recebeu fizeram jus ao que foi apresentado e a trama deixou saudades. É lamentável que essas duas premiações tenham ignorado tudo isso.

8 comentários:

Unknown disse...

Realmente uma pena os autores devem ter ficado bastantes descontentes com este esquecimento

Paulo Wellington disse...

Espero que no troféu imprensa ela seja lembrada, melhores do ano virou melhores da novela das 21h e o APCA foi uma tremenda decepção.

Anônimo disse...

Onde eu assino?????? Só o LIXO de Segundo Sol.

Fernanda disse...

Finalmente alguém expos a minha indignação!!!! Esses prêmios tão sem credibilidade só por terem ignorado a melhor novela do ano.

Sil disse...

Concordo com vc e colocaria como melhor atriz Nathalia Dill e Thiago lacerda que arrasaram como protagonista. Sobre a premiacão do APCA achei um absurdo colocarem no mesmo pacote para premiacao série e novela nao concordo pq novela é uma obra aberta que o ator ou atriz tem que mudar de acordo com audiência e série não ja não tem esse problema . Agora foram seis novelas e o critico dizer que as novelas foram ruins por isto colocaram premiacão junto com série é o fim pq o critico não consegue escolher um pelo menos um artista de cada novela para participar da premiacao afff . Torcendo para OeP ganhar o Emmy!!!

Nina disse...

Parabéns por esse texto. Traduziu tudo o que eu penso sobre essa tremenda injustiça!!!!!

Anônimo disse...

É, cada um tem seu gosto. Eu, por exemplo, detestei essa novela. No total, foi uma novelinha boba, chata, monótona e imbecil. Achei justo não ser lembrada nas premiaçoes.
A agatha Moreira foi a única que prestou na novela, a melhor atriz da geração dela. Sinceramente, eu espero que esse autor fracassado do Marcos Berstein nunca mais escreva novelas na globo. Essa novela foi um circo pior que os do Walcyr.

Anônimo disse...

Porque foi uma novela problemática, péssima, feia, boba, chata, monótona, horrível. Nada, absolutamente nada se salva nessa novela esquecivel. A única atriz boa da sua geração, agatha Moreira não merecia ter feito o Flop. Péssima desde Malhação, Nathallia Dill piorou ainda mais a novela sendo protagonista da mesma. Fora o resto do elenco... espelho da vida pisa!