sábado, 22 de dezembro de 2018

As teorias sobre "Espelho da Vida"

A atual novela das seis não é um estouro de audiência. Aliás, pelo contrário. Os índices deixam bastante a desejar e estão bem abaixo do esperado. Mas, "Espelho da Vida" tem reagido aos poucos no Ibope e há perspectiva de melhora ano que vem. Afinal, a trama de Elizabeth Jhin é muito bem amarrada e os vários mistérios em torno da história despertam imensa curiosidade no público. Esse conjunto de enigmas tem proporcionado várias teorias dos telespectadores, gerando repercussão e debates nas redes sociais.


Não é incomum que uma novela com audiência modesta provoque grande repercussão. Um bom caso foi a primorosa "A Vida da Gente", de 2011. O enredo de Lícia Manzo não registrava números extraordinários (embora tenha passado longe de um fracasso), mas os debates sobre os rumos de Manu (Marjorie Estiano), Ana (Fernanda Vasconcellos) e Rodrigo (Rafael Cardoso) eram intensos. Também não é raro uma produção de Ibope excelente não despertar qualquer tipo de "burburinho" ---- "Pega Pega", por exemplo, exibida ano passado, teve uma das maiores médias da faixa das sete, mas ninguém falava sobre a trama.

O folhetim das seis tem telespectadores apaixonados. Quem assiste todos os dias realmente está envolvido com o roteiro de Elizabeth e não são poucas as teorias que se proliferam no Twitter, Facebook, Instagram e afins, provocando discussões acaloradas ----- várias vezes resultando em brigas, inclusive.
A trama realmente provoca muitas dúvidas e incertezas, o que pode explicar a fuga de parte da audiência que prefere o enredo mais mastigado, sem precisar pensar muito. Mas o grande trunfo da autora é justamente esse: instigar quem acompanha sua história.

Uma das teorias consiste em Danilo (Rafael Cardoso) ser o amor de várias vidas de Júlia Castelo (Vitória Strada), que reencarnou no filho de Margot (Irene Ravache), um menino que desapareceu aos 5 anos. Essa questão ganhou ainda mais força quando a melhor amiga de Cris apareceu em 1930 na pele de Hildegard, uma pintora ousada que fazia retratos de homens nus. A artista é justamente a mãe de Danilo e seu ofício desperta um profundo ódio em Eugênio (Felipe Camargo), pai de Júlia. Por isso o coronel não tolera a possibilidade da filha se envolver com o rapaz. Aliás, a própria mocinha da novela acredita nessa hipótese, pois tem viajado no tempo para descobrir a verdade sobre a morte de Júlia, seu antepassado. Ela não crê que Danilo matou a mulher amada com uma bala de ouro (originada do derretimento das alianças do casal), como foi noticiado na época.

"Oficialmente", o que todos sabem é apenas isso: Júlia Castelo e Danilo Breton viveram uma história de amor trágica. Vicente (Reginaldo Faria) exigiu que o neto Alain (João Vicente de Castro) fizesse um filme contando essa trama, pouco antes de falecer. O rapaz, que namorava Cris há anos e vivia uma relação harmoniosa e estável com seu amor, viu sua vida virar de cabeça para baixo quando chegou a Rosa Branca. Além de relembrar o traumático passado com Isabel (Alinne Moraes), a paixão de sua vida que o traiu com o próprio primo, o cineasta viu seu relacionamento com Cris ruir por causa do contato espiritual que a atriz passou a ter desde que entrou na mansão que foi de Júlia. E, de acordo com o roteiro criado por Alain, Júlia e Danilo namoravam, mas a moça se apaixonou por Gustavo Bruno, melhor amigo de Danilo, e essa relação despertou a ira de Danilo, que assassinou a mulher amada sem piedade.

A outra teoria de parte do público praticamente assina embaixo da ótica de Alain. Como os personagens começaram a história namorando e trocando juras apaixonadas, esses telespectadores acham que o neto de Vicente é o amor de outras vidas de Cris e que Danilo realmente matou a moça em 1930. Acham que o filho de Hildegard é um lobo em pele de cordeiro e Cris se decepcionará quando descobrir que estava enganada e tudo o que foi publicado na época do crime era verdade. Creem, ainda, que Vicente e André (Emiliano Queiroz) têm a missão de juntar "Crislain". Por sinal, André é filho de Júlia, mas Cris não tem ideia da identidade desse velhinho que aparece para ela. O simpático senhor também chegou a dizer para Alain que o perdoa e tudo indica que Gustavo Bruno, a vida passada do cineasta, cuidou do filho de Júlia e não o tratou nada bem.

Mais uma hipótese levantada por telespectadores é Dora (Alinne Moraes) ter sido a verdadeira assassina de Júlia. Isso explicaria a razão da Guardiã (Susana Faini) nunca ter permitido a entrada de Isabel na mansão. E até agora as cenas de 1930 deixam bem claro que Gustavo Bruno e Dora estão tramando contra o romance de Danilo e Júlia. Porém, tem quem ache que Piedade (Júlia Lemmertz) matou a filha por acidente. Isso porque, há umas duas semanas, foi exibida uma cena em que a sofrida mulher confessou ao padre que já sentiu muita vontade de matar uma pessoa e se referia ao seu marido, Eugênio. Ela pode ter tentado matá-lo e errado o alvo. Nesse caso, todavia, não seria bem explicada a bala de ouro. Já Eugênio também pode ter assassinado a própria filha, afinal, sempre foi violento com Júlia e Piedade.

Até a possibilidade de Pedro estar preso no passado foi levantada. Por mim, inclusive. Seria uma proposta bem ousada. Como o filho de Margot desapareceu aos 5 anos sem deixar qualquer rastro, ele poderia ter entrado em um portal no tempo sem querer. Mas, ao invés da penteadeira de Júlia, seu portal seria o quadro com sua foto. Como foi para o passado muito pequeno, acabou criado por Hildegard e foi vivendo a sua vida passada novamente sem saber. A missão de Cris seria resgatar o Danilo do passado e trazê-lo de volta para sua vida e, claro, a de Margot. O filho da doce senhora teria cerca de 50 anos, mas como no espelho o tempo passa mais devagar, seria "compreensível" não ter envelhecido tanto. Porém, foi divulgado recentemente que Pedro faleceu e deixou um filho chamado Daniel. Esse rapaz será vivido pelo Rafael Cardoso e ele, sim, é a reencarnação de Danilo.

Aliás, ao que tudo indica, a primeira aparição de Daniel será no capítulo do dia 17 de janeiro, em Portugal, durante uma exposição. Refinado e elegante, o rapaz será um artista como Danilo e se encantará com um pintura de Júlia Castelo. A partir de então, a aguardada virada do enredo ocorrerá. Vale ressaltar, por sinal, que Daniel ser neto de Margot proporcionará uma nova chance para a sofrida personagem. Isso porque ela perdeu o filho aos 5 anos, nem soube que faleceu e, pelo que tem sido visto em 1930, Hildegard não gostava tanto de Júlia quanto aparentava. Pode ter sido responsável pela desgraça na vida do próprio filho.

"Espelho da Vida" tem se despertado cada vez mais interesse e todas as teorias dos telespectadores provam que a trama de Elizabeth Jhin sempre teve potencial. Esse nível de envolvimento de quem assiste deixa claro que a saga de Júlia Castelo é um acerto.

30 comentários:

Melissa disse...

Como eu sou louca pelos seus textos. Devoro com alegria. Amei esse sobre as mil teorias e tá bem claro que Alain tá pagando pelos erros do Gustavo Bruno. Agora quem matou a Julia é um grande mistério. Aposto na Dora mesmo. E adorei a sua teoria do Danilo preso no passado. Seria uma ousadia e tanto.

Italo disse...

Tem gente que acha que a Cris vai ficar com o Alan e o Gustavo Bruno é o amor dela???? ISSO É SÉRIO??????

Chaconerrilla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chaconerrilla disse...

Não sabia sobre Daniel. Já amei!!!!. Para mim, Eugênio é o responsável pela morte de Júlia. Lembro-me de uma cena que Cris disse sentir horror ao ver Américo. Horror não foi a palavra, eu acho, mas foi algo negativo.

Andressa Mattos M. disse...

Li cada parágrafo com atenção. Tu é muito sagaz, Sérgio. Entende um roteiro como poucos. Parabéns.

chica disse...

Sérgio, vim desejar que teu Natal e de tua família seja lindo e bem abençoado! abração, tudo de bom,chica

Lois Racca disse...

É isso. Quem acompanha, diariamente, está cada dia mais apaixonado pela trama. Estou ansiosa para desvendar os mistérios. Excelente texto. Como não amar Espelho da Vida?!

Anônimo disse...

Realmente essa novela tem potencial Sérgio, é só deixar de lado a lentidão de uma vez. Uma coisa que eu queria muito ver nessa novela desde as chamadas era a Alinne Moraes como uma Melissa da segunda fase de Além do Tempo, mas nisso acabei me frustrando rsrs

Malu disse...

Amei a alfinetada em Pega Pega, rs. Sobre EdV, eu adoro a novela e é a única que atualmente vejo. Acho que a audiência realmente se deve à trama ter começado lenta demais pra quem gosta de acompanhar novelas e "confusa" demais pra quem só vê de vez em quando. Mas eu não acho nada disso, o ritmo melhorou bastante já, e até gosto dos núcleos paralelos, até o do cinema kk. Amo as teorias criadas e tenho certeza que Jhin trará um desfecho excelente. Só o que me irrita, não só nessa novela mas em várias, é essas torcidas de shipps. Claro que é legal torcer pelo seu casal, mas querer que o casal fique junto a novela inteira, transferir esses ataques pros atores, brigar e perseguir quem pensa diferente é um saco! E atrapalha a história, já que alguns autores, claro, sacrificam sua história para agradar esse público, acho que de repente até valia um texto seu sobre o assunto. Desculpe o comentário longo.

Anônimo disse...

A audiência tá baixa por causa da quela porcaria de malhação vidas flopadas, que raiva uma novela tão legal merecia mais porém ocorreu o mesmo com lado à lado que foi uma novela ótima porém um fracasso de audiência infelizmente.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Isis valverde faz enorme falta.... Um dos problemas da novela é a escalação dos protagonistas.... Abs e Feliz Natal!!! Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Parabéns pelo excelente texto, conseguiu apresentar todas as principais teorias com clareza. Como eu disse no comentário do outro post, eu gosto delas, mesmo ficando maluca às vezes rs.
Eu amava a teoria do Pedro no espelho, pena que não se concretizou. A do neto da Margot é mais óbvia, mas acho que será bem conduzida e confesso que tô bem inclinada a shippar Daniel e Cris kkkk.
No início da novela, eu tinha certeza que quem tinha matado a Júlia tinha sido o Gustavo Bruno, mas agora não tenho tanta certeza. Também não acho que tenha sido a Dora diretamente, ela pode ter influenciado com alguma intriga que culminou no assassinato. Eu acho o Eugênio o suspeito mais provável, é aguardar pra ver.
E o mais legal é que esse enredo é tão cheio de possibilidades que gera teorias até em partes que não se ligam exatamente com a Júlia Castelo, por exemplo: dia desses li na internet uma teoria de que a Dora engravidou do Gustavo, mas ele a rejeitou e, por algum motivo, quem assumiu a criança (que seria a vida anterior da Priscila) foi o Otávio. Isso explicaria, em parte, o ódio que a menina sente do Alain e a obsessão do Felipe por ela, além de fazer sentido pra redenção do Alain como pai. Enfim, só uma teoria "paralela" que eu gostei e quis compartilhar.
No mais, é isso. Abraços!!

BIA disse...

Feliz Natal Sérgio! Para você, família e amigos um alegre e ótimo Natal!
Bjs :)🎅 🎄

Sérgio Santos disse...

Fico honrado demais, Melissa.

Sérgio Santos disse...

Tem, Italo... rs

Sérgio Santos disse...

Pode ser, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Andressa. bj

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Renaje. Tudo de melhor.

Sérgio Santos disse...

Como não amar, Louis?

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo... kkkk

Sérgio Santos disse...

Comente sempre o quanto quiser, Malu. Gosto muito!

Sérgio Santos disse...

Infelizmente, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Discordo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Germana, não sabia dessa teoria sobre Dora e achei excelente, viu. Gostei. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Bia. bjão!!!!!

Letícia Guignone disse...

Amo a Vitória como protagonista. Pra mim, ela é o melhor de EDV. Gosto da atuação do João mas pra mim,ele ñ combina com a Vitória mas vamos acompanhando. Amo seus comentários. Flz 2019!!

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Letícia. Venha mais vezes. Feliz 2019!!!

Carol Alves disse...


Caro Sérgio!

Independentemente das teorias levantadas, acho o cúmulo do absurdo a Jhin criar um protagonismo com base num crime verdadeiro onde a vítima Júlia Fetal foi assassinada, sendo que nessa ficção a mesma autora dá ao assassino dela o papel de mocinho sofredor e perseguido. Se ao menos o Danilo não tivesse as mesmas características do João Lisboa (professor, pintor refinado) com quem a Julia trocava juras de amor. Ms daí a pegar um crime real e romantizar é repugnante. É o mesmo que daqui a 100 anos criar uma novela baseada no caso da Daniela Perez colocando o Guilherme de Pádua como par romântico dela.Inocentar aquele que na história real foi réu confesso, não pagou como deveria, terminou seus dias de vida dando aula. Isso é péssimo. Ms no Brasil tudo é possível, né?!

Abraço!

Anônimo disse...

Sérgio, embora eu não acompanhe "Espelho Da Vida", queria lhe perguntar uma coisa: de que você personagens desta novela você gosta mais no presente e/ou no passado?

Unknown disse...

Realmente acho isso, já que o pai de Danilo (Rafael Cardoso atualmente) foi eck trago perdido na mata, ele mesmo explicou a terapeuta