terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Vitória Strada e Andreia Horta se destacaram com a surra da mocinha na vilã em "Tempo de Amar"

Não adianta reclamar. O clichê seguirá vivo na ficção e fazendo parte de todos os folhetins, marcando presença também em filmes e peças teatrais. A própria vida às vezes é um clichê. E quando bem trabalhado, esse elemento deixa qualquer produção convidativa. "Tempo de Amar", por exemplo, é uma trama tradicional e não poderia fugir da clássica surra da mocinha na vilã. O capítulo do último sábado (27/01) exibiu esse aguardado momento, honrando a longa espera do público.


O folhetim das seis da Globo, escrito por Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago, é muito lento. O telespectador pode se dar ao luxo de não assisti-la por umas duas semanas que não perde nada. Por isso mesmo até agora Inácio (Bruno Cabrerizo) e Maria Vitória (Vitória Strada) não se reencontraram. Ou seja, natural, portanto, o acerto de contas entre mocinha e vilã ter demorado quatro meses  ---- assim como o desmascaramento da víbora. Mas a cena cumpriu tudo o que havia prometido, destacando a entrega das atrizes.

Foi um momento de lavar a alma do público, como costuma realmente ocorrer durante surras em novelas. Na vida real, a violência merece ser condenada, mas na ficção todo mundo pode torcer para esse tipo de catarse. A mocinha fez questão de expor todo o seu nojo pela canalhice da então amiga, que escondeu Inácio o quanto pôde, fingindo que o rapaz estava morto.
Após as duras palavras, a protagonista ouviu a vilã debochar dos seus sentimentos e não conseguiu se segurar: partiu para cima da agora inimiga e lhe encheu de tapas. Uma cena irretocável, com direção precisa de Jayme Monjardim.

Que prazer ver uma estreante contracenando de igual para igual com uma colega bem mais experiente. Vitória Strada passou brilhantemente toda a indignação de sua personagem e sua expressão facial fez toda a diferença, com direito a olhos lacrimejados de ódio. Que grata revelação dessa novela. E Andreia Horta esbanjou o seu conhecido talento em todos os instantes de ironia da mau-caráter e seu posterior desespero com a sucessão de tapas dados pela rival. A algoz virou a vítima por alguns segundos, apanhando sem dó da mocinha.

Vale destacar ainda a coragem do autor em escrever uma sequência com vários tapas em uma época onde esse tipo de situação anda cada vez mais rara. Mesmo com o fim da censura em torno da Classificação Indicativa, a Globo tem moderado demais nos horários das seis e sete. Normalmente um tapa (ou no máximo dois) tem sido quase uma regra. Ainda bem que a mesma foi quebrada agora. O resultado foi o melhor possível, castigando a vilã merecidamente e valorizando a postura altiva da protagonista, que sofreu horrores nos primeiros meses de história.

Vitória é uma atriz que será chamada para vários outros trabalhos. Encara seu primeiro papel na televisão com total segurança, mesmo sendo a mocinha do enredo. Qualquer uma em seu lugar sentiria o peso da responsabilidade. Ela com certeza está sentindo, mas disfarça muito bem. Parece experiente no ar. E Andreia, após ter emocionado com sua destemida Joaquina em "Liberdade, Liberdade" (2016), encara sua primeira vilã (bem maniqueísta) repetindo seu ótimo desempenho em trabalhos anteriores, como o da citada trama das 23h, onde viveu sua primeira heroína.

"Tempo de Amar" é uma novela que valoriza bastante a mocinha e Vitória Strada vem se beneficiando muito com isso, podendo mostrar sua capacidade. Já a vilã é totalmente dependente de Inácio, não tendo função sem ele. Prometia bem mais no começo da trama. No entanto, Andreia Horta sempre protagonizou boas cenas e a esperada sequência da briga entre as personagens destacou o talento das intérpretes. Pena que foi exibida em um sábado, dia com audiência bem mais baixa (marcou apenas 20 pontos).

28 comentários:

Bruna disse...

Eu nem consegui ver a cena justamente por isso. Nao tava sábado em casa.E fica a semana toda com cenas sem a menor importância.

Anônimo disse...

Essa novela apresenta um capítulo mais sonolento que o outro e quando vem um bom passa no sábado

Giam disse...

Eu também não dava nada por esse acerto de contas, até porque não curto a novela, mas me surpreendi com a Maria Vitória imobilizando a Lucinda e enchendo-a de tapas(o portal UOL, inclusive, contou 10 bofetadas). E as atuações de Vitória Strada e Andréia Horta, não tem nem o que falar! Foram maravilhosas. Tempo de Amar até que teve uma leve melhora, já que toda aquela carga de sofrimento nos primeiros meses, tem diminuído consideravelmente, mas ainda está longe de ser uma boa novela. No máximo, de fraca pra mediana.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Aqui em Portugal também está passando essa novela, mas ainda não estamos nessa fase, não vejo a hora de chegar esse dia...


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

izabel disse...

Novelão! Cena épica: surra bem dada! Até que enfim chegou o dia dessa surra! Finalmente uma surra boa... por que a Globo não usa como modelo? Ainda foi pouco, merecia muito mais!!!! Adorei maria vitória !!! Melhor do que as surras de A Força do Querer. Dá-lhe Maria Vitória!!!! Amei!

Débora disse...

Essa novela só não é mais lenta que as tramas do Benedito rs. Mas sejamos justos: A cena da surra foi muito boa! Destaque para as atrizes ( principalmente Vitória Strada, por ser iniciante.) Que ela ganhe novas oportunidades na emissora. Outros pontos altos: O romance bem construido do Reinaldo com a Eunice. Os atores tem um bom entrosamento e estão ótimos. Também a atuação impecável de Marisa Orth como a sofrida Celeste Hermínia. Boa no drama e na comédia.

Malu disse...

Eu adoro a novela e adorei a cena. Acho ela lenta, mas não a ponto de ser modorrenta, acho um bom ritmo para a proposta da novela. Teve apenas um começo ruim, prejudicado pela falta de química entre os protagonistas e as muitas desventuras enfrentadas por MaVi, que deram a impressão inicial de que se tratava de uma mocinha sofredora. No entanto, o início de sua relação com Vicente despertou a novela e ficou 100% melhor de acompanhar. Sobre a cena, as duas arrasaram! Andreia Horta provou o que todo mundo já sabia: sua personagem merecia ter sido melhor aproveitada! Já que Bruno Cabrerizo atrapalhou ela, a história deles não rendeu, poderiam explorar a maldade de Lucinda com a tia Emília, ou no romance do pai com Eunice. Já Vitória Strada também está brilhando, uma ótima estréia ainda que a novela não tenha estourado em audiência e repercussão, certamente terá uma longa carreira. Sempre que a vejo em entrevistas noto que ela é estudiosa e esforçada, por isso torço por ela!

Matheus Nogueira disse...

Não adianta RECLAMARRRRRRRRRRRRRR,tem q respeitar o velho clichê da mocinha surrrrrrraaaaaaaaaaaannnnnnnnndo a vilã.

Marco Maciel disse...

Pra quem cogitava Bruna Marquezine ou Giovanna Lancelotti como a Mavi... Vitória Strada tem um desempenho tão ímpar que não imaginaria outra atriz interpretando a personagem. É a melhor estreia que eu já vi nos últimos tempos. E ela tem pinta de ser versátil, já imagino ela como uma vilã arrogante de nariz empinado numa produção futura. Confesso que só vejo a novela por causa dela.

Anônimo disse...

Texto maravilhoso, Sérgio. A novela realmente estava muito lenta, mas agora está começando a melhorar. Foi um pecado terem deixado essa cena pra um sábado. Vitória Strada está brilhando, principalmente pra uma iniciante, provando que tem talento de sobra, espero que a Globo não desperdice. E Andreia Horta é sempre impecável, ela esteve ótima não só em "Liberdade, Liberdade", mas no filme "Elis" também, não à toa faturou todos os prêmios de cinema. Duas atrizes que deram show.
Paula

Gustavo Nogueira disse...

A novela é sonolenta e arrastada, mas tem qualidades como a mocinha Maria Vitória que é muito bem construída e que apesar de sofrer mt não irrita, Vitória Strada tá ótima, é um grata revelação e o par dela com o Bruno Ferrari foi mt bem construído e é lindo demais.O mesmo não se pode dizer do Bruno Cabrerizo, seu mocinho Inácio é mt mal construído e irritante demais e ele ainda está fraco no papel.Regina Duarte ganhou mais função agora com o seu envolvimento com o Tony Ramos, eles tem mta química em cena e são grandes atores.Porém as tramas paralelas são desinteressantes e descartáveis.Considero Tempo de Amar uma novela mediana, dou nota 5, mas é a novela mais fraca atualmente.Não acompanho essa novela sempre e nem vi essa cena justamente por ser em um sábado, foi um grande erro mesmo.

Luli Ap. disse...

Oieeeeee Sérgio
Oxi reclamar por que??? Um bom clichê tem suas qualidades (não tenho nada contra hihihi) e vamos combinar que a Lucinda estava merecendo uns bons petelecos né non????
E que tiro foi esse???
Vitória Strada e Andreia Horta mandaram super bem na cena e eu torci bastantão pela Mavi :))
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,a gente tá começando a ver na telinha a geração 1996 de arizes.a Vitória Strada e a Bella Piero de´´O Outro Lado do Paraíso´´estão dando show.eu falei geração 1996,é por causa do ano em q essas atrizes nasceram.a geração 1995 tem Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa,e a geração 1996 está tendo a Vitória e a Bella.

Adriana Helena disse...

Sérgio, tudo bem amigo?
Ahhh, finalmente uma cena muito esperada!!
Ninguém aguentava mais as maldades da vilã e ela merecia uns tabefes...hehehehe
Parabéns à Vitória, excelente atriz, apesar da pouca experiência!!

Como sempre, uma dedicada descrição da novela, você é único amigo!!
E eu estou me divertindo à beça com Deus salve o rei!! kkkk

Um grande beijo e um restinho de semana maravilhoso! :))

Sérgio Santos disse...

Dia péssimo, Bruna...

Sérgio Santos disse...

Vai entender, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Tb achei excelente a cena, Jason.

Sérgio Santos disse...

Vai demorar bastante, Débora...rsrsrs

Sérgio Santos disse...

Tb achei ótima a cena, Izabel.

Sérgio Santos disse...

Endosso tudo o que tu escreveste, Débora, copiando o texto da novela.

Sérgio Santos disse...

Tb torço mt por ela, Malu. E a cena foi excelente. Grandes atuações. Mas eu acho a novela modorrenta demais mesmo... bjssss

Sérgio Santos disse...

Clichê é ótimo, Matheus. Quando bem feito.

Sérgio Santos disse...

Vitória é uma grata surpresa, Marco. Revelação que veio para ficar. abçs

Sérgio Santos disse...

Boa lembrança do filme Elis, Paula. Andreia divina mesmo. bjssss

Sérgio Santos disse...

Ótimo comentário, Gustavo.

Sérgio Santos disse...

Merecia muito, Luli...rsrsrs bjsss

Sérgio Santos disse...

Interessante, Matheus!

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo carinho de sempre, Adriana. E tb tenho amado Deus Salve o Rei. bjssss